Avaliação da actuação do Vukcevic durante o jogo com o Belenenses

As votações que ocorrem nos tópicos dos jogos são apenas para o MVP. Ora, todos nós sabemos que há jogadores que não conseguem jogar mal, mas que nunca (ou raramente) são os melhores em cada partida. Aliás, pode-se dar o cúmulo de determinado jogador ser sempre o 2º melhor em campo, enquanto o melhor em campo vai variando todas as semanas. Quando fizermos a contabilização no final do ano de todos os MVPs, só estamos a ver aqueles que foram melhores em determinados jogos e não aqueles que foram melhores durante o campeonato. Então nessa altura, não será feita referência ao tal 2º melhor em todos os jogos, o que é bastante injusto. Aliás, até pode acontecer que em determinado jogo um dos piores da equipa faça o melhor jogo da época e seja considerado o MVP dessa partida. No final do ano, aparecerá ele na lista dos MVPs, mas um jogador que tenha feito uma época certinha sem nunca deslumbrar, não irá aparecer.

Por isso, criei estas votações em que os foristas poderão dar uma nota à exibição de cada jogador no decorrer de determinado jogo. Para não estar a criar estas votações em todas as semanas para todos os jogos, antes de cada jogo eu (ou algum administrador ou moderador) irei colocar as votações todas a zeros, para que nos mesmos tópicos se possam fazer as votações para toda a época. 48 horas antes de cada jogo (ou 24 se os jogos forem muito próximos entre si) irei parar as votações, para retirar os resultados e fazer alguns gráficos para sabermos quem, na opinião dos foristas estará a ser o jogador da época.

Votei na prestação de todos os jogadores, mas apenas comento neste tópico que - para mim - é onde mora o MVP do derby.

Vukcevic, apesar de ter jogado apenas meia-hora, mostrou o que tem feito falta à equipa nas duas últimas jornadas: Vontade de jogar futebol, com prazer, com ambição. Sempre que tem entrado, o Simon ( :sick: não gosto mesmo deste nome! :sick:) mostra qualidade e uma apetência enorme para o último passe. Se lhe juntarmos a condição de exímio marcador de bolas paradas (ainda por provar em terras Lusas) há que ver na sua titularidade uma mais-valia para esta época.

Gostava de salientar duas atitudes do Montenegrino.

Em determinada altura do jogo, o Simon protestou com o árbitro uma interrupção de jogo em que Xistra não acedeu à “lei da vantagem”, atirando a bola ao chão. Aquilo que pode parecer uma atitude de indisciplina, é, no entanto, uma coisa que gostava que se visse mais vezes em Alvalade! Já chega de tanto nos gamarem em Alvalade, frente ao “Carcavelinhos”! O respeito que os árbitros não têm com determinados Clubes fá-los enveredar pela a actuação protagonista e hostil. Este nível de indisciplina, não chegando a ser excessiva, pode funcionar como pressão. Durante os minutos que sucederam aquele protesto o árbitro pensou no seu erro…

Outra atitude interessante do Vukcevic, que referi noutro tópico e que não deverá ter sido tão perceptível através da transmissão televisiva, foi o facto dele ter o braço constantemente no ar pedindo a bola. A vontade de jogar e a ambição pela vitória foram-lhe fisicamente evidentes.

Oh dmalmeida,

Eu até percebo a tua ideia, mas não concordo nada com ela.

Acho que se queres encontrar o jogador “regularidade” então só tens de ir buscar os dados dos outros jogadores que também são votados para MVP… se fizeres as contas, encontrarás assim o jogador pretendido (podes por exemplo usar a percentagem de cada um em cada jogo e no fim fazer uma média… o que tiver melhor média para o mesmo número de jogos efectuados é em teoria o mais “consistente” ou “regular”)

Acho que nem lá perto, Paracelsus!

As votações que tens nos jogos são a opinião de quem está a escolher o MVP. Como já tem acontecido, existem jogos em que a escolha do MVP é praticamente unânime. E nessa unanimidade, imagina que era o Liedson o MVP para quase todos os votantes e que apenas para 1 votante, o MVP tinha sido o Moutinho, enquanto que para aqueles que tinham votado no Liedson também era unânime que o Moutinho tinha sido o 2º melhor. Estarias a colocar quase em pé de igualdade o Moutinho com os restantes elementos, mesmo com o pior jogador do Sporting em campo.

Aliás, com alguma regularidade (não de 5 em 5 mensagens ;)) iria fazer propaganda a estas votações nos tópicos dos jogos para ficarmos com uma ideia mais aproximada da opinião (e votação) de todos os foristas.

Mas lembra-te que essa percentagem teria um peso, mesmo que mínimo, perante um 0% dado aos outros jogadores… e isso reflectir-se-ia na média… além de que podes usar a mediana, por não ser uma distribuicão normal, e cortares os extremos (na “caixa de bigodes”) para eliminares esses resultados marginais… seja como for, tens razão na medida em que não avalia a “regularidade” do jogador, mas também não me parece um bom modelo este tipo de votacão… posso tentar ver se existe formas de votacões em escala, mas não me parece.

Que isto dá um pouco de trabalho, é verdade! Mas, acho que só capaz de “tomar conta” dos tópicos. Em relação a algum módulo que faça isto, não me parece que exista. Eu já tinha proposto isso nas “Sugestões para o fórum”, mas depois fui à procura e não encontrei nada.
Para veres como as votações de MVP não são indicadoras de nada a não ser do próprio MVP, vê no tópico do jogo que o Tonel tem 0 votos para MVP e o Purovic tem 1 voto para MVP. Aqui nestes tópicos das votações, quase todas as pessoas votaram “3” para o Tonel e há uma maioria de “1” e “2” para o Purovic.

Para além disso, depois no final da votação (1 ou 2 dias antes do próximo jogo) meto estes dados numa folha de cálculo para fazer uma média ponderada em relação ao número de votos de cada opção, para cada jogador.

Acho que o número de tópicos ainda “virgens” de avaliação aos jogadores há mais de 12 horas levam a pensar que se iriam multiplicar exponencialmente os tópicos sem haver participação que o justifique.

Estás a falar de falta de participação na criação de um post “com palavras”, ou na falta de participação na votação de cada jogador?

Acho que estas avaliações têm a sua utilidade… claro que os comentários se concentrarão em 3 ou 4 tópicos semanalmente.

Talvez fosse útil a criação de um sub-fórum apenas para estas votações, em que as mais actuais estariam em sticky/inamovível. Manter-se-ia a utilidade das votações, sem que estivessem desorganizadas como actualmente. Talvez pudessem dar privilégios de moderação ao dmalmeida nessa secção.

Estou-me a referir à primeira. Não me agrada assim muito ver um tópico em que as pessoas só votam e não escrevem nada, embora compreenda que não há outra maneira de fazer as votações. Por outro lado, acho que para complementar estas votações faltam coisas que não sei se são possíveis de fazer automaticamente, nomeadamente estatísticas (médias para cada jogador primordialmente).

A sugestão do Gabriel Alves parece-me contudo interessante. Se achares (David) também, importas-te de abrir um tópico sobre o assunto no Atendimento VIP?

Voltando ao montenegrino…
Quando ele assinou não tinha expectativas por aí além, muito menos quando se lesionou no começo e falhou os primeiros jogos de preparação. Contudo, no jogo com o Recreativo Huelva ele mostrou excelentes indicações…levava o jogo para a frente com velocidade.

Ontem, voltou a estar bem. Não há dúvida que ele é de mau trato… mau trato no sentido de sentir que deve ter mais espaço do que tem na verdade, não me admirando por isso que possa vir a fazer birra para sair caso consiga explodir, mas ainda assim, não me importo. Ele pode não sentir o clube, mas sente a vitória…e faz tudo por isso. Foi exactamente isto que me pareceu aquela reacção à decisão do árbitro.

Por isso, se o Paulo Bento conseguir lidar com ele, acho que temos aqui jogador…e com muita estaleca para a Champions. Que continue assim, na linha, e sem lesões.

Dmalmeida, concordo com a tuua ideia, mas nao desta maneira :o

criar um topico para cada jogador por semana é estragar completamente o artigos e analises pois vai ser exclusivamente para estes topicos

E corre se ainda o risco de nao ser bem aceite e ninguem comentar os topicos :-\

Calma que isso já está a ser discutido com os moderadores de forma a encontrar a melhor solução para continuar uma ideia destas.

O vukcevic consegue jogar muito bem a médio/extremo esquerdo, mas é muito mais fixo do que Izmailov (este gosta muito de “andar” a correr por várias posições ofensivas).
De todos os reforços, à excepção do Derlei, parece-me que foi aquele que se integrou mais rapidamente e em campo compreendeu sempre o que lhe era pedido (tanto na académica como com o belenenses) um bom abre-latas com um pés esquerdo fabuloso (pena o direito ser cego) e com um cruzamento de nivel (fez-me lembrar o “francesquinho” a sacar cruzas…
Acho que jogou bem, merece ser titular mas tmb temos que ver que jogou meia hora contra 10 e com os jogadores do belenenses um pouco abananados com a quantidade de avançados que lhes aparecia à frente, mas o que não influencia em nada a boa exibição que fez.

Em determinada altura do jogo, o Simon protestou com o árbitro uma interrupção de jogo em que Xistra não acedeu à "lei da vantagem", atirando a bola ao chão. [b]Aquilo que pode parecer uma atitude de indisciplina, é, no entanto, uma coisa que gostava que se visse mais vezes em Alvalade! Já chega de tanto nos gamarem em Alvalade, frente ao "Carcavelinhos"! [/b] O respeito que os árbitros não têm com determinados Clubes fá-los enveredar pela a actuação protagonista e hostil. Este nível de indisciplina, não chegando a ser excessiva, pode funcionar como pressão. Durante os minutos que sucederam aquele protesto o árbitro pensou no seu erro...

Só posso discordar frontalmente. Ando farto de equipas compostas por jogadores como Rui Jorge, Pedro Barbosa, Beto, Sá Pinto, que eram expulsos por essas estupidezes. Um jogador que leva um amarelo ou um vermelho nestas situações devia ser castigado com multas elevadas, porque prejudicam o clube: estão apenas a dar desculpas aos árbitros para os expulsarem. Quantas vezes perdemos jogos e pontos por cabeças perdidas? Há que manter a frieza. Até admito que os jogadores se excedam em situações como a mão do Ronny e a roubalheira das Antas e de Leiria, mas levar um amarelo por uma falta a meio campo é uma estupidez.

Um jogador é pago para jogar e não para protestar, é evidente que no calor do jogo e de cabeça quente, se tenha este tipo de atitudes, mas concordo com o Alemid

É fácil confundir a indisciplina com o… inconformismo.

Perder jogos devido a expulsões?! É muito mais frequente perdermos jogos devido a arbitragens viciadas. Claro que não sou apologista da indisciplina, mas existem atitudes que podem jogar a nosso favor.

Os assobios dos adeptos podem funcionar como pressão para determinados árbitros e em determinados jogos, mas quando os erros grosseiros se sucedem e caiem insistentemente para o mesmo lado há que “mandar um murro na mesa” como derradeira esperança de que o árbitro supere o seu estado letárgico.

Há coisas que os árbitros fazem em Alvalade e não fazem no Dragão, por exemplo (Apitos Dourados à parte).