Assembleia Geral Extraordinária para demitir o CD - Votarias SIM ou NÃO?

O que aconteceu antes ?

tenho um lampião a dizer-me que BdC já disse que não quer que haja AG. Isto é verdade?

E’ verdade. O meu gato disse-me o mesmo mas foi depois de almoço e pensei que o carapau que comeu estava estragado.

A AG que Marta Soares anunciou ser a pedido de milhares de associados mas, afinal, não há uma assinatura, devidamente validada, desses associados com correspondência de nº de votos? não, não quer!

A AG que BdC pediu para auscultar os associados? sim, quer!
AG para aprovação do orçamento e que os estatutos obrigam a decorrer em junho? sim, quer!
A AG para eleger MAG e CF que se demitiram? sim, quer!

Segundo o último comunicado da MAG:

• Os restantes elementos da MAG estão demissionários
  • Marta Soares é Presidente. Não demissionário.

Não sei se ria, se chore.

Antes ainda tem de ser a AG de aprovação do orçamento … quero ver o bombeiro pirómano ter tomates para lá aparecer.

Oi, espera um pouco. Então a MAG agenda uma AG para destituição do CD e não apresenta razões. Está tudo louco. Que o JMS o queira fazer já percebemos que sim que alguém entenda isto e ache razoável já é mas difícil de entender.
Se agora não der então daqui a um mês tentamos outra vez, pode ser?
E o clube vai bancando…

Tem de apresentar imediatamente os motivos que o levam a agendar uma AG para destituir o CD.

Mas ainda nao sabes os motivos deles ?

É 1 INCOMODO ter o Bruno de Carvalho no SPorting pois esta a estragar os interesses dos banqueiros,ponto.

Fico a aguardar a convocatória para a AG Ordinária para aprovação do orçamento ( e que deverá realizar-se até dia 15 de junho) e das eleições para o CFD ( ao que parece o ginasta bombeiro não efectivou a demissão, logo a MAG não entrará aqui).

Este tempo de espera só vai prejudicar a preparação da época e a negociações com a banca, tudo por caprichos. São pelo menos mais 100k€ para alugar e organizar a AG no Pavilhão Atlântico e, se correr mal alguma coisa, a culpa será imputada à direcção, que terá que operacionalizar esta brincadeira toda.

Posto isto, pergunto: será possível votar-se na assembleia a inclusão de um novo ponto na ordem de trabalhos que será a destituição de toda a MAG? ou teremos mesmo que recorrer ainda a outra AGE para, finalmente, correr com o Sr. comendador?

Havia dúvidas se tinha sido através dos sócios ou não, era a possibilidade que se falava. E se tu reparaste, eu desde de ínicio que achava que o PMAG ia marcar a AG através dele e não dos sócios.

Eu continuo a dizer que está, pelo menos não vi nenhum desmentido da MAG a dizer o contrário.

[hr]

A AG sobre os estatutos que aconteceu há uns meses. Tivemos de ter duas.

[hr]

Onde é que está isso escrito? Consegues meter isso aqui sff?? :great:

[hr]

Desde que apresente a justa causa no dia 23, não precisa de dizer muito. Falando só dos estatutos, não tem obrigação de tal. Mas acho que é só ouvir o homem nos últimos dias para ouvires algumas das razões (achemos elas estúpidas, sem sentido, ou não).

Um velhinho de 80 anos tropeçou no Severino.
Dizem que foi o BdC que o empurrou.

A sério que aceitas isso? Que ele tente marcar uma AG sem apresentar as causas. Nós sócios não temos direito a avaliar atempadamente se existe ou não razão.
Se ele guardar uma “bomba” a la cm para dia 23 como vão os sócios ter tempo para avaliar e o CD para se defender?

Nota: Parece que a AG pedida pelo CD tinha de ser agendada até dia 16. É só mais uma irregularidade…

Irregularidades? Onde? Nenhumas… ::slight_smile:

Se comprovarem que há justa causa, aceito. A AG é só dia 23, temos um pouco menos de 1 mês para sermos informados sobre se realmente há justa causa. Mas atenção estou de acordo contigo que os sócios devem ser informados algum tempo antes sobre os motivos da justa causa.

Tinha de ser agendada até dia 16? De que mês? AG pedida pelo CD tinha de ter agendada e ser convocado até 8 dias antes, só. Além que temos de ter este mês de Junho uma AG comum ordinária para aprovar o orçamento de receitas e despesas.

Posso estar a ver a coisa mal mas pelo que entendi a AG solicitada pelo CD tinha de ser feita no prazo máximo de 30 dias, portanto o mais tardar até dia 16.

Se existem motivos porque é que os mesmos não são imediatamente comunicados aos sócios?

Ao marcar a AG convinha, caso houvesse honestidade e integridade, que tivesse anunciado os motivos que o levaram a marcar uma AG. Vai anunciar quando? Dia 23 de Junho? Uma semana antes? Três dias antes? Então, será que é exigir muito que os sócios saibam, no momento que indica uma AG, qual a justificação para tal?

Ainda há quem fique confortável com tudo isto.

E quem comprova? É que eles podem meter toda a justa causa que quiserem, tem que justifica-la com factos específicos e provados. E como faz isto sem o apoio do CFD?

A justa causa não pode ficar só à vontade dos sócios

O Presidente do CFD disse “Um pedido destes tem de ser fundamentado e fazer sentido do ponto de vista jurídico e estatutário, não pode ser só porque estamos aborrecidos e tristes com os últimos acontecimentos”

Por exemplo, o grupo de sócios que “juntaram” assinaturas apontaram como justa causa

Sucessão de atos lesivos ao clube, a desprestigiante atuação pública dos membros do conselho diretivo, a postura constante de divisão do clube, quando se deveria pugnar pela sua união, as suspeitas e investigações de corrupção no desporto perpetrada pelo clube, o incentivo a atuações agressivas e antidesportivas, a demissão massiva dos membros dos vários órgãos sociais, o afastamento de parceiros de longa data e a preocupante degradação de património do clube

E quem valida se isto é ou não verdade? Não é em votação de AGE, de certeza

Peço desculpa mas não concordo

A marcação da AJ tem de sair em diário da república e em jornais. Além de que a mag tem que de informar os sócios quais os pontos a discussão e os fundamentos porque se trata de um pedido de destituição. Este é o meu entendimento

Nessa assembleia 75% dos signatários do requerimento devem estar presentes senão a mesma fica sem efeito, adicionalmente devem ser apresentadas provas que sustentem a justa causa.

Este é o procedimento de ag de destituição pedida pelos sócios. Se analisarmos friamente as últimas duas semanas, percebemos várias coisas:

Não há assinaturas suficientes
Não há justa causa alguma
Houve um atropelo democrático a este CD, pelas seguintes razões :
1-não foi marcada a AG solicitada, pelo CD
2-não foram marcadas eleições para os dois corpos demissionários,
3- não é ir para a TV e dizer que vai isto, sem justificar as razões.

Muitas outras razões existem. Falta de solidariedade institucional etc etc etc

A desculpa de querer proteger os signatários, é no mínimo, ridícula

Não é com a BdC ou futuras eleições que devemos estar preocupados. Devemos sim estar preocupados com o procedimento do jms

Não está em causa se BdC tem ou não condições, o que está em causa é a forma como alguns o querem tirar de lá, com o beneplácito de “Sportinguistas”

3 – A Assembleia Geral pode ainda reunir extraordinariamente, por decisão do Presidente da Mesa da Assembleia Geral ou a requerimento do Conselho Directivo ou do Conselho Fiscal e Disciplinar ou de sócios efectivos, no pleno gozo dos seus direitos, com o mínimo de mil votos, para deliberar sobre quaisquer matérias delegadas no Conselho Leonino que exijam maioria qualificada.

4 – A convocatória ou os requerimentos referidos no número anterior serão efectuados no
prazo máximo de 30 dias após a reunião do Conselho Leonino em causa.

Eu acho que os 30 dias só se referem ao nr anterior, ou seja, sobre as mate´rias delegadas no CL.

Na minha opinião, vai ser preciso haver motivos fortes para se provar a justa causa, por isso digo eu que até terem uma justa causa comprovada, dificilmente vão comunicar os motivos oficialmente.

[hr]

Quem fez parte do movimento Dar Rumo ao Sporting e esteve mais ligado ao movimento bem podia dizer como fez na altura para ter uma justa causa que realmente fosse legal para fazer cair o CD. Se foi preciso ir a um jurista, se foi preciso o CFeD ou algo do género.

Sim, obviamente. A justa causa não é uma coisa do género “nós queremos e pronto”.

[b]Artigo 52°

(Convocatória da Assembleia Geral comum)[/b]

1 –As Assembleias Gerais serão convocadas por meio de anúncios insertos em dois jornais
diários, no jornal do Clube, no sítio oficial do Clube e publicado nos moldes previstos para os
actos das sociedades comerciais, com a antecedência mínima de oito dias, se o prazo não
dever ser superior por disposição dos presentes estatutos.

2 – As Assembleias Gerais comuns só podem funcionar, em primeira convocação, com a
presença da maioria absoluta dos sócios com direito de voto; quando tal não se verificar,
ESTATUTOS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
funcionarão meia hora depois, em segunda convocação, seja qual for o número de sócios
presentes, se o aviso convocatório assim o determinar.

A AGCE foi pedida pela PMAG e pelo CD, não foi através dos sócios.

Por isso acabou-se a conversa sobre assinaturas, porque já foi dito pelo PMAG que não através desse ponto.