Atentados em Bruxelas - aeroporto, metro, etc (34 mortos, 150 feridos)

[b]Deux explosions dans le hall des départs à Brussels Airport: plusieurs sources font état de 11 morts et 25 blessés [/b] Deux explosions ont eu lieu l'une après l'autre mardi vers 08h00 dans le hall des départs de l'aéroport de Zaventem, ont indiqué plusieurs témoins. Les services de secours sont sur place.

L’aéroport a été fermé et les passagers sont évacués. Tous les vols à destination de Zaventem ont été déviés. “Il y a d’abord eu une détonation. Tout le monde a commencé à courir. Puis il y en a eu une deuxième”, ont indiqué deux personnes qui se trouvaient dans le café Starbucks de l’aéroport. Selon les dernières nouvelles, il y aurait 11 morts et une vingtaine de blessés.

Entre-temps, la police a fermé tous les accès à l’aéroport. Seuls les services de secours sont autorisés à entrer.

Les images diffusées par des témoins sur Twitter montraient la façade de l’aéroport dévastée et des pans de toit du hall des départs effondrés. Des images de blessés en sang apparaissent aussi, alors que des vidéos de passants montraient les mouvements de foule fuyant le hall principal.

“Il y a eu une explosion dans l’aéroport. Le plan d’urgence va certainement être activé”, a expliqué Rudi Vervoort, président de la région de Bruxelles-Capitale sur Bel RTL.

“J’étais dans la file pour l’enregistrement et j’ai entendu une déflagration. J’ai vu de la fumée, j’ai vu des gens paniquer courir vers la sortie. Il y a eu une deuxième déflagration beaucoup plus proche de moi”, a expliqué une témoin sur place sur Bel RTL.“Tout le monde a quitté l’aéroport en panique, la plupart des gens ont laissé leurs bagages sur place. Les voitures ont été évacuées”.

Une personne aurait crié quelque chose en arabe avant que les détonations retentissent, expliquent plusieurs témoins.

De nouveaux explosifs retrouvés en soirée à Brussels Airport, un policier perd sa jambe - La DH/Les Sports+

Explosion at Brussels metro station close to European Union institutions - RTBF via Reuters

Explosões no metro, tiroteios , explosões no aeroporto. Até agora fala-se em 15 mortos, 40 feridos.

Era previsível que isto pudesse acontecer nos próximos dias…

A Skynews avança que a explosão no aeroporto teve origem nos balcões da american airlines.

Brussels subway company closes all stations after smoke detected close to EU headquarters - AP
BREAKING: Bomb at #Brussels airport was suicide attack according to VRT (Belgian public broadcaster)

E estava eu há um mês atrás em zaventem para ir ver o Sporting

Zach Mouzoun, who arrived on a flight from Geneva about 10 minutes before the first blast at Brussels Airport, told French TV the second louder explosion brought down ceilings and ruptured pipes.

‘It was atrocious. The ceilings collapsed,’ he said. ‘There was blood everywhere, injured people, bags everywhere.’

‘We were walking in the debris. It was a war scene.’

Curioso que é na altura dos jogos das seleções novamente, tal como acontecera em Paris.

Eu não metia os pés no Euro em França. Nem que pagassem.

A quantidade de seres que andam por aí dispostos a cometer estes actos é incrível. O pior é que ninguém sabe quem está disposto ou não a agir desta maneira.

Pode ser simplesmente uma reaccão à captura do gajo dos atentados de Paris.

[hr]

Mais uma nota:

→ A explosão no metro nas estacão de Maelbeek pode ter feito 10 mortos. 15 feridos no total dos ataques ao metro.
→ Fala-se em 13 mortos nas duas explosões no aeroporto.

Eu também…estive lá 8 horas…a fazer escala

Perante os novos desenvolvimentos, acho que fica claro que estamos perante (mais) um ataque concertado de uma célula terrorista. Aeroporto e estação (ou no próprio metro?).

Será talvez uma retaliação pela detenção do sujeito, ou provavelmente a antecipação de uma operação que estaria a ser organizada pelo próprio.

A verdade é que por muito que subamos o nível de alerta, a explosão destes suicidas (que parece ter sido o caso hoje no aeroporto e na Turquia) é sempre praticamente indetectável até acontecer…

A justificação será também essa, mas isto é um ataque às instituições europeias, um ataque político. Isto porque para reagir à captura do Abdeslam, é demasiado cedo, dado que estes ataques bombistas levam algum tempo a planear, a Bélgica está num nível de alerta máximo, não é de um dia para o outro que desenham um ataque com esta dimensão.

A explosão no aeroporto aconteceu no balcão da American Airlines. Está longe de ser apenas um ataque à Europa.

Parece que aquilo na Bélgica está caótico. Encontraram bombas por detonar, pelo que se diz. E acho que as Starbucks estão a fechar por receio que algo aconteça (empresa americana). Pelo menos foi o relato de um Português ao telefone.

E daí que não é preciso muito planeamento para entrar com explosivos numa estacão de metro ou um cinto armadilhado na zona de check-in de um aeroporto.

O médio oriente, está a chegar à Europa.

Mais do que matar europeus, para mim, o que os autores destes ataques pretendem é instalar o medo, a desconfiança e quebrar as nossas liberdades e estilo de vida…

A Europa escancarou as portas.

Toda a situaçao dos refugiados foi gerida de forma vergonhosa.

BREAKING: Border between France and Belgium has been closed