Neste artigo é efectuada uma apresentação bastante simples dos dados existentes sobre as assistências no Estádio José Alvalade nos últimos anos referentes apenas ao campeonato, o objectivo principal do futebol do Sporting.
Como é sabido, a lotação do Estádio José Alvalade é de 50 095 lugares de acordo com o site oficial da liga de futebol (o estádio novo, não considerei o antigo José Alvalade porque as contabilizações oficiais existentes são demasiado grosseiras e porque existem factores de confundimento que baralham os números todos). Desde a sua inauguração o Estádio recebeu, nas suas 7 épocas de liga / campeonato, 3.277.018 espectadores:
2003-2004: 516 821 espectadores (17 jogos)
2004-2005: 508 073 espectadores (17 jogos)
2005-2006: 545 686 espectadores (17 jogos)
2006-2007: 498 887 espectadores (15 jogos)
2007-2008: 440 712 espectadores (15 jogos)
2008-2009: 397 756 espectadores (15 jogos)
2009-2010: 369 083 espectadores (15 jogos)
Para podermos visualizar estes números mais convenientemente podemos fazê-lo calculando a média por jogo (embora a média seja um parâmetro algo redutor, as assistências de cada época assumem uma distribuição mais ou menos normal daí inclui-la na análise):
Facilmente concluímos que depois de um período de 4 anos em relativo crescendo até à época de 2006/07, embora não muito significativo (cerca de 3 mil adeptos em média entre o ponto mínimo e máximo), a partir dessa altura assiste-se a um decréscimo muito acentuado e que se traduz em aproximadamente 9 mil adeptos em média a menos por jogo actualmente em relação há 3 anos atrás.
Curioso é também verificar que a venda de Gameboxes segue aproximadamente a tendência da média:
Ou seja, não é difícil verificarmos que nos últimos 3 anos temos assistido a uma decadência clara no número de Gameboxes vendidas atingindo esta temporada o valor mais baixo de todos, 24 500 (ter em conta que este é o único número não-oficial que apresento nesta análise).
Realço o facto de os valores de Gamebox’s vendidas andarem mais ou menos a par com as assistências médias, mas não na temporada de 2005/06 onde as assistências superam em quase 3 mil adeptos as GBs vendidas. De igual modo mas em sentido inverso, na época 2007/08 assiste-se cerca de mais 3 mil GBs vendidas que a média de assistências no estádio, o que pode dar a ideia de uma grande desilusão com o consequente afastamento dos adeptos, o princípio do declínio da era Paulo Bento por assim dizer, impressão confirmada nas épocas seguintes em que o número de GBs continua a sua rota descendente.
Passando a uma análise mais detalhada das assistências em si, já vos apresentei a média mas queria deixar-vos mais alguns dados que penso serem interessantes relacionados com a distribuição das mesmas.
O gráfico acima mostra todas as assistências do novo Estádio José Alvalade representadas pelas bolas (cada bolinha representa um jogo). Este gráfico é bastante importante porque podemos de uma forma simples perceber a variação das assistências em cada época e inclusivamente entre épocas. Além da assistência de cada partida consta uma linha arroxeada que representa a mediana para cada época. Esta linha significa o seguinte: que metade dos jogos efectuados nessa época foram abaixo daquele valor de assistência e metade acima daquele valor.
O número de espectadores apresenta grande variação durante cada época, sem que exista um padrão de descida ou subida ao longo da mesma associado (dados não publicados). A explicação mais lógica para a variação “intra-época” é pois a do adversário em questão, uma vez que as melhores casa correspondem sempre ou quase sempre aos jogos com os rivais Benfica e Porto, tenham os jogos lugar no início, meio ou fim da época.
Dos dados é possível também extrair a menor assistência de sempre no novo estádio, 16 102 espectadores em 2009/2010 e a maior, 48 018 na época 2005/06. Outra curiosidade é o facto da assistência mais baixa para o campeonato em 2006/07, 26 168 espectadores, conseguir ser ainda assim superior à média de assistências em 2009/2010.
“Inter-época” é possível verificar que tem existido um claro decréscimo nos últimos tempos… a partir da mediana podemos concluir que nas duas últimas épocas os jogos em Alvalade têm tido assistências consistentemente baixas… quando antigamente apenas metade dos jogos ficavam abaixo dos cerca de 30 000 espectadores (e metade acima desse valor), nos 2 últimos anos metade ficam abaixo dos cerca de 23 000 espectadores. Esta sensação é ainda mais notória quando recorremos ao chamado whisker-plot que nos apresenta os diferentes quartis:
Para quem tem mais dificuldade em entender este gráfico, basicamente é o mesmo que foi representado acima, só que as observações estão agrupadas em percentis, ou seja, as zonas preenchidas a verde concentram 50% das observações, ficando 25% abaixo e 25% acima, representados pelas linhas pretas. Foram removidos “outliers” em algumas temporadas (as bolinhas a preto), valores matematicamente considerados demasiado “deslocados” de uma dispersão habitual.
E pronto. A partir destes dados poder-se-ão efectuar análises muito mais aprofundadas e retirar muito mais conclusões, a ideia com este mini-trabalho foi sobretudo a de compilar e disponibilizar de forma mais organizada os dados de modo a fornecer uma perspectiva abrangente em relação às Assistências no Estádio José Alvalade para o campeonato (outras competições foram deixadas de fora dada a enorme irregularidade do tipo de competição em si e de ano para ano, mas acredito que também poderiam ter validade e providenciar dados interessantes). Estão à vontade para re-analisar, discutir outras vertentes ou requisitar mais algum dado que não esteja aqui representado.
© Paracelsus 2010.