Atletismo - Parte 2

Eu sei disso. Tens razão no que dizes. Mas temos um país com fraca cultura desportiva e toda ela minhada pelo panelas

1 Curtiu

https://x.com/SCPModalidades/status/2058943374808272921?s=20

Taça dos Clubes Campeões Europeus já está no Museu Sporting

Por Sporting CP
25 maio, 2026

Atletismo

Equipa masculina de atletismo trouxe conquista de Espanha

A rica História do atletismo verde e branco continua a aumentar. Recém-chegada da cidade espanhola de Castellón, a comitiva do Sporting CP aterrou, esta segunda-feira, em Lisboa, após a participação na Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista ao ar livre durante o fim-de-semana. A equipa masculina sagrou-se Campeã Europeia e partiu do aeroporto para o Museu Sporting, onde já entregou o troféu conquistado, enquanto as Leoas chegaram como vice-campeãs da Europa.

À chegada, ainda no aeroporto, José Uva, um dos técnicos integrantes da comitiva, fez um balanço “muito positivo” dos resultados, embora admitindo o sabor “agridoce” por ter ficado perto a hipótese de uma inédita ‘dobradinha’ europeia. “Queríamos ganhar os dois títulos e tínhamos capacidade para isso. Infelizmente, um percalço de última hora tirou-nos o segundo título, mas voltámos muito orgulhosos. Mostrámos claramente que somos o clube mais forte da Europa neste momento”, sublinhou. “Para o ano estaremos prontos para trazer as duas taças para casa”, acrescentou.

20260525_jpm_-04.jpg

Pouco depois, já na sala de troféus do Estádio José Alvalade, acompanhado pelo presidente Frederico Varandas, o responsável por colocar o mais recente título internacional na sua devida vitrine foi o velocista Omar Elkhatib, que cruzou a meta na última e decisiva prova, a de 4x400 metros, para garantir a histórica conquista verde e branca.

À margem da entrega, Paulo Reis, coordenador do atletismo do Sporting CP, salientou o “grande orgulho” por estar no Museu Sporting pela melhor das razões. “Trabalhamos com estes objectivos e este era um dos mais ambiciosos que tínhamos. Sentimo-nos muito realizados por conseguir trazer a taça e enriquecer o Museu e a História do Clube com este importante troféu”, deu conta aos meios de comunicação Leoninos.

Até então, só por uma vez, em 2000, é que a equipa masculina de pista tinha conseguido vencer esta Taça dos Clubes Campeões Europeus e, por isso, repetiram o êxito que tinha sido alcançado pelos comandados do prof. Mário Moniz Pereira. Paulo Reis realçou “a responsabilidade e o orgulho por voltar a esses êxitos” e considerou que a reedição desse feito “comprova a aposta” feita no sector masculino ao longo dos últimos anos.

“Uma boa parte da equipa que competiu não era nascida ainda em 2000. Sabíamos que era um trabalho que ia demorar anos a dar os seus frutos e agora, finalmente, conseguimos voltar a pôr a equipa no topo do atletismo europeu”, enalteceu o coordenador.

Precisamente, um dos obreiros mais jovens deste título foi Leandro Monteiro, vencedor da prova de 3 mil metros obstáculos. “Ainda estamos em êxtase. É uma honra trazer este título de volta”, revelou na visita especial ao Museu Sporting. “Este é um local que tem um certo peso, porque há muita História e conquistas. Para nós é muito bom fazer parte disto. Já tínhamos uma, agora trazemos outra e à medida que os anos vão passando vamos tentar trazer cada vez mais”, atirou o atleta dos Leões.

Já sobre o seu contributo pessoal, Leandro Monteiro considerou que fez “uma prova sólida” com o foco sempre no colectivo: “Senti-me bem. Até podia ter arriscado um pouco mais, mas já tinha os pontos garantidos e isso era o mais importante. Mais do que correr rápido, ali era ganhar”. Depois, quando chegou o momento decisivo, na prova final de estafetas, o atleta de 23 anos também cumpriu o seu papel, mas desta vez do lado de fora da pista. “Aí já não era atleta, era um adepto! Só queria que aquilo acabasse. Fui mais um a apoiar e a torcer pelo melhor”, reconheceu.

jl2_0561_copy.jpg

Ora, o espírito colectivo demonstrado por toda a comitiva foi um dos aspectos realçados, quer por Leandro Monteiro, quer por Paulo Reis. “Em 20 provas e com o equilíbrio de valores que existe, basta que haja um dia não de um atleta que pode deitar tudo a perder. A coesão e espírito de equipa são fundamentais. Só uma equipa coesa e em sintonia, dos atletas ao staff, é que consegue ser bem-sucedida. Felizmente, foi o que aconteceu neste fim-de-semana”, apontou o coordenador verde e branco.

“Acho que estivemos muito coesos e positivos durante todo o tempo, mesmo com alguns percalços. No segundo dia saiu-nos tudo na perfeição e conseguimos trazer o título”, referiu o atleta, sem dúvidas de que a Taça dos Clubes Campeões Europeus “é completamente diferente”, porque “o apoio de todo o clube” é ainda mais presente.

Já com o troféu em exposição, Paulo Reis não escondeu também “algum desapontamento” por não ter conseguido juntar-lhe o título feminino, que “esteve muito perto”. “Ainda há algo para acrescentar e esse vai ser o foco para a próxima época. Sabíamos que a equipa tinha competência e qualidade para vencer também, mas são as contingências do desporto. Não o conseguimos este ano, mas estamos confiantes que o conseguiremos nas próximas épocas”, traçou, por fim.

jl1_1382_copy.jpg

7 Curtiram

Grandes campeões.

A brincar, a brincar, mais um título europeu.

3 Curtiram

Muitos Parabéns aos campeões Europeus, um feito notável, pena que não tenha sido a dobrar, em alta competição os erros pagam-se caros.

1 Curtiu

um orgulho imenso nesta equipa masculina , um trabalho espetacular do paulo reis e da estrutura , muito bem planeado a preparação , os recordes pessoais e de ano dos atletas mostram um planeamento cinco estrelas , foi tudo feito ao pormenor….não tenho palavras para este grande paulo reis , como não tenho para o nuno dias e o futsal que nos honra e engrandeçe , o hoquei e suas vitorias , como o mundial , no andebol que maravilha , o voleibol que competencia , a ginastica isto é sporting , dedicação e amor , para as omeletes de basquet com ovos de coderniz……bem isto faz ser sporting , isto é sporting .

pena a comunicação social não o mostrar , pena o pais não ter cultura desportiva , mais pena nós sportinguistas muitos não darmos valor e ….a nossa sporting tv , até ela nos falhar….mas podem não divulgar , não falar , não se importar mas este ano somos campeões do mundo de hoquei em patins ,campeões europeus de futsal , campeões de atletismo pista masculino , tenham orgulho nestes atletas , treinadores e dirigentes , isto é ser sporting , não somos grandes somos enormes .agora uma piada foi por uma evelise negra que não ganhamos mais um titulo europeu , não a condenem , tambem fiquei fodido mas para o ano esperamos ir lá e vencer . estes não são mimados , nem recebem balurdios , não são perfeitos mas engrandecem nos , que nas derrotas estejamos com eles e nas vitorias saibamos ver o sacrificio , a dedicação e recolhar sua gloria.

6 Curtiram

4 Curtiram

https://www.instagram.com/p/DY1kr9tO4pH/

:portugal: 𝗬𝗨𝗡𝗜𝗟𝗦𝗢𝗡 𝗕𝗥𝗜𝗧𝗢 É 𝗖𝗔𝗠𝗣𝗘𝗔̃𝗢 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗦𝗨𝗕-𝟭𝟴 𝗗𝗘 𝗗𝗘𝗖𝗔𝗧𝗟𝗢! :trophy:

O atleta do Sporting CP brilhou nos Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas ao conquistar o título nacional de decatlo Sub-18 com uns impressionantes 𝟲𝟴𝟳𝟴 𝗽𝗼𝗻𝘁𝗼𝘀, garantindo também a tão desejada qualificação para o Campeonato da Europa Sub-18! :european_union::green_heart:

Uma prestação de enorme nível, marcada pela consistência, talento e espírito competitivo ao longo das 10 disciplinas.
O futuro do atletismo português passa por aqui. :clap::lion:

:1st_place_medal: 𝗬𝘂𝗻𝗶𝗹𝘀𝗼𝗻 𝗕𝗿𝗶𝘁𝗼 (SCP) — 𝟲𝟴𝟳𝟴 pts
:white_check_mark: 𝗠𝗮𝗿𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮çã𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗽𝗲𝘂 𝗦𝘂𝗯-𝟭𝟴 𝗱𝗲 𝗗𝗲𝗰𝗮𝘁𝗹𝗼

Parabéns, campeão! :green_heart::fire:

3 Curtiram

Manhã com destaques :portugal: em Lima :fire:

Jéssica Barreira entrou da melhor maneira no Heptatlo com a vitória nos 100m barreiras (13.44s) e 1,59m no salto em altura.

Os dois quatrocentistas presentes qualificaram-se para a final. Omar Elkhatib venceu com superioridade a sua meia-final com 45.83s. Já Ericsson Tavares foi 3º na sua meia-final com recorde pessoal de 45.86s, a primeira vez abaixo de 46 segundos na sua carreira com aparente facilidade.

A final promete :fire::fire:


Apesar do afirmado acima, pelo team leader da SN ( FPA), sobre a ‘qualidade’ dos atletas compõe a equipa, a verdade é que outro artigo diz que a grande maioria dos 18 participantes são ‘segundas linhas’.
Tirando, porventura os quatrocentistas que vão estar amanhã na final,Tiago Luís Pereira no triplo Salto e Leandro Ramos no dardo.
Pode ler-se abaixo: A Seleção Nacional para os Campeonatos Ibero-americanos de atletismo será composta por 18 atletas, numa convocatória que deixa de fora as principais figuras nacionais. A opção, assumida pela federação, visa dar oportunidade a outros atletas de ganharem experiência em competições internacionais.

CAMPEONATO IBEROAMERICANO 2026

Lima/Perú

FINAL 400m planos:

Omar Elkhatib (POR) = 45.47 :left_arrow:
2º Elian G (ARG) = 45.57
3º Kelvis J (VEN) = 45.61
4º Javier (VEN) = 45.92

7º Ericsson Tavares (POR) = 46.66

:right_arrow: OE na meia-final = 45.83

FPA
MEDALHAS DE OURO NOS IBEROAMERICANOS

Omar Elkhatib venceu hoje os 400m nos Campeonatos Iberoamericanos com 45.47s !:fire::fire:

Na mesma final, Ericsson Tavares foi 7º com 46.66s.

— em Lima, Perú

PENTATLO FEMININO
Jéssica Barreira (POR) = 6126 pontos

Superando a sua anterior marca de 6077 pontos (26.04.2026 Brescia/Itália)

Melhores marcas nacionais:
6230 Naide Gomes (SCP) em 2005 - Logroño/Espanha
6174 Lecabela Quaresma em 2017 - Kladno/Rep. Checa

Resultados dos atletas portugueses na Liga Diamante de Rabat (31.05.2026)**

  • Liliana Cá 8° no disco (61.86m)
  • Patrícia Silva 4° nos 1500m (4.00.40m) (melhor marca pessoal)
  • Salomé Afonso 9° nos 1500m (4.01.84m)
  • Isaac Nader 2° nos 1500m (3.30.43m)
  • José Carlos Pinto 14° nos 1500m (3.33.94m)

Resultados dos atletas portugueses no “Mityng na Rynku w Białymstoku”, na Polónia

  • Pedro Buaró 4° na vara (5.52m)
  • Eliana Bandeira 1° no peso (18.95m)
  • Jessica Inchude 2° no peso (18.74m)

Resultados dos atletas portugueses no “8th Irena Szewińska Memorial”, na Polónia

  • Fatoumata Diallo 1° nos 400m barreiras (55.27s)
  • Pedro Buaró 2° na vara (5.72m)
  • Nuno Pereira 12° nos 1500m (3.42.67m)

https://www.instagram.com/p/DZCh53DuHF_/

𝗤𝗨𝗔𝗟𝗜𝗙𝗜𝗖𝗔𝗗𝗢 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗢 𝗠𝗨𝗡𝗗𝗜𝗔𝗟 𝗦𝗨𝗕-𝟮𝟬! :globe_showing_europe_africa::fire:

O atleta 𝗠𝗮𝗿𝗰𝗼𝘀 𝗟𝗮𝗿𝗮, garantiu este fim de semana a 𝗺𝗮𝗿𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮çã𝗼 para o 𝗖𝗮𝗺𝗽𝗲𝗼𝗻𝗮𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗦𝘂𝗯-𝟮𝟬 no 𝘀𝗮𝗹𝘁𝗼 𝗲𝗺 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼, durante uma competição realizada em Lisboa. :rocket:

Com a 𝗺𝗮𝗿𝗰𝗮 𝗺í𝗻𝗶𝗺𝗮 fixada em 𝟳,𝟱𝟴 𝗺, Marcos superou largamente o requisito ao alcançar uns impressionantes 𝟳,𝟵𝟴 𝗺, confirmando o seu 𝗲𝘅𝗰𝗲𝗹𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗺𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 e assegurando presença na maior competição mundial da categoria. :fire:

𝗣𝗮𝗿𝗮𝗯é𝗻𝘀, 𝗠𝗮𝗿𝗰𝗼𝘀! :green_heart::lion:

3 Curtiram

:lion: Delvis Santos


sportingmodalidades

Com a marca de 20,45 segundos, @delosboy vence os 200 metros no Josef Odlozil Memorial :czechia: (01.07.2026), garantindo qualificação direta para os Europeus de Birmingham :clap:

Com o 3.º melhor registo, o #AtletismoSCP conta assim com mais um Leão no pódio :portugal: de registos na distância!

1 Curtiu

LIESE PROKOF MEMORIAL, na Áustria (04JUN)

400m Barreiras
:lion: Sofia Lavreshina, venceu com 54.48 (anterior PB 56.64)

400m Barreiras
:lion: Diogo Barrigana , 2º com 49.97 (SB)

https://x.com/SCPModalidades/status/2062540522015653969?s=20
Live Streaming da Prova

2 Curtiram

Hoje, o Meeting de Roma. Com o Gerson e a Patrícia Silva. Também vão correr o Nader e a Salomé Afonso. Curioso para ver o que faz o Gerson Baldé.

https://x.com/SCPModalidades/status/2062540522015653969?s=20

Um resultado de grande valia.
https://x.com/i/status/2062852132261249051

2 Curtiram

9ª marca mundial do ano e 3ª europeia

A evolução da Sofia tem sido brutal.

1 Curtiu

05.06.2026

European Athletics Off Road Running Championships, Ljubljana-Kamnik 2026 - Day 1 Livestream

06.06.2026

07.06.2026