Abri este topico para podermos discutir o geral deste torneio.
Em relação aos dois jogos, penso que foram distintos.
Com o Malaga, equipa recheada de novos jogadores de grande qualidade, a diferença esteve essencialmente nos ultimos 20 minutos da primeira parte onde nos desconcentrámos.
Apesar de ter sido uma primeira parte sem grande futebol de parte a parte, no segundo tempo o Sporting foi superior e poderia ter chegado ao empate. Acabou por ser o Malaga a sentenciar a partida contra a corrente do jogo.
Resultado na minha opinião injusto e que se aceitaria mais com um 3-2.
No jogo com a Udinese, penso que fomos quase sempre superiores, permitimos golos faceis ao adversario e mostramos mais uma vez que as grandes dificuldades estao na defesa. Um empate a 2 arrancado no final que soube a pouco, mas que me deixou feliz por ver a equipa bater-se muito bem com o 4º classificado do campeonato italiano.
Quanto aos jogadores:
Patricio - Esta a ter um inicio de epoca complicado mas o lugar deve ser dele.
Marcelo - Na minha opinião, fraco. Um gr que não da segurança à defesa e não me parece ter perfil para a baliza da um clube grande.
J.Pereira - O esforço e luta do costume, nota-se que esta cansado desta pre epoca mas deverá ser sem dificuldades dono do lado direito. A braçadeira de capitão nao lhe fica bem, mas…ja tivemos moutinho muito tempo com ela e revelou-se um judas.
Pereirinha - Para mim nunca será lateral direito. É muito macio para essa posição e nao da segurança defensiva. Como extremo rende mais e tem ate alguma qualidade.
Polga - Quer se goste ou não dele, esta-se a revelar dos centrais mais acertivos neste inicio de epoca e compensa a falta de pernas com o bom sentido posicional. É para mim titular na 1ª jornada.
Carriço - Uma desilusão. Mau sentido posicional, batido em velocidade por praticamente todos os adversarios e ate a agressividade que tinha nos lances esmureceu. Precisa de banco.
Rodriguez - Boas indicações e deverá ser titular na 1ª jornada ao lado de Polga. Seguro, sereno e rapido. Com mais tempo de integraçao so pode melhorar e mesmo assim ja esta num bom nivel.
Ouguchi - Tem qualidade, pode-se tornar o pilar da defesa e a tempos deverá tirar lugar ao Polga. Para ja deve começar de fora e ir ganhando entrosamento. Tenho fé nele.
Turan - Pouco tempo para observar, parece-me bom ofensivamente, rapido e raçudo. Defensivamente ve-se que tem muito qe aprender. A rever.
Evaldo - Continua longe de ser o jogador que foi em Braga. Não o ponho na bitola de Grimi mas para lá caminha. Espero que aumente os niveis de confiança ate porque tem alguns bons momentos ofensivos mas defensivamente…
André Santos - O jogador do costume. Acertivo, confiante, seguro. É daqueles jogadores que não sabe jogar mal e será neste momento titular ao lado de Rinaudo.
Rinaudo - O patrão do meio campo, muito forte defensivamente, tem-se mostrado um verdadeiro ladrão de bolas. Tem qualidade no passe e boa visão de jogo e é titular de caras. Excelente contratação.
André Martins - Este miudo promete, apesar de ser baixo e fraco fisicamente tem futebol nos pés. Deverá ir ganhando mais espaço na equipa ao longo do ano. Mais um em quem deposito grande esperança.
Schaars - Esta a sofrer muito as cargas da pre epoca. Baixou de rendimento de jogo para jogo mas ainda assim penso que debverá ser titular na 1ª jornada. Tem qualidade de passe e sentido posicional. Vai ser importante na manobra da equipa.
Djalo - O mesmo do costume, jogos razoaveis\bons e jogos pessimos. Não é regular mas pode ser util por vezes. Deverá ser opção em jogos mais fechados para dar algum desiquilibrio mas perdeu claramente espaço.
Capel - Ja o conheco ha algum tempo e é craqiue. Não brilhou neste torneio mas deverá ser titular contra o Olhanense. Tem velocidade, garra, tecnica e pode fazer grandes estragos. Não teve tão bem ofensivamente no torneio mas mostrou-se volontarioso.
Jeffrén - Mais um que deverá ser titular de caras. Acabou por dar boas indicações no torneio apesar de estar com a equipa à 1 dia. Bolas paradas não é com ele mas é um jogador que em portugal vai seguramente marcar a diferença.
Carrillo - Mais uma boa surpresa. Muito imprevisivel, rapido, bom de bola e com garra. Vai ser opção certamente e nao dará grandes hipoteses numa luta com Djalo por ser 2ª escolha.
Postiga - Pessima prestaçãoi no torneio. Mais um que esta nitidamente a sofrer com as cargas fisicas. Ja por si não é um jogador rapido, então estando a levar com as tareias de pre epoca…Vai ter grandes dificuldades para lutar com os outros dois avançados do plantel.
Wolfswinkel - Boas indicações. Luta, movimenta-se bem e tem bons pés. Obviamente que precisa de adaptação mas vejo nele uma opção fantastica para muitos jogos. Vai ser certamente um grande goleador.
Rubio - A confirmação. Este miudo de 18 anos joga como gente grande e para mim deverá ser titular de caras no 1º jogo a contar. Luta, corre, desmarca-se remata e decide quase sempre bem. Vai ser uma dor de cabeça para as defesas em Portugal. Não deverá ficar por cá mais de dois anos! Infelizmente…
Em suma, o 4-2-3-1 parece ser a tatica de eleição de Domingos e assim sendo apostava para ja num onze com Patricio, J.Pereira, Evaldo, Polga, Rodriguez, André Santos, Rinaudo, Schaars, Capel, Jeffrén e Rubio.
Defensivamente faltam rotinas mas felizmente em Portugal os jogos são quase sempre disputados no meio campo adversario e os avançados nao são tao acertivos como os do Valencia, malaga ou Udinese. Parece-me que para o nosso campeonato temos equipa para bons resultados, nos confrointos directos com benfica e porto é que vai ser mais complicado…ainda nao estamos lá.
Na Europa espera-se uma campanha regular mas nada que nos leve a chegar à final. Esta equiopa é nova e esta em construção.
Gostei bastante de ver a equipa neste torneio e os resultados acabam por ser o menos importante. Este tipo de jogo s serve mesmo para perder, sofrer golos, e detectar erros, mas obviamente que se gosta sempre de ganhar.
Dia 13 estou em Alvalade com esperanças redobradas numa boa epoca!
Eu acredito!! Força Sporting!!! :great: