Assistências em Alvalade época 08/09

Não sei se existirá um tópico que aborde exclusivamente o tema do número de espectadores que se deslocam ao Estádio José de Alvalade. Como este tema é actual, tendo sido referido em outros tópicos, penso que fará sentido a criação de um tópico que permita a discussão e o comentário sobre as assistências que iremos ter em Alvalade no decorrer desta nova época.

Para começar, deixo aqui alguns números que já referi noutros tópicos, onde se comparam o nº de espectadores dos particulares dos 3 grandes.

[b]- Apresentação Sporting CP (SCP - PSV): ~16.000 espectadores

• Apresentação fcporto (fcp - Celtic): ~40.000 espectadores
  • Apresentação slbenfica (slb - Feyenoord): ~43.000 espectadores
  • SCP - Sampdoria: ~18.000 espectadores
  • fcp - Lazio: previsão ~40.000 espectadores[/b]

Desde já, penso que é evidente a diferença entre o número de pessoas que se deslocam a Alvalade e as que se deslocam aos outros. Convém referir que todos estes jogos datam de Agosto, pelo que a desculpa que já li noutros tópicos não é aplicável.

O que me parece, como causa principal para o “deserto” é que as pessoas não se sentem atraídas pelo actual momento do clube, com um alheamento geral sobre os temas de fundo e um voto negativo contra o futebol que a equipa pratica, que não encanta, não mobiliza, não dá espectáculo.
A juntar a este facto, a venda de GBs que não está a correr como o desejado.

Nada de bom se augura neste capítulo.

Quem quiser dizer que só faz falta quem está, que os que (ainda) vão ao estádio são os verdadeiros sportinguistas (e estou à vontade para falar porque tenho lugar especial e tenciono ir aos jogos, não me considerando mais sportinguista que os outros), e que isto tudo é normal, está à vontade. Mas é tapar o sol com a peneira.

O problema do Sporting é a falta de identificação e confiança de sócios e adeptos na estrutura do clube. O Rui Bosta foi mais aplaudido ontem que os outros todos juntos. Aquilo pode dar para o torto, pelo menos espero que sim, mas os lampiões identificam-se com o seu director desportivo, e está ali o seu futuro presidente se as coisas lhes correrem bem. Eu não sei qual é a cara do Sporting neste momento. Aliás, muitos até fogem a dar a cara pelo Sporting. Não é de admirar que o “astral” cá seja diferente, por agora.

Há uma série de razões plausíveis para esse fenómeno.

Entre elas (para mim a principal, embora outras também sejam importantes), encontra-se o número progressivamente menor de adeptos do Sporting, razão pela qual tenho vindo a dizer desde há meses a esta parte que o Sporting precisa de medidas drásticas. O projecto do SF é o que chamo de medida drástica, gostem ou não dela…

O Sporting atingiu o limite.

Desculpa lá, mas não é em 3 anos que se vêm diferenças no nº de adeptos. E só nestas duas ultimas é que as assistências têm caido.

Jogassem à bola e teriamos mantido as assistências dos 2 primeiros anos. Assim, já tou como o Cilha, só lá vou por causa do grupo de amigos, que praticamente só vejo na bola.

A fraca audiência dos adeptos deve-se sem duvida ao facto de cada vez o Sporting ter menos adeptos custa dizer isto mas e verdade eu moro no distrito do porto e aqui há muito poucos sportinguistas a maioria e do fcp sem duvida depois também há muitos benfiquistas mas sportinguistas são muito poucos… Só espero que isto mude pelo menos em Lisboa que haja ai vários adeptos que encham o estádio já que cá para cima há poucos…

Razões:

• Mau Futebol;
  • Mau Treinador;
  • Os Bilhetes mais caros dos 3 grandes;
  • Falta de incentivos aos sócios (a nossa campanha de angariação de sócios a comparar com a dos kits dos lampiões que nós tanto gozámos é ridícula…);
  • Distanciamento adeptos/equipa resultantes dos 4 items anteriores e uma direcção com mentalidade de “quero, posso e mando”;
  • Falta de resultados desportivos significativos (taças não motivam os adeptos);
  • Falta de ambição de toda a estrutura sportinguista. Estar afastado do título no final de Outubro e lutar-se pelo terceiro lugar nos grupos da Liga dos Campeões não motivam ninguém.

Este é um fenómeno fácil de explicar:

Ao longo dos anos a cultura clubistica é criada através de títulos. Outra forma de “angariar” adeptos é apresentar futebol espectáculo.
Hoje em dia vamos a Alvalade e todo o conceito de espectáculo é pura ilusão. Jogos tristes, sem velocidade, sem genialidade.
E aqui entronca outra questão fundamental. O Sporting tem um investimento ridiculo no futebol, para um clube denominado grande. Observando por exemplo o Braga, provavelmente reforçou-se melhor do que nós. Olhamos para Slb e Fcp e o que vemos nos ultimos anos: Quaresmas, Rodriguez, Lucho, Diego, Luis Fabiano… Aimar, Reyes, Balboa, Simão, Rui Costa, Cardozo… Eu felizmente sou do tempo em que via chegar grandes jogadores ao Sporting. Mas pergunto ao foristas mais novinhos, que contratação de nível mundial viram chegar ao Sporting?
A politica das ultimas direcções do Sporting teve uma visão de um clube tão pequeno, que conseguiu tornar o Sporting nisso mesmo. Ficam os viscondes…
Continuo a dizer que este ano iremos ser ultrapassados pelo Guimarães a nível de assistências…

Portanto, o Sporting atingiu o limite e vender o património é a medida drástica para revitalizar o Sporting… xiii, porque é que não me lembrei disto antes, afinal era tão simples! :wall:

E uma tristeza pergunto me como será o Sporting dentro de 5 anos tristeza apesar de como sportinguista ter esperança que isto mude infelizmente vende-se tudo para que? meu Deus não entendo isto pro ano há eleições minha esperança esta para 2009/2010 se ai continuar assim e porque o fim esta próximo…

Se a coisa que eu não entendo e que com uma equipa que jogou mal com um treinador que nada ganhou sem ser umas tácitas sem grande relevância porque que continuamos a apostar nele e na mesma equipa apenas contratando 3 jogadores e um júnior a saber que não tínhamos um bom guarda redes fomos contratar outro mas para aquecer o banco, porque que não continuamos a apostar no Peseiro se calhar era melhor levou nos a uma final europeia não ganhamos o campeonato por pouco e o menos a equipa que tínhamos na era Peseiro Jogava Futebol… espero que isto mude e rápido. :pray: :pray: :pray: :pray: :pray: :pray: :pray:

:arrow:

Eu sou do tempo do jejum e nessa altura não se falava em diminuição em número de adeptos, nem tal era muito visível. Porquê? Porque se compensava a falta de títulos com futebol bem jogado, por vezes, porque o Sporting era um clube mais eclético e as modalidades “compensavam” a falta de títulos no futebol, e porque se promovia mais o sportinguismo. Foi no tempo do tosco do Sousa Cintra que abriram mais de metade dos núcleos do Sporting. Os núcleos fazem falta porque são uma presença do clube fora de Lisboa, reforçando a sua implantação nacional, e os seus sócios ajudam a encher o estádio. O descuramento destas vertentes tão importantes para qualquer colectividade, porque o objectivo último do projecto Roquette era o clube-empresa, descaracterizou e despovoou o Sporting. Cada vez menos clube e mais empresa, cronicamente deficitária, ainda por cima.

A mim não me espanta nada. E não critico quem deixou de ír ao estádio, porque não fosse eu parvo e já tinha feito o mesmo.

As razões são óbvias:

• Jogadores que não honram a camisola, que dizem que querem ír embora e que continuam a envergar a braçadeira.
  • Falta de mistica e de cultura sportinguista, muito por culpa da direcção que prefere meter o Sá Pinto no marketing (:lol:) e Manuel Fernandes, Hilário, etc, na gaveta.
  • Falta de ligação entre os jogadores e o plantel.
  • Medidas ridiculas para definir o futuro do nosso clube que fazem com que venhamos a perder a identidade.
  • Falta de medidas para cativar as pessoas a ír ao estádio (Afras é para correr com eles).

Agora, por practicarmos mau futebol? Nos últimos anos jogámos sempre mal, exceptuando a época do Peseiro em que não ganhámos nada, e sempre levámos gente ao estádio. Em 18 anos que não ganhámos o campeonato quantos jogámos bem? Cinco? E os lampiões têm jogado bom futebol? Não brinquem comigo.
O próximo passo é estarmos atrás do Guimarães, se continuarmos com cordeiros nas bancadas e com ceguinhos que só vêm Sporting à frente e tudo o que envolva o nosso clube é bom, como o juve-boy pensa. Assim acabamos depressa.

Quem é que perde um sábado ou um domingo para ir ver aquele futebol medíocre?!?só mesmo nós… :-\

:arrow:

Também não me parece que o mau futebol seja a justificação. Mais o que disseste em cima. Há um divórcio entre a equipa e os adeptos porque houve uma traição do capitão. Não há um símbolo no futebol, não há ninguem que transporte aquela mística. E tudo isto é potenciado pela forma de liderança que a direcção impõe.

Não cativa sócios, não cativa adeptos. Prefere “criar conforto aos accionistas minoritários”. O departamento de marketing divulga a marca Sporting de uma forma rísivel.

E o principal problema é não haver uma alternativa sequer a este modo de liderança.

O Sporting perdeu identidade.

Estamos mais perto do Belenenses do que de um Porto ou Benfica.

Os verdadeiros adeptos, os sportinguistas doentes que enchiam o estádio, perdêssemos ou não, não se identificam com este clube que é mais um negócio que outra coisa.

Quando o nosso presidente fala, só fala em acções, project finances, obrigações, terrenos, bancos, cartões de crédito, etc! Os adeptos não querem saber disto para nada!

Queremos é ver futebol com jogadores que suam a camisola e morrem pelo Sporting!

Falta-nos um Iordanov, um Sá Pinto, um Beto e até o Carlos Martins! São jogadores que morriam em campo pelo Sporting. E os adeptos querem é disto…querem vitórias, querem futebol espectáculo, querem o Sporting que sempre conheceram!

Antes falava com orgulho que tínhamos sempre gente no estádio, mesmo quando não ganhávamos. Éramos o clube da raça, do querer, da luta contra o sistema. Hoje em dia temos alianças com o mais corrupto de sempre, o Pinto da Costa.

Temos um capitão que não gosta de cá estar. Um capitão que cuspiu no prato onde comeu e que agora já está “perdoado”. E ai dos sportinguistas que no estádio assobiem o João Moutinho…esses é que são a vergonha do clube!

Temos um futebol que vive dos repelões, no pontapé para a frente e seja o que Deus quiser…

Não há milagres.

E só nos orgulhamos de momentos,como foi esse da tua assinatura,dia dos 5-3… :cartao: a esses dirigentes e a toda a gente que tem o poder em Alvalade e não o sabe utilizar…

Serei o único a considerar a opção : O pessoal começa a não ter dinheiro para gastar em idas ao estádio por causa do estado da economia? :think:

Não vou por aí, penso que os adeptos estão-se simplesmente a afastar do clube, o porquê? é dificil explicar, talvez uma má gestão para cativar os sportinguistas (será?) ou uma má equipa (não me parece), jogamos mal (o ano passado jogavamos e acabamos por fazer uma prestação acima da média).

Pois se há coisa que eu não deveria exagerar agora, era gastar dinheiro extra pois a universidade está a chegar, mas, o Sporting fala mais alto, seja em Faro ou em Bragança, eu quero la estar. Jogos fora vou a poucos mas quando a equipa nos empolga faz-se sempre um esforço, (finais não quero perder uma).

Hum… e os tripas e os ranhosos agora são os ricos, e nós os pobres?
É que os adeptos deles continuam a ir aos magotes…

Oh meus amigos, é o que eu digo, aproveitem mas é o Verão.

O benfica [40.000] tem + adeptos numa região que o Sporting no país todo, são um “povo” que se entusiasma muito facilmente e com a contratação “em cima da hora” da nova pérola espanhola [Reyes] galvanizou mais uns quantos adeptos, conseguiram “angariar” novos adeptos para esse encontro com um conjunto de carrinhas [6/7] de grupos dispersos pelo país. Têm novo treinador, + de metade da equipa é nova, existe uma natural “curiosidade” em ver os novos jogadores.

O porto [37.000] tem praticamente todos os seus associados no mesmo sitio [norte], a localização geográfica também conta nesta altura [um lisboeta passar férias no algarve é quase “prática comum”, um nortenho passar férias no algarve é menos provável], são os actuais campeões em título, têm excelentes jogadores e contrataram verdadeiros “reforços” que têm sido apoiados desde o primeiro dia em que vestiram aquela camisola. Provavelmente também lançaram iniciativas para encher o estádio.

O Sporting [18.000] pratica exactamente o mesmo futebol do ano passado e na altura meteu muito + pessoas [27.000], logo não tem nada a ver com o típico futebol praticado. A equipa é praticamente a mesma, não temos nenhuma “cara nova” [excepto Postiga], não tivemos nenhuma iniciativa rentável que atraísse os adeptos, o jogo de apresentação não conta para Gamebox [quem é que é parvo ao ponto de gastar balúrdios na GB + dinheiro para ver o jogo de apresentação?], 1 sócio normal sem GB tinha de pagar 15 euros para ver 1 jogo contra a Sampdoria (!!). Já nem falo em quem está de férias.

[hr]

Posto isto, só vê crises e bichos papões quem quer. O nosso clube atravesse um período difícil, sim é verdade. Mas esta obsessão em criar problemas é anedótica [até uma mensagem a criticar os “gigantones” utilizados para dar os parabéns ao estádio tive de ler]. Foi provavelmente o melhor período de contratações dos últimos anos, mantivemos as nossas pérolas [embora muitos os queiram daqui para fora] e veja-se bem, até temos uma competição para ganhar no Sábado. Animem, caralho!

O Sporting somos nós! Não vão ao Estádio, azar temos pena! Eu vou e tu? :arrow: