Junto as questões que foram colocadas na Assembleia da SAD:
Quais são as dívidas existentes entre Clube e SAD que o R&C refere? Leao09 já explicou
Os actuais Administradores prestaram caução nos termos do artº 396º do Código das Sociedades Comerciais? Castro Guedes disse que sim.
O Eng Castro Guedes como responsável financeiro da Sociedade apresentou no ano anterior prejuízos de 26 milhões e 461 mil euro. Este ano apresenta no relatório e contas mais um prejuízo de 43,9 milhões de euro na SAD. Tenciona demitir-se das suas funções? Acha-se capaz de inverter a actual situação? Considera-se o único responsável pelos números apresentados? O Eng Castro ficou com uma cara perplexa, não se pronunciou. O Eng Godinho disse que de futuro seria ele o responsável pelos resultados apresentados e não o Eng Castro.
Gostaria também que questionar o Eng Castro, como responsável pelas relações com o mercado, se foi ele quem prestou repetidamente informações falsas à CMVM, levando à sanção da Sociedade e à lesão do seu bom nome. O Eng Castro disse que este ano foi o que recebemos menos multas, o Eng Godinho explicou que foi uma multa apenas de 25 mil euro. Achou-se na altura que era conveniente tendo em conta o negócio Domingos ser importante. Pareceu-me sensata a resposta.
Está previsto pela actual Administração um processo-crime por má gestão, pelos números apresentados nos últimos dois mandatos, por serem responsáveis por cerca de 70 milhões de euro de prejuízos? Tal como a Direcção do Barcelona fez à Direcção anterior. O Eng Godinho disse que estava prevista uma auditoria às contas para ver a situação, mas não que não tinha existido Dolo por parte das anterior Direcção. Questionei como é que uma Auditoria Financeira aos últimos 10 anos iria identificar situações como dolo ou negligência, se estaríamos apenas perante uma análise de números. Referindo que apenas com uma Auditoria de Gestão aos últimos 15 anos poderíamos avaliar o trabalho e responsabilidades. A resposta foi o silêncio.
FUNDOS
Como funciona o fundo?
Quem define os jogadores a integrar o fundo?
Quem define o momento de venda dos jogadores que integram o fundo?
Quem define o valor pelo qual os jogadores são avaliados?
O momento da venda dos jogadores que integram o fundo é o Sporting que define. O valor pelo qual os jogadores são avaliados é definido por 2 pessoas do fundo e por Carlos Freitas.
Qual foi o critério para valorizar 50% do André Santos em 1,75 milhões de euro? Pelo mesmo fundo que valorizou Roderick Miranda há dois anos por 8 milhões de euro. Não responderam.
Qual é a percentagem que o Sporting tem do passe do Rinaudo? Não percebi a resposta.
O Sporting tem alguma cláusula de recompra dos jogadores alienados ao fundo? Não existe cláusula de recompra.
Qual foi o critério que levou à contratação de Frederico Varandas, não quero acreditar ter sido o facto de ser irmão de um elemento da Direcção do Sporting? Eng Godinho disse que era lamentável esta insinuação. Respondi que não estávamos perante uma insinuação, pois era uma realidade que o médico em causa era irmão de um elemento da Direcção. Tendo feito a seguinte questão.
Faz sentido que o Sporting tenha como responsável máximo do departamento, um médico que ainda não tem especialidade e que conta com apenas 4 anos de experiência? O Sporting para mim é um dos melhores Clubes a nível Europeu, não digo para contratarem o melhor médico europeu, pelo menos têm de procurar contratar um dos melhores médicos a nível nacional. Qual foi o critério utilizado para a sua contratação? Estamos perante o Mourinho dos médicos? O Eng Godinho amuou e disse que foi uma decisão da Administração.
A 30 de Agosto o Sporting contratou 100% de Elias por 8 milhões e 850 mil euro, no dia 15 de Setembro vendeu 50% do passe por 3 milhões e 850 mil euro. Como se explica esta desvalorização de 1 milhão e 150 mil euro em 15 dias? Falou muito e respondeu pouco, referiu que o jogador iria ser pago em 3 tranches a primeira em Julho de 2012, a segunda em Julho de 2013 e a terceira em Juilho de 2014. De a entender que o milhão e 150 mil euro de desvalorização estava relacionado com os prazos de pagamento e prémios para o jogador. Não tendo sido claro na resposta.
A Sporting SAD irá trabalhar com a empresa gestora de fundos MNF, da qual é administrador João Lino de Castro ex administrador da SAD do Sporting e responsável pelas eleições? Foi ignorada esta questão por parte do Eng Godinho e do Eng Castro.
Por quanto foi vendido Yannick Djaló? O Sporting vai receber 1 milhão de euro quando o jogador for inscrito, mantém 40% do passe, o jogador 20% e o Nice 40%. Existem objectivos a serem cumpridos os quais podem aumentar o valor em causa. Não foram referidos os objectivos. O Eng Godinho falou que numa venda futura por parte do Nice que teria de ser superior a 4,5 milhões, mas foi muito confuso e pouco claro na explicação. Pedro Baltazar criticou o negócio e questionou quem é que avaliava a credibilidade dos dirigentes do Nice, para não fazerem uma jogada numa eventual futura venda. O Eng Godinho referiu que eram credíveis.
Gostaria de questionar o Conselho Fiscal sobre o estado das contas da SAD e sobre as dividas do clube. Como podem continuar a manifestar o seu apoio ao administrador Castro Guedes depois de 70 Milhões de prejuízos em 2 exercícios? O Presidente do Conselho Fiscal respondeu alguma coisa, não deu para entender objectivamente.
Qual é a estratégia que vai ser seguida pela actual administração após o deficit de 44 milhões de euro, no ano em que vendemos os 3 principais activos da SAD, Liedson, Moutinho e Veloso. Atendendo que tem custos a rondar os 65/70 milhões de euro. As receitas rondam os 30/35 milhões, sem champions e sem venda de jogadores. Como é que a situação irá ser invertida se o Sporting apenas detém parcialmente alguns jogadores e nos últimos 10 anos não conseguiu potenciar as receitas fixas. Destaco também o facto de actualmente temos o valor mais elevado de custos com pessoal dos últimos 10 anos, a ronda os 30 milhões. Em 2006 eram cerca de 17 milhões de euro, em 2002 rondavam os 29 milhões de euro. O Eng Godinho primeiro referiu que a CMVM não o deixava responder a esta questão, Pedro Baltazar insurgiu-se referindo que ele tinha que responder e ser responsável. Pois os accionistas mereciam respeito e respostas perante o ultraje que têm sido as contas da SAD. Referiu que a SAD iria apresentar resultados positivos no triénio, que numa primeira fase os custos iriam subir mais. Que estava a apontar receitas na ordem dos 60 milhões de euro com a entrada na Champions e sem venda de jogadores. Questionei como é que iria aumentar as receitas, que numa análise feitas aos últimos 10 relatórios e contas nunca se conseguiu potenciar. Ele disse que teríamos de esperar para ver. Referi que estaria presenta na sala, para o responsabilizar pelos números apresentados e pela sua promessa. Referindo que seria impossível o Sporting apresentar lucro nos próximos 3 anos, com empréstimos obrigacionistas a serem pagos, com vendas de André Santos a 1,75 e com passes de jogadores. Para além disso as receitas fixas nunca seriam suficientes para fazer face aos cerca de 70 milhões de despesas.
Questionar o número de acções que cada elemento da Comissão de Accionistas tem. Não sabiam de FSF, o Presidente do Conselho Fiscal tem 22 e o Presidente da Mesa Sancho Correia referiu que foi comprar acções dois dias depois da última AG. Não referindo o montante.
Porque motivo já foram pagos valores no relatório e contas, sem ter existido aprovação da política de remuneração por parte da comissão de Accionistas O Presidente do Conselho Fiscal disse que já tinham legitimidade após a última AG.
Qual é o valor fixo anual atribuído a cada titular dos órgãos sociais e qual é a vertente variável. Foi referido que existiria apenas valor fixo, não existira valor variável. O Presidente do Conselho Fiscal disse que a não ser que acontecesse um feito de enorme relevância. Motivou risos da plateia, Pedro Baltazar questionou o que era isso. Eu perguntei se seria ganharmos a Champions este ano… Não foi respondido.