Uma aeronave ligeira aterrou de emergência no areal da praia de São João da Caparica, junto aos restaurantes Bicho d'Água e Leblon, atingido várias banhistas. A Autoridade Marítima Nacional confirma a morte de duas pessoas, uma criança e um homem que não se sabe ainda se seria ou não da família deste menor. Os ocupantes da avioneta, piloto e co-piloto, estão neste momento a ser ouvidos pela Polícia Marítima sobre os motivos de um acidente considerado inédito pelas autoridades.
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal accionou os meios de emergência. No local estão 30 operacionais e 13 veículos, segundo informação disponível no site da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Uma testemunha presente no local disse ao PÚBLICO ter ouvido gritos no momento do acidente: “Só vi as pessoas a gritar e agora está lá um amontoado de gente”, disse, dando ainda conta da presença de elementos da polícia e dos bombeiros e da saída dos banhistas da praia de São João.
Esta é uma daquelas notícias que me deixam sem palavras. Um homem e uma criança inocentes morrem desta forma. Mesmo sendo uma emergência, aterrar numa praia repleta em pleno mês de Agosto parece-me criminoso.
É um assassino. Que vá para a cadeia e fique por lá.
Aterrar numa praia cheia de gente em pleno Agosto não é aceitável. Se fosse familiar de uma das vítimas e tivesse na praia não sei se me teria contido. É inadmissível. Ultrapassa todos os limites.
Sem ouvir a versão do piloto é impossível retirar conclusões, pode ter perdido o controlo da avioneta por exemplo, não acredito que alguém possa ser egoísta e inconsciente a este ponto.
Epá… É claro que nestas situações todos temos a nossa interpretação. Mas ele não se despenhou, ele fez uma aterragem controlada ali. O que se questiona é simplesmente: porque razão escolheu aterrar no areal.
Acabei de ouvir o testemunho do pai da menina… Lembrou-me o senhor que perdeu a família toda em Pedrogão. Robotizado, com o discurso muitíssimo articulado, frio, calmo… em estado de choque, portanto.
Continuo a não perceber como não se poupam as pessoas a isto.
Sobre o acidente, não posso dizer nada sem saber o que realmente aconteceu.
Edit: Entretanto percebi que foi mesmo o senhor a pedir para que o testemunho passasse. A própria jornalista estava muito desconfortável com aquilo. Teve de ser o cunhado a tirar o senhor dali. Que dor de alma, porra…
Exactamente. Podia e devia ter ido para a água. Salvo erro, estes aparelhos podem ficar a boiar ainda um tempo considerável, dava para eles fugirem antes de afundar completamente. Um pouco como os automóveis, de resto.
Ainda não se sabe nada do acidente, mas o piloto já é “assassino”, “criminoso” e por aí acima. f***-**. Vocês pensam sequer? Viva a justiça popular com zero informação.