Balanço

Agora que a época acabou, aqui vão as minhas impressões sobre as várias pessoas que integraram o departemento de futebol. Primeiro a nivel colectivo considero que foi uma época positiva. No campeonato demos luta até ao fim e só o perdemos por causa de alguns “pormenores” que custarm bem caro. Conseguimos o objectivo secundário que é a entrada directa na LC. Na Taça, ganhamos. Na LC, o grupo era muito complicado e infelizmente o nosso ponto mais baixo da época, coincidiu com o jogo decisivo para o 3º lugar. As vésperas de Natal, continuam a ser nefastas para o nosso clube. Tem havido evolução com PB. Primeira época (onde apanhou a equipa já em andamento), ficamos em 2º lugar a 5 pontos (tivemos um aoportunidade em casa para passarmos para a frente) e fomos eliminados da taça nas meias finais no Dragão da maneira como a gente sabe. Este ano ficamos em 2º lugar a 1 ponto e ganhamos a taça. Existe um progresso consistente, com uma estratégia de pouco investimo e baseada na formção. Se mantivermos a base desta equipa e arranjarmos uma avançado razoável, acho que para o ano, as alegrias ainda vão ser maiores. Vamos lá às avaliações individuais:

Ricardo - 4

A melhor época no Sporting. Melhorou nos cruzamentos, embora ainda se precipite de vez em quando. Está bastante entrosado no espirito sportinguista e tem tudo para ser o guarda redes do Sporting durante mais alguns anos.

Tiago - 3

É uma nota sobrevalorizada, devido ao facto que das poucas vezes que jogou, cumpriu e a sua renovação do contrato foi um reconhecimento.
No entanto é óbvio que não é um concorrente à altura do Ricardo.

Rui Patricio - 3

Uma oportunidade onde brilhou, por isso a nota positiva. Penso que será melhor rodar para o ano, mas gostei do que vi.

Abel - 3

Começou mal a época e chegou a intrigar a falta de oprtunidades que o PB lhe deu. Acabou a época em melhoria, culminando com uma muita boa exibição no final da taça. Fez-nos falta na 1ª volta, mas as poucas oportunidades que teve … não esteve bem.

Miguel Garcia - 2

As poucas oportunidades que teve … não as agarrou. Não tem perfil para defesa direito, penso que poderá dar um central razoável, mas nesse lugar está muito bem servido e com muito boas perspectivas para o futuro. Boa sorte para o resto da carreira.

Tello - 4

A melhor época no Sporting num lugar que eu achava fora das suas caracteristicas. Ainda mostra lacunas (falta de escola) a defender, mas
parece-me que pode singrar nessa posição. A renovação do contrato, parece-me uma boa opção.

Ronny - 2

Prometeu na pré-época, teve uns fogachos … mas as suas debilidades defensivas e lentidão … ainda á novo mas não de dá grandes expectativas. Rodar noutro clube parece a melhor solução nesta altura.

Polga - 5

O meu MVP do Sporting e da própria Liga. Poucas falhas e imperial na defesa. Um autêntico patrão na defesa. Estranho, não haver ninguem interessado nele … ainda bem!

Caneira - 4

Muito útil a sua polivalência, embora tambem o prejudique devido às rotinas. Espero que o novo técnico do Valencia não se lembre dele.

Tonel - 3

Começou bem, mas não manteve o nivel na 2ª volta. A lesão veio em má altura … de qualquer maneira forma com Polga uma boa dupla.

Veloso - 5

A grande revelação desta época e um dos factores fundamentais para a melhoria do Sporting na 2ª volta. Tem um potencial enorme, falta melhorar o seu jogo de cabeça (ontem foi um exemplo das suas limitações neste aspecto).

Custódio - 2

O “patinho feio” da massa associativa. A sua “rigidez” táctica acabou por lhe ser nefasto. Falta de iniciativa é a sua pecha, com o desagrado da massa associativa ainda foi pior. Continuo a pensar que é um jogador com valor, mas tendo em conta a sua relação com a mssa associativa e com as opções que o clube tem, a sua saida é a melhor opção. Justo ter sido ele a receber a taça, ao contrário de muitos, tenho a ideia que ele ajuda “a criar um bom balneário”.

Paredes - 1

A grande desilusão, eu via nele uma “trave mestra” da equipa e foi um rotundo falhanço. Não justificou a continuidade do clube, mas pode ser que tenha sido só um ano mau.

Moutinho - 4

A sua disponibilidade para o jogo encanta-me. A sua versatilidade é fantástica. Acabou a época em “decréscimo”, mas já é simbolo do clube.

Pereirinha - 3

Ainda muito imaturo, mas mostrou algusn pormenores interessantes. Tendo em conta a sua idade, acho que merece o benficio da duvida.

João Alves - 1

Uma decepção, tinha esperanças neste jogador. Parece-me que o seu destino está traçado, embora as suas chamadas nos ultimos jogos possam indicar que ainda poderá ter outra oportunidade.

Nani - 4

Apesar de irregular, é o mágico da equipa. Tendo em conta a sua idade, poderá ser um dos melhores jogadores mundiais … tenha ele cabecinha!

Farnerud - 2

Tem bons pés, mas é lento. Não sei se por algumas lesões ou por inadaptação ao estilo do jogo da equipa, pareceu-me uma “carruagem fora do trilho”. Enfim não me convenceu, mas pode ser que ainda entre no trilho …

Romagnoli - 3

Parecia-me uma aposta perdida … e eis que teve um final de época muito bom … colmatando uma lacuna da equipa. Este Romagnoli deixou-me “água na boca”. Acho que vale a pena exercer a opção.

Carlos Martins - 1

Falhanço total. Mudar de ares parece-me a única solução. Com PB, não me parece que vá ter suceso.

Djaló - 3

Tem boas qualidades, e chegou-me a entusiasmar na pré-época … mas com o decorrer da época, mostrou que ainda há muito a melhorar. De qualquer maneira, parece-me qu há ali “matéria” para termos um bom jogador.

Liedson - 4

Outro em que a disponibilidade para o jogo me apraz. É pena não ter um companheiro à altura. Penalties são o seu ponto fraco e tambem pode melhorar a eficiência em frente à baliza. Será muito dificil ao Sporting, arranjar alguem melhor (ou igual) ao Liedson. A manter por muitos e bons anos.

Alecsandro - 2

Demasiado lento para o futebol europeu. O numero de golos marcados nem foi mau, mas não me parece jogador para o Sporting.

Bueno - 2

Muita parra, pouca uva. Esforça-se mas as suas limitações são demasiado evidentes.

Deivid - 3

Achei um bom negócio a sua saida, mas depois da época do Alec e do Bueno … senti saudades dele. Ainda por cima, só fez um jogo oficial e marcou 2 golos …

Paulo Bento - 4

Não fosse alguma teimosia e algumas precipitações em “segurar resultados” … e teriamos um sucesso completo. Evidente que é um treinador com enorme potencial e que gere muito bem uma equipa.
A sua manutenção como treinador da equipa é essencial para a evolução da mesma.

Departamento Médico - 5

Uma época notável no que respeita a lesões. Claro que nisto há o factor sorte, mas não me lembro duma época tão boa nesse aspecto como a deste ano.

Dirigentes - 3

Estiveram sempre com a equipa. Foram discretos (talvez pudessem ter sido mais interventivos em alturas que fomos prejudicados) o que trouxe “tranquilidade” à equipa. A aposta na formação, é uma aposta ganha. O reforço da equipa … foi um desastre. Existe vários aspectos a melhorar (aquisições é um exemplo bem claro disso), mas parece-me que a estrutura está bem montada e existem pessoas para levar a nau aos seus objectivos.

Massa associativa - 3

Como todas massas associativas, empolgou-se nos bons momentos, desmoralizou-se nos maus. A Torcida Verde é um exemplo positivo duma claque (para mim a melhor em Portugal), a média das assistências foi razoável (embora me pareça que se pode melhorar muito nesse aspecto, onde a direcção terá que mudar alguams coisas). Fora de casa, não fomos muitos, mas fomos bons. O aspecto negativo e que fez baixar a nota, foi o modo como foram tratados alguns jogadores … alguns com muitos anos de casa e até sportinguistas de coração. Quando as coisas correm mal … “deitar abaixo” é a pior solução. Tambem não me agrada os conflitos entre claques do mesmo e as constantes “referências” ao rival.

Menos um ponto para:

Moutinho
Pereirinha
Nani
Carlos Martins (sim, é mesmo para dar um redondo 0)
Paulo Bento
Dirigentes

E mais um ponto para Romagnoli - não é só o eu gostar dele. Acho que a sua influência no muito bom final de época da equipa não foi ainda compreendida por muitos (só assim compreendo porque foi comparativamente tão pouco aplaudido ontem em Alvalade) - e está feito. 8)

Concordo com as alterações propostas, menos no caso do Paulo Bento e do Moutinho.

Por 3 razões, no que diz respeito ao “mister”: faz uma época em crescendo (a segunda volta é notável!), ganha um título na sua primeira época completa, demonstra que é capaz de fazer uma equipa anormalmente estável do ponto de vista mental.

Também subia a nota do Romagnoli (4), que acaba como um dos melhores da equipa, baixava do Bueno (1), subia da dos adeptos (4).

A.A.

Menos um ponto para:

Moutinho
Pereirinha
Nani
Carlos Martins (sim, é mesmo para dar um redondo 0)
Paulo Bento
Dirigentes

E mais um ponto para Romagnoli - não é só o eu gostar dele. Acho que a sua influência no muito bom final de época da equipa não foi ainda compreendida por muitos (só assim compreendo porque foi comparativamente tão pouco aplaudido ontem em Alvalade) - e está feito. 8)

IMO:

Ricardo (7) - Uma época marcada pelos habituais altos e baixos. Deu os seus erros, teve as suas crises, mas como sempre deu a volta por cima e terminou em grande. O nosso guardião.

Abel (7) - começou estranhamente a ficar fora dos titulares. Mas Paulo Bento acabou por perceber que ele é O lateral direito. Fica mais uma excelente recta final de abel, com muito pulmão, muita vontade, e intransponível. No entanto creio que se Abel estivesse no deserto nunca morreria de sede. Bastava-lhe ter uma bola e centrá-la, ela iria CERTAMENTE embater em qualquer coisa, possivelmente numa palmeira de um oásis. Há pois então que treinar os centros, sao o seu ponto fraco.

Miguel Garcia (5) - Não jogou muito. E quando jogou mostrou o mesmo de smepre, pouca velocidade mas sempre muita vontade de ajudar. Ao que parece é o melhor a jogar Pro Evollution Soccer para a playstation, e ao que parece está tambem de saida, desejo-lhe as maiores felicidade. Deixa saudade. Deixa o golo contra o AZ na meia final da UEFA. Obrigado Miguel!

Caneira (7) - O golo contra o Inter, a sua polivalencia tanto na esquerda como na direita e no centro, a sua entrega, e o seu amor pelo Sporting quer esteja lesionado sempre prontoa jogar tudo em campo fazem desta uma época positiva para Caneira que é quem acrescenta à nossa defesa a tranquilidade que temos. Destaque para a grande dupla que fez com Polga nos ultimos jogos.

Polga (10) - O MVP!!! Acho que é unânime. Uma enorme época deste SENHOR DEFESA. Imperial. Classe. De topo.

Tonel (7) - Época sem tanto fulgor de Tonel, no entanto sempre muita entrega em todos os jogos. Teve azar com a lesão mas foi bem substituído por Caneira.

Tello (9) - Que grande época do chileno. Nunca o tinhamos visto assim e quem dizia que era sol de pouca dura espantar-se-ia agora com a certeza com que Tello joga à bola. Muito confiante, deu á lateral esquerda outra vida e outra alma. É para renovar.

Ronny (4) - Mostrou não saber defender, tendo de positivo marcado o golo contra a Naval e alguns passes. Não me parece opção a manter pois nao aproveitou as oportunidades que teve.

Paredes (5) - Não mostrou tudo o que ainda pode dar á equipa, sabe-se que ele é importate no balneáriao a dar dicas e a ajudar Miguel Veloso. Ficou na retina um oaredes acabado, pesadão, e sem fulgor combativo. Mas a chama continua lá, é de manter no plantel como opção de banco se aceitar reduzir o salário.

Custódio (4) - Quando ele saiu da equipa jogámos bem à bola. Não tem qualidade para ser capitão nem muito menos para pertencer ao plantel do Sporting. Adeus!!!

Miguel Veloso (9) - Só classe. Grande jogador, excelente técnica e extraordinário posicionamento, foi um dos pilares chave da subida de forma do futebol do Sporting nesta recta final. Lembra-me Fernando Redondo.

João Moutinho (9) - Quem sabe sabe. A mesma bitola sempre lá em cima. João Moutinho é o capitão deta equipa, dêem-lhe a braçadeira.

Nani (7) - Fica a ideia que sabe mais do que aquilo que mostrou. Tarda em explodir e em mostrar toda a sua arte e não se percebe porque não o faz. Espera-se dele uma grande época para o ano. Conseguiu em certas jornadas ser o melhor em campo, mas algumas atitudes de vedeta durante a época fizeram a mediania ser a base da temporada de Nani.

Pereirinha (6) - Uma aposta de Paulo Bento para a 2ª metade da época. Ainda não convenceu muita gente, pelo menos a mim. Quem acompanhava os escalões jovens garante que ele é craque, mas eu digo que se ele estiver a tapar lugar a outro miudo da academia se deveria pensar no seu empréstimo. Ou então dar-lhe 90 minutos nas pernas para ele provar o que sabe fazer. A ver.

Farnerud (5) - Tem bons pés, mas não creio que deva ficar cá.

João Alves (-) - …

Carlos MArtins (3) - Não pagou o que devia. Faz bem em ir embora, tapou durante muito tempo com promessas falhadas o lugar a outros que entretanto nunca tiveram oportunidades como as que ele teve no Sporting.

Romagnoli (8) - Que grande jogador mostrou ser El pipi. Agora sim devemos accionar a compra do nosso 10. Passes primoroos, visão de jogo excepcional, ganhou pulmão, e tem sido dos desiquilibradores na hora do ultimo passe. 3 milhões parecem-me excessiovos mas poderão ser compreendidos se virmos Romagnoli como um jogador em subida de rendimento pois eu creio que ele dá ainda mais.

Bueno (5) - Leva o 5 de nota positiva, pelos 4 golos contra o Nacional e pela loucura que introduzia em cada lance. Não deixa saudade.

Alecsandro (6) - Marcou os seus golos, mas evidenciou sempre os mesmos problemas, lentidão na execução dos lances e falta de entrusamento com Liedson, que no entanto se começou a notar nos ultimso jogos. PAra mim é de mandar de volta para o Brasil chamar o Varela.

Yannick(7) - Começou bem a época mas depois foi descendo de rendimento. Falha muitos golos e tem dificuldade em ler bem o melhor seguimento a dar ás jogadas. No entanto é obvio que tem futuro!

Liedson (9) - Enfim. É de uma classe aparte, de longe o melhor jogador do nosso plantel, tendo só sido ultrapassado pela excelente época de Polga. Segunda bola de prata em 4 anos, é o nosso artilheiro.

Paulo Bento (8) - Inventou na rotatividade, mas o conceito era o correcto. Soube emendar os erros e cativar a equipa para o que restava de campeonato. De afastados do titulo, chegámos á ultima jornada a ser campeões durante 15 minutos. A presença na champions foi assegurada pela segunda vez consecutiva e temos que dar os parebens tambem a ele, pois teve pulso no balneário quando a altura não foi a melhor.

Ricardo - 8 - Sempre que foi preciso ele esteve lá, salvo raras excepções.
Rui Patricio 9 (por esse jogo)- Grande jogo contra o Maritimo
Tiago - 8 - Sempre seguro na taça
Miguel Garcia - 3 …
Abel - 7 - Apesar de não ter estado muito bem no inicio do campeonato, na parte final esteve excelente
Caneira - 8 - Esteve bem melhor no centro do que nas laterais
Polga - 10 - Imperial, fantástico, divino, não há adjectivos suficientes para o qualificar este ano.
Tonel - 8 - Não tão explosivo como na época passada, mas fez bem o seu trabalho quando foi chamado a tal.
Ronny - 5 - Prometeu muito, fez um bom arranque no jogo contra o Boavista, marcou o golo à Naval e pouco mais
Tello - 8 - Uma das revelações do campeonato, pouco a pouco, o investimento milionário que fizemos na sua compra começa a justificar-se…
Miguel Veloso - 9 - É verdade que foi menos utilizado comparando com um Polga ou Caneira, mas sempre que jogou esteve sempre ao melhor nível, quase que me atrevo a chamar-lhe o futuro Pilro.
Paredes - 4 - A desilusão, o facto do o Paulo Bento o ter posto a jogar algumas vezes como médio interior direito não justifica tudo.
Custódio - 5 - De jovem esperança a mal amado, esta não foi a sua época decididamente
João Moutinho - 8/9 - O reflexo da equipa, as suas quebras e picos confundem-se com os da Equipa, e isso diz tudo, imprescindível, de notar a veia goleadora no final da temporada.
João Alves - 0 - Esperava muito deste jogador quando veio para o Sporting…
Carlos Martins- 2 - Pena ter escolhido outro tipo de vida em vez de a de jogador de futebol… :cry:
Farnerud - 5 - Raramente falhou um passe, e grandes apontamentos, mas como não sabe defender dificilmente encaixará neste esquema.
Nani - 8 - Individualista, mas não deixa de ser um génio, faz coisas que mais ninguém faz na equipa, o chamado jogador espectaculo. Essencial ou não?Isso só depende do tipo de futebol que cada um gosta mais.
Romagnoli - 8 - Alguém me disse uma vez que o Maradonna fez um livro com aqueles que ele acha que são os 100 melhores jogadores de sempre (mortos, vivos e ainda não confirmados) e o Roma figura nesse livro, basta ganhar mais compleição física e poderá ser um caso muito sério. Qualquer dinheiro que não seja gasto no passe dele no mercado de transferências, será dinheiro mal gasto.
Alecs - 6 - Mal por mal, marcou mais golos que Mottas, Nalitizis etc juntos, mas não deixa de mostrar um ar de “Pudão” impressionante. Se conseguirmos um novo empréstimo seria bom.
Bueno - 6 Se a vontade se traduzisse em golos então ele seria o melhor marcador…de registar os 4 (e únicos) golos aos porcos da madeira.
Yannick - 7 - Prometeu muito, tal como o Roony, mas as expectativas ficaram um pouco aquém, por vezes fiquei com a ideia que só sabe correr…
Liedson - 9 - Quem diria na oitava jornada do campeonato que seria o melhor marcador do campeonato, é o maior :D, garra, golos, disponibilidade defensiva, mesmo quando não marcou n«ao deixou se ser essencial, dos melhores jogadores que vi na nossa liga nos últimos anos.

Espero não me ter esquecido de ninguém

Ricardo (4) - Continua a ser um protegido nao percebo pq. No ultimo jogo do campeonato fez 0 defesas e mesmo assim houve gente a vota-lo para MVP. Nao percebo. Continuo-lhe a ver várias fífias mtas delas por sorte n deram golo, outras deram.
Miguel Garcia (3) - Pouco jogou
Abel ( 8 ) - Acaba a época numa forma espectacular
Caneira (9) - Fundamental em toda a época.
Polga - 10 - Perfeito
Tonel ( 8 ) - Nunca comprometeu.
Ronny (3)- Desilusao. A bola parece ter picos com Ronny.
Tello ( 8 ) - Muito bem do inicio ao fim
Miguel Veloso (10) - Excelente sempre que foi chamado. A sua titularidade coincidiu com vitórias e mais vitórias.
Paredes (2) - Problemas pessoais?
Custódio (1) - Revelou-se um jogador medroso do inicio ao fim da época, e parece-me que por falta de ambiçao propria
João Moutinho ( 8 ) - Ainda lhe falta algo mais na qualidade ofensiva. Um verdadeiro motor
João Alves (0) - Nao quiz sair só pelo ordenado que ganha
Carlos Martins (1) - Ainda fez uma coisa ou outra no inicio da época. Incompatibilizado com Paulo Bento (por culpa propria?)
Farnerud (3) - Boa qualidade de passe, mas revelou-se mto pouco móvel. Melhorará para a época ao estilo de Rogmanoli?
Nani ( 8 ) - O grande motor ofensivo do Sporting. Se o Sporting dominou todos os jogos da 2ª volta muito se deveu a Nani. Fundamental apesar de ainda n ser um jogador perfeito.
Romagnoli ( 8 ) - Nota simpática pela evoluçao em crescendo deste jogador. Melhorará ainda mais para a época?
Pereirinha (4) - Renderá muito mais para o ano? Revelou-se muito verde, mas na posicao 10 que é a natural dele, mostrou ser capaz de fazer bons passes em desmarcacoes. Lutou bastante e pareceu sempre motivado.
Alecs (4) - Tem alguma capacidade de dominio de bola, de passe, mas na grande área revela-se pouco ponta de lanca.
Bueno (3) - 15mns de jogo e o resto do ano a pastar.
Yannick (4) - Nunca revelou qualidade a recepcionar a bola, nem a passa-la. Nao passará de eterna esperanca? Tem de evoluir muito.
Liedson ( 8 ) - Acaba a época melhor do que comecou, tivesse sido mais consistente e a nota seria maior.

Nao concordo com as seguintes pontuaçoes:

Abel - 3

Para mim o Abel so foi jogador para o sporting na epoca em que esteve emprestado.Ai sim,queria se mostrar aos dirigentes e dava o litro, nesta epoca mostrou que so sabe correr para a frente, nao consegue fazer um centro em condiçoes e a rematar é nulo.
Abel-2

Tonel - 3

Pelo campeonato que fez ate se lesionar, sendo até chamado a seleçao nacional ao lado de jogadores como ricardo carvalho e o meira, acho que merece mais.
Tonel - 4

Veloso - 5

Concordo com o 5 ao veloso, mas para mim esse sim deveria ser o MVP

Moutinho - 4

Claramente um 5.

Romagnoli - 3

Nao percebo este 3, no minimo 4

Também acho que soa a injustiça o facto de não se valorizar o crescendo nas exibições de Romagnoli.

É um jogador de qualidade acima da média, logo nas primeiras vezes que o vi jogar vestindo a camisola do Sporting foi salpicando as suas exibições com bons (e deliciosos…) pormenores técnicos, inicialmente fugazes, é certo, mas que mais tarde se foram regularizando, culminando no óptimo jogo que fez na final da taça.

Neste momento não tenho receio em dizer que faz parte do meu top 3 de jogadores mais importantes na equipa, somente superado por Moutinho e Liedson.

Não é do “outro mundo”, mas é muito bom, do melhor que vi estrangeiros fazer nos últimos anos… E, já agora, é para manter a todo custo. Também temos direito ao “nosso” argentino :smiley:

E, por favor, não me acusem de apenas dizer isto quando a sua qualidade se mostrou de forma óbvia, desde o início da época que guardo o seu nome na minha assinatura…

…o outro nome pode ser que para o ano vingue, para já é uma aposta falhada :wink:

cumps,
ADNR

Ricardo-9

O guarda-redes ideal para o Sporting e para a nossa seleccao!!Boa época ,o único erro grosso que se lhe pode jogar na cara foi aquele lance no qual serve a bola ao quaresma e acabamos por empatar com os porcos em casa.De resto esteve muito bem.

M.Garcia-1

Muita vontade,muito pouco talento e também eu lhe desejo muita sorte mas ele nao é jogador para o SCP.Època negativissima como todos sabemos.

Abel-7

Só nao lhe dou melhor nota porque nao jogou no inicio da temporada.Quando regressou á titularidade mostrou-se muito sólido a defender e boas arrancadas na lateral direita.Fez alguns bons centros e outros menos bons mas isso sao pormenores que se podem treinar.Boa época do Abel.

Tonel-7

Bom jogador que fez uma época razoável mas acho sinceramente que o Caneira é melhor central que o Tonel.Se o Caneira ficar podiamos vender o Tonel á vontade…

Polga-10

PERFEITO!!!MAS QUE GRANDE SENHOR DOUTOR CENTRAL QUE TEMOS AQUI!!!È a peca base e fundamental para sermos a melhor defesa da europa.Se eu fosse o mourinho vinha buscar o Polga por 40 milhoes…

M.Caneira-9

Outro grande central que por acaso nasceu exactamente no mesmo dia que o Polga.Nas laterais simplesmente é “útil”,a central sobressai .Seria importantissimo manter o Caneira.Também ele fez uma grande época com muitos altos e poucos baixos.

Tello-9

Adoro este chileno!!!Pé esquerdo fabuloso,técnica muito boa e um remate do outro mundo.Grande época do nosso #11 que merece renovar o contrato e passar a ganhar no minimo 40 mil euros/mes.

Ronny-2

Só nao leva pior nota pelo golo contra a Naval.Nao gosto nada deste brasileiro lentissimo que ainda por cima é péssimo a defender.Vejo pouco potencial nele para poder evoluir de maneira de um dia ser útil para nós…cá por mim ia de patins.

Custódio-3

Este Custódio,meu vizinho ai no Montijo,já nao passa disto.Jogador lento e macio demais para jogar no SCP.Além disso nao se atreve a fazer um passe mais longo que 5 metros.Perdeu a titularidade tarde demais e o melhor é mesmo ele sair e dar uns euritos ao SCP.

Paredes-2

È por estes o por outros que perfiro apostar num puto talentoso da academia do que andar a pagar reformas a jogadores destes.Època catastrófica onde nao aproveitou sequer uma oportunidade que lhe foi dada.È para despachar o mais rápido possivel.

M.Veloso-9

Se tivesse sido titular desde o inicio da época dava-lhe um 10 e ele dava-nos o titulo… :cry:
Só classe este rapaz.Se ele melhorar um bocado em termos de rapidez temos um trinco perfeito para um futuro risonho.Mais uma época destas e nao sei se nao dao por ele os tais 25 milhoes que estao na clausula de rescisao…no entanto espero que ele se torne ainda mais um simbolo deste novo Sporting.

J.Alves-0

PB nao lhe deu oportunidades.Eu também nao dava.Só tem mesmo um bocado de técnica naquele pé direito.Jogadores detes temos na academia aos pontapés.Mantenho a minha opiniao que o Celestino esta época faria muito melhor figura no plantel que o J.Alves.

C.Martins-2

Fez um bom inicio de temporada e o resto é história…é pena perder um talento desta maneira.Que de algum dinheirinho aos nossos cofres e que vá a vida dele.

Farneurd-3

Jogador certinho mas nao acrescenta nada a esta equipa.Foi uma contratacao escusada…
Foi entrando num ou outro jogo sem compremeter mas até agora nao mostrou argumentos para merecer jogar no Sporting,quanto mais ser titular.

J.Moutinho-9

Grande Moutinho.È o nosso lider dentro do campo com 20 aninhos.Fez uma boa época mas no fim do campeonato também nao gostei muito de ver ele em alguns jogos…no entanto dou gracas a Deus que o Moutinho renovou até 2013.Tem muito futebol e garra para fazer crescer esta equipa.

Nani-9

Digam o que quiserem,vedeta para aqui ou para ali,o facto é que temos aqui um grande jogador de futebol.Espalhou magia em muitos jogos e só nao leva nota máxima porque nao mais regular.Grande jogador que é este NANI :!: :!:
Espero que renove…

Romagnoli-8

“Só” um 8 porque demorou muito a mostrar o seu valor.Agora que o mostrou fico feliz por termos encontrado o #10 que tanto queriamos.È para manter este aregntino que fez uma segunda vlolta de grande nivel.

Y.Djaló-7 :roll: :roll: :oops: :oops:

Fez,no computo geral, uma boa primeira época como sénior no SCP.No entanto tenho muito medo que este jogador nao evolue da maneira como todos esperamos.Vejo mais qualidades nele para ser um bom extremo que própriamente um ponta de lanca…
Mostrou em todos os jogos muita velocidade e boas assistencias que muitas vezes deram em golo.Até aqui tudo bem-mas depois tem cenas que nem parece ser jogador de bola…no entanto tem o meu apoio e a minha paciencia total.

Pereirinha-6

Para mim foi uma boa meia época do Pereirinha.Ainda tem idade de júnior e já mostrou pormenores que me deixam tranquilos quanto ao seu potencial.Tem tudo para se tornar um jogador influente na equipa.Tem ainda a grande vantagem de fazer 3 posicoes em campo.Extremo e interior direito como #10.
Gsotei do facto de ele ter marcado o último golo da temporada.

Liedson-10

Este Liedson é um caso único.Melhor marcador da liga,melhor ponta de lanca em Portugal desde que chegou.Epoca de enorme nivel,mesmo quando teve aquele tempo todo sem marcar.

Alecs-7

Muita lentidao mas mostrou ser eficaz á frente da baliza.Além disso tem uns pézinhos bons.Gostava que ele ficasse mais um ano por empréstimo.

C.Bueno-3

Fez um bom jogo,nada mais.Mas nesse dia fez me gritar e saltar.Nao podiamos mesmo perder mais pontos e ele resolveu.Mesmo assim nao acredito que para o ano vamos sentir a sua falta.Ciao Bueno!!

Como é possivel andar a dar a mesma nota a Tello e a M.Veloso, Moutinho, Nani e Polga por exemplo?

Vcs qdo entendem que hão de levar a vossa avante são lixados…

Ainda no jogo da Taça PB teve que o tirar para ganhar segurança defensiva, parecia um passador aquele cepo (estaria tocado?)

(estaria tocado?)
Sim, estava. Viu-se uma imagem do banco, logo a seguir à substituição, onde ele estava a ser assistido, salvo erro na coxa esquerda.

De acordo com a rádio (TSF, salvo erro) o Tello saiu lesionado.

Assim sendo tem desculpa neste jogo, mas a minha ideia base mantem-se, este gajo nem devia estar a titular, qto mais andarem-lhe a dar 9 como nota de época…

Tello não esteve muito bem na final da taça.
Pelo lado dele,teve alguns problemas em defender.

Espinha dorsal do Sporting esta época:

Polga - Miguel Veloso - Moutinho - Liedson

Romagnoli - Jogador com mais evolução de uma época para a outra. Fez uma época sempre em crescendo. Na segunda volta passa a pertencer à espinha dorsal da equipa.

Caneira - Este não vou dizer bem não vá o treinador do Valência ler isto. Todos sabemos o que ele vale e o quão útil é à equipa.

Nani - Ainda não mostrou tudo, e se quiser vai chegar a um nível muito elevado.

Ricardo - É o melhor guarda-redes Português. Este ano fez um bom campeonato. É dos jogadores que tem sempre que se exegir tudo.

Tonel - É daqueles jogadores que nunca vendia, pois quer seja titular ou no banco é sempre útil e é raro comprometer. Nenhum central com ele no plantel tem a titularidade garantida.

Abel - Um jogador que eu gosto das suas qualidades. Precisa de estar em forma para jogar. Precisa de um concorrente que lhe coloque a titularidade sempre em cheque e assim conseguir estar sempre bem fisica e motivado. Precisa de centrar melhor.

Tello - Para mim um dos melhores laterais do campeonato. É o jogador que cruza melhor no Sporting. Este ano aprendeu a defender que era a sua principal falha quando testado a lateral.

Yannick - Tem que melhorar a recepção. O seu primeiro toque é péssimo e perde muitas jogadas por isso mesmo. Ao melhorar esse ponto vai ser certamente um avançao móvel de muita qualidade. Precisa de melhorar também as decisões das jogadas, mas isso a experiência vai ditar leis, assim espero.

Alecsandro - Não faz a diferença. Não é jogador para um clube como o Sporting. Prometo que vou a Fátima a pé se ele ficar e se revelar um novo Acosta, marcando muitos golos e com isso o Sporting seja de novo campeão. Acho que muita gente aqui do fórum me faria companhia se isso acontecesse.

Farnerud - Um bom jogador de banco. Pensa e lê bem o jogo, bom no passe e controle de bola (também é preciso). É um jogador diferente no plantel, mais cerebral.

Pereirinha - Devo ser o maior defensor deste miudo no sector B32, e não me arrependo, ainda vou calar muita gente.

Custódio - Tinha grandes esperanças na evolução deste rapaz, mas não consegue construir jogo.

Paredes - Lembro-me que fez um bom jogo fora no campeonato, não me lembro é qual, e isso não chega.

J Alves - Gostava deste jogador no Braga. Nunca teve muitas oportunidades, mas as que teve nunca conseguiu impor-se em duas épocas. Não é jogador para um grande.

M. Garcia - Obrigado Garcia, deste sempre tudo o que tens ao Sporting. Para ser jogador do Sporting isso só não chega. Também sou dos que acha que é melhor central que lateral, mas centrais temos muitos e melhores.

Rui Patrício e Tiago - Sempre que foram chamados não comprometeram.

Bueno - Luta e deixa a pele em campo. Um pouco à imagem do Garcia. Não digo mais nada.

Ronny - Este é um jogador sem escola, tacticamente fraquíssimo. Para mim é um jogador com um bom pé esquerdo, mas que tem tacticamente tem que aprender tudo. Para isso precisa de ser emprestado e bem acompanhado técnicamente.

Carlos Martins - Um dos meus jogadores preferidos de há muito tempo, desde os juvenis, e neste momento a maior desilusão. Não gostava que saísse, mas parece que é impossível dar a volta ao rapaz.

Dispensas:
Ronny
Bueno
Alecsandro
Joao Alves
Paredes (Talvez)

A ponderar empréstimo para rodar / reabilitar
Pereirinha
Carlos Martins

Contratar (Ou promover Juniores / Emprestados)
Romagnoli
David Caiado
Daniel Carriço / Paulo Renato
2º Avançado titular
Lateral Direito
Médio Centro Defensivo (Para suplente do Miguel, por mim o Zezinando parece-me uma solução interna)
Medio Ofensivo

O Sporting fez uma boa época coroada com a conquista da Taça de Portugal. Se até meio da época as vitórias eram magras e com pouco brilho a partir daí os números foram engordando e o futebol sendo mais vistoso.

Até Dezembro o Sporting esteve envolvido na Liga dos Campeões. Jogos à 4ª e ao Domingo obrigaram a uma maior rotatividade do plantel com as consequentes faltas de rotinas nas várias posições e futebol opaco e que visava resultados apenas suficientes. Apesar disso soube a pouco a saída prematura da Liga dos Campeões.

Entrada de Leão, Saída de Sendeiro. O provérbio diz à risca o que se passou com o nosso Sporting. Com quatro pontos no fim dos dois primeiros jogos já havia pessoas que pensavam nos oitavos de final da Champions League. Eu não previa tanto mas também não esperava descalabro tão grande. Quem se bate de igual para igual com Inter de Milão e Bayern de Munique cai aos pés de uma fraca equipa russa quando o empate era suficente. Sem sucesso não há factor crítico… Decepcionante e abaixo das expectativas.

No campeonato tivemos uma equipa que empatou várias vezes. Umas vezes ganhou um ponto. Outras vezes perdeu nitidamente dois. Só perdeu duas vezes em casa. Numa delas foi roubada. Noutra há que dar o mérito ao clube do bairro popular de Lisboa que defendeu e muito bem contra atacou. O esquema táctico foi bem assimilado pelos jogadores. Na segunda metade da época temos menos mudanças de posição mas também há que referir que estas devem ser treinadas para futuros periodos de maior intensidade de jogos.

Ganhámos a Taça. Eliminámos adversários de várias divisões e na final encontrámos o 5º classificado, o Belenenses que é treinado pelo mestre da táctica que dá pelo nome de Jorge Jesus. Apesar disso ganhámos este trofeú que nos escapava há 5 anos.

Estes 5 anos foram de jejum total. Em 2002/2003 vivemos e procurámos evitar o drama Jardel, promovendo Cristiano Ronaldo e Quaresma. No ano seguinte Fernando Santos saiu de forma inglória e deslustrante de todas as provas aepsar de ter utilizado e bem Rochemback e Liedson. Em 2004/2005 assisti à derrota do Sporting no dia 18 de Maio de 2005 perante o CSKA na final da Taça UEFA. Ano de grandes emoções provocada por um campeonato atípico e por uma excelente campanha europeia em que nada se ganhou. A seguir foi a saída de Peseiro e a reconstrução da equipa por Paulo Bento que ficou em segundo. Este ano ganhámos a Taça.

Na equipa destaco Abel, Caneira, Miguel Veloso, João Moutinho, Nani, Djaló e Liedson. O primeiro é um excelente lateral direito que sobe muito bem. O quinteto seguinte tem um denominador comum - Academia de Alcochete. Caneira é de uma geração mais antiga. O uqatro restantes são das últimas fornadas. Djaló substituiu na perfeição Doualá, embora o seu turbo seja mais progressivo e menos explosivo. Liedson foi o melhor marcador com poucos golos. Mas ajudou muito os seus colegas na primeira parte da época.

Paulo Bento é um bom treinador. Sem ser o melhor do mundo sabe motivar, gerir e disciplinar o seu plantel tão como catalisar emoções exageradas dentro do balneário, nas salas de imprensa e nos adeptos. Pode-se dizer que é um treinador à medida do Sporting, bem como também o é a sua equipa técnica.

A Direcção por via de regra teve um discurso realista e alinhado com as limitações financeiras, sem ofender quem quer que fosse e vimitizar-se com o que quer que seja. Pena que ainda não tenha resolvido o imbróglio dos activos imobiliários com a CML. O clube está a ter custos financeiros elevados resultantes da burocracia camarária. Que tal adoptar uma posição firme e rude tipo Pinto da Costa?

Em Agosto temos mais uma nova época com uma nova prova e uma nova participação na Liga dos Campeões. Esperemos não ser delapidados. Mas se formos os diamantes serão vendidos a um preço justo. E será possível colmatar as ausências, melhor ou pior, e amortizar dívida.

Um àparte final - a manutenção destes jogadores por 5 anos levarnos-ia a lutar com regularidade pelas melhores posições da Liga dos Campeões. Há que criar condições financeiras para o fazermos a médio e longo prazo. Uma escola de formação como a nossa também nos deve dar os sucessos desportivos que outros alcançam com os nossos formandos. Há que criar a alavanca para levantar este Mundo.

Não tendo nada contra o teu post, creio que o poderias ter colocado no tópico mais adequado denominado de “Balanço”.

Não custa nada pesquisarem um pouco, perderem um tempo para fazerem as coisas em condições. Abraço.

Ricardo - 4
Tiago - 2
Rui Patricio - 2
Abel - 4
Miguel Garcia - 2
Tello - 3
Ronny - 2
Polga - 5
Caneira - 4
Tonel - 4
Miguel Veloso - 5
Custódio - 1