Assembleia-geral do Sporting (2/10)

O jn quer é esconder outras coisas, esses sabem muitos são da família do nojo.

Vamos ver, quantos lá aparecem hoje… Ontem era só criticos por todo o lado, só saem nos momentos maus… :whistle:

Votação 138 sócios

A favor 98%

Questões ? BOLA

Relatório e contas aprovadas 17:28 - 02-10-2016 A- A A+ Jaime Marta Soares, presidente da Assembleia Geral do Sporting, revelou, este domingo, que o Relatório de Gestão e as Contas do Sporting, referente ao exercício de 1 de julho de 2015 a 30 de junho de 2016, foram aprovadas.

O relatório contou com 98 por cento dos votos a favor e dois por cento contra, isto numa Assembleia onde estiveram cerca de 150 associados.

A Bola

138 sócios e nenhum tinha nenhuma questão… Nem os 2 que votaram contra? :o mais fácil falar no ecrã do pc, do que lá ir questionar diretamente…

Esta foi uma das AGs menos participadas de que me lembro.
Vi um único membro do fórum!
Às 15:30, após os 30 minutos regulamentares de espera, contei 68 sócios (fora os nas mesas).
10 minutos depois já havia mais uma dúzia, mas não deixam de ser números preocupantes.
No final o PMAG falou a dada altura em 142, mas só contei 138. A discrepância deve-se certamente ao pessoal das mesas.
Parece que apenas 2 sócios votaram contra, o que muito indispôs o presidente.
Fora da OT, o que mais preocupava os sócios era o jogo de ontem, mas nem isso fez com que a AG fosse muito pouco participada. Penso que terão falado apenas meia dúzia de sócios.
Mais uma vez, não havia ninguém a levantar questões, das que, supostamente, muito incomodam alguns, nomeadamente participantes neste fórum.

Isso foi discutido. O PMAG teve que chamar até a atenção dum interveniente para a legitimidade do voto secreto.
Quem votou contra estava no seu direito, assim como no de não intervir, paciência.

Das poucas AG que não fui. Hoje é um dia bastante preenchido para mim, sendo que neste caso se fosse absolutamente vital, tentava ir.

Número de presentes muito baixo, mas não surpreende (nada teve a ver com o jogo de ontem)

Paciência. É a democracia a funcionar… Graças a deus funciona no nosso clube, ao invés de outros, que até os mandam calar e cortar palavra…

Número de presentes baixo… Têm se notado de AG em AG, presentes têm vindo diminuir… Mas porquê? :inde:
É verdade que muitos não podem ir ou por terem compromissos, ou estarem longe ( como eu)… Mas e os que se podem deslocar? Falta de vontade… Mais fácil falar no pc e esperar as noticias lá cheguem… :inde:

Eu fui.
Deu para ver que o Presidente estava muito “aziado” com o empate de ontem. Pediu apoio para a equipa e não fez nenhuma critica ao arbitro.

São sempre AGs interessantes de se observar. Os que hoje lhe batem palmas e pedem apoio são os mesmos que batiam palmas aos croquetes (e tudo aprovavam) e são os mesmos que o irão amaldiçoar e bater palmas a outros. Nada de novidade no Sporting.

É por reduzidas presenças de sócios em AG, como a de hoje, que penso que se deve pensar em alternativas ao seu funcionamento. Acho que uma Assembleia Geral funciona bem em clubes pequenos, onde a totalidade (ou quase) dos sócios está presente. O SCP tem quase 150 mil sócios, é utópico marcar uma AG para as xx horas se «a maioria dos associados estiver presente» ou 30 minutos mais tarde «com qualquer número de associados». Não faz sentido nem logisticamente possível organizar uma AG em primeira convocatória!

Até disse que a culpa era dele.

Já tivemos AGs com mais de 2000.
Quanto ao resto, o regulamento de assembleias democráticas, da qual o nosso é copiado, é semelhante em toda a parte. Houve tempos em que distinguia o conceito de quórum, mas isso foi abandonado (em praticamente toda a parte), porque se prestava ao boicote e ineficácia das AGs. Hoje vigora o «quem cala consente», ou seja, quem se balda só se pode queixar dele próprio.
É pena que o demissionismo seja um mal geral nos dias que correm (veja-se a participação dos cidadãos na vida política, por exemplo). Mas a vida continua…

Boa tarde. E o relatório e contas, quais os resultados?

Tenho-o aqui ao lado, mas não tenciono digitalizá-lo.
É uma opção pessoal minha. Não é uma atitude simpática, mas é o que decidi fazer.

O relatório é só sobre o clube, excluindo a SAD. Resultados muito semelhantes aos do ano passado. Apenas li rapidamente durante a assembleia. Uma coisa que foi novidade para mim, e foi dito pelo Presidente, é que todos os jogadores da formação (William, RP, etc,) não contam para o ativo. Isto explica o nosso ativo ser mais baixo que o dos nosso adversários. Não se falou do “aumento de capital” que veio na comunicação social recentemente. As atas das audições aos ex-presidentes/auditoria irão estar disponíveis para os sócios, apenas. Da mesma forma que a auditoria.

Mesmo com 2000 associados presentes temos pouco mais de 1% do total de sócios (150 000).

Eu sei que o modelo de funcionamento de uma AG é igual, ou semelhante, em todas as Associações. Mas é minha opinião que só funciona a 100% em pequenos coletividas. Como também não funcionaria na sociedade civil: Também não seria possível fazer Assembleias Gerais (Populares) em Distritos, Municípios ou mesmo da grande maioria das Freguesias de Portugal. É por isso que se delega funções para Órgãos Executivos através do voto em Eleições e Referendos para os mais variados assuntos. Além disso ainda há os “Abaixo Assinados”. A muitos instrumentos para que a Democracia não se perca.

Não se trata de “balda” ou “demissionismo”, a dúvida que eu coloco e por isso acho que se deve pensar em alternativas é se o comum sócio tem o conhecimento necessário para votar um documento (R&C) que obteve “cinco minutos” antes…

Não tem puto a ver o cu com as calças.
Uma coisa é a representatividade, outra o ninguém pôr lá os pés.
Delegando em outrém, não torna o sistema mais representativo. Pelo contrário, o delegado pode começar a gir por sua auto-recriação,em vez de seguir o que os seus representados realmente querem. E enquanto estes não o trocam por outro, o processou avançou, em desrespeito pelos representados.
Ou seja, não há sistemas perfeitos.

Fui eu o velhadas que levantou essa questão. Tinha discutido o assunto com o presidente, no corredor, e não fazia sentido que o resto da assembleia não o soubesse.

Há possibilidade de obter o relatório e contas do Sporting? Não pude ir à AG por problemas de última hora mas queria saber se posso ter acesso na mesma