Apesar do futebol entusiasmante, foi mais um ano de Esforço, Dedicação, Devoção mas sem Glória.
E está tudo dito. Sem isso, podemos até ser os melhores mas não vamos lá (pelo menos em portugal).
[member=16146]lion 73
JJ não é um problema. Eu até sou grande apreciador do seu discurso - é dos treinadores que mais abertamente fala sobre futebol. E não me chateia nada a “arrogância”, bem pelo contrário, quando se é bom, é-se bom. Aliás, no célebre episódio em que ele ataca duramente Vitória, fá-lo porque o jornalista que o intrepelou foi desonesto e lhe mentiu sobre as supostas declarações do treinador do Benfica. Quem falhou ali foi o assessor de imprensa do Sporting, que devia ter intervido logo e denunciado a situação.
Também no caso de BdC, não me choca nada o estilo. Não é o meu, mas está perfeitamente em linha com o que é a cultura do futebol português. O problema é outro. É o ruído constante e a completa falta de critério nas intervenções.
Concordo contigo. A narrativa de um Sporting incendiário versus um Benfica responsável com ética desportiva é falsa (pelo menos a parte relativa ao Benfica…). Só que isso pede a pergunta: como é que uma narrativa dessas se pôde estabelecer? A resposta parece-me óbvia: por causa da estratégia de comunicação completamente desastrada da direção do Sporting. Como escrevi no post, a direção do Benfica estava de cabeça perdida e veio à procura de uma luta . E nós fizemos-lhes o favor de a oferecer. Caímos que nem patinhos.
Sim, há uma inclinação natural da imprensa para o lampionismo. Mais uma razão para não lhes dar munições, com declarações diárias nas redes sociais, na televisão ou na rádio. Assim, não podemos queixar-nos que nos pintem como quezilentos e mesquinhos, pois não?
E o que falhou nessa estratégia? Várias coisas.
-
Banalizou completamente a sua presença mediática do presidente. Tirando os jornalistas - que estão sempre à procura de uma declaração bombástica para fazer manchetes - ou os fanáticos - para quem tudo o que ele diz é ouro ou chumbo, consoante a cor clubística - já ninguém liga ao que BdC diz. As pessoas normais assumem que ele mandou mais umas “bocas”, encolhem os ombros e dizem “o gajo é assim, fazer o quê?” E isso é mau. Por um lado, porque há de facto momentos em que ele diz coisas importantes e acertadas - mas que ficam diluídas no meio do ruído. Por outro, porque depois falta “peso” para interver em momentos decisivos. Compara com o que faz o Benfica, em que o Vieira (ou outro qualquer dirigente do Benfica) quase nunca aparece a falar aos jornalistas e deixa sempre para os subalternos a guerrilha verbal. É também assim que se cria uma imagem de “ponderação”.
-
É altamente reativa. Toda e qualquer provocação do mais insignificante funcionário ou paineleiro do Benfica tem direito a honras de resposta oficial do Sporting. Para quê? Não aí blogues do Sporting? Não há paineleiros ou colunistas do Sporting para fazer esse trabalho? Ninguém sabe nem quer saber quem é o Pedro Guerra ou o João Gabriel. Logo, se o presidente ou um dirigente lhes dão honras de resposta indignada, a coisa surge sempre como desproporcionada. É à resposta que os media vão dar destaque, não à provocação. É assim que se reforça a ideia de que o Sporting é um clube quezilento.
-
Em consequência, não promove um objetivo ou mensagem clara, mas antes uma cacofonia. Toda a estratégia de comunicação para esta época devia ser feita à volta da promoção de duas ideias: Contratámos o melhor treinador português; e o tempo em que o Sporting era um outsider na corrida pelo título acabou. Tudo o resto devia ser secundário - e não foi. Em vez disso, perdemo-nos em ataques ao Benfica e a tentar passar a ideia de que o campeonato estava todo comprado (ver o número dos vouchers para outro exemplo de uma jogada completamente desastrada). Com os resultados exatamente opostos ao pretendido. Pergunta-te: porque é que um excelente slogan como o “regresso do Crónico” nunca pegou? Porque nunca nos concentramos verdadeiramente nele.
Basta ver esta última semana para percebermos o absurdo desta estratégia. Há uma enorme boa onda entre os adeptos do Sporting. As pessoas encheram o estádio ao longo da época, adoraram o futebol que equipa mostrou e perceberam que só não fomos campeões por acaso. Por outro lado, os dirigentes sabem que em lado nenhum do mundo o vencido vai ter um décimo do destaque do vencedor. O normal seria aproveitar esse pouco destaque valorizarmos o que fizemos, dizermos que cá estaremos para o ano para retificar o erro - e saírmos de cena depois de congratular o adversário. Em vez, ficámos a espernear com bocas sobre a “Liga Vítor Pereira” ou a “camisola 35”. Bocas que já não mudam nada e que só servem para transmitir a imagem de ressabiamento e mau perder - e assim alimentar a festa dos outros. Isto é para quê? Alguém leva isto a sério?
Bolas, as estratégias de comunicação não são ciência de ponta. Têm princípios simples: promover uma ou duas ideia-chave e permitir a defesa do clube em situações realmente graves. Para isso, o presidente e os dirigentes tem de ser preservados. As suas batalhas têm de ser seleccionadas e não podem andar a responder a funcionários ou a paineleiros de outros clubes. Para isso, há funcionários e paineleiros do Sporting. É só isto.
Em termos de futebol praticado, de evolução de jogadores e enquanto colectivo, foi uma boa época. Mas a verdade é que apenas conquistámos a Supertaça (no início da época) e a nossa prestação europeia foi apenas razoável.
Apenas ganhamos uma supertaca porque não nos deixaram ganhar mais. É um facto.
Apenas e só a conquistamos porque os outros foram corruptos, não há nada que faça mudar isso, não fosse a corrupção já éramos campeões há algumas semanas e não sei se eles ficariam em segundo lugar.
Ainda agora estive noutro fórum no tópico do Sporting e é uma vergonha o que lá escrevem supostos sportinguistas acerca deste campeonato.
A mania do “ser diferente” e “eu não vou dizer algo que os outros não gostam” está bem presente.
Pena eu já estar banido daquele tópico e não poder responder, ia lá escrever o que estes corruptos fizeram durante todo este ano.
Concordo muito com isto. O Presidente tem de ter dois ou três cães de fila também.
Tem de ser essa gente a vir falar dia sim dia não. Não pode ser esse o papel dele, correndo o risco de banalizar as suas intervenções.
Temos de nos ajustar ao país em que vivemos. É o país do faz-de-conta e das aparências. Então que cumpra esse papel, mas que nos bastidores seja f*****.
No campeonato:
-Equipa mais consistente
-Melhor defesa do campeonato (mesmo mudando a defesa toda a meio da época)
- Melhor futebol praticado
- Superioridade em todos(!) os jogos
- Vitórias indiscutíveis na etar, no ladrão e na filial norte do carnide
Na taça voltámos a ser superiores nos dois jogos, mas no segundo jogo ao marcarmos 4, só nos validaram 3 e assim fica mais difícil.
Na europa, não fomos à fase de grupos da Champions pelas razões que todos sabemos, e na Liga Europa a rotatividade e algum desleixo acabou por ser crucial para o precoce afastamento da competição, mais ainda assim fizemos bons jogos na Rússia e na Turquia.
A Supertaça foi limpinha, tal foi a nossa superioridade em campo frente a 11 jogadores perdidos e um treinador agarrado à sua garrafa de água.
:arrow: :arrow: :arrow:
Concordo muito com o [member=2153]Petrovich. Não vou aqui por-me a dizer que sempre apoiei o Presidente Bruno de Carvalho desde o princípio porque todos aqui sabem que é verdade.
Mas pelo facto de gostar muito dele, de sentir que há muitos Sportinguistas tão Sportinguistas como ele mas que mais Sportinguistas do que ele não há, de ver o quanto ele se empenhou, empenha e certamente se empenhará por repor o Sporting no lugar que ele merece, de ver sua dedicação à causa Sportinguista, de ver a sua tristeza com as nossas derrotas e o seu arrebatamento com as nossas vitórias, não quer dizer que subscreva invariavelmente tudo o que ele diz e faz.
E a minha discordância em relação ao seu comportamento é precisamente o referido no 1.º ponto do comentário do [member=2153]Petrovich.
O Presidente não deve (poder, pode sempre, pois ele é dono da sua vontade) responder a vozes de burro. Morsas, Mr Burns, Zeroguedes, Jabba, Gosmas e quejandos são os “Bobba Fett” do Orelhas, os cães de fila que enviam “sound bytes” para desestabilizar o Sporting.
Palavras leva-as o vento. O que interessam são as acções.
JJ vai sair? BdC faz contratação e surge ao lado do jogador com o JJ ao lado.
Desde que não sejam feitas acusações maliciosas ou assassinatos de carácter, é deixá-los a falar ao vento.
Lá diz o provérbio: Até o tolo quando calado passa por sábio.
O Presidente Bruno de Carvalho é tudo menos tolo. Por isso, acredito que o que se passou esta época não se vai passar na próxima época. Tudo o que se passou nesta época, tenho a certeza que visou expor ao máximo as maquinações, os esquemas e os conluios existentes entre carnide e a carneirada que o segue.
Agora chegou a hora de mudar de estilo. Passar para um estilo mais introspectivo, menos exposto, mais cerebral. Atacar sim mas só pela certa, de forma a que os golpes não sejam dados no ar mas acertem completamente o alvo.
É que já vimos que responder a quem não merece resposta, não dá nada, eles ganham na mesma e ninguém (a não ser nós e mais uns poucos quantos) quer saber.
E lembre-se Presidente, se me permite este conselho de alguém que realmente o estima:
Na vida há que aprender a separar quem merece uma explicação, quem precisa duma resposta e quem não merece absolutamente nada.
Para a história não ficam as exibições. Ficam os titulos. Não ganhámos o campeonato? Paciência. Fica a certeza de que toda a estrutura de futebol profissional, sem excluir ninguém, fez o que podia e o melhor que sabia para nos presentear com uma época de futebol a todos os titulos extraordinária.
Era possivel exigir o titulo a esta equipa? Sinceramente, não. Exigimos Dedicação, Devoção e Esforço e Glória. Foi isso que esta equipa nos deu. Não nos deu a glória do titulo nacional, mas presenteou-nos com a glória de vencermos categóricamente em palcos onde ainda há pouquissimo tempo era quase impossivel isso acontecer. Isso não se deve apenas ao futebol jogado. Deve-se também à luta por uma competição mais limpa e transparente. Não me quero alongar muito neste capitulo porque já tudo foi dito e escalpelizado. Não vou voltar ao Se isto ou Se aquilo mas o Presidente tem travado batalhas épicas e desiguais contra o estabelishment e tem ganho as mais relevantes. As coisas estão de facto a mudar.
Partimos com armas desiguais. Orçamento totalmente dispar face aos nossos principais adversários. Então face ao do FrutaCP nem se compara. Equipa curta, com uma mão cheia de jogadores capazes de integrar qualquer plantel mundial, mas curta para jogar tantas competições em simultâneo. Foi preciso rodar com o que se tinha e provou-se isto mesmo.
Foi preciso optar por apostar as fichas no objectivo principal. Não bastou. Não bastou ser melhor, jogar melhor, jogar mais limpo, vencer face a maiores adversidades… não bastou. Paciência. Não se pode mudar o que aconteceu e como aconteceu. Fico com renovada esperança no que o presidente, num dos seus mais recentes desabafos disse: A impunidade vai acabar. Internamente e externamente.
O que fica desta época são os alicerces para uma equipa altamente competitiva, que está em crescimento, que precisa de alargar o plantel para enfrentar com competência todos os seus comprimissos e, sobretudo, uma fé renovada e reforçada no Sportinguismo, como há muito (mesmo há muito tempo) não sentia no seio dos nossos adeptos.
Obrigado Jorge Jesus. Obrigado Bruno de Carvalho.
[member=2153]Petrovich
O meu histórico aqui neste espaço é coerente com a forma como vejo o desporto. Raramente cedo à tentação de falar de arbitragens, tenho por princípio que o erro arbitral é natural e até aceitável.
Também entro com dificuldades em ondas que elevam as teorias de conspiração até ao limite da razoabilidade, ou melhor, ultrapassam esse limite e criam cenários em que estão todo feitos, todos comprados, há méritos nenhuns nos adversários e deméritos nenhuns no que fazemos.
Até aceito com naturalidade, por muita urticária que me provoque, o tal nacional benfiquismo. Afinal, são mais, estão na crista da onda, estão bem estruturados e essa estrutura já tem mais de uma década o que lhes levou a criar ramificações na CS, nos órgãos jurisdicionais do futebol, na política.
Mas não veria de bom tom, depois da postura do Sporting durante toda a época, em que apontou o dedo ao ataque concertado da propaganda vermelha ao nosso clube, com tácticas subterrâneas, cobardes e difamatórias, validados por uma CS comprometida com a causa vermelha, depois do nojento branqueamento do caso dos vouchers, depois das críticas que me parecem totalmente justificadas a Vitor Pereira, varrer agora tudo para debaixo do tapete, tendo a consciência que o Sporting foi melhor dentro de campo e não ganhou, cedendo ao politicamente correcto, parabenizar vencedores que por méritos que tenham tido, foram-no porque lhes foi estendida uma passadeira vermelha.
Afinal, estaríamos a assumir que tudo o que fizemos e dissemos foi apenas barulho, próprio de quem quer ganhar e recorre a estratégias recorrentes de calimerices e choros, para daí tirar proveito.
Em teoria, até não discordo do que dizes. Coloco-me é no papel de BdC e já agora JJ, que viram o seu trabalho constantemente desvalorizado, que sofreram variadíssimas tentativas de assassinato de carácter, que viram o seu rival a ser amparado em momentos chave e a ter que conviver com isto, diariamente.
Teria sido melhor não responder? :inde:
O que se defendia por aqui era que o porto seria o grande beneficiado desta guerra entre os clubes de Lisboa, pois permanecia silencioso e assistia de cadeirão às novelas da capital e eis por onde andam e não falta aqui no Norte quem não perdoe esse silêncio, conivente e cúmplice de um sistema muito mais poderoso do que eles controlaram durante anos.
A Comunicação no Sporting, enquanto lá estiver BdC e os objetivos não forem alcançados, não vai divergir muito disto, mantendo-se a envolvência. , pois decorre muito da sua personalidade, humores e devaneios.
E a mensagem passa, na medida dos resultados. Assim foi, assim será, sempre.
A propaganda vermelha ganhou a dimensão que ganhou e tem a dimensão que tem , pelos 4 campeonatos ganhos em 7 anos. Têm pessoas em lugares chave que não têm problemas em fazer passar a palavra porque ganham. Não é preciso ir ao Parlamento entregar DVDs e não é preciso invadir estúdios.
Não é que concorde com tudo o que foi dito e feito. Mas compreendi quase tudo o que foi dito e feito, pois senti na pele os ataques aos meus e também eu senti a necessidade que os meus não se calassem.
O Sporting não perdeu este campeonato pela comunicação. Quando muito, é um pormenor de peso relativo. Perdeu por alguma falta de estofo, natural num grupo pouco habituado a ganhar e pior, pouco habituado sequer a lutar para ganhar, perdeu por uma performance desportiva pouco natural dos vermelhos, perdeu porque em momentos decisivos, o poder lampião se fez sentir e os amparou.
Já dei os exemplos de Paços e Guimarães como os mais graves e em que os tais erros ultrapassaram o aceitável, mas vou dar mais dois, por terem passado no crivo mediático.
O Sporting-Benfica, que acaba por ser decisivo nas contas finais. Há 2 grandes penalidades, claras e indiscutíveis não assinaladas. Face à natureza do jogo e a previsível importância para as contas finais, parecem- me momentos capitais na época. Praticamente não se fala disto. Porquê? Pior, conscientes de como o rumo da Liga podia ter ficado irremediavelmente subvertido, fez-se de tudo para branquear esses lances. O próprio Sporting, que sentiu a derrota e a perda da liderança como um murro no estômago, teve uma reacção algo tímida e diria que de desânimo. Os Sportinguistas, desiludidos pela forma como a equipa jogou num momento decisivo, mesmo tendo sido superior ao adversário e chateados com alguns falhanços inacreditáveis, engoliram em seco e pouca força tiveram sequer para discutir os 2 penaltis.
E a jornada final. O país vermelho em festa anunciada e num momento em que o Sporting vencia e convencia em Braga, é perdoado um penalti claro ao Benfica. Um, dos muitos ao longo da época. Não é preciso ser muito imaginativo para especularmos sobre o estado de espírito dos vermelhos se aos 20 minutos estivessem a perder e sabendo que em Braga o rival estaria com grande probabilidade a dar mais uma demonstração de poder e classe.
Já o disse. Comungo zero da ideia que a vitória do Sporting era impossível porque estava tudo controlado e nada haveria a fazer. Para mim ficou evidente que é possível ganhar aos vermelhos, por maior que seja o colo.
Considero é que a comunicação, mesmo sendo um problema e até possa ter tido alguma influência, foi um factor que, perante outros, foi algo irrelevante.
Completamente com o [member=11692]Lion73 neste ponto.
Em primeiro, todos, menos os 6M de capangas sabem que o verdadeiro campeao foi o SCP, so que andam por ai um monte de traficantes vestidos de vermelho a festejar.
Nao espero nem um milimetro de desvio por parte de BdC no que tem sido a politica de comunicacao do SCP, nem que seja o gajo que corta a relva do galinheiro a levantar a garimpa, leva imediatamente na cabeca.
porco guerra e os outros avencados, nao calar nunca, espero um uso ainda mais intensivo do FB e ate as outras plataformas de rede social devem ser usadas mais agressivamente.
Quero que se continuem a chamar os bois pelos nomes, quero que se continue a denunciar o compadrio, quero que se force a investigacao ate ao fim por exemplo, do gajo do Oriental que marcou o auto golo contra o glorias b, ter sido preso no escandalo de resultados combinados, quero que o farense explique bem explicadinho porque apresentou um jogador emprestado pelo glorias em campo, perdendo assim 2 pontos na secretaria que os manteriam a eles na II liga e mandariam o glorias b para o CNS.
Quero os vouchers denunciados a UEFA visto que a federacao e a Liga nada fazem…
Ver sportinguenses a dizer que se devia dar os parabens ao campeao quando tudo isto nao passou de uma fachada e mais valia nem ter jogado a partir da altura em que o orelhas veio falar de arbitragens apos o rio ave (repare-se como ele manda o recado ao dizer que “nao percebo o que se passa, a pessoa que nomeia os arbitros ainda e a mesma”) revolta-me, o branqueamento deste titulo que eles dizem que e o 35 mas e na realidade o 31 e so serve para nos tirar a nos 4 titulos mete-me nojo.
Jamais reconhecerei esta agremiacao como campea de 2016, sei que sou lirico e provavelmente um idiota, mas e assim que eu vivo, nao o meu SCP, mas a corrupcao a frente de todos que e esse asco a que chamam venfique…
E acho muio bem que nem BdC, nem JJ nem mais ninguem da nossa parte tenha dado os parabens a esses porcos, e voces que aqui criticam isso, e melhor olharem bem para o Mundo onde vivem, pois apesar de eu admirar a vossa integridade, os outros gozam com ela… :arrow: