Atletismo - Parte 2

Jéssica Inchude sexta nos Mundiais

Por Sporting CP
21 Mar, 2025

Atletismo

Também no peso, Auriol Dongmo foi oitava

Jéssica Inchude, do Sporting Clube de Portugal, foi sexta classificada na prova de lançamento do peso dos Campeonatos do Mundo de atletismo em pista curta que decorrem até domingo em Nanjing, na China.

A Leoa, que havia sido quinta nos Europeus em pista curta há duas semanas e que venceu o ouro na Taça da Europa de lançamentos ainda mais recentemente, começou o concurso com 17,64 metros e foi melhorando até aos 18,71 metros no terceiro ensaio. O registo não subiu mais e Jéssica Inchude terminou no sexto lugar, com a canadiana Sarah Mitton a ser a vencedora com 20,48 metros, seguida de Jessica Schilder (Países Baixos, 20,07 metros) e de Chase Jackson (EUA, 20,06 metros).

“No início da prova, senti-me com energia, mas houve muitas paragens e alguma desconcentração. Não fiz a marca que queria. Fui regular nos meus ensaios, mas gostava de ter feito mais. (…) Queria fazer uma marca acima dos 19 metros, mas só deu para 18,71. Já não fico contente com 18 metros. O que faltou para chegar aos 19? Talvez arriscar um pouco mais, não sei”, disse aos jornalistas em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Auriol Dongmo, também ela atleta do Sporting CP e que venceu a competição em 2022, terminou na oitava posição com 18,54 metros. A recordista nacional abriu com 18,39 metros e melhorou a marca no quarto ensaio, mas não conseguiu, desta vez, lutar pelas medalhas - já o fez este ano nos Europeus, conseguindo o bronze.

“Tecnicamente, não estava no meu dia. Depois, estava com cansaço, até devido ao fuso-horário. Não tinha energia suficiente e vi logo no aquecimento. Fiz o que podia”, reagiu.

Este sábado, no segundo dia dos Mundiais em pista curta, Abdel Larrinaga vai entrar em prova na primeira ronda dos 60 metros barreiras, enquanto Patrícia Silva, que brilhou esta sexta-feira na primeira ronda dos 800 metros, vai disputar as semi-finais da sua disciplina.

CAMPEONATOS DO MUNDO EM PISTA CURTA - DIA 1

FEMININOS

800 metros
1.ª ronda/1.ª série
1.ª - Patrícia Silva (2’04’'44, apurada para as semi-finais)

Lançamento do peso
Final
6.ª - Jéssica Inchude (18,71 metros)
8.ª - Auriol Dongmo (18,54 metros)

O Record ‘a meter os pés pelas mãos’…

https://x.com/SCPModalidades/status/1903095274718765561

• 60M barreiras (M)
    Abdel Kader Larrinaga (SCP) apurado, na repescagem, para as MF

https://x.com/SCPModalidades/status/1903436083473342915

Patrícia Silva na final dos 800 metros

Por Sporting CP
22 Mar, 2025

Atletismo

Abdel Larrinaga chegou às semi-finais nos 60 metros barreiras

Patrícia Silva continua a brilhar nos Campeonatos do Mundo de atletismo em pista curta que decorrem até domingo em Nanjing, na China. A atleta do Sporting Clube de Portugal garantiu, este sábado, um lugar na final dos 800 metros.

Depois de ter vencido a sua série na primeira ronda, na sexta-feira, Patrícia Silva foi terceira classificada na primeira série das semi-finais com 2’04’‘20, apenas atrás das etíopes Tsige Duguma (2’03’‘85) e Nigist Getachew (2’04’'01).

Mesmo tendo três concorrentes com recordes pessoais de melhor valia, a Leoa lutou e escapou-se às quedas de Nia Akins (EUA) e Lilian Odira (Quénia), agarrando a terceira e última posição de apuramento para a final.

“É um sonho meio acordado. Sabia que era possível, só tinha de acreditar em mim. Quando entramos lá somos todas iguais. Claro que elas têm quase todas um segundo melhor do que eu, mas foi assim. Duas atletas tiveram o azar de cair, mas ainda ficavam quatro e eu tinha de passar. Ainda tinha mais para dar, mas estava ali fechada. Felizmente foi o meu dia de sorte”, disse na reacção em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo.

“Vim para cá a saber que todas [as corridas] eram finais. Se me dissessem que ia chegar às semi-finais do Mundial no ano passado eu diria que estavam a brincar comigo, mas hoje foi outra final e acreditei. Amanhã vai ser mesmo a final e só tenho de acreditar em mim”, adicionou.

A final dos 800 metros com Patrícia Silva está marcada para as 12h54 (hora de Portugal continental e Madeira) deste domingo.

Nos 60 metros barreiras, Abdel Larrinaga foi quinto classificado na primeira série da primeira ronda com 7’'81. Apesar de não conseguir a o apuramento directo para as semi-finais (apenas os quatro primeiros de cada série o faziam), foi repescado e seguiu em frente.

Nas semi-finais, o Leão foi sétimo na segunda série com 7’'84, terminando assim a sua participação na prova.

CAMPEONATOS DO MUNDO EM PISTA CURTA - DIA 2

FEMININOS

800 metros
Semi-finais/1.ª série
3.ª - Patrícia Silva (2’04’'20, apurada para a final)

MASCULINOS

60 metros barreiras
1.ª ronda/1.ª série
5.º - Abdel Larrinaga (7’'81, apurado para as semi-finais por repescagem)

Semi-finais/2.ª série
7.º - Abdel Larrinaga (7’'84, eliminado)

Patrícia Silva medalha de bronze nos campeonatos do mundo de pista coberta e recorde nacional.

4 Curtiram

Grande leoa​:green_heart::lion:, Patrícia Silva, medalha de bronze nos mundiais,800 metros! Parabéns :clap::clap::green_heart::lion:!

7 Curtiram

E ficou tão perto da prata! A etíope ou lá de onde era quebrou completamente

Grande resultado.

Parabéns PATRICIA.

:green_heart: :8ball:

1 Curtiu

https://x.com/SportingCP/status/1903808594593673598

3 Curtiram

ADN Sporting. Ainda vai dar muitas alegrias ao Sporting e a Portugal. O Rui Silva ainda foi treinado pelo mestre Moniz Pereira. É seguir os conselhos do mestre através do pai, ir sempre para ganhar, tentar usar as taticas do Carlos Lopes que rebentava com a competição toda. Sem medos.

4 Curtiram

Foto FPA/Sportmedia, Sona Maleterova for World Athletics

Patrícia Silva de bronze nos Mundiais

Por Sporting CP
23 Mar, 2025

Atletismo

Leoa com resultado histórico na China

Patrícia Silva, do Sporting Clube de Portugal, conquistou este domingo a medalha de bronze nos 800 metros dos Campeonatos do Mundo de atletismo em pista curta em Nanjing, na China. O tempo de 1’59’'80 é também o novo recorde nacional em pista curta.

A Leoa de 25 anos esteve quase sempre na cauda da corrida, entre a quinta e a sexta posições, mas acelerou na parte final e conseguiu ultrapassar a suíça Audrey Werro em cima da linha de meta, vencendo a adversária por um centésimo.

O ouro ficou para a sul-africana Prudence Sekgodiso (1’58’‘40), com a etíope Nigist Getachew (1’59’'63) a ficar com a prata.

Patrícia Silva conseguiu, assim, o melhor resultado da carreira depois de já ter sido finalista nos 1500 metros dos Europeus em pista curta de há duas semanas.

“É mais do que um sonho. Estou muito, muito feliz. Ganhar uma medalha 24 anos depois do meu pai deixa a minha família muito orgulhosa. Ensinaram-me os valores de uma atleta - trabalhar muito”, reagiu em declarações reproduzidas pela World Athletics.

No seu dorsal, Patrícia Silva deixou uma mensagem para a avó Maria do Rosário, que faleceu no ano passado e a quem dedicou o feito: “Era uma das minhas maiores adeptas. Foi um ano muito difícil a nível mental. Acredito muito em mim e penso que ela foi uma das pessoas que me ensinou isso e que me fez saber que posso ser tão boa como as outras. Por tudo isso, isto é para ela”, explicou.

Sobre a prova, a atleta não tem dúvidas de que a evolução - a nível psicológico, principalmente - foi essencial para o histórico resultado.

“Não estava bem, estava demasiado stressada. Não estava a praticar atletismo por paixão, estava a fazê-lo por obrigação. Agora estou feliz a treinar, o que significa muito para mim. Se fosse no ano passado, diria que não conseguiria [recuperar na corrida e conseguir o terceiro lugar]. Hoje, disse que mesmo que não conseguisse o pódio, daria o meu melhor passo a passo. No final, estava a ‘morrer’, mas consegui dar o máximo. Todos me estavam a apoiar em casa e consegui sentir isso”, referiu.

CAMPEONATOS DO MUNDO EM PISTA CURTA - DIA 3

FEMININOS

800 metros
Final
3.ª - Patrícia Silva (1’59’'80, recorde nacional em pista curta)

3 Curtiram

Esperemos que seja só os concelhos do mestre e não do pai…se não ainda vai parar aos lampiões como foi o pai

1 Curtiu

Grande desilusão que tive com o pai. Era o meu atleta favorito, mas aquela ida para a rabolhagem…

1 Curtiu

Nem tinha ideia que o Rui Silva esteve no benfica! Ah, mas foi no final da carreira. Sim, podia ter evitado isso…

Salvo erro veio de lá para cá

Não vi o directo da final dos 800mt, mas fiquei curioso de ver a prova no seu todo, e os detalhes que levaram Patrícia Silva a obter a medalha de bronze, com 1 centésimo de segundo de vantagem, pelo que vi a gravação da transmissão

Ao longo da prova, tanto por quem fazia a locução, como pelo andamento, não se antevia que o desfecho final viesse a ser o que se registou.

O progresso da atleta de 25A, com dois recordes nacionais na distância num curto espaço dizem da sua evolução e do que estará ao seu alcance.

Quanto a Rui Silva, depois de ter estado no SCP durante 19A, mudou-se para o Benfica com 39/40 anos onde esteve ± 2A.

O Nélson Évora fez o mesmo, mas ao contrário. Nem num, nem noutro a coisa correu bem. Mais valia nem terem mexido.

1 Curtiu