Auditoria Externa [Votação]

Quando José Roquette “entrou” no Sporting em Junho de 1995 e assim deu início à “Era Roquette” que ainda hoje desgraçadamente perdura,herdou um passivo de cerca de 30 Milhões de Euros.

Passados 14 anos de Roquetismo,é hoje mais ou menos consensual que esse passivo ultrapassa os 400 Milhões de Euros.
Quando digo que esse passivo é mais ou menos consensual,é porque tanto podem ser de 400 Milhões,como de 500 ou 600,ou até mais.
Isto porque,os actuais dirigentes da “Era Roquette”,não prestam contas aos sócios,nem explicam aos Sportinguistas como foi possível chegar ao estado de caos e de catástrofe,em que eles próprios colocaram o Sporting.

Durante todo este tempo,foi delapidado todo o património não desportivo,foram vendidos de forma duvidosa e ruinosa terrenos,abriram e fecharam empresas,foram feitos negócios escuros e escabrosos.

Durante todo este tempo,foram inventados “Projects Finance”,Reestruturações Financeiras,conluios e cozinhados com a Banca e outras habilidades manhosas sempre em prejuízo do Sporting Clube de Portugal.

Durante todo este tempo,foram feitas ameaças e chantagens aos sócios no sentido de aprovarem as resoluções financeiras que estes dirigentes orquestraram e de permitirem o desmantelamento do Sporting Clube em favor da SAD.

Durante todo este tempo,fizeram promessas que nunca cumpriram,mentiram despudoradamente aos Sportinguistas,desinvestiram miserávelmente na equipa de futebol,com o pretexto falso e fingido de baixar o passivo que eles próprios criaram.

Os números desse passivo sempre foram ditos pelos presidentes da “Era Roquette” de forma leviana e sem qualquer rigor,chegando mesmo a serem ditos uns num dia e passados alguns dias,outros completamente diferentes.

Quando Soares Franco(4º presidente da “Era Roquette”) tomou posse,disse que o deficit de tesouraria era de 16,7 Milhões de Euros.
Imediatamente veio a terreiro o seu antecessor Dias da Cunha(3º presidente da “Era Roquette”) dizer que todos os números apresentados eram mentira e no que respeitava à dívida de tesouraria,ainda há um mês atrás quande ele lá estava esse número não ultrapassava os 2 Milhões.

Mais tarde,num programa televiso e a propósito de contas,Soares Franco acusou Dias da Cunha de ter ficado com as contas da SAD quatro anos na gaveta,sem as apresentar a ninguém. Não foi desmentido.
Diga-se que Dias da Cunha era o presidente e Soares Franco era o vice-presidente…

O período que medeia 2 de Junho de 1995 a 1 de Agosto de 2000,está rodeado do maior secretismo e parece,ninguém(da oligarquia) querer falar.
Foi o período em que José Roquette governava o Clube estando presente e que teve durante 10 meses como presidente,o “seu” empregado e mandarete Santana Lopes.

Soares Franco,quando confrontado a prestar contas e a fazer uma AUDITORIA,chegou mesmo a dizer que não contassem com ele para desenterrar cadáveres.

Bettencourt(5º presidente da “Era Roquette”) como não poderia deixar de ser,segue a mesma linha,os mesmos princípios,a mesma estratégia e o mesmo comprometimento. É contra a realização da Auditoria externa. Está implicado.

A impunidade e a pouca vergonha tem sido total.

A verdade é que,se se tratasse de gente de bem,de gente séria,de gente honesta,a primeira coisa que deveriam fazer,até para salvaguarda da sua credibilidade e da sua honorabilidade,seria uma AUDITORIA.

Mas não uma auditoria pífia e viciada como aquela que tímida e medrosamente encomendaram e disseram ter e que depois se veio a saber que o dono da empresa que fez a auditoria,era nada mais nada menos que o Director Financeiro e Presidente do Conselho Fiscal da Direcção do Clube,Ernesto Ferreira da Silva,que estava indigitado para cooptar a Dias da Cunha.

Mas sim,uma AUDITORIA séria. Uma AUDITORIA externa e independente às contas de todas as empresas do Sporting desde 1995.

Ainda há muito pouco tempo,um ex-presidente(João Rocha) disse que o Sporting só voltaria ser o Sporting,no dia em que se fizesse a AUDITORIA externa.

Foi apenas mais um a dizê-lo. Porque já todos os Sportinguistas o dizem. Já todos os Sportinguistas o reclamam. Já todos os Sportinguistas o exigem.

Com um Sporting completamente despedaçado,com um passivo monstruoso que insistem em não querer explicar,com prejuízo constante,com o Clube a caminhar para a sua extinção,o que os Sportinguistas querem e exigem É SABER A VERDADE.

É saber como foi possível,como aconteceu e responsabilizar e castigar os CULPADOS.

PORQUE NÃO FAZEM A AUDITORIA?

Quem não deve não teme e, a maneira como os actuais dirigentes da "Era Roquette"fogem apavorados e em pânico duma AUDITORIA externa e independente às contas de todas as empresas do Grupo Sporting desde 1995,para além de lhes retirar toda a credibilidade,toda a transparência e rigor nas contas e na verdade das mesmas,indicia de forma clara e inequívoca o encobrimento e a prática de gestão danosa,peculato,fraude e roubo.

Não a querem fazer porque são CULPADOS. Não a querem fazer porque podem ir parar à prisão.

A não realização da AUDITORIA,retira-lhes toda a legitimidade de continuarem à frente dos destinos do Sporting Clube de Portugal.

Sejamos nós Sportinguistas,sejamos nós sócios e adeptos a obrigá-los.

SPORTING,ACORDA!

Votei sim, rua com esses “Roquetteiros”.

:clap:

Sim

Sim.

Sejamos realistas, todos nós queremos transparência no futebol, neste caso no Sporting. Mas este tópico vai ao encontro do que se tem falado por aqui. Acho um tópico desnecessário só para perguntar se queremos ou não uma auditoria.

Já não há pachorra…

A auditoria é essencial, sabemo-lo desde há bastante tempo. Sabemos que muita merda virá ao de cima e que muitas guerras internas serão geradas, mas neste momento NÃO! Neste momento o Sporting precisa é de estabilidade e APOIO e não de auditorias!

Perdoem-me, mas o vosso Sportinguismo está um bocado míope. Há alguma coisa mais importante neste momento, do que tirar o Futebol do Sporting da mediocridade em que está? Eu acho que não.

Deixem de se focar nos extractos bancários do Clube e nas críticas mesquinhas até que chegue o final da época. Nessa altura, durante o Mundial, pediremos a cabeça a quem de direito e usufruiremos de um período em que estes assuntos merecerão uma menor mediatização para resolver os assuntos internos.

Eu como é obvio votei sim, mas penso que o Gabriel Alves toca num ponto essencial, já que esperamos tanto, aguentemo-nos até ao fim da época e depois ai sim poderemos encetar uma total Revolução e obrigar literalmente eles afazer a dita auditoria externa 1º que tudo e depois levar o caso até às últimas e prender e achincalhar quem de direito, por agora temos de nos manter unidos e focados numa só vertente, na desportiva, dar a estabilidade necessária principalmente à equipa de futebol mas também a outras modalidades e depois sim reivindicar a dita cuja!

Sim! Sem a menor duvida!!!

Obviamente SIM.

Tópico sem sentido, já se sabe qual o resultado da votação e não tem conteúdo nenhum para se discutir. :cartao:

Ta visto que quando a auditoria for feita, já não haverá Sporting/já terá passado tempo suficiente para toda a gente estar ilibada

Há duas “coisas” que em Alvalade não podem ser proferidas: “auditoria” e “Rui Santos”. Todos sabemos porquê. :arrow:

tambem votei sim.

Guardar a auditoria para o final da época para que o futebol possa saír da mediocridade é uma falsa questão , afinal mais mediocridade do que se tem visto é impossível e não é de certeza com estes dirigentes que enfiaram o clube nas ruas da amargura que vão tirar o Sporting da mediocridade , alguem acreditaria num 25 de Abril feito por Marcelo Caetano , claro que não.

Está claro que se algum dia for feita uma auditoria externa , seria o início da limpeza e do ajuste de contas que iniciará uma nova era no dirigismo no Sporting , será o prego final no caixão do roquetismo.

É normal por isso que todos os envolvidos nas direcções roquetistas não queiram a auditoria externa , porque alem da mama acabar , provavelmente muitos deles iríam parar à prisão.

Não acredito que algum dia a auditoria se venha a realizar , mais depressa o clube declarasse falência do que estes roqueteiros encomendarem uma auditoria externa , até porque a meu ver essa auditoria iría destapar muita coisa em várias áreas da sociedade portuguesa , por isso impedir a realização de uma auditoria externa deve ser mais ou menos uma questão de Segurança Nacional.

Claro que sim! Transparência, rigor e seriedade na informação prestada aos sócios. Como foi dito e bem pelo chirola, “quem não deve, não teme”.
Falas em tirar o futebol do Sporting da mediocridade em que está. Eu acho que se deve é tirar todo o clube da mediocridade/marasmo em que este se encontra. E isso, a meu ver, só será conseguido quando não houver um único roquetteiro na direcção do Sporting Clube de Portugal…

SPORTING, ACORDA!

o carrosel…

Há uns tempos um grupo denominado movimento leão da verdade, pediu aos Sócios o seu apoio e assinaturas para uma AG onde seria pedida um auditoria, a minha assinatura está lá!!
Se não gastarm as assinaturas nas eleições ainda podem avançar!? Ou há prazo de validade!?

a AG foi marcada…mas depois nada aconteceu… mas ao certo nunca soube o que se passou…

Todo esse processo poderá aqui ser recordado:
http://www.forumscp.com/index.php?topic=9654.0

O carrosel…

tanto o outro como este tópico têm direito a letra maiuscula…um luxo para este forum…

SIM e já…

Houve um nome que não foi referido no post inicial, um nome que pertenceu ao Conselho Fiscal do Sporting e que ao mesmo tempo era sócio da auditora que certificava as contas do Sporting, a BDO (sim essa do BPN…)…

Nome esse que agora é arguido num processo aquando da sua passagem pela CM de Lisboa…

E não querem auditoria??

Isso são balelas!
É por desculpas como essas que o clube está em constante adiamento face à busca da solução.