Balanço da pré-temporada

Abro este tópico com o intuito de discutirmos os aspectos positivos e negativos da nossa equipa, como também as possibilidades de sermos campeões na época 2007/2008.

Eu acho que temos todas as hipoteses de sermos campeões!

O benfas e o porto vao claudicar …

Se o apito apitar mesmo entao …

Espero que nao levem as galinhas ao colo!

Quanto ha pre temporada correu muito bem porque ja sei que o PB falou no final do jogo com o plantel e eles perceberam umas coisas …

O ano passado fizemos uma pré-temporada muito boa e claudicámos a meio da época, particularmente na Champions. Este ano a pré-temporada esteve longe de ser entusiasmante, mas espero que os jogos tenham permitido ao treinador tirar ilações importantes. Quer-me parecer que o plantel, tirando alguns jogadores de terceira linha como Paredes e Farnerud, e sérios pontos de interrogação como Ronny e Djaló, é mais homogéneo e qualitativamente superior ao do ano passado.

Quer-me parecer que o plantel do Porto está mais fraco e que o plantel do Glórias terá ficado mais forte se a saída do Suinão for pelo menos parcialmente compensada. Mas contamos sempre com o “brilhantismo” do Prof. Jesualdo e do Fernandinho das Missas para nos darem muitas alegrias! :victory:

Do que vi hoje o apito avermelhado vai voltar ao de cima. Agressões, faltas perigosas à entrada da área do benfica é mentira, paragens de jogo infantis quando estava, a ganhar, mergulhos para a piscina do coentrão.

Não houve nenhuma exibição de encher o olho nestes jogos de preparação, mas isso também não era necessário, o importante era preparar a equipa (desculpem a redundância).

O que destaco desta pré-época é algo diferente, para além das sucessivas mudanças de adversários para dois jogos (independentemente de quem tiver tido mais ou menos culpa), acho que o escalonamento dos adversários deixou muito a desejar. Faltaram as equipas que possibilitam as normais goleadas no princípio da pré-época e depois ir subindo de dificuldade, até porque é uma boa forma de trazer mais confiança à equipa, especialmente aos avançados. Teria sido muito bom o Purovic marcar uns golitos e o Derlei mais uns.

OFF-TOPIC: Não deveria este tópico ser antes colocado na secção de Análises :question:

EDIT: (peço desculpa por ter colocado uma nova resposta, deveria ter editado a anterior, mas esqueci-me)

acho que estamos um pouco abaixo dos nossos adversarios directos em termos de plantel mas acho que podemos lutar de igual para igual (acho que tanto porto como benfica têm solucoes individuais que podem resolver jogos mas acho que temos o colectivo com mais potencial para praticar o melhor futebol da superliga) … acho que pelo menos vamos estar na luta ate ao fim… ganhar ou nao ganhar é uma questao de sorte ou azar ou intervencao dos arbitros…

pontos fracos:
-bolas paradas (sobretudo ofensivas)
-defesa esquerdo
-uma opcao que possa dar mais força ao meio campo
-falta-nos um grande avançado que faça estremecer as defesas adversarias de modo a que o depenator possa estar mais livre das marcaçoes e possa fazer o que ele faz melhor
-alguem que possa ser encostado ás alas

para o meu plantel ideal:

saíam:
ronny, farnerud, djaló

entravam:
-placente (apesar de nao saber como está agora)
-rochemback
-milevski
-avnçado/medio ala

isto sim era para ganhar o campeonato com uns 10 pontos de avanço e oitavos da champions garantidos

mas nao ha guito… :frowning:

Paulo Duarte

estou de acordo contigo , reparem que raramente criamos algum perigo num potape de canto e somos uma equipa que beneficia de vários cantos durante os jogos , defesa esquerdo - o ronny é fraquissimo e o Had uma incognita(esoero que me surpreenda pela positiva)

vamos la ver como se porta o Purovic , porque bolas no ar na area adversaria não ganhamos praticamente durante os jogos

Só discordo de uma coisa vitinhos, eu sinceramente penso que este ano o Porto está uma equipa fortissima… O benfica enfim… apesar de nos ter ganho sendo um jogo treino, nao tem futebol para o Sporting. Penso que na supertaça vamos ter que dar o litro para ter alguma hipotese… Quanto ao campeonato se nao houver apito avermelhado, obvio que a luta será com os mesmos 2 clubes de sempre :wink:

Aspectos postivos… Ismailov, Vukcevic, Stojkovic, sao jogadores que acrescentam bastante qualidade ao plantel. Pedro Silva Gladstone, Purovic e Marian Had, acho que nao ficam muito atras… acho que o cácá este ano está a comprar bem. Disso nao nos podemos queixar penso. Outro aspecto positivo, é ter um jogador como Liedson no plantel. Eu por vezes penso como é que o Sporting ainda tem um jogador daqueles… De notar que Romagnoli tem neste momento um ritmo de jogo impressionante, um motor autentico.

Negativo é o facto de o Sporting ainda nao estar muito conectado no sector medio-atacante, muitos passes errados. Isso é para melhorar com certeza. Djalo e Paredes nao estao a corresponder, o primeiro faz me lembrar o Lourenço, teve uma primeira epoca razoavel e foi caindo caindo… vamos ver… ainda penso que nao temos equipa para o porto, mas este ano penso que temos a melhor equipa dos ultimos 3/4 anos. Por isso mantenho bastante esperanca por esta epoca, o sporting dar alegrias a todos nos 8)

Penso que este ano vai ser para o FCP, de caras.
Depois nós e os orcs iremos lutar pelo 2º lugar, e acho que temos vantagem sobre eles, são um bluff de todo o tamanho, não têm capacidade de criar jogo, se o Cardozo não for santo milagreiro vão perder muitos pontos com as equipas de meio da tabela.
Atenção, muita atenção ao Braga. Têm estado com uma cavalgada impressionante na pré-época, encavando tudo o que aparece à frente. Muita personalidade e vontade de ganhar.
Para 5º lugar aposto na surpresa Vitória de Guimarães e o Paços para o 6º

Apito Dourado. Toca alguma campainha? Temos um clube enterrado no Apito Dourado, um clube cujo presidente se encontrava com os árbitros na véspera dos jogos e lhes oferecia fruta (sobretudo meloas, parece-me) e café com leite… e vocês só falam do apito avermelhado! Lol vá-se la entender!

Quando à pré-época do Sporting, confesso que fiquei um pouco desiludido, porque esperava um maior entrosamento, mas acredito que o plantel do Sporting é, pelo menos, tão forte como o da época passada. Dará para chegar longe na Champions e lutar pelo campeonato? Duvido! Mas se o SCP for eliminado precocemente das competições europeias (como de costume), penso que iremos lutar até ao fim pelo campeonato.

A posição de defesa esquerdo continua uma incógnita, vamos ver como o Had se comporta.

Se tivessemos um avançado tipo Milevski, eu diria, com toda a convicção, que seriamos campeões!

Embora não deixe de realçar, não faço comentários. Seria dar exactamente a certas pessoas o que é pretendido, o que outras teimam em não compreender.

Tal como disse o Angel Lion, o ano passado fizemos uma pré-época mais “brilhante” (embora, na minha opinião, não claudicámos a meio da época, mas sim na primeira volta; só na segunda é que começámos a jogar como fizéramos na pré-época).

Este ano não foi tão brilhante, mas penso que temos tido um rendimento mais progressivo, melhorando, em termos gerais, de jogo para jogo. Obviamente, tem a ver com o crescimento da forma física e a progressiva integração dos reforços.

Neste sentido, acho que tivemos demasiados reforços em relação ao que seria desejável, demasiadas mudanças na estrutura do plantel. No entanto, em geral, todos os reforços mostraram bons apontamentos.

Alguns problemas (normais) na finalização.

Problemas também nas bolas paradas ofensivas (herança dos últimos anos) e defensivas (aspecto a rever com cuidado).

Subsistem as dúvidas em relação ao lateral esquerdo - o nosso “ponto fraco” até ver.

Uma última nota para a organização da pré-época. Não sei qual será a opinião de PB. Para mim, houve demasiados “casos”: jogos desmarcados e remarcados, mudança de relva em cima da hora…

prefiro esperar naturalmente pelo jogo da Supertaça para tirar conclusões mais scompletas pois é o primeiro jogo a doer e a meu ver contra o rival mais forte para o que disputamos cá dentro, mas até agora estou obviamente preocupado.

Mais do que ganhar jogos esperava ver o Sporting mais fresco fisicamente (como no ano passado nesta altura) e mais entrosado, visto que o sistema em nada mudou, apenas alguns jogadores.

Relativamente a reforços apenas Stojkovic me parece até agora ter convencido, o resto ainda é cedo para tirar conclusões, o que é preocupante pois dois deles parecem ser opções para o meio campo, vukcevic e izmailov, este último parece um valor mais seguro mas as coisas por ali ainda andam um bocado aos trambolhões tacticamente, talvez seja por isso.

Queres fazer o favor de deixar de comentar com um sentido pejorativo todos os meus posts?

Eu disse alguma mentira?

1 - O Sporting é, habitualmente, eliminado precocemente das competições europeias;

2 - Neste tópico já li algumas referências ao Apito Avermelhado, o que não deixa de ser irónico quando se sabe que há um outro clube (cá do Norte) enterrado em acusações de corrupção desportiva activa (não digo eu, diz a Procuradoria Geral da República) e, no entanto, não vejo uma única referência a esse clube. É só benfica, benfica e benfica…

Enfim… se os meus posts te incomodam assim tanto, tens remédio para isso, ignora-os.

Não posso. É a vida! :inde:

E tu só tentas desviar as atenções do Recreativo de Carnide. Ou também não tocou uma campaínha no jogo de ontem? E era um jogoa a feijões. Nos últimos anos (talvez consequência do Apito Dourado) não tem sido o Porto a ser levado ao colo, mas sim outro clube. E tu insistes em defendê-lo. Depois estranhas algumas bocas que ouves. E estranhas que alguns foristas insistam em “seguir” todos os teus posts.

Deve ser só azia… Nossa e dos árbitros… ::slight_smile:

Antes demais gostaria que me dizessem quantos jogos de pré-epoca tiveram os porcos e tivemos nós. Pode ser um detalhe para alguns, mas tendo em conta que no Sábado vai estar em disputa uma SuperTaça, acaba por revelar uma importância tremenda. O que se pede numa pré-epoca é melhorias de jogo para jogo, não só tacticamente mas tambem tecnicamente. Alguns dos reforços provaram aqui ali terem alguma técnica e um certo potencial, entre eles destacam-se: Stojkovic, Gladstone, Pedro Silva, Izmailov e Vuckcevic. Um aspecto negativo que infelizmente neste momento já não tem emenda, foram os marcadores dos golos do Sporting. Enquanto que nos porcos, através de uma pre-epoca de qualidade gradativa, praticamente todos os reforços conseguiram marcar golos (o que é sempre importante, pois permite incutir maior confiança no jogador), no Sporting foram apenas Derlei (1), Liedson(4), Paredes(1) e Vuckcevic(1).

Os porcos têm um plantel enorme mas com muita qualidade. Infelizmente gostaria que o nosso Paulo Bento tivesse neste momento as mesmas dores de cabeça do Jesualdo. Se tivermos em conta que existem imensos jogadores que vão ser dispensados dos porcos e com certeza alguns deles até seriam declaradas mais valias para o Sporting, ficamos rapidamente com uma noção daquilo que se passa para os lados do norte. Estão mesmo muito fortes e duvido muito que não despachem logo isto em Dezembro.

O Sporting fez poucos jogos nesta pré-epoca, não revelou a forma fisica necessária tendo em conta o jogo que se aproxima, e os jogadores ainda não estão totalmente familiarizados com o sistema táctico do Paulo Bento. Para além disso, os nossos principais problemas mantêm-se:

• Dificuldades nas bolas paradas
  • Falta de eficácia