Atletismo - Parte 2

A Salomé andou cá muitos anos a ‘fazer plenos na formação’ e agora, que está no auge da carreira, anda a correr pelos rabolhos.

É o que vale a ‘aposta na formação’ em Portugal.

E, como ela, já dezenas de exemplos.

2 Curtiram

https://x.com/SCPModalidades/status/1860771218216960360

Incluída na comemoração dos 40 anos da conquista da primeira medalha de ouro olímpica alcançada por um atleta português, a Câmara Municipal de Lisboa promove, na tarde deste sábado (15 horas), na Pista Municipal Moniz Pereira (Rua João Amaral - Alta de Lisboa), uma homenagem aos atletas olímpicos de atletismo dos clubes da Cidade de Lisboa.
Carlos Lopes, o herói do dia 12 de agosto de 1984, em Los Angeles, vai estar presente bem como muitos dos atletas olímpicos, em especial os que conquistaram também medalhas olímpicas, como Francis Obikwelu, Rui Silva, Nélson Évora, Patrícia Mamona e, possivelmente, Pedro Pichardo, que somaram 9 medalhas (3 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze), grupo onde pertenceu também António Leitão, que faleceu anos atrás, verão o respetivo nome inserido num Mural, que será afixado bem perto onde se encontra a efígie do Prof. Moniz Pereira, sem dúvida o técnico que revolucionou o sistema de treino (em especial por conseguir colocar os atletas a fazer dois treinos por dia, com resultados imediatos.
Depois dos discursos alusivos, será inaugurada a Exposição sobre a Vida e Obra de Carlos Lopes, que foi prevista para a data da conquista da medalha mas que foi adiada face ao falecimento de José Manuel Constantino, então presidente do Comité Olímpico de Portugal.
Vinte telas, vinte imagens diferentes mas reais, que ajudam a compreender como Carlos Lopes chegou a campeão e recordista olímpico.
Uma tarde olímpica a não perder.

É bom eternizar quem merece, pena quem decide atualmente não estar à altura desta herança.

14 atletas do Sporting CP nos Europeus de corta-mato

Por Sporting CP
05 Dez, 2024

Atletismo

Nuno Pereira e Patrícia Silva fizeram a antevisão da prova

O Sporting Clube de Portugal conta com 14 membros da equipa de atletismo nos convocados da Selecção Nacional para os Campeonatos da Europa de corta-mato, que decorrem no domingo, 8 de Dezembro, em Antalya, Turquia.

Os Leões, que são o emblema mais representado na convocatória portuguesa (ver a lista de eleitos mais abaixo), contam com atletas em seis das sete corridas e tanto Nuno Pereira (na foto) como Patrícia Silva lançaram a competição.

Nuno Pereira, um dos convocados para a prova de seniores masculinos (7500 metros), vai-se estrear nesta categoria “num bom momento de forma”, garantiu em declarações ao Jornal Sporting.

“Sinto-me confiante num bom resultado. No escalão de seniores é um nível completamente diferente do que já participei. Há muitas variáveis, mas quanto mais rápido for o percurso melhor devido às minhas características. O percurso é rápido, o que me deixa mais confiante. Sei que vou ter adversários muito fortes, mas estou num bom momento de forma e acho que posso voltar da Turquia com um bom resultado”, disse.

Comparando com o atletismo de pista, o corredor de 24 anos assegurou que o corta-mato “é quase um desporto diferente”: “A pista tem ritmos mais rápidos, um piso mais estável, distâncias diferentes. Nesta distância e neste momento da época, estou bem para esta prova e as minhas características também me permitem correr distâncias mais longas”.

Depois de considerar um lugar nos 30 primeiros um resultado “muito bom”, até porque se espera uma corrida “muito competitiva”, Nuno Pereira comentou a grande presença Sportinguista nos convocados portugueses.

“Já conheço os meus colegas de Selecção e é muito bom ver que o Sporting CP faz um grande trabalho em todas as categorias. Está a aparecer uma geração nova com excelentes resultados. Estamos a rejuvenescer a equipa e estes jovens vão ser muito importantes”, concluiu.

Patrícia Silva, que se considera “mais uma atleta de pista”, também se tem dedicado ao corta-mato até porque se trata de “um objectivo do Clube”. Na Turquia, vai participar na estafeta mista de 4x1500 metros. “A preparação correu bem e sinto que estou em boa forma. A distância que vou fazer é semelhante ao que faço em pista e esse é um ponto a meu favor”, disse ao Jornal Sporting.

Para a Leoa de 24 anos, ainda que a estafeta mista tenha uma grande vertente individual, a parte colectiva é muito importante. Vai correr em conjunto com os colegas de equipa Marta Castro e Rodrigo Lima, o que torna tudo mais fácil.

“O espírito de equipa numa prova de estafeta está sempre alto e ter mais atletas do Sporting CP na equipa faz-me sentir em casa. Vamos dar o nosso melhor para representar o país e o Clube”, prometeu.

Considerando o ambiente nas provas de corta-mato “diferente” das de pista, uma vez que “o público está muito perto e há muito espírito de sacrifício por causa do frio e da lama”, Patrícia Silva explicou ainda o que consideraria um bom resultado.

“Já temos uma ideia das outras equipas e a nossa é, em comparação, jovem. Não são os primeiros planos do nosso país, temos menos experiência internacional. A nossa ambição vai ser fazer o melhor possível. O pódio não vai ser possível, mas ficaria feliz com um top-10 europeu com uma equipa tão jovem”, contou.

Sobre a grande fatia verde e branca nos convocados, a corredora revelou ficar “muito feliz”: “É algo que se tem vindo a repetir, o que quer dizer que o Sporting CP tem vindo a trabalhar bem. Temos muito talento e qualidade nas nossas equipas.”

ATLETAS DO SPORTING CP CONVOCADOS PARA OS CAMPEONATOS DA EUROPA DE ATLETISMO
Seniores masculinos (7500 metros)

• Nuno Pereira
  • Rúben Amaral

Seniores femininos (7500 metros)

• Neide Dias

Sub-23 masculinos (6000 metros)

• Duarte Santos
  • Leandro Monteiro

Sub-20 masculinos (4500 metros)

• Alexandre Lucas
  • Rui Mineiro

Sub-20 femininos (4500 metros)

• Beatriz Azevedo
  • Carlota Almeida
  • Lara Costa
  • Stela Fernandes

Estafeta mista (4x1500 metros)

• Marta Castro
  • Patrícia Silva
  • Rodrigo Lima

https://x.com/SCPModalidades/status/1865388385696641184

Leões e Leoas nos Campeonatos da Europa de corta-mato

Por Sporting CP
08 Dez, 2024

Atletismo

Duarte Santos obteve a melhor classificação com 22.º lugar na prova de sub-23

Decorreu este domingo o Campeonato da Europa de corta-mato, em Antalya, cidade na Turquia, com 13 atletas do Sporting CP em representação de Portugal na competição que englobou escalões jovens, provas absolutas de seniores e estafetas.

Duarte Santos foi o atleta do Sporting CP melhor classificado entre todos os presentes, ao terminar a prova no escalão de sub-23 no 22.º lugar, tendo andado sempre nos lugares mais à frente da corrida. Na mesma prova, o também Sportinguista Leandro Monteiro foi 51.º.

Nas provas de seniores, na vertente feminina, Neide Dias terminou no lugar 58 da classificação, enquanto nos seniores masculinos, Nuno Pereira foi 68.º e Rúben Amaral foi 70.º na geral individual.

Paulo Reis, coordenador de atletismo do Sporting CP fez o balanço da prova em declarações aos meios do Clube.

“A melhor prestação de atletas do Sporting CP foi a do Duarte Santos no 22.º lugar. É um jovem valor, que já tinha contribuído para a classificação colectiva do Sporting CP nos Nacionais de corta-mato, que está a ser acompanhado pela equipa multidisciplinar do Sporting CP e que está a progredir. O balanço geral para os nossos atletas é moderadamente positivo, diria que suficiente. Na estafeta mista, Portugal esteve bastante bem (9.º lugar na geral colectiva), sobretudo o Rodrigo Lima e nos juniores o segundo melhor atleta português foi o Alexandre Lucas (44.º classificado), enquanto a Lara Costa (56.ª) foi a segunda melhor portuguesa na prova de sub-20, apesar de estar com queixas num pé. Portugal e o Sporting CP estão a fazer um trabalho de base, é preciso continuar a trabalhar, estamos a fazê-lo cada vez melhor para aproximar aos países mais fortes”, observou.

Fundo e meio fundo totalmente desprezados.

O JP podia vir treinar isto.

1 Curtiu