Avaliação às Contratações 2011 (Jogador a Jogador)

Crio este tópico para fazer um Balanço Global às Contratações do Sporting 2011/2012.

Avançados

•Van Wolfswinkel

Resumo Sumário:
Está-se a revelar um PL de grande qualidade.

Relação Preço vs Qualidade:
Boa

Avaliação Global:
Positiva

•Diego Rubio

Resumo Sumário:
Jogador jovem que deu excelentes indicações na pré-época.
A qualquer momento, dá a ideia que pode explodir se apostarem nele.

Boa

Avaliação Global:
Positiva

•Valeri Bojinov

Resumo Sumário:
Jogador com algum cartaz em Itália.
Se não tiver problemas de lesões pode ser um jogador muito útil.

Média

Avaliação Global:
Ligeiramente Positiva

Médios

•Carrillo

Resumo Sumário:
Jogador jovem, tecnicista e com capacidade de explosão.
Interessantíssimo.

Excelente

Avaliação Global:
Muito Positiva

•Stijn Schaars

Resumo Sumário:
Jogador de qualidade indiscutível.

Excelente

Avaliação Global:
Muito Positiva

•Rinaudo

Resumo Sumário:
Descoberta da pré-época!

Nem há palavras para classificar o quão boa é.

Avaliação Global:
Ultra Positiva

•Luís Aguiar

Não merece avaliação.
Não jogou pelo SCP mas implicou investimento praticamente nulo.
Contratação indiferente.

•Diego Capel

Resumo Sumário:
Jogador de enorme qualidade que dá profundidade ofensiva a qualquer equipa.

Excelente

Avaliação Global:
Muito Positiva

•Jeffrén Suarez

Resumo Sumário:
Jogador absolutamente fabuloso.
Vão ver…

Excelente

Avaliação Global:
Muito Positiva

•Elias

Resumo Sumário:
Internacional brasileiro com várias internacionalizações nos últimos tempos.
Faz tudo bem…

Média

Avaliação Global:
Positiva

Defesas

•Onyewu

Resumo Sumário:
Fisicamente brutal, dota a equipa de valências que foram desleixadas ao logo da última década.
Tem algumas limitações. A questão é se essas limitações irão além do aceitável.
Tem dado a ideia que não.
Se isto se confirmar, pode ser um caso sério na liga portuguesa.

Muito Boa

Avaliação Global:
Positiva

•Insua

Resumo Sumário:
Com ele, a posição que era a mais fraca da equipa, passou a ser uma das mais fortes.

Muito Boa

Avaliação Global:
Muito Positiva

•Turan

Contratação indiferente pelo baixo investimento e por não se prever que jogue.

•Arias

•Alberto Rodríguez

Resumo Sumário:
Jogador de alguma qualidade mas propenso a lesões.

Média

Avaliação Global:
Ligeiramente Positiva

Guarda Redes

•Marcelo Boeck

Ou seja, em 16 contratações temos:

4 que não acrescentaram nada mas que também não prejudicam pelo baixo investimento feito
2 ligeiramente positivas
4 positivas
5 muito positivas
1 ultra positiva
0 negativas…O que é inédito!

Isto, a confirmar-se, é fabuloso.
É invulgar.
Em 16 contratações, extrair 12 úteis, será algo que ficará para a história.
Até a mim me está a surpreender a forma positiva como os jogadores que inspiravam maior dúvida se estão a afirmar.
Não esperava tanto acerto em contratações tão arriscadas.

Podemos estar perante umas das melhores pré-épocas de sempre.

Isto não quer dizer que não pudessemos ter feito opções ainda melhores.
Mas tenho que reconhecer que estamos perante uma taxa de sucesso que não me lembro de ver nunca no SCP.

Isto tem que ser reconhecido.
Por muitas críticas que esta direcção possa merecer, nisto que é fundamental para o clube, fez um trabalho muito positivo.

Declaro tréguas.

PS:
Mas tenham atenção à eventual necessidade de contratar um central de qualidade.
Se o Ricky confirmar o que tem feito, já não há tanta necessidade de contratar outro PL.

Recupero este post que fiz num tópico em que se pediam previsões à capacidade dos reforços:

Posso assim dizer que todos eles estão a ir de encontro ao que esperava. Nesta altura provavelmente esticava o 6 do Onyewu para o tal 7 que ali indico, e Rinaudo e Wolfswinkel para um 9. Tinha grande confiança no holandês, como facilmente se percebe, mas considerando o facto de ser jovem e o período de adaptação a um novo campeonato, está naturalmente a conseguir atingir um nível excelente muito rapidamente.

Também uma palavra para o Schaars, que tem estado a subir de rendimento de jogo para jogo. O Carrillo tem tido mais espaço do que estaria à espera, também pelas ausências do Jeffrén e do Izmailov, ao passo que o Rubio apesar de achar que não ia jogar muito, tem jogado menos do que esperaria.

Nessa avaliação faltavam-me os reforços que que chegaram mais tarde, Insúa e Elías, e imagino que lhes daria uma nota entre o 7/8 para o argentino e o 8/9 para o brasileiro. Neste momento seguramente o Insúa com o 8 e o Elías com um 9.

Boa esta análise! @Strikerr. E atempada. :great:

Duma maneira geral e no momento actual, concordo com o teu levantamento que até agora corresponde também a meu ver ao real desempenho mostrado pelos nossos reforços.

Oxalá assim continuem e consolidem essas boas/muito boas indicações.

Para que possamos todos festejar com eles a obtenção de títulos. :clap: :clap: :clap:

É muito bom, inédito e milagroso mesmo, podermos enaltecer a quase totalidade destas aquisições.
Não caio em mim de contentamento.
Parece ser desta, Carlos Freitas que terá feito bom trabalho. :clap:

É demasiado cedo para essa avaliação. Só no final de época, e apenas de forma parcelar, uma vez que devemos sempre ter em conta a variável “2ª época”.

Mantenho o que sempre defendi, o sportinguista tipo gosta de abrir a caixa de Pandora, depois a maior parte das vezes quer e já não a consegue fechar.

"•Elias

Resumo Sumário:
Internacional brasileiro com várias internacionalizações nos últimos tempos.
Faz tudo bem…

Média

Avaliação Global:
Positiva"

Não percebi esta…

Até agora estou a gostar de ver, mas a fazer alguma avaliação deve ser no final da época, de acordo com os resultados obtidos pela equipa.

Acho que não se deve menosprezar os valores pagos por Aguiar, Boeck, Arias e Turan, pois no caso do Sporting ter gasto um milhão em cada um, estão aqui investidos 4 milhões, que para um clube com graves problemas financeiros, não devem ser desprezados.

No outro tópico, dei as notas 8 a Rinaudo, Schaars, Wolf e Rubio. As notas mais baixas foram 4 a Arias, mas depois desse post vi algumas imagens do mundial de sub 20 e fiquei mais convencido e 5 a Oguchi, Bojinov, Turan e Aguiar. Na altura não tínhamos contratado Jeffren, Elias e Insua.

Registo, para já que o 5 que prognostiquei a Gooch, que conforme o tópico, revelava indecisão, seria agora um valor positivo. Quantos aos 3 que vieram depois, serão todos excelentes valores nesta equipa… entre 8 e 9… 9 que daria agora a Rinaudo e Wolf.

Manteria o 8 em Rubio. Acredito muito no puto.

Concordo, globalmente, com a análise do @Strikerr.

É um belissimo jogador mas foi contratatado por um valor elevado (ainda mais para a idade).
Assim, a relação preço vs qualidade é apenas média.
Não é boa pelo preço.
Mas também não é má porque um jogador tão bom nunca é uma má contratação.
Pagou-se o que ele vale.

Na mesma lógica, tenho que considerar a contratação positiva porque pagámos um valor alto por um jogador que nos vai dar rendimento condizente com o investimento.

Ok. Assim à primeira, a palavra “positiva” parecia não valorizar muito o jogador…

Considero negativa a contratação do Bojinov, especialmente sabendo o que demos em troca. Luís Aguiar é outra contratação negativa.

Discordaria da tua análise só num ponto, Strikerr:

Penso que apenas 2 se poderão dizer que não são úteis, e para esta época: Luís Aguiar porque deixou de fazer parte do plantel, e Turan porque foi emprestado. Quanto a Arias e Boeck, o futuro dirá ainda.

De resto, sendo que 9 das novas contratações são titulares, e os que ficam no banco são opções de boa qualidade, Rubio, Bojinov, Carrillo (sendo Jeffren titular), para já grande acerto nas escolhas.

Palavra ainda para a repescagem de Pereirinha, não é novo no plantel, mas de certa forma também uma “quase contratação”. Não é um jogador que gere consensos, mas acho que tem características que podem ser excelentes para alguns jogos.

Depois disto, :great: :great: STRIKERR

Estas análises são um bocado injustas :shifty: estamos na 7ªjornada e fizemos cerca de uma dezena de jogos… ainda é cedo para avaliar as contratações. Se à 5 jogos atrás fizessemos esta análise seria bem mais negativa e se era injusto analisar a equipa num momento mau tambem não será justo analisar num momento bastante bom como este porque há tendencia para exagerar.

Na paragem de inverno já dará um bom tempo para ver quem realmente é uma boa contratação. Mas na minha opinião a maior parte das contratações está-se a revelar bastante positiva e espero que assim continue… pelo menos ouve belos negocios de grande qualidade a preços muito baixos e as contratações mais caras estão a revelar que o investimento é no minimo igual ao seu valor real em campo…

Para mim existem mesmo pontos negativos como Luis Aguiar e Turan. Um foi dispensado ao fim de 2 meses e outro não se tem afirmado sequer no Beira Mar. Deixo um ponto de interrogação em Arias por ainda não o ter visto jogar por nós, mas na minha perspectiva foi uma contratação desnecessária. A sua contratação envolveu verbas baixas mas para além de ocuparem um lugar no plantel (com excepção de Turan) ainda existem os seus vencimentos.

Os restantes:

Marcelo (5), parece-me um bom GR para 2ª opção uma vez que Patricio é dono e senhor do lugar. Vai jogar mais do que Hildebrand e deve gahar 10% daquilo que o alemão ganhava;

Onyewu (7), parece recuperado das lesões mas ainda com pouco ritmo, se continuar assim vai ser o melhor central do campeonato;

Rodriguez (6), se conseguir jogar mais de 30 jogos esta época será uma mais valia, caso contrário será um erro de casting;

Insúa (8), já fez mais em 3/4 jpgos do que Evaldo numa época inteira. Excelente contratação.

Rinaudo (9), o que dizer deste jogador, lutador incansável, um verdadeiro Leão. Ainda por cima barato.

Schaars (7), tem vindo a subir de jogo para jogo e tem sido importante na manobra da equipa, além disso marca golos. Menos exuberante que Elias e Rinaudo. Um internacional Holandês ao preço da uva mijona;

Elias (8), foi caro é verdade, mas acresta muito valor e experiencia ao nosso meio campo. Este jogador vai marcar perto de uma dezena de golos esta época o que é fantástico para um meio campista.

Capel (8), junto á linha é o melhor a jogar em Portugal, só precisa de ir alternando com uma ou outra diagonal. Muitas assitências, muitas faltas sofridas e ontem um golo. É o nosso abre latas;

Carrillo (7), boa surpresa, tem muito talento só precisa de ser trabalho de forma a colocar esse talento ao serviço da equipa;

Jeffren (7), o que fez foi bem feito, pena as lesões, se as conseguir debelar pode ser um caso sério. Nesta altura ainda é uma incognita;

Bojinov (6), a outra incognita, parece pesado e lento. Quando jogou teve oportunidades mas não as conseguiu materializar. A rever.

Rubio (7), grande pré época mas ainda sem verdadeiras oportunidades. Pelo que já mostrou é um talento puro. Espero uma oportunidades nos próximos jogos (Taça e Liga Europa);

Wolfswinkel (9), guardei o melhor para o fim, 6 golos em 5 jogos fantástico. Excelente técnica de PL, lutador e ainda muito jovem. A sua alegria é contagiante.

:mrgreen:

Os óculos escuros são “8”?

Acho que não me lembrava de uma equipa tão boa desde a última vez que fomos campeões. Temos um grande meio campo, o melhor de Portugal, extremos brutais (ao nível dos rivais), finalmente um grande ponta de lança, se continuar assim o melhor a actuar cá, excelente laterais, pena é o eixo defensivo que é lento. Gooch é um portento físico mas se tivesse ao seu lado um central rápido era excelente. No mercado de inverno é para comprar um central com essas características.

:arrow:
Análise perfeita!

Não sei até que ponto algumas dessas avaliações actualmente não estejam sub-valorizadas dado o contexto actual… :whistle:

Excelente análise! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

SL

Continuo estupefacto com o grau de acerto das contratações desta pré-época.
Isto não foi nada normal…

Somos um clube que costuma ter um grau de acerto baixíssimo e este ano tivemos um grau de acerto que poucos clubes devem ter tido no mundo inteiro.

Acho que os Sportinguistas ainda não se deram bem conta do fenómeno invulgar pela positiva que acabaram de presenciar… :idea:

Excelente análise!

Eu também tinha muito medo do Freitas pelo passado e hoje em dia dou a mão à palmatória e bato-lhe palmas pelo trabalho realizado este ano: :clap: :clap: :clap: