Expectativa para a final de 4 por 400m:
E vamos ver o que faz o Gerson no salto em comprimento. E o Nader a ver se consegue medalha, talvez o ouro.
Até pode ser um dia histórico hoje. Veremos.
Expectativa para a final de 4 por 400m:
E vamos ver o que faz o Gerson no salto em comprimento. E o Nader a ver se consegue medalha, talvez o ouro.
Até pode ser um dia histórico hoje. Veremos.
Gerson Balde campeão do mundo com melhor marca do ano
8.46m
Salto histórico, um grande momento para o atletismo português. Estava 2-0 para o Sporting, concentrei-me na transmissão da RTP, os cromos da realização dos mundiais tinham dado os saltos de toda a gente da final, menos o Baldé, e lá foi ele para o último salto. E de repente, o Gerson voa, salta 8 metros e 46! Impressionante.
Os palhaços da SIC e da TVI ainda nem deram nada. Só na RTP é que foi noticiado este grande feito.
A forma como ele voou é um bom prenúncio para os mundiais ao ar livre. Vamos ver se passa os 8m50!
Parabéns Gerson, campeão do mundo.. Do mundo. Fantástico!
Era expectável estes títulos no comprimento para PT?
Descubram as diferenças..
Num artigo, inadvertidamente, esqueceram de referir omclube do atleta
Por Sporting CP
22 Mar, 2026
Atleta do Sporting CP ganhou medalha de ouro com salto de 8,46 metros
Gerson Baldé sagrou-se, este domingo, Campeão do Mundo de salto em comprimento nos Mundiais de pista curta, que decorreram em Torún, cidade da Polónia.
O atleta do Sporting Clube de Portugal venceu o concurso com um salto de 8, 46 metros, mais sete centímetros do que o segundo classificado, o italiano Mattia Furlani, e mais 15 centímetros do que o terceiro classificado, o búlgaro Bozhidar Saraboyukov.
Gerson Baldé alcançou em Torún a melhor marca mundial da temporada e, claro, novo recorde de Portugal, depois de ter iniciado a época com 8,05 metros em Pombal, a 25 de Janeiro, o que melhora em mais de 40 centímetros o registo alcançado há menos de dois meses. É a segunda vez em Março que Gerson Baldé bateu o recorde de Portugal - já o tinha feito a 14 de Março, com 8,32 metros, nos Nacionais de Clubes, ao serviço do Sporting CP.
Um grande dia para Gerson Baldé, novo Campeão do Mundo de pista curta no salto em comprimento e mais um grande feito internacional de um atleta do Sporting Clube de Portugal.
So em setembro do proximo ano, este ano é Europeus em Birmingham
Do Gerson não…da Agate sim.
Portugal terá a boas aspirações aos mundias no proximo ano com possíveis medalháveis Pichardo, Nader, Gerson e Agate
Para que haja memória, já que ser campeão mundial não é coisa pouca e não é para todos.
E foi no Record, o tal pasquim que tem simpatia pelo Sporting…
Deves!
Por Sporting CP
23 Mar, 2026
Campeão do Mundo já está em Lisboa
Gerson Baldé regressou esta segunda-feira a Portugal, após sagrar-se campeão do mundo de salto em comprimento em pista curta, em Torun, na Polónia. O salto que valeu o título mundial aconteceu à sexta tentativa, no limite, mas para atleta português do Sporting Clube de Portugal a vitória era há muito um objectivo.
Com a marca de 8,46 metros, o Leão conquistou a medalha de ouro e estabeleceu um novo recorde nacional, melhorando o anterior que já lhe pertencia. À chegada ao Aeroporto Humberto Delgado, mostrou-se, por isso, naturalmente feliz.
“Era já um objectivo que queria concretizar. Estou muito feliz por esta conquista e também por trazer a medalha de ouro aos Sportinguistas”, começou por dizer, em declarações à Sporting TV, antes de partilhar aquele que foi, para si, o grande impulsionador do salto para a vitória.
“Acho que [o segredo] foi manter a calma e confiar no processo de treino que tenho tido. Sobretudo, manter a calma e não me deixar ficar ansioso”, revelou. O apoio que recebeu, não apenas nos três dias de Mundial, mas ao longo de todo o processo, confessa, também foi determinante.
“Esse apoio transmite-me muita confiança, tanto as mensagens de Sportinguistas que me desejam boa sorte, como também os meus colegas de equipa, que me confortam quando as coisas correm menos bem e celebram comigo quando correm bem”, afirmou.
Aos 26 anos e ainda com uma sólida margem de progressão, Gerson Baldé deixou aos Sportinguistas - e a todos os portugueses - uma clara mensagem de ambição para o futuro.
“Estejam, agora, mais atentos, porque há de vir mais. Acho que ainda tenho muita coisa para mostrar”, afiançou.
Já José Barros, treinador do atleta, começou por destacar o percurso trilhado nos últimos meses e a forma como juntos trabalharam para Gerson Baldé pudesse celebrar este momento. O técnico garante que aquilo que afastava o saltador do título era, apenas, uma questão de… confiança.
“Desde que começámos a trabalhar, aproveitámos o trabalho dos anteriores treinadores e perspectivámos a evolução. Se o atleta se sente confiante, está preparado para responder ao primeiro, ao quinto ou ao sexto salto”, explicou, sublinhando que o resultado surge como natural consequência de uma preparação exigente e da capacidade de adaptação de Gerson Baldé a um novo contexto.
“A evolução passa pela criação de rotinas e de confiança para que, num momento certo, o atleta saiba o que fazer. Perante adversidades, tem de controlar o processo. Foi isso que ele conseguiu”, acrescentou.
Também Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, destacou o desempenho global da Selecção Nacional e classificou esta como a “melhor participação de sempre a todos os níveis”.
“Mais atletas, mais medalhas, mais recordes. Criou-se um ambiente de excelência e até aqueles que não atingiram os seus objectivos não deixaram de apoiar os colegas. Na última jornada, foi extraordinário”, referiu.
Entre esses resultados, sobressai o nome de Gerson Baldé. Campeão do mundo, recordista nacional e protagonista de uma conquista que volta a elevar o Sporting Clube de Portugal ao topo do atletismo internacional.