Mega desenterranço.
Se andarem para cima sabem o amp e tuner que tenho, assim como gira-discos. Continuam lá em casa, com a diferença de que mudei a célula deste último para uma Ortofon OMP10.
Entretanto, comprei em segunda mão e já vendi umas monitoras B&W DM 302, e de há dois anos a esta parte nunca mais tive o sistema a funcionar. Mudei de casa e a maria enbirrou com o tamanho das colunas e lá tive de as vender e arranjar algo mais pequeno.
Acabámos por entrar em acordo e prometi-lhe que arranjaria algo mais pequeno para poder ter o sistema integrado na sala, e após uma visita à Maquimsom já com as Q-Acoustic 3010 em mente, o senhor da loja desaconselhou-mas por falta de graves, que mais valia levar as 3020 que têm uma frequência de resposta que permite uma resposta de graves mais aceitável (ainda que longe do ideal) - 68Hz-22kHz contra 64Hz-22kHz - para além de melhor sensibilidade 86dB contra 88dB. Acontece no entanto que as 3020 já tinham um tamanho aproximado às B&W que tinha anteriormente.
Aquando da minha pesquisa, tinha também considerado as B&W M-1, sabendo de antemão que eram colunas mais apropriadas para um sistema Home Teather, mas que segundo as reviews se afirmava que funcionariam bastante bem também num sistema stereo 2.0. Problema: o preço. 200 e tal paus por coluna! Quando referi na Maquimsom, disseram-me logo que, atendendo às circunstâncias seria a escolha mais acertada, ainda para mais com um desconto de mais de 40€ por coluna. 64Hz-23kHz - igual às 3020 com 85dB pior que as outras duas, num corpo bem mais pequeno. É ventilada atrás o que segundo o senhor da loja permite manipular os graves em função da distância à parede. A maria, embora não tenha ficado convencida, lá teve de se contentar com estas (lá lhe consegui fazer ver que as leis da física não se podem violar e que não há milagres com colunas mais pequenas)… :mrgreen: :mrgreen: e eu lá vim com um par todo contente, com a carteira mais vazia. Se fiz bem o mal, não sei muito bem confiei na opinião do vendedor que me pareceu bastante mais entendido do que eu, e além disso com B&W não há, penso eu, como falhar.

Entretanto lá liguei o sistema todo, meti umas calhas na parede e tudo, por causa “da porcaria dos fios” ( ^-^ :inde: :wall: mulheres…). 2 anos sem funcionar e finalmente de novo ao activo! :victory:
No entanto, estou com uns pequenos problemas (que não afetam o funcionamento) que já existiam antes, mas que me estão a chatear.
Ainda tendo de testar melhor a origem, para já tenho dois problemas (um mais ou menos identificado, e outro nem por isso):
Problema 1 - quando rodo o botão do volume, faz sempre algum ruido tipo estática, que após alguma pesquisa penso que deva dever-se a alguma corrosão e/ou sujidade nos potenciómetros. Não sendo um problema impeditivo de ouvir música, penso que o melhor será mandar limpar;
Problema 2 - aqui tenho maior dificuldade em perceber a origem, embora o problema me pareça surgir no tuner, dado que quando ligo ao recetor Bluetooth (AUX) não tenho estes problemas (o gira discos ainda não tive a oportunidade de experimentar), que é o facto de por vezes ficar sem som numa das colunas (esquerda ou direita - não é sempre a mesma), e isto só resolver quando mexo nos botões (por vezes ligo e desligo os botões tape 1 e 2 (tem duas entradas RCA para leitores de cassete)) e estabiliza ficando a funcionar. Se desligar e voltar a ligar o tuner volto a ter este problema. Mexo no balance, bass, trebble, loudness, volume, etc e aleatoriamente o problema resolve-se sem que eu perceba muito bem como nem porquê.
Uma nota: o cabo RCA que liga o Amp ao tuner vinha com o conjunto e é bem antigo - a primeira coisa que irei fazer é comprar outro cabo e testar. Outros palpites que tentarei testar (caso não seja do cabo RCA): corrosão nas entradas RCA? Algum problema com a entrada das colunas - tem um grupo A e B - embora não me pareça? Solda corroída/em mau estado no circuito do amp ou do tuner? Etc…
Alguém tem uma opinião?
Se o problema for do amp ou do tuner, em especial do amp, talvez tenha de o levar a alguém que perceba de sistemas Hi-Fi, sobretudo os antigos da década de 70/80, sugerem alguém?