Austeridade provoca aumento do preço dos bilhetes

[url]Fora de Campo - Jornal Record

A decisão do Governo em aumentar o IVA para 23% dos bilhetes para os jogos e espetáculos deverá afetar os clubes de futebol, embora essa medida possa não ser visível aos adeptos na altura da aquisição dos ingressos.

“Esta medida mexe com a economia dos clubes, porque estamos a perder espectadores devido àconjuntura económica e social. Os preços dos bilhetes vão ter de subir e isso afeta a débil situação dos clubes, que ficam penalizados. Vamos ponderar e analisar esta situação. Temos de acatar com serenidade internamente e ver o que podemos fazer através da Liga”, disse Manuel Arnaut, vice-presidente da Académica para a área financeira.

Também Carlos Barbosa, presidente do P. Ferreira, manifestou-se preocupado, embora sem estar completamente informado sobre a situação. “Já temos pouco público e aumentar os bilhetes só vai fazer com que haja ainda menos. Aumentar os bilhetes dá receitas acrescidas ao Estado, mas leva menos gente ao estádio”, afirmou o dirigente, acrescentando desconhecer “até que ponto o clube terá de pagar IVA sobre os convites que distribui para levar mais gente ao estádio”.

Apesar desta decisão do Governo, a medida muito provavelmente não será visível para o consumidor final, pelo menos nas três competições organizadas pela Liga, cujo regulamento prevê um teto mínimo e um teto máximo no valor dos ingressos.

De acordo com o artigo 84.º do Regulamento de Competições, os preços mínimos estão fixados nos cinco euros para a Liga principal e nos dois euros para a Liga de Honra, enquanto os máximos foram divididos em três níveis, consoante a classificação do estádio, mas esta medida só entrará em vigor na próxima temporada.

Deste modo, o preço máximo que um clube pode praticar na Liga principal é de 65 euros, um valor que cai para os 20 euros na Liga de Honra.

Isto está cada vez a complicar-se mais, as pessoas tentam reduzir em tudo o que podem e a verdade é que em vez de se encher o balão, ainda se lhe vai tirar mais ar. Eu não devo dinheiro a ninguém, e revolto-me com isto!

Esta época fui duas vezes a Alvalade. Como sou sócio (sub-17), paguei 5 euros por cada bilhete. Os meus colegas não sócios 10 euros e o adulto 30 euros. Agora, para onde irá o preço? Se repararem, se for ver o Sporting x Gil Vicente já pago 8 euros (esta subida deve-se ao momento da equipa, porque não encontro outra justificação visto o IVA subir para 23 % apenas em 2012) e daqui a quatro meses, pago 15?
[size=10pt][size=10pt][size=10pt][size=10pt][size=10pt][b]
Scut´s + aumento do preço dos bilhetes + aumento do preço da gasolina + … = ???

[/b][/size][/size][/size][/size][/size]

:cartao:

Não me apetece dizer muito sobre isto. Não estou surpreendido. Passos Coelho What else…

Acho muitíssimo bem este aumento de IVA para os bilhetes de futebol.

Desde quando é que um bilhete de futebol é um bem de primeira necessidade?!

Nem mais!!

Concordo. O que não concordo é que os bilhetes sejam tão caros como são, mesmo para jogar com o cascalheira… E assim a tendência é ficarem mais caros ainda.

O único resultado que essa medida vai apresentar é menos pessoas a irem aos jogos, é só mais austeridade para Troika ver que não tem quaisquer resultados práticos.

Baixem os preços dos bilhetes em si que o preço não deve aumentar! Os clubes que deixem de chular o pessoal…

Isso…
Mesmo que o IVA aumente isso não significa necessariamente que o preço final dos bilhetes tenha de aumentar…
Os clubes que abram a pestana e não aproveitem isso para afastar ainda mais as pessoas dos estádios…

Já se nota nos preços , para o Vaslui e Gil vicente , basta ver e chorar :cartao:

Nota? Salvo erro são os mesmos preços dos jogos que já fui ver este ano (mais barato do que no jogo da Lázio, até)

Bim passa de 10 a 13 euros :inde:

Tudo o que é profissionalizado, acho que sim. Saraus, amadores, e outros eventos/ ou práticas desportivas sou contra!

E as quotas? :shifty:

(confesso que não faço ideia, qual o enquadramento fiscal que recebem)

Exacto, ja a Coca Cola tambem peca por tardio o aumento.

O problema nem é o iva é os clubes serem chulos!
Espero que não se aproveitam para subir feito brutos!

A Mim acho que os clubes erram!! Porquê? Porque ao ter uma assistência de 1000 adeptos com bilhetes de 20/25 euros dá uma receita de 20000/25000 euros. E ao ter uma assistência de 5000 pessoas com bilhetes a 5/10 euros dá para uma receita de 25000/50000 euros… É só somar 1+1… As assistências aumentam e as receitas não ficam nada atrás do dos bilhetes caros e até haver receitas maiores. E depois há os horários. Um Setúbal-Académica por exemplo às 21h horas com bilhetes a 30 euros realmente quem é que vem aos estádios com essas condicionantes?? :wall:

eu não faço um grande drama disto, o clube é que decide, se estivermos a jogar bem os preços são altos se jogarmos mal são baixos…não me parece que vá fazer uma diferença por aí além

:arrow: :arrow: este é que é o problema do comércio em geral em Portugal. só olham para o lucro do produto individualmente