Agora que a época acabou, aqui vão as minhas impressões sobre as várias pessoas que integraram o departemento de futebol. Primeiro a nivel colectivo considero que foi uma época positiva. No campeonato demos luta até ao fim e só o perdemos por causa de alguns “pormenores” que custarm bem caro. Conseguimos o objectivo secundário que é a entrada directa na LC. Na Taça, ganhamos. Na LC, o grupo era muito complicado e infelizmente o nosso ponto mais baixo da época, coincidiu com o jogo decisivo para o 3º lugar. As vésperas de Natal, continuam a ser nefastas para o nosso clube. Tem havido evolução com PB. Primeira época (onde apanhou a equipa já em andamento), ficamos em 2º lugar a 5 pontos (tivemos um aoportunidade em casa para passarmos para a frente) e fomos eliminados da taça nas meias finais no Dragão da maneira como a gente sabe. Este ano ficamos em 2º lugar a 1 ponto e ganhamos a taça. Existe um progresso consistente, com uma estratégia de pouco investimo e baseada na formção. Se mantivermos a base desta equipa e arranjarmos uma avançado razoável, acho que para o ano, as alegrias ainda vão ser maiores. Vamos lá às avaliações individuais:
Ricardo - 4
A melhor época no Sporting. Melhorou nos cruzamentos, embora ainda se precipite de vez em quando. Está bastante entrosado no espirito sportinguista e tem tudo para ser o guarda redes do Sporting durante mais alguns anos.
Tiago - 3
É uma nota sobrevalorizada, devido ao facto que das poucas vezes que jogou, cumpriu e a sua renovação do contrato foi um reconhecimento.
No entanto é óbvio que não é um concorrente à altura do Ricardo.
Rui Patricio - 3
Uma oportunidade onde brilhou, por isso a nota positiva. Penso que será melhor rodar para o ano, mas gostei do que vi.
Abel - 3
Começou mal a época e chegou a intrigar a falta de oprtunidades que o PB lhe deu. Acabou a época em melhoria, culminando com uma muita boa exibição no final da taça. Fez-nos falta na 1ª volta, mas as poucas oportunidades que teve … não esteve bem.
Miguel Garcia - 2
As poucas oportunidades que teve … não as agarrou. Não tem perfil para defesa direito, penso que poderá dar um central razoável, mas nesse lugar está muito bem servido e com muito boas perspectivas para o futuro. Boa sorte para o resto da carreira.
Tello - 4
A melhor época no Sporting num lugar que eu achava fora das suas caracteristicas. Ainda mostra lacunas (falta de escola) a defender, mas
parece-me que pode singrar nessa posição. A renovação do contrato, parece-me uma boa opção.
Ronny - 2
Prometeu na pré-época, teve uns fogachos … mas as suas debilidades defensivas e lentidão … ainda á novo mas não de dá grandes expectativas. Rodar noutro clube parece a melhor solução nesta altura.
Polga - 5
O meu MVP do Sporting e da própria Liga. Poucas falhas e imperial na defesa. Um autêntico patrão na defesa. Estranho, não haver ninguem interessado nele … ainda bem!
Caneira - 4
Muito útil a sua polivalência, embora tambem o prejudique devido às rotinas. Espero que o novo técnico do Valencia não se lembre dele.
Tonel - 3
Começou bem, mas não manteve o nivel na 2ª volta. A lesão veio em má altura … de qualquer maneira forma com Polga uma boa dupla.
Veloso - 5
A grande revelação desta época e um dos factores fundamentais para a melhoria do Sporting na 2ª volta. Tem um potencial enorme, falta melhorar o seu jogo de cabeça (ontem foi um exemplo das suas limitações neste aspecto).
Custódio - 2
O “patinho feio” da massa associativa. A sua “rigidez” táctica acabou por lhe ser nefasto. Falta de iniciativa é a sua pecha, com o desagrado da massa associativa ainda foi pior. Continuo a pensar que é um jogador com valor, mas tendo em conta a sua relação com a mssa associativa e com as opções que o clube tem, a sua saida é a melhor opção. Justo ter sido ele a receber a taça, ao contrário de muitos, tenho a ideia que ele ajuda “a criar um bom balneário”.
Paredes - 1
A grande desilusão, eu via nele uma “trave mestra” da equipa e foi um rotundo falhanço. Não justificou a continuidade do clube, mas pode ser que tenha sido só um ano mau.
Moutinho - 4
A sua disponibilidade para o jogo encanta-me. A sua versatilidade é fantástica. Acabou a época em “decréscimo”, mas já é simbolo do clube.
Pereirinha - 3
Ainda muito imaturo, mas mostrou algusn pormenores interessantes. Tendo em conta a sua idade, acho que merece o benficio da duvida.
João Alves - 1
Uma decepção, tinha esperanças neste jogador. Parece-me que o seu destino está traçado, embora as suas chamadas nos ultimos jogos possam indicar que ainda poderá ter outra oportunidade.
Nani - 4
Apesar de irregular, é o mágico da equipa. Tendo em conta a sua idade, poderá ser um dos melhores jogadores mundiais … tenha ele cabecinha!
Farnerud - 2
Tem bons pés, mas é lento. Não sei se por algumas lesões ou por inadaptação ao estilo do jogo da equipa, pareceu-me uma “carruagem fora do trilho”. Enfim não me convenceu, mas pode ser que ainda entre no trilho …
Romagnoli - 3
Parecia-me uma aposta perdida … e eis que teve um final de época muito bom … colmatando uma lacuna da equipa. Este Romagnoli deixou-me “água na boca”. Acho que vale a pena exercer a opção.
Carlos Martins - 1
Falhanço total. Mudar de ares parece-me a única solução. Com PB, não me parece que vá ter suceso.
Djaló - 3
Tem boas qualidades, e chegou-me a entusiasmar na pré-época … mas com o decorrer da época, mostrou que ainda há muito a melhorar. De qualquer maneira, parece-me qu há ali “matéria” para termos um bom jogador.
Liedson - 4
Outro em que a disponibilidade para o jogo me apraz. É pena não ter um companheiro à altura. Penalties são o seu ponto fraco e tambem pode melhorar a eficiência em frente à baliza. Será muito dificil ao Sporting, arranjar alguem melhor (ou igual) ao Liedson. A manter por muitos e bons anos.
Alecsandro - 2
Demasiado lento para o futebol europeu. O numero de golos marcados nem foi mau, mas não me parece jogador para o Sporting.
Bueno - 2
Muita parra, pouca uva. Esforça-se mas as suas limitações são demasiado evidentes.
Deivid - 3
Achei um bom negócio a sua saida, mas depois da época do Alec e do Bueno … senti saudades dele. Ainda por cima, só fez um jogo oficial e marcou 2 golos …
Paulo Bento - 4
Não fosse alguma teimosia e algumas precipitações em “segurar resultados” … e teriamos um sucesso completo. Evidente que é um treinador com enorme potencial e que gere muito bem uma equipa.
A sua manutenção como treinador da equipa é essencial para a evolução da mesma.
Departamento Médico - 5
Uma época notável no que respeita a lesões. Claro que nisto há o factor sorte, mas não me lembro duma época tão boa nesse aspecto como a deste ano.
Dirigentes - 3
Estiveram sempre com a equipa. Foram discretos (talvez pudessem ter sido mais interventivos em alturas que fomos prejudicados) o que trouxe “tranquilidade” à equipa. A aposta na formação, é uma aposta ganha. O reforço da equipa … foi um desastre. Existe vários aspectos a melhorar (aquisições é um exemplo bem claro disso), mas parece-me que a estrutura está bem montada e existem pessoas para levar a nau aos seus objectivos.
Massa associativa - 3
Como todas massas associativas, empolgou-se nos bons momentos, desmoralizou-se nos maus. A Torcida Verde é um exemplo positivo duma claque (para mim a melhor em Portugal), a média das assistências foi razoável (embora me pareça que se pode melhorar muito nesse aspecto, onde a direcção terá que mudar alguams coisas). Fora de casa, não fomos muitos, mas fomos bons. O aspecto negativo e que fez baixar a nota, foi o modo como foram tratados alguns jogadores … alguns com muitos anos de casa e até sportinguistas de coração. Quando as coisas correm mal … “deitar abaixo” é a pior solução. Tambem não me agrada os conflitos entre claques do mesmo e as constantes “referências” ao rival.