Balanço do Trofeu Ramon Carranza

Abri este topico para podermos discutir o geral deste torneio.

Em relação aos dois jogos, penso que foram distintos.
Com o Malaga, equipa recheada de novos jogadores de grande qualidade, a diferença esteve essencialmente nos ultimos 20 minutos da primeira parte onde nos desconcentrámos.
Apesar de ter sido uma primeira parte sem grande futebol de parte a parte, no segundo tempo o Sporting foi superior e poderia ter chegado ao empate. Acabou por ser o Malaga a sentenciar a partida contra a corrente do jogo.
Resultado na minha opinião injusto e que se aceitaria mais com um 3-2.

No jogo com a Udinese, penso que fomos quase sempre superiores, permitimos golos faceis ao adversario e mostramos mais uma vez que as grandes dificuldades estao na defesa. Um empate a 2 arrancado no final que soube a pouco, mas que me deixou feliz por ver a equipa bater-se muito bem com o 4º classificado do campeonato italiano.

Quanto aos jogadores:

Patricio - Esta a ter um inicio de epoca complicado mas o lugar deve ser dele.

Marcelo - Na minha opinião, fraco. Um gr que não da segurança à defesa e não me parece ter perfil para a baliza da um clube grande.

J.Pereira - O esforço e luta do costume, nota-se que esta cansado desta pre epoca mas deverá ser sem dificuldades dono do lado direito. A braçadeira de capitão nao lhe fica bem, mas…ja tivemos moutinho muito tempo com ela e revelou-se um judas.

Pereirinha - Para mim nunca será lateral direito. É muito macio para essa posição e nao da segurança defensiva. Como extremo rende mais e tem ate alguma qualidade.

Polga - Quer se goste ou não dele, esta-se a revelar dos centrais mais acertivos neste inicio de epoca e compensa a falta de pernas com o bom sentido posicional. É para mim titular na 1ª jornada.

Carriço - Uma desilusão. Mau sentido posicional, batido em velocidade por praticamente todos os adversarios e ate a agressividade que tinha nos lances esmureceu. Precisa de banco.

Rodriguez - Boas indicações e deverá ser titular na 1ª jornada ao lado de Polga. Seguro, sereno e rapido. Com mais tempo de integraçao so pode melhorar e mesmo assim ja esta num bom nivel.

Ouguchi - Tem qualidade, pode-se tornar o pilar da defesa e a tempos deverá tirar lugar ao Polga. Para ja deve começar de fora e ir ganhando entrosamento. Tenho fé nele.

Turan - Pouco tempo para observar, parece-me bom ofensivamente, rapido e raçudo. Defensivamente ve-se que tem muito qe aprender. A rever.

Evaldo - Continua longe de ser o jogador que foi em Braga. Não o ponho na bitola de Grimi mas para lá caminha. Espero que aumente os niveis de confiança ate porque tem alguns bons momentos ofensivos mas defensivamente…

André Santos - O jogador do costume. Acertivo, confiante, seguro. É daqueles jogadores que não sabe jogar mal e será neste momento titular ao lado de Rinaudo.

Rinaudo - O patrão do meio campo, muito forte defensivamente, tem-se mostrado um verdadeiro ladrão de bolas. Tem qualidade no passe e boa visão de jogo e é titular de caras. Excelente contratação.

André Martins - Este miudo promete, apesar de ser baixo e fraco fisicamente tem futebol nos pés. Deverá ir ganhando mais espaço na equipa ao longo do ano. Mais um em quem deposito grande esperança.

Schaars - Esta a sofrer muito as cargas da pre epoca. Baixou de rendimento de jogo para jogo mas ainda assim penso que debverá ser titular na 1ª jornada. Tem qualidade de passe e sentido posicional. Vai ser importante na manobra da equipa.

Djalo - O mesmo do costume, jogos razoaveis\bons e jogos pessimos. Não é regular mas pode ser util por vezes. Deverá ser opção em jogos mais fechados para dar algum desiquilibrio mas perdeu claramente espaço.

Capel - Ja o conheco ha algum tempo e é craqiue. Não brilhou neste torneio mas deverá ser titular contra o Olhanense. Tem velocidade, garra, tecnica e pode fazer grandes estragos. Não teve tão bem ofensivamente no torneio mas mostrou-se volontarioso.

Jeffrén - Mais um que deverá ser titular de caras. Acabou por dar boas indicações no torneio apesar de estar com a equipa à 1 dia. Bolas paradas não é com ele mas é um jogador que em portugal vai seguramente marcar a diferença.

Carrillo - Mais uma boa surpresa. Muito imprevisivel, rapido, bom de bola e com garra. Vai ser opção certamente e nao dará grandes hipoteses numa luta com Djalo por ser 2ª escolha.

Postiga - Pessima prestaçãoi no torneio. Mais um que esta nitidamente a sofrer com as cargas fisicas. Ja por si não é um jogador rapido, então estando a levar com as tareias de pre epoca…Vai ter grandes dificuldades para lutar com os outros dois avançados do plantel.

Wolfswinkel - Boas indicações. Luta, movimenta-se bem e tem bons pés. Obviamente que precisa de adaptação mas vejo nele uma opção fantastica para muitos jogos. Vai ser certamente um grande goleador.

Rubio - A confirmação. Este miudo de 18 anos joga como gente grande e para mim deverá ser titular de caras no 1º jogo a contar. Luta, corre, desmarca-se remata e decide quase sempre bem. Vai ser uma dor de cabeça para as defesas em Portugal. Não deverá ficar por cá mais de dois anos! Infelizmente…

Em suma, o 4-2-3-1 parece ser a tatica de eleição de Domingos e assim sendo apostava para ja num onze com Patricio, J.Pereira, Evaldo, Polga, Rodriguez, André Santos, Rinaudo, Schaars, Capel, Jeffrén e Rubio.
Defensivamente faltam rotinas mas felizmente em Portugal os jogos são quase sempre disputados no meio campo adversario e os avançados nao são tao acertivos como os do Valencia, malaga ou Udinese. Parece-me que para o nosso campeonato temos equipa para bons resultados, nos confrointos directos com benfica e porto é que vai ser mais complicado…ainda nao estamos lá.

Na Europa espera-se uma campanha regular mas nada que nos leve a chegar à final. Esta equiopa é nova e esta em construção.

Gostei bastante de ver a equipa neste torneio e os resultados acabam por ser o menos importante. Este tipo de jogo s serve mesmo para perder, sofrer golos, e detectar erros, mas obviamente que se gosta sempre de ganhar.
Dia 13 estou em Alvalade com esperanças redobradas numa boa epoca!

Eu acredito!! Força Sporting!!! :great:

Pontos interessantes:

• Equipa tem qualidade técnica;
  • O Futebol praticado nas 2ª pastes contra Málaga e Udinese foi muito positivo, mandámos claramente no jogo, sofremos golos contra-corrente;
  • Há ganas, há paulada, há confusão, há Homens;
  • Pressão alta;
  • Eixo defensivo mais avançado;
  • Equipa procura trocar a bola ao 1º toque.

Pontos preocupantes:

• Indefinição táctica;
  • Defesa não parece estar a daptar-se à subida do eixo (deixa muito facilmente paparem-lhe as costas);
  • Postiga continua a ser opção, e pior continua a ser o factor que determina que táctica se usa;
  • Ninguém remata;
  • Bolas paradas são pouco mais que inofensivas e pouco treinadas;

:mais:
As boas surpresas:
Pereirinha melhor que o Joao Pereira na minha opiniao a defesa direito
Rodriguez o unico central q mostrou qualidade neste torneio
Rubio o melhor nos 3 jogos

:menos:
As desilusoes:
Jeffren nao me lembro de 1 unica coisa de jeito q tenha feito nos 2 jogos
Cappel mais parecido com Futre ou com Folha?
Wolfswinkel 5M€? Acho que o Saleiro teria mostrado mais

:arrow: :arrow:

Concordo com tudo.
Uma das coisas que me agrada é termos uma equipa rija. Não ha macios nem moles. Damos porrada quando é preciso e os lances sao disputados com o pé forte.
Faltam ainda jogadores que podem vir a ganhar um lugar na equipa como, Izma, Aguiar, Matias e Bojinov.
Em relação às ultimas duas epocas, ve-se finalmente jogadores que sabem ter a bola no pé e que por isso nao se escondem quando não a têm!

Uma pequena rectificação o Torneio chama-se Carranza

Ramon de Carranza.

Meus amigos, o balanço que faço é que podemos despachar o quanto antes maís 5 jogadores que passo a citar, Daniel Carriço, Anderson Polga, Evaldo, Yannick D`Jaló e Helder Postiga. Caro Carlos Freitas é favor voltar ao mercado em busca de 1 Defesa Central, 1 Defesa Esquerdo e 1 Ponta de Lança, ficando Tiago Ilori integrado definitivamente.

Eu devo ter visto uns jogos diferentes então, ou então estou mal habituado.

Do que vi o Sporting jogou mal, mas mal! A defesa foi batida com uma facilidade que nunca tinha visto nos últimos anos e em termos de construção de jogo então nem se fala. Charutos para a frente não é futebol!

Não conseguimos ter domínio de jogo em nenhum dos jogos e isso sim é que me assusta, pois até não me importava de perder um amigável se tivéssemos jogado bem e dado luta. Mas isso não aconteceu em nenhum dos casos.

Na minha modesta opinião este torneio foi muito mau.
1º Marcelo é fraco
2º Lateral esquerdo não existe naquele plantel( quase que digo volta Caneira ^-^) Urgente 1 lateral de topo
3º Rodriguez o melhor e Polga o menos mau dos restantes (ate tremo com o Polga a menos mau) Urgente 1 central de topo
4º Rinaudo bom jogador mas muito faltoso(olegario, proença e Duarte Gomes vão adorar este jogador)
5º Postiga 0 e Wolfswinkel não gostei até ao momento
6º Quando 1 jogador chega na quinta e sexta e sabado já marca livres de todo o lado. Pergunto eu será que os livres indirectos não serão preciso treinar?? Não ta em causa a qualidade dele em bater mas sim a falta de entrosamento…

Espero engolir mts sapos

11 ideal para a primeira jornada:

Rui Patrício
João Pereira
Polga
Rodriguez
Evaldo :wall:
Rinaudo
André Santos
Shaars
Jeffren
Capel
Rubio

ASPECTOS POSITIVOS DA PRÉ-ÉPOCA:

• O plantel parece-me tecnicamente mais dotado do que na época passada.
  • A linha avançada está claramente melhor, ainda que este feito não seja particularmente difícil tendo em conta que terminamos a última época com Postiga, Saleiro e Djaló.
  • Plantel jovem.
  • Domingos a treinador.
  • Algumas contratações: Shaars, Rinaudo, Jeffren, Capel, Rodriguez e Rubio parecem mais valias.

ASPECTOS NEGATIVOS

• A defesa parece manteiga, ainda. É indispensável a contratação de um defesa central de qualidade inquestionável.
  • Van Wolf não mostrou quase nada…
  • Resultados dos últimos 3 jogos são claramente desanimadores e significarão ter menos 15-20 mil pessoas no estádio contra a Olhanense (se tivessemos ganho, estou convicto que teriamos o estádio novamente cheio).
  • Shaars desiludiu nos últimos jogos.
  • Postiga continua a jogar demasiadas vezes. Estou farto de ver esta nulidade no 11 do Sporting.
  • A lateral esquerda poderá ser comprometedora, embora continue a achar que a prioridade deveria ser a contratação de um defesa central.
  • Izmailov e Matias Fernandez pouco jogaram na pré-época. Ninguém sabe o que se passa com Izmailov e quanto tempo de recuperação precisa ainda o Matias. RECORDO que são talvez os 2 melhores jogadores do plantel!

Discordo completamente da opinião do criador do tópico em relação ao Marcelo, guarda-redes que contratámos este ano.

Se característica existe que eu aprecio nele, é o facto de ele se sair com tudo, o que é o aspecto negativo do Patrício, que é um pouco suave na forma como aborda os lances aéreos disputados. E o que é tudo? Perna esticada, à frente, e joelho também. Quem se encostar ou envia a bola lá para dentro ou vai parar às urgências.

A defesa que ele fez quando um avançado cabeceou a bola, tendo depois um outro encostado-a para dentro da baliza, embora em fora-de-jogo, comprova-o como um guarda-redes muito interessante. Não estou a comparar, isso seria uma blasfémia imperdoável, mas aquela defesa teve tiques de Peter Schmeichel. Foi uma defesa soberba!

Como suplente, acho que fizemos uma contratação muito boa. Serve perfeitamente para esse estatuto e vejo nele potencial escondido, potencial que apenas surgirá se, seja qual for a razão, ele tornar-se primeiro guarda-redes, posição que se encontra, actualmente, mais do que bem ocupada pelo Patrício, o número 1 português.

João Pereira: muito bem no que diz respeito a atacar, para mim um dos melhores que eu já vi a jogar em Portugal a esse feito, mas mau a defender. E tudo fica ainda pior se do outro lado está um que também defende mal. Ah, e ainda pior tudo fica porque os nossos centrais, com a excepção de Rodriguez, são lentos, o que dificulta bastante a dobra. Dificulta? Ela nunca acontece. Os flancos do Sporting foram autênticas corridas de 100 metros…para o adversário.

Evaldo: eu fiz questão de escrever algumas centenas de palavras a respeito deste jogador, palavras elogiosas, mas a minha paciência, como a de quase todos os outros elementos deste fórum, evaporou-se definitivamente. Defende mal. E tem um hábito que é verdadeiramente ridículo: nunca se encontra na posição respectiva. Neste torneio vimo-lo um pouco por todo o lado…menos na sua posição. Vi-o entre Onyewu e Carriço frente ao Málaga, assim como por entre os médios centrais. No que diz respeito à forma como ataca, também aqui, a outra metade da equação, que na primeira ele erra totalmente, ele falha. Não sabe cruzar a bola, ponto final.

Não tenho paciência para escrever muito mais. Se o fizesse, colocaria aqui umas 3000, 4000 palavras, e este equipa não merece tamanho esforço de escrita.

Domingos, abre a pestana e coloca em campo os que merecem esse estatuto: Patrício, Rodriguez, Rinaudo, Capel e Rubio.

Nesta deslocação a Espanha, onde fomos vítimas de dois árbitros espanhóis, um jogador ficou-me negativamente em registo: Schaars, péssimo tacticamente, um puro sem-abrigo em campo.

Eu não consigo ver nada de bom no Sporting presentemente para além do Rinaudo e mais uns miúdos sub-20… É com isto que vamos disputar o Campeonato com o Porto e com o Benfica? :lol:

O que vi nesta pré-época mostra um Sporting bipolar em termos atacantes e mau em termos defensivos. A confirmar tudo aquilo que já tinha dito noutros tópicos. Esta equipa não chega para lutar pelo título já nesta época e só será no futuro se contratarmos um defesa central e esquerdo de eleição. De qualquer maneira esta equipa tem uma enorme margem de evolução, não podemos é ficar à espera que com 14 entradas novas possa apresentar desde já um futebol consolidado e sistematizado.

Que mal é que o Polga fez nestes 2 jogos? ::slight_smile:

Vi um Sporting bipolar fruto das experiências.

Vi um Sporting indiano (vacas sagradas).

Vi uma dedesa sonolenta e trapalhona.

E vi juventude com muitas ganas.

:arrow: :arrow:

Até agora vi o jogo completo contra a Juve, a 2ª parte do jogo de ontem e a 1ª parte de hoje. Não tenho muita paciencia para ver jogos de pré-temporada. O ganharmos ou perdermos, a mim, muito honestamente, é 2º plano, embora uma vitória seja, naturalmente, mais motivador.
Posto isto vou dizer aquilo que penso desde a grande mudança que houve na equipa:
Quem pensa que vamos conseguir ombrear com benfica e, especialmente, porto tirem o cavalinho da chuva. Nunca vi um plantel ter 14 ou 15 jogadores novos e ter bons resultados no 1º ano. Ainda para mais com um novo treinador e com período de adaptação a novas ideais e tipo de jogo.
Não vou referir isto por termos levado 3 num jogo de apresentação, por termos mais 3 no jogo a seguir e mais 2 hoje. Mas nunca consegui compreender alguma euforia que tenho visto por aqui…
Temos um bom GR. Sem duvida. Não é nesse lugar que estamos piores que o ano passado e que a concorrência.
Agora nas laterais: João Pereira a defender é pouco melhor que o Abel. Para além de ser um insurrecto de 1ª e meteu-me nojo ver a braçadeira no braço deste gajo. Evaldo é mais uma prova de que bons jogadores em equipas médias, muito dificilmente darão bons jogadores nas grandes: péssimo a defender, lentidão atroz, tecnicamente não é muito dotado. Depois temos como suplentes um Pereirinha que tinha sido dispensado há poucos dias atrás e eu Arias e um Touran que são muito novos e não poderão ser opções para uma equipa que quer estar nos lugares cimeiros.
Centrais: Carriço cada vez mais é a grande desilusão da década para aqueles, como eu, que liam maravilhas sobre ele. Polga já passou a sua grande fase. Onyeu teve uma reputação caída do céu, e nem no Liege tinha lugar. Flop autêntico. Rodriguez é mais um ex-Braga e isso chega-me para não esperar grande coisa >:D.
Médios: Rinaudo parece-me ser uma das grandes contratações. Grande sentido posicional. Mas se não começa a ter cuidado na sua agressividade e na reacção para com as decisões dos árbitros irá bater o recorde de cartões numa temporada. Schaars, que tem muitos fãs por aqui, pelos jogos que vi mostrou 0. Ainda não entendi a euforia que este jogador causa, mas para mim não é titular num meio campo a 3. André Martins parece ser bom rapaz, mas não o vejo a ter uma carreira por aí além. Não passará de um Paços ou Rio Ave, o que não é desprestigiante!
Extremos: Capel e Jeffren… honestamente prefiro o Nolito a qualquer um destes 2. E não é pelos golos que tem marcado agora. Lembro-me do UNICO jogo que vi do Nolito no Barça e foi uma coisa estupida. O rapaz destruiu a defesa adversária. E por isso quando via o Jeffren a jogar perguntava-me se não seria o menino querido do Guardiola. O Capel espero que me surpreenda. Mas ainda terá uma fase de adaptação normal a um novo campeonato e não o vejo a ser um desequilibrador nesta fase.
Avançados: Rubio e Carrillo foram grandes contratações. A questão é que irão ser muito mais decisivos nas próximas temporadas. O Wolfswinkel não me está a ajudar a acreditar nele. Para já lembra-me um purovic. Alto, sem fisico… Mas dou beneficio da duvida.

Quanto aos que já estavam, penso que ficaram os que deviam, embora o Polga, Postiga ou Djaló se saíssem não faziam falta nenhuma.

Aquilo que me está a defraudar as expectativas é a nossa defesa. Pensei que com Domingos seríamos um muro autentico, e o jogo contra a Juve ainda me fez acreditar mais nisso, mas 8 golos em 3 jogos por amor de Deus. E no jogo aéreo continuamos a ser das piores equipas de todas as ligas profissionais!!! É esta questão que me desiludiu completamente.

O principal nisto tudo é todos nós sermos capazes de não mandar abaixo esta equipa. Esta equipa tem FUTURO. Não tem presente!! Lembrem-se disso!! Mantendo grande parte destes reforços e miudos para a próxima temporada aí sim, vou exigir troféus. Agora quando se vê um Rubio a ser a grande contratação da época, isso já quer dizer algo.

Para mim a equipa seria: Patricio, Joao Pereira, Polga/Carriço, Rodriguez e Evaldo, Rinaudo, Izmailov e Matias, Carrillo, Rubio e Capel.

Começo com dois pontos muito importantes que referi noutro tópico:

• Domingos ainda não tem nenhuma ideia de quem é que vai ser a dupla de centrais, ponta-de-lança e extremos titulares, e isto é muito grave (!) devido a rotinas que os jogadores têm de criar uns com os outros.
  • Ainda não percebi se a pressão alta e procura de bola como se viu no jogo da Juventus é para continuar, pois, desde então nunca mais se viu a mesma entrega e garra.
  • O Sporting, actualmente, não sabe jogar sem bola e com bola pouco sabe.
  • Temos jogadores (menos defesa-esquerdo e talvez falte um central), temos táctica, não sabemos construir jogo, não há desmarcações, rapidez, bolas-paradas estudadas.

Algo que se pode destacar neste torneio ? Rinaudo e Rúbio, como é óbvio, R & R são os únicos Leões, os outros por enquanto, não passam de uns gatinhos.
Há muito para trabalhar nos treinos…

Que pessimo torneio para o Sporting, onde nenhum dos 3 sectores ( defesa, meio campo e ataque ) , me agradou. Na defesa praticamente todos tiveram falhas, menos talvez pereirinha, logo aí seria preocupante mas há mais…

No meio campo, Rinaudo com a sua agressividade vai disfarçando algumas lacunas ; Schaars uma desilusão depois das boas indicações dadas nos primeiros jogos ; cappel, André Santos apagados ; Jeffren desastroso assim como Djalo. Por outro lado, vi indicações positivas nos “atrevidos” André Martins e Carrillo.

Por sua vez no ataque, nem Postiga nem V.Wofswinkel convenceram, e só Rubio confirmou a grande potencialidade, e por estou também bastante apreensivo no ataque ao perceber que iremos estar dependentes de um miudo de 18 anos ( pobre Rubio).

Espero que isto dê uma grande volta, e espero que se dê prioridade a um lateral esquerdo primeiro e depois um avançado e central. Se ainda formos buscar essas três peças, talvez tenha esperança que mude, senão estamos condenados a um 3º lugar infelizmente.

O aspecto positivo deste torneio foi ter colocado a nú as fragilidades k digo a muito! Falta 1 central, 1 defesa esquerdo e 1 ponta-de-lança! Vamos ver o k nos reservam os proximos dias quanto a mercado…