Com um pouco de “sorte”, o MU contrata-o e coloca-o cá, onde faz calor e se fala português, para a adaptação à Europa ser mais suave. Dá-se aos pais um emprego arranjado pelo Sporting, o miúdo treina na nossa academia, sob a orientação de técnicos pagos por nós e usufruindo dos nossos métodos de formação, que já fabricaram vários talentos de nível internacional.
Estuda por nossa conta, beneficiando do apoio escolar prestado por professores contratados por nós. Enquanto cá está tira o lugar a um miúdo nosso, que por falta de oportunidades chega a sénior e assina pelo Oriental, iniciando um percurso feito entre a 2ª B e o desemprego. Dir-se-á um dia que estava “tapado” e que passou ao lado de uma grande carreira.
Depois o Jean fica mais espigadote e vai para Inglaterra, onde será o sucessor do Ronaldo na arte de “partir os rins” a defesas. O Sporting fica com 5% de uma futura transferência, que por se tratar do clube mais rico do mundo nunca acontecerá.
E nós por cá, adeptos do “Pastilhas”, ficamos com um poster na parede e o rei na barriga, porque a superestrela foi formada por nós, mesmo que apenas tenha feito 5 jogos na equipa principal e não tenhamos retirado dela qualquer benefício económico.
É apenas um gigantesca conjectura, mas na minha opinião caracteriza bem um protocolo que sob a capa de “intercâmbio” esconde apenas- e mal- a vampirização do nosso know-how formador pelo MU, colocando o Sporting numa posição de subserviência que sinceramente me revolta e que não consigo justificar com o simples poderio económico dos ingleses.
O regabofe já começou com o Ronaldo e promete continuar com o Rincon e todos os que se sigam.
Por isso, é favor não esquecer: sempre que um de nós detecte por aí talento em bruto, é nossa obrigação “protocolar” como pastilhenses mandar imediatamente um mail ao MU, que tratará de o agarrar e de nos dar a “honra” de o desenvolvermos.
Quanto ao Jean, temos que torcer para que tudo dê certo com o MU, porque a CNN refere que o Porto também já o sondou. Não podemos deixar que ele nos fuja… :x