Isto pode ser bom para os jovens, para irem la rodar. Um bom exemplo disso foi o carnide que fez uma parceria com um clube da MLS e logo a seguir foram para la 2 jogadores. E nos temos tantos na equipa B que ja merecem uma oportunidade sem ser na equipa B… Falo de Chaby que raramente joga na B por exemplo
Erro meu então, pensei que fossem emprestados. Mas sim não deixa de ser uma boa oportunidade para os jovens a 2 anos na B e que têm muito potencial poderem evoluir mais.
A MLS não é a liga mais indicada, mas também tem crescido bastante e entendo que numa comunidade com bastantes portugueses, haja algum interesse em ter um programa que permita ao nosso clube, colocar jovens jogadores lá a rodar, aproximando esses adeptos do clube e permitindo aos nossos jovens, jogarem num contexto diferente.
Eu preferia que o KC mudasse de nome e não nos imitasse. Não quero que o nome Sporting comece a ficar banalizado como se fosse um “United” ou um “City” ou ainda um “FC”.
Antes de existir o “Sporting” clube já existia o “sporting” palavra que, na sua antiga tradução do inglês, significava “desportivo”.
Eu não tenho a certeza daquilo que vou dizer mas acredito que da mesma forma que alguns clubes antigos que têm “Futebol” no nome tinham “Football” o Sporting poderá ter sido criado com o sentido de “Desportivo Clube de Portugal”, mas a tradução da sua primeira palavra não foi traduzida como aconteceu com vários clubes e colectividades que foram traduzindo os seus nomes, principalmente nos anos 40 e 50.
O Sporting até foi fundado como “Sporting Club de Portugal”. Sem o “e”.
Depois isso foi alterado, até porque não alterava muito a designação do clube, era só um “e”. Já uma mudança de “Sporting” para “Desportivo” seria muito mais significativa.
Acho que fizeram bem em manter a palavra “Sporting”.
Sporting é de facto um nome genérico mas raro fora de Portugal, contudo outros “Sportings” ou são conhecidos pelo sobrenome (Anderlecht, Charleroi, Bastia) ou clubes sem expressão (Sporting de Gijón ou Sporting de Cristal no Peru).
Temos sido o único Sporting conhecido por Sporting no mundo e com presença em competições europeias mas seria preciso que ganhássemos um estatuto enorme para começarmos a ser exclusivamente conhecidos por Sporting. O PSV foi campeão europeu e ainda hoje lhe juntam o Eindhoven fora da Holanda. Até ao Arsenal lhe juntam London em alguns países
Momento oportuno para tal parceria. Ao que eles chamam “soccer”, já começa a ganhar algum relevo no panorama desportivo americano, e eles apostam forte nessa evolução. E nós só temos a ganhar com estas parcerias. :great:
Perante o mundo, o Gijón é tão relevante como o Nacional da Madeira face ao Nacional de Montevideu! :mrgreen: São menos conhecidos mundo afora que qualquer equipa da MLS, os Americanos têm dinheiro e equipas bem ricas. Os LA Galaxy até têm tido mais projecção que nós pelo efeito Beckham.
Lembrei-me ainda do Robbie Keane e do Landon Donovoan. E do treinador deles.
Ao longo dos últimos anos, o Sporting já fez diversas parcerias mas até hoje não vi grande aproveitamento das mesmas excepto no caso do William de Carvalho
A parceria com o Cercle tem sido globalmente positiva. Não foi só no caso do W. Carvalho, mas também no caso do N. Reis e do R. Neto. Qualquer um destes jogadores ficou muito bem cotado por lá, sendo que o R. Neto chegou a ser considerado o melhor médio da liga belga.
O aproveitamento das parcerias é aquilo que os clubes quiserem fazer dele. Não teria problema nenhum em continuar a mandar para a Bélgica 2 ou 3 jogadores. Aliás, seria preferível colocá-los na liga belga do que perdidos por campeonatos ainda mais secundários como o são, por exemplo a 2ª liga inglesa ou o campeonato romeno.