Leões apurados finalistas:
Jéssica Inchude e Auriol Dongmo qualificadas para a final
Por Sporting CP
08 Mar, 2025
Carlos Nascimento bateu recorde pessoal rumo às ‘meias’ dos 60 metros
Há boas notícias desde já na manhã deste terceiro dia de competição dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista curta em curso no Omnisport Apeldoorn, nos Países Baixos.
Jéssica Inchude e Auriol Dongmo foram as primeiras atletas do Sporting CP a competir e cumpriram a sua missão sem sobressaltos na qualificação do lançamento do peso – desde o primeiro lançamento que se fixaram no top-4 do concurso.
Com 18,85 metros no segundo ensaio, Inchude atingiu a marca de qualificação directa – fixada em 18,80m – e parte para a final como terceira classificada. Imediatamente atrás de si ficou Dongmo, bicampeã europeia (2021 e 2023), que cumpriu os três lançamentos, mas foi o segundo (18,64m) que lhe valeu o quarto lugar no concurso.
“O objectivo foi cumprido, com uma boa marca e isso deixa-me esperançada para amanhã, na final”, referiu Jéssica Inchude, citada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA). Já Auriol Dongmo reconheceu que queria ter alcançado a qualificação direta. "Tive de ficar até ao fim. Não é fácil, mas amanhã vamos com tudo. Sinto-me bem, preparei-me mentalmente para enfrentar de forma diferente a final”, apontou.
Amanhã, domingo, as duas lançadoras Leoninas estarão na discussão pelas medalhas, numa final com início previsto para as 16h52 de Portugal continental.
A seguir, em grande esteve o velocista Carlos Nascimento para avançar rumo às semi-finais dos 60 metros. Na segunda série da primeira ronda, o atleta verde e branco fez uma corrida sensacional e, além de ter sido o segundo a cortar a meta – sétimo na classificação geral -, fixou um novo recorde pessoal (6’'61). É ainda na tarde deste sábado (18h10 hora de Portugal continental) que Carlos Nascimento vai competir nas meias-finais.
“O objectivo está cumprido e com recorde pessoal. Fiz uma boa partida, mas tive alguns erros na parte final. Agora, na meia-final desejo que tudo corra pelo melhor e, se conseguir corrigir os erros, quem sabe o que pode acontecer, até baixar dos 6,60 segundos, algo que persigo há muito”, afirmou o velocista, também em declarações reproduzidas pela FPA.
Por sua vez, Delvis Santos, também velocista dos Leões, foi oitavo (6’'77) na quinta série da primeira ronda dos 60m, sendo eliminado como 35.º na geral. Ainda assim, sublinhou que leva “uma boa experiência”. "Não sou um atleta de 60 metros, por isso estou satisfeito porque fiz aqui a terceira ou quarta melhor marca da época. Não me senti nervoso, consegui, na minha cabeça, fazer a corrida certinha. Podia ter dado mais, escorreguei no início, mas estou contente”, resumiu.
A fechar a manhã, Duarte Gomes participou na segunda série da primeira ronda dos 3000 metros, onde ficou fora dos seis lugares de apuramento para a final. O atleta verde e branco terminou a sua corrida em décimo (7’59’'24), mas ficou com “boas sensações”.
“Senti-me dentro da corrida até ao final. Nos últimos quatrocentos metros perdi um bocadinho o grupo, falta-me trabalhar um pouco mais para estar nestes palcos e acabar forte como eles. Para a minha primeira vez estou satisfeito, dá-me ‘ganas’ para mais, para o que ainda vem nesta época. É um enorme prazer estar nesta comitiva, ao lado de tão bons atletas”, enalteceu, por seu turno.
Ainda neste terceiro dia, mas na sessão da tarde/noite, dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista curta, além de Carlos Nascimento voltar a correr (semifinais dos 60m), há duas finais com presença de atletas do Sporting CP ao serviço da selecção nacional: Tiago Pereira vai lutar pelas medalhas no triplo salto (17h40) e João Coelho vai estar na decisão dos 400 metros (20h10) – horas de Portugal continental.
CAMPEONATOS DA EUROPA EM PISTA CURTA - DIA 3
FEMININOS
Lançamento do peso
Qualificação
3.ª – Jéssica Inchude (18,85m, apurada para a final)
4.ª – Auriol Dongmo (18,64m, apurada para a final)
MASCULINOS
60 metros
1.ª ronda/2.ª série
2.º - Carlos Nascimento (6’'61, novo recorde pessoal e apurado para as semi-finais)
1.ª ronda/5.ª série
8.º - Delvis Santos (6’'77, eliminado)
Semi-finais
Carlos Nascimento - 18h10*****
3000 metros
1.ª ronda/2.ª série
10.º - Duarte Gomes (7’59’'24, eliminado)
*****Horas de Portugal continental e Madeira
Sim, aposta na formação (dos rivais), é a isto que se resume.
E namora com um atleta rabolho…
Fónix!
Noite infeliz para os Leões
Por Sporting CP
08 Mar, 2025
Tiago Pereira, Carlos Nascimento e João Coelho nas finais do Campeonato da Europa de atletismo em pista curta
Tiago Pereira, Carlos Nascimento e João Coelho foram os atletas do Sporting Clube de Portugal em acção na sessão da noite do terceiro dia dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista curta, a realizar-se em Apeldoorn, nos Países Baixos. Apesar das boas prestações - com um recorde pessoal -, nenhum dos Leões conseguiu a ansiada medalha.
Na final do triplo salto, Tiago Pereira foi quinto classificado. O atleta do Sporting CP, que fez apenas dois saltos válidos e a terminou com a marca de 16,45 metros, disse aos jornalistas ter rapidamente percebido que “as medalhas iam estar acima dos 17 metros”, mas que “hoje não foi” o seu dia. “Na única corrida que encaixou bem, tropecei e acabei por dar um mortal. Dias melhores virão”, lamentou.
Já Carlos Nascimento terminou a final dos 60 metros em sétimo lugar, a treze centésimos do vencedor da prova e a apenas um do seu melhor tempo (6’‘62). O velocista tinha sido segundo na sua série das meias-finais, igualando o seu recorde pessoal (6’'61), e esteve muito próximo de terminar novamente com essa marca na final.
“Estou muito orgulhoso, porque consegui mais uma final europeia, com os meus 30 anos, já com 15 ou 16 de atletismo. Saio daqui com recorde pessoal, este tempo da final igualou ao anterior, o que quer dizer que estou constante. E, agora, nos Mundiais em pista curta, é baixar os 6’'60, para ser o segundo português de sempre”, afirmou, citado pela Lusa.
Delvis Santos, por seu turno, não se qualificou para o momento de todas as decisões, terminando as meias-finais, disputadas durante a tarde, na oitava posição da sua série, com a marca de 6’'77 segundos.
Por fim, João Coelho foi sexto na final dos 200 metros. O atleta Leonino foi prejudicado por um toque num adversário à entrada para a última curva e fechou a prova com o tempo de 46’'46 segundos, bastante distante das suas melhores marcas.
“Ia lançado, com uma margem para fazer uma boa marca, mas estas coisas acontecem, é pena ter-me prejudicado assim a corrida. Achava que ia ser melhor, mas estes incidentes acontecem. Agora, é preparar o verão, que ao ar livre as pistas são diferentes”, analisou o velocista.
Foto FPA/Sportmedia
Lorène Bazolo correu para as meias-finais dos 60m
Por Sporting CP
09 Mar, 2025
Lançador Tsanko Arnaudov também entrou em acção
A velocista Lorène Bazolo foi o grande destaque da participação Leonina na manhã deste domingo, no quarto e último dia de competição dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista curta, realizados no Omnisport Apeldoorn, nos Países Baixos.
Colocada na segunda série da primeira ronda dos 60 metros, Lorène Bazolo fez uma corrida ao seu nível e foi a segunda a cortar a meta, com 7”22 no relógio, garantindo de imediato o apuramento para as meias-finais - foi a 16.ª melhor entre as 24 apuradas.
“O meu primeiro objectivo era passar a primeira fase e consegui”, atentou em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), além de ter realçado a importância de saber gerir as emoções. “Consegui controlar esta ansiedade. Estava a sentir-me muito bem, eu estava com algum receio de controlar esta adrenalina, pois um erro nos 60 metros paga-se caro. Agora, tirei um peso de mim e vou mais aliviada para a meia-final, onde pretendo desfrutar da prova”, apontou.
A experiente Leoa volta a correr este domingo, já durante a tarde (15h05, hora de Portugal continental), para lutar por um lugar na grande final da distância.
Antes disso, o primeiro atleta do Sporting CP a competir neste domingo de encerramento foi Tsanko Arnaudov, que não conseguiu a qualificação para a final do lançamento do peso. Até abriu com uma boa marca inicial (19,77 metros), mas depois de um nulo no segundo ensaio, partiu para o derradeiro lançamento fora dos oito lugares de qualificação e já não conseguiu elevar a sua fasquia. Ficou-se pelos 19,26 metros e acabou o concurso no 11.º lugar.
Ainda assim, o lançador revelou que sai “de cabeça erguida”. "Sei o trabalho que tenho feito, sei também o que preciso fazer mais. Fiquei perto da melhor marca do ano. Infelizmente não deu para continuar, até fiquei mais perto de passar do que alguns que eram favoritos às medalhas. Pode dizer-se que muitos falharam, mas para falhar é preciso cá estar”, acrescentou.
Na sessão da tarde desde domingo, que vai encerrar estes Campeonatos da Europa em pista curta, além de Lorène Bazolo voltar a entrar em acção nos 60 metros (meias-finais), há duas atletas do Sporting CP que vão lutar pelas medalhas: Jéssica Inchude e Auriol Dongmo estão na final do lançamento do peso – concurso com início previsto para 16h52 de Portugal continental.
CAMPEONATOS DA EUROPA EM PISTA CURTA - DIA 4
MASCULINOS
Lançamento do peso
Qualificação
11.º - Tsanko Arnaudov (19,77m, eliminado)
FEMININOS
60 metros
1.ª ronda/2.ª série
2.ª Lorène Bazolo (7”22, apurada para as meias-finais)
Semi-final
*****15h05 – Lorène Bazolo
Lançamento do peso
Final
*****16h52 - Jéssica Inchude e Auriol Dongmo
*****Horas de Portugal continental e Madeira
Quatro títulos colectivos nos Nacionais de estrada
Por Sporting CP
09 Mar, 2025
Sporting CP foi o grande dominador por equipas nas provas que decorreram em Braga
O Sporting CP foi o grande dominador por equipas nos Nacionais de estrada de cinco quilómetros que decorreram este domingo em Braga.
O Clube Leonino conquistou colectivamente quatro dos seis títulos que estiveram em discussão na cidade do Minho.
Na prova sénior masculina, o Sporting CP foi o primeiro por equipas com um total de 16 pontos, à frente do SL Benfica que somou 40 pontos. Individualmente, Charles Rotich, atleta do Sporting CP, foi o primeiro a cortar a meta com o tempo de 13, 48 minutos, com o também Sportinguista Rui Pinto a ser o 4.º classificado e o terceiro melhor português.
Em femininos, o Sporting CP terminou a prova por equipas no 2.º lugar, atrás do SC Braga, mas com a Sportinguista Lemlen Nibret a vencer individualmente.
Nos sub-20 masculinos e femininos, o Sporting CP venceu colectivamente, tal como nos sub-18 femininos. Na prova masculina de sub-20, o Sportinguista Tomás Costa foi 3.º classificado e do lado feminino no mesmo escalão, as atletas do Sporting CP Stela Fernandes e Carolina Correia foram, respectivamente, 2.ª e 3.ª classificadas.
Nas sub-18, género feminino, a atleta do Sporting CP, Rafaela Sá foi 3.ª classificada individualmente.
Nos sub-23 masculinos, Duarte Santos, atleta do Sporting CP ganhou a prova, seguido de Leandro Monteiro, igualmente do Sporting CP.
Em sub-23 femininos, a Sportinguista Marta Castro terminou no 2.º lugar.
Auriol Dongmo de bronze nos Campeonatos da Europa de pista curta
Por Sporting CP
09 Mar, 2025
Jéssica Inchude foi quinta também no lançamento do peso
Os Campeonatos da Europa em pista curta acabaram com uma medalha para o atletismo do Sporting CP e de Portugal. Na final do lançamento do peso, Auriol Dongmo alcançou o bronze, este domingo à tarde, no último dia de competição em Apeldoorn, nos Países Baixos.
Depois de se ter sagrado Bicampeã Europeia (2021 e 2023) e, mais recentemente, ter superado uma grave lesão, a lançadora Leonina regressou aos grandes palcos com motivos para sorrir: ao pódio conseguido juntou-lhe a sua melhor marca da época (19,26m). No mesmo concurso, a Leoa Jéssica Inchude também representou Portugal e terminou num meritório quinto lugar (18,91m).
As duas atletas do Sporting CP colocaram-se na rota do pódio desde o primeiro lançamento (de seis) e melhoraram no segundo, onde fizeram as suas melhores marcas na final. Dongmo abriu com 19,12m e 19,26m, enquanto Inchude chegou aos 18,87m e 18,91m - marcas que as fixou respectivamente no terceiro e quarto postos da final quase até ao fim. A neerlandesa Jessica Schilder liderou do início ao fim (20,24m), seguida pela alemã Yesemi Ogunleye (19,56m).
Já no último lançamento, a sueca Fanny Roos atingiu os 19,11m e ultrapassou Jéssica Inchude, que tentou arriscar à procura de mais e acabou com quatro ensaios nulos. Por sua vez, Auriol Dongmo, que nunca saiu do último lugar do pódio, registou 19,06m e 18,90m nas suas derradeiras tentativas.
“Claro que o meu objectivo era subir ao pódio, eu e o meu treinador não estávamos a olhar para a marca, mas acabo feliz por conseguir a melhor marca do ano e subir ao pódio”, disse no final Auriol Dongmo em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA). Uma medalha com um sabor especial por tudo o que ficou para trás, reconheceu ainda. “Toda a gente sabe que eu gosto da medalha de ouro, mas esta medalha de bronze tem um grande sabor, porque vem de muito pouco tempo de trabalho, depois de prolongada lesão e de gravidez. Normalmente eu ficaria muito chateada por esta medalha de bronze, mas graças a Deus, consegui subir ao pódio”, destacou, sem esquecer as suas companheiras de disciplina.
“Tenho de referir que estou triste pela Jéssica, porque ela merece mesmo subir ao pódio. Também a Eliana já merece ir a uma final. Hoje fiquei com este sabor amargo, mas acredito que a Jéssica vai subir ao pódio”, concluiu.
Já Jéssica Inchude não escondeu o “sabor agridoce" após a sua prestação na final. "Comecei bem a prova, mas as minhas adversárias, como eu disse ontem, podiam surpreender. Ninguém deu o seu máximo ontem e hoje fizeram um bom concurso. Fiquei em quinto, fui ultrapassada no último lançamento. Eu estava um bocado tensa, corrigi o que tinha de corrigir, mas acho que me dispersei um pouco a meio da competição. Foi o que deu, algum dia será o meu dia”, resumiu a lançadora verde e branca.
Antes dessa última medalha da missão portuguesa nos Países Baixos, Lorène Bazolo correu pela segunda vez este domingo e nas semi-finais melhorou inclusive o tempo de apuramento e foi quarta classificada (7”21) na sua corrida – participou na terceira série. Só oito se qualificavam para a final e, a caminho dos 42 anos, a velocista Leonina terminou a sua participação como a 14.ª melhor atleta, um registo que se tornou a sua melhor prestação em Europeus de pista curta.
“Foi uma boa corrida”, afirmou Lorène Bazolo, no final, citada pela FPA. “Acho que nunca corri tão rápido em campeonatos. Fica em suspenso melhorar o recorde pessoal. Tenho-me sentido muito bem, mas basta um pequeno erro para pagarmos no fim. Sinto que o tenho nas minhas pernas, mas não aconteceu. Estou grata, cheguei aqui muito feliz, estou a sair com saúde e isso é que importa”, sentenciou.
CAMPEONATOS DA EUROPA EM PISTA CURTA - DIA 4
FEMININOS
60 metros
Semi-final/ 3.ª série
4.ª - Lorène Bazolo (7”21, eliminada)
Lançamento do peso
Final
3.ª - Auriol Dongmo (19,26m, medalha de bronze)
5.ª – Jéssica Inchude (18,91m)
Jéssica Inchude de ouro na Taça da Europa de lançamentos
Por Sporting CP
15 Mar, 2025
Marca de 19,21m é um novo recorde pessoal
Em Nicósia, no Chipre, Jéssica Inchude foi medalha de ouro em lançamento do peso na Taça da Europa de lançamentos.
A atleta do Sporting CP confirmou o excelente momento de forma, dominou a final do início ao fim e, sempre em crescendo, encerrou o concurso da melhor forma possível: com um lançamento de 19,21 metros, um novo recorde pessoal.
Antes disso, os 18,71m atingidos no primeiro lançamento – registo que não seria superado pela concorrência - já valeram a subida imediata ao primeiro lugar continental, de onde não mais saiu. Daí em diante, Jéssica Inchude chegou aos 18,74m, 19,03m, 18,67m e 18,69m antes do sexto e derradeiro ensaio que valeu um prémio acrescido ao ouro.
Foto FPA/Sportmedia
Patrícia Silva segue para as semi-finais
Por Sporting CP
21 Mar, 2025
Leoa venceu a sua série dos 800 metros
Patrícia Silva foi a primeira atleta do Sporting Clube de Portugal a entrar em prova nos Campeonatos do Mundo em pista curta que decorrem até domingo em Nanjing, na China, tendo garantindo um lugar nas semi-finais dos 800 metros.
Na primeira série da primeira ronda, a Leoa superou toda a concorrência e terminou no primeiro lugar com 2’04’'44, assegurando a qualificação directa para a ronda seguinte.
Após a prova, e em declarações aos jornalistas reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo, Patrícia Silva reagiu.
“800 metros é uma prova muito complicada e quis-me resguardar um pouco dos toques. Vim na cauda para não ir no confusão e acreditei na minha recta final, lutando até ao fim. Funcionou. A corrida teve um tempo muito lento, o que permitiu andar mais rápido no fim. Estou muito feliz. Foi uma boa corrida a nível táctico, que é o que me tem faltado nestes campeonatos”, começou por dizer.
A atleta de 25 anos garantiu ir “sem expectativas” para as semi-finais: “Vou só dar o meu melhor. Estou-me a divertir aqui, estou a adorar a experiência e isso traduziu-se na pista. Amanhã vamos ver o que sai”.
Patrícia Silva volta a entrar em prova às 4h05 (hora de Portugal continental e Madeira) deste sábado.
Ainda esta sexta-feira, ao final da manhã, Auriol Dongmo e Jéssica Inchude vão disputar a final da prova de lançamento do peso.
CAMPEONATOS DO MUNDO EM PISTA CURTA - DIA 1
FEMININOS
800 metros
1.ª ronda/1.ª série
1.ª - Patrícia Silva (2’04’'44, apurada para as semi-finais)
Lançamento do peso
Final - 11h50*
Auriol Dongmo
Jéssica Inchude
*Horas de Portugal continental e Madeira