Audiófilicos / Audio-Fanáticos

Pessoal estou com uma duvida, não existencial, será que me podem ajudar.

Quero comprar/montar um sistema de som para ligar uma série de componentes (Xbox 360, PC, futuramente uma PS3), num escritório lá de casa +/- 16/18 m2, mas também que dê para uma sala maior num futuro próximo.

Depois de alguma pesquisa, desde receptores A/V, kits 5.1 (sem DVD).

Selecionei:

Yamaha AV 4001 - http://www.pixmania.com/pt/pt/542127/art/yamaha/conjunto-home-cinema-av-4.html
:mais:
entradas HDMI (2)
Entradas Opticas (2) Coaxial
Componentes
Saidas HDMI (1), componentes, etc…
descodificação de “n” formatos de som e vários campos surround
:menos:
Colunas fracas, Sub ridiculo

Pioneer HTP-GS1 - http://www.pioneer.co.uk/uk/products/archive/HTP-GS1/index.html
Desenhada para a Xbox360, mas com 3 entradas digitais (Opticas (2) Coaxial), dá para ligar mais componentes.
Funciona bem em espaços reduzidos
Dificil de arranjar em Portugal (mediamarket-400€,360€ on-line)
sub fraco

Ou o aclamado do Zé Povinho as Logitech Z-5500 -Logitech | Official Online Store
POTÊNCIA, sub., preço
Falta de ligações digitais, só tem uma.

Ao ver os preços, o Yamaha só encontrei na Pixmania já com os portes 400 e poucos € (só na Europa vendem com as entradas HDMI), as Logitech andam pelos 300 € e o Pionner é uma roubalheira.

Duvida:
Se eu comprar, por exemplo as Pioneer(vale a pena uma vez com portes ficam em 150 Us.Dollars) ou as Logitech, no ebay, amazon, entre outras não vou ter problemas com:
A) as diferenças de corrente (ligação e potência)
B) Com a Alfândega de Lisboa.

Se tiverem melhores soluções digam, eu gostava muito dumas KEF com um AV da Onkyo, mas não vou gastar mais de 400€.

Ninguém?

o máximo que te posso aconselhar é www.techzonept.com e em homecinema…há por lá pessoal que percebe daquilo, outros nem tanto…como não sou nenhum entendido, o melhor que consigo fazer é encaminhar-te para quem percebe alguma coisa… :shifty:

do techzone também sou user, só estava a ver se havia aqui pessoal com material parecido para contar experiências e principalmente se compensava mandar ver dos EUA, mas já vi que a Alfândega de Lisboa retia o material.

Ai que saudades, ai,ai!..

Já lá vão os meus velhos tempos de audiófilo, quando as grandes e raríssimas marcas inglesas e americanas só apareciam cá em Portugal pela «porta do cavalo» e sinónimo de HI-FI eram os prés e powers da QUAD e os pratos de gira-discos da THORENS, ambos representados pela VALENTIM DE CARVALHO. Nessa altura, devorava revistas inglesas da especialidade como a «WHAT HI-FI» ou a «HI-FI CHOICE».

Agora já estou bastante desligado dessas lides, até porque o que tu pretendes é um sistema de som que gire em torno de um HOME CINEMA com entradas auxiliares para a X-BOX e mais não sei quantos, logo, não te vou poder ajudar muito. Contudo, podes tirar umas ideias nestes sites:

http://www.homecinemachoice.com/reviews/index.php?category=HomeCinemaSystems

http://stuff.tv/Reviews/TV-hi-fi-Reviews/Home-cinema-Reviews/

:shifty:

ah, ah!

eu ainda tenho disso. antes do meu pai morrer, mandou reparar o sistema de som na Valentim em Alfragide…

pode ser antigo como o raio, mas manda um som que faxabor!

depois checo a marca…a esta hora não estou para me levantar xD.

o máximo que posso fazer por ti, porque eu não percebo muito do assunto, é perguntar ao pessoal que conheço que anda na estrada quais os melhores dentro de preços acessíveis.

Obrigado SCP Always, já dá para tirar umas ideias, o que me faz mais confusão é a disparidades de preços de Portugal para o resto, os impostos explica alguma coisa mas não tudo.

Vou desenterrar isto, pois recentemente resolvi “construir” um sistema de som vintage para a minha sala. Sou um aficionado por música e som, mas nunca tinha entrado neste mundo do “som puro” analógico. Ainda que tenha tido uma ideia muito “digital” - ligar um receptor stereo de bluetooth às entradas de linha dos amplificadores/aparelhagens para meter som sem fios a partir do PC/smartphone em qualquer parte da casa - acabei por descobrir as maravilhas destas “peças de arte”. E como tal acabei por cometer uma loucura, e comprei no ebay esta maravilha:

Amplificador Pioneer SA-508 + Tuner Pioneer TX-608L

Já estou em pulgas para o receber e experimentar.
Entretanto, as próximas aquisições serão umas boas colunas, de preferência de chão e um gira-discos. Se alguém tiver sugestões!

Fala com o one_0_six

Há mil e uma aplicações, ligações, marcas possíveis e imaginárias. Primeiro, se forem o que se chama audiófilos, terão muita dificuldade em escolher um sistema que responda a todas as vossas necessidades. Há sempre uma determinada frequência/gama de sons que vai deixar-nos desiludidos.

Primeiro, sou da opinião que os novos sistemas 5.1 são óptimos numa relação qualidade/preço/potência, porque o sinal digital acaba por permitir uma melhor qualidade e potência a nível de graves, maior do que efectivamente os altifalantes produzem. Mas ainda assim, limitam-se muito às gamas agudo e grave, esquecendo que a qualidade está, sobretudo, nos médios.

A escolha de módulos, depende um pouco do gosto pessoal de cada um, mas o pré-amplificador e amplificador serão o mais importante, logo seguido dos altifalantes.
Já foi referida a NAD, mas a Denon ou Marantz são marcas de grande qualidade. A JBL consegue preços satisfatórios com boa qualidade. Pioneer ou BOSE vivem do nome, não querendo dizer que não têm qualidade, mas esticam-se nos valores.

Exemplo rápido: Adoro graves bem colocados, com som prolongado mas seco, não deixando a onda sonora cair ou fazendo distorção do pitch original da música, os médios devem ser bem colocados e com boa definição, nos agudos sou extremamente difícil de agradar e algo que não sejam uns agudos de pinha, com cúpula em seda, é demasiado agressivo para mim. Há quem fique satisfeito com uns piezo.

Conhecendo as melhores marcas, dentro dos valores que se pretendam gastar, juntando uns bons altifalantes e tendo muita atenção à qualidade dos cabos que se usam, desde os cabos de sinal, para não traduzirem o ruído, aos cabos dos altifalantes, com alguma atenção e cuidado, pode-se fazer um excelente som em casa.

Atenção também à orientação dos altifalantes, para não ficarem demasiado perto ou distantes ou direccionados para locais onde façam reflexão de som.

Boa cena, Filipe.

Aproveito para perguntar de que forma retiro aquele “huuummm” com que fico quando tenho o amp no phono. Pelo que sei, é necessário ligar o fio de terra do gira discos ao parafuso de terra do amplificador, mas continua com esse som de fundo. Será de não ter a terra do amplificador ligada?

Já agora, comprei um gira discos Technics SL-BD22 (FGservo) numa casa de usados, igual a este:

Esse ruído residual irá existir quase sempre, sobretudo com esse tipo de gira-discos. Verifica no entanto se não tens o gira-discos pousado em cima de algo que esteja a permitir a vibração e que faça uma espécie de “feedback” com a agulha. Ao fim e ao cabo a agulha acaba por ser um “microfone” que capta o som que o disco transmite. Experimenta levantar o gira-discos enquanto está parado. Se o som parar, tenta arranjar umas bases anti-ressonantes.

Que conteúdo mais vos impressionou pela sua qualidade sonora?

A primeira vez que escutei DSOTM versão QUAD SQ QUADRAPHONIC foi arrepiante - uma experiência arrebatadora.

O Brothers in Arms (20th Anniversary Edition) em SACD também está no meu top.

Que outros álbuns destacam?

Já vi que temos aqui um audiofílico. ;D

Cá por casa tenho um sistema de hi-fi básico já com alguns anos, mas que é suficiente para as minhas necessidades: Harman Kardon HS 200 (http://uk.harmankardon.com/tl_files/catalog//harman-kardon/Home/Specsheets/Integrated%20Home%20Theater%20Systems/HS%20200/Specification%20Sheet%20-%20HS%20200%20(English%20EU).pdf). Não sei se tu ou outro audiofílico têm alguma opinião sobre este sistema. :inde:

Já agora, alguém tem opinião relativamente a estas colunas:

• Canton GLE 490.2

vs

• XTZ 95.44

vs

• Klipsch Reference RF-52

vs

• Audiovector Ki 3

Harmon Cardon, quase sempre é sinal de qualidade… E eu estou longe de ser audiófilico. Simplesmente, como tenho banda de música, tento enteirar-me dessas questões. Logicamente gosto muito de sistemas de som, de ouvir e experimentar, mas estou até mais dentro do som profissional do que do Hi-Fi. Vou tentando conhecer algumas coisas, mas a oferta é tanta que não dá para conhecer tudo.

Paracelsus, muito rapidamente, os factores mais importantes na escolha de um sistema de som (sejam monitores ou headphones) são:

[ul][li]O dynamic range (resposta dinamica) que basicamente refere a intensidade máxima suportada por um sistema.
Por exemplo: Nuns headphones com 120dB DR, os 120dB correspondem à potência máxima suportada pelo sistema antes de saturar (distorcer).[/li][/ul]

• A frequency response corresponde à capacidade de reproduzir (ou gravar) um sinal dentro de um determinado espectro de frequências. Por exemplo: Uns monitores podem ter uma resposta de frequência entre 45Hz e 18kHz (largura de banda), o que quer dizer que são capazes de reproduzir frequências desde os 45Hz aos 18000Hz. (Convém referir que o tipico ser humano consegue ouvir ± dos 20Hz aos 20kHz, embora isto varie de individuo para individuo e haja ainda o fenómeno da psicoacustica que entre outras coisas diz que mesmo as frequências inaudíveis são capazes de causar impacto nos seres humanos, isto é óbvio nos sons muito graves que nós não conseguimos ouvir mas sentimos, etc).
  • E o SNR (signal to noise ratio) que é a relação sinal/ruído. Corresponde ao diferencial entre o ruído emitido pelo sistema e o limite de intensidade máxima suportado pelo mesmo.

Já agora, quando eu digo “monitores” estou-me a referir a monitores profissionais, ou seja, a “colunas” profissionais. Dentro do meio usa-se o termo “monitor”, mas estes três pontos servem também para escolher colunas hi-fi como é óbvio. :great:

Ehpá, peço desculpa, mas tenho quase a certeza que a palavra audiofílico não existe. Diz-se Audiófilo. :great:

Não verifiquei e conheço também a palavra como “audiófilo”. Um audiófilico deve ser alguém viciado em som, pelo que também serve… :mrgreen:

Mega desenterranço.

Se andarem para cima sabem o amp e tuner que tenho, assim como gira-discos. Continuam lá em casa, com a diferença de que mudei a célula deste último para uma Ortofon OMP10.

Entretanto, comprei em segunda mão e já vendi umas monitoras B&W DM 302, e de há dois anos a esta parte nunca mais tive o sistema a funcionar. Mudei de casa e a maria enbirrou com o tamanho das colunas e lá tive de as vender e arranjar algo mais pequeno.

Acabámos por entrar em acordo e prometi-lhe que arranjaria algo mais pequeno para poder ter o sistema integrado na sala, e após uma visita à Maquimsom já com as Q-Acoustic 3010 em mente, o senhor da loja desaconselhou-mas por falta de graves, que mais valia levar as 3020 que têm uma frequência de resposta que permite uma resposta de graves mais aceitável (ainda que longe do ideal) - 68Hz-22kHz contra 64Hz-22kHz - para além de melhor sensibilidade 86dB contra 88dB. Acontece no entanto que as 3020 já tinham um tamanho aproximado às B&W que tinha anteriormente.

Aquando da minha pesquisa, tinha também considerado as B&W M-1, sabendo de antemão que eram colunas mais apropriadas para um sistema Home Teather, mas que segundo as reviews se afirmava que funcionariam bastante bem também num sistema stereo 2.0. Problema: o preço. 200 e tal paus por coluna! Quando referi na Maquimsom, disseram-me logo que, atendendo às circunstâncias seria a escolha mais acertada, ainda para mais com um desconto de mais de 40€ por coluna. 64Hz-23kHz - igual às 3020 com 85dB pior que as outras duas, num corpo bem mais pequeno. É ventilada atrás o que segundo o senhor da loja permite manipular os graves em função da distância à parede. A maria, embora não tenha ficado convencida, lá teve de se contentar com estas (lá lhe consegui fazer ver que as leis da física não se podem violar e que não há milagres com colunas mais pequenas)… :mrgreen: :mrgreen: e eu lá vim com um par todo contente, com a carteira mais vazia. Se fiz bem o mal, não sei muito bem confiei na opinião do vendedor que me pareceu bastante mais entendido do que eu, e além disso com B&W não há, penso eu, como falhar.

Entretanto lá liguei o sistema todo, meti umas calhas na parede e tudo, por causa “da porcaria dos fios” ( ^-^ :inde: :wall: mulheres…). 2 anos sem funcionar e finalmente de novo ao activo! :victory:

No entanto, estou com uns pequenos problemas (que não afetam o funcionamento) que já existiam antes, mas que me estão a chatear.

Ainda tendo de testar melhor a origem, para já tenho dois problemas (um mais ou menos identificado, e outro nem por isso):

Problema 1 - quando rodo o botão do volume, faz sempre algum ruido tipo estática, que após alguma pesquisa penso que deva dever-se a alguma corrosão e/ou sujidade nos potenciómetros. Não sendo um problema impeditivo de ouvir música, penso que o melhor será mandar limpar;

Problema 2 - aqui tenho maior dificuldade em perceber a origem, embora o problema me pareça surgir no tuner, dado que quando ligo ao recetor Bluetooth (AUX) não tenho estes problemas (o gira discos ainda não tive a oportunidade de experimentar), que é o facto de por vezes ficar sem som numa das colunas (esquerda ou direita - não é sempre a mesma), e isto só resolver quando mexo nos botões (por vezes ligo e desligo os botões tape 1 e 2 (tem duas entradas RCA para leitores de cassete)) e estabiliza ficando a funcionar. Se desligar e voltar a ligar o tuner volto a ter este problema. Mexo no balance, bass, trebble, loudness, volume, etc e aleatoriamente o problema resolve-se sem que eu perceba muito bem como nem porquê.
Uma nota: o cabo RCA que liga o Amp ao tuner vinha com o conjunto e é bem antigo - a primeira coisa que irei fazer é comprar outro cabo e testar. Outros palpites que tentarei testar (caso não seja do cabo RCA): corrosão nas entradas RCA? Algum problema com a entrada das colunas - tem um grupo A e B - embora não me pareça? Solda corroída/em mau estado no circuito do amp ou do tuner? Etc…
Alguém tem uma opinião?

Se o problema for do amp ou do tuner, em especial do amp, talvez tenha de o levar a alguém que perceba de sistemas Hi-Fi, sobretudo os antigos da década de 70/80, sugerem alguém?