Aspectos positivos numa época negra!

De positivo a melhor coisa que nos aconteceu foi mesmo o regresso do Carlos Freitas.
Grandes contratações a preços de saldo:

• Capel
  • Rinaudo
  • Schaars
  • carrillo
  • Onyewu
  • Arias
  • Insua
  • Jefren
    E ainda bons investimentos com destaque para o Ricky

Em tantas contratações claro que algumas não viingaram, mas temos o melhor plantel dos ultimos, largos anos, não tenho duuvidas. Quanto áqueles que dizem que nãio ganhando nada a época foi um fiasco, não concordo, na medida em que quem pensa que contratar 17/18 jogadores novos de 14/15 nacionalidades diferentes é sinónimo de vitórias imediatas, desculpem lá mas não sabe o que diz.

:arrow:

Isto é verdade.

No entanto, partindo do principio que o plantel é o mesmo e so vem o central e PL, vamos começar a nova epoca com 2 extremos que estão quase sempre lesionados, com um central que esta sempre lesionado e com uma equipa técnica que é uma (grande) incógnita.

Apesar do excelente plantel, não sei se vamor ter equipa para fazer frente aos outros…

Bem, o título do tópico em si é um bom resumo da temporada.

Em termos de resultados nacionais, a época foi mesmo negra e não desmerece os quatro anos anteriores. 4º lugar a 16 pontos do primeiro, final da Taça perdida para uma equipa que só se salvou da despromoção na última jornada e eliminação da Taça da Liga na fase de grupos. Só a boa campanha europeia nos fez esquecer isto durante algum tempo. Mas há que dizer que mesmo os melhores resultados dessa campanha foram conseguidos com um futebol de expectativa e contra-ataque que, admitamos, dificilmente trará sucesso de forma consistente

Por isso, o que sai de positivo?

Em primeiro lugar, as boas contratações e o facto de terem agora um ano a jogar juntos. É verdade que, apesar do investimento, os resultados não foram muito diferentes. Mas é preciso não esquecer o quão miserável era o plantel da época passada. Jogadores como Capel, Rinaudo, Carrillo, Wolfswinkel, Schaars, Onyewu e mesmo Elias (que pode dar muito mais do isto) são saltos de qualidade muito claros face ao que existia.

Ainda precisamos de reforços (no mínimo dos mínimos mais um avançado de qualidade e mais dois centrais a sério) para podermos competir de igual para igual com Porto e Benfica, mas está muito mais perto disso do que há 12 meses atrás. O facto de o resultado não ter sido muito diferente parece-me estar mais no trabalho dos dirigentes e dos dois treinadores que tivemos - sobretudo Domingos, que tinha a missão de construir uma equipa com mais e melhor matéria-prima do que os seus antecessores e falhou com estrondo.

Em segundo lugar, as assistências. Um aumento médio de quase 10 mil espectadores por jogo não é nada de desvalorizar. Lembra-nos duas coisas elementares que andaram esquecidas durante os anos Franco-JEB: a) que não é com moralismos e acusações de “mau sportinguismo” que se consegue trazer pessoas de volta ao estádio e b) que é muito importante ter jogadores que entusiasmam os adeptos.

Empossado Lopes, PPC, Freitas, Duque, Mingos.

4º Lugar no campeonato, derrota na taça da liga e na final da taça PT.

Bojinov, Jeffrén, Rodriguez, Elias, L Aguiar, Ribas.

Sem Milhões, Empréstimo 120M, Organograma, túnel do Estádio, imagens do túnel contra os lamps, devo-me estar a esquecer de mais alguma coisa, bombas e casamentos/baptizados.

Carlos Freitas.

andré martins e carrilo…

O plantel é francamente superior ao do ano passado ainda que isso este ano ainda não tenha ficado visível.

Aspectos Positivos, sim senhor vamos lá.

Sobre o plantel:

Excelentes aquisições: Boeck, Oguchi Onyewu, Xandão, Insúa, Rinaudo, Schaars, Elias, Capel, Carrillo ,Wolfswinkel.

Dúvidas, Jeffren grande jogador, enorme mesmo porque vi jogar pela melhor equipa de todos os tempos e como tal sei do que falo, mas infelizmente lesionado.

Arias, Rúbio? Talvez possam vir a ser bons jogadores para já apenas promessas, mas parecem-me boas escolhas.

Treinador: Sá Pinto finalmente um LEÃO a comandar.

Sobre o majestoso estádio José Alvalade.

Estádio pintado de verde faltam os mastros, a música de entrada no estádio simplesmente fabulosa, excelente escolha O Bom o Mau e o Vilão. Simplesmente fantástica!

Relvado com as letras SPORTING, as fachas na cobertura, ESTAMOS SEMPRE CONVOSCO, ORGULHO FORÇA RAÇA, cinco estrelas, fantástica ideia, as redes de baliza verdes.

O equipamento listado este ano finalmente muito bem conseguido.

A nível desportivo:

Chegar às meias-finais da liga europa, ir á final da taça de Portugal.

Meus amigos, todos saberão certamente que sou critico desta direcção, mas todos também saberão certamente que comigo é sempre verdade acima de tudo, este tópico tem como titulo ASPECTOS POSITIVOS numa época negra, estes são sem sombra de dúvida os aspectos positivos se existir um tópico de aspectos negativos falarei neles.

Olha que ficou. Foi a 1ª vez, em não sei quantos anos, que jogamos de igual para igual com os nossos rivais. O problema foi mesmo nos jogos pequenos: a falta de vontade e falta de ideias dos treinadores fizeram com que perdessemos muitos pontos onde nao deviamos ::slight_smile:

Continuo a achar que para o ano o nível vai ser bem mais elevado desde que não se ponham a inventar. A base da equipa tá feita. Não temos saleiros, postigas, evaldos, grimis nem maniches a titulares e polgas também não. Temos de contratar onde é necessário como defesa e ataque e gajos bons. Qualidade acima de tudo em vez de quantidade.

Para mim se não houver uma destas conquistas (Taça europeia ou Campeonato) é uma época desastrosa. Desculpem lá se sou exigente!

Tudo dito. Clube grande tem de ter este pensamento. :clap:

Em termos gerais foi uma época fraca. E só comparando a uma época de 2010/2011 super desastrosa é que podemos encontrar alguns pontos positivos

Fazendo uma análise comparativa relativamente à época anterior:

:mais: Equipa com acrescento de qualidade individual dos seus jogadores.
:mais: Aumento exponencial da média de espetadores nos jogos em casa.
:mais: Aumento do número de pontos de 48 para 59.
:mais: Aumento do número de golos marcados de 41 para 47.
:mais: Diminuição de golos sofridos de 31 para 26.
:mais: Meias-Finais da Liga Europa em comparação com os 1/16 da época passada.
:mais: Final da Taça em comparação com os Oitavos-Final da época anterior.
:menos: Descida do 3º lugar para o 4º lugar do campeonato, que se traduziu na perda da Liga dos Campeões.
:menos: Eliminação na Fase de Grupos da Taça da Liga em comparação com as Meias-Finais da época anterior.

Aspectos positivos? Zero.

Acabamos como começamos, em crise.

Quem perdeu a noção da realidade ?

É esta pergunta que faço a todos os sportinguistas em concreto aos que aqui partilham as suas válidas opiniões em relação à analise da epoca transacta e a antevisão do que deverá ser a equipa e abordagem ao mercado na época seguinte.

Uns falam em reforçar equipa de forma exaustiva outros de forma contida e outros preferem ignorar o facto de precisarmos de valorizar alguns activos nossos " mortos " por assim dizer.

A verdade aqui a meio disto tudo, ou mais justamente , a verdade vista pelos meus olhos é que o Sporting não tem qualquer margem de manobra financeira para gastar mais dinheiro em quaisquer que sejam os jogadores ( uma verdade que acho facil de ver ).
Todos falamos em trazer jogadores que sejam mesmo uma mais valia , que venham para " partir a loiça toda" e alavancar mesmo o futebol da equipa , ao inves de trazer jogadores de volta de emprestimos e outros de camadas jovens .
Sem duvida alguma que a primeira alternativa seria a mais desejada, mas temos de olhar para o nosso clube e pensar realmente depois do investimento feito no ano passado se temos margem para continuar a investir ainda mais… onde é que isto nos vai levar ?

Sinceramente eu partilho com todos a indignação do clube estar mal gerido especialmente na vertente financeira, mais o facto de todos os anos estarmos a deitar fora oportunidades para ganhar algo. Mas em boa verdade nós como "outsiders " temos de ter a capacidade de ter o discernimento de olhar para a nossa situação actual e entender que não temos espaço de manobra , qualquer extra investimento nesta altura é de grande risco , risco esse que poderá agravar e comprometer severamente o futuro do clube. ( IDEIA que temos de transmitir dentro do ceio leonino )

Posto isto , penso que em tempos de crise na economia e na equipa em termos desportivos e financeiros (pff leiam e ponham de parte as culpas e tudo mais ) , o que acaba por nao valorizar os jogadores… é tempo de parar e pensar!!!.. se não deveriamos internalizar as nossas contratações , fazer valer os nossas activos, limpar um pouco a casa , fazer rodar e vender de forma equilibrada alguns jogadores que já nao nos fazem valer muito. Com isto quero dizer termos a humildade de ter objectivos mais pequenos para a proxima época investir menos e " recuperar " . A minha area de estudo é gestão empresarial e a verdade é que esta situação equiparasse a de muitas empresas que têm a vergonha de parar e re-defenir metas e objectivos mais humildes de forma a recuperar e voltar e investir no futuro.

Muitos poderam ler isto e discordar porque acham que ja estamos nessa fase á muitos anos… pois se assim pensam enganam-se temos todos os anos investido bastante dinheiro ( quando digo bastante é mais do que podemos e devemos ) e não temos tido proveito , aliás só temos nos prejudicado financeiramente ainda mais, apesar de desportivamente ver boas diferenças a nivel de potencial.

Eu acredito que temos um leque de bons jogadores mas que temos de aproveitar Cedric , adriens W. Eduardos , Bojinovs , Pongolle , Salomão , Reis … e tantos outros que andam por ai. Quanto muito fazer uma e unica contrataçaão que seja mesmo precisa. Mas se temos prata da casa nao vale a pena nesta altura metê-la na gaveta. Vamos pendurar essa nossa prata , quem sabe vendê-la , limpar a casa e com isto tudo poderemos voltar a ambicionar comprar grandes jogadores e termos uma casa estável e sólida para os receber , valorizar e transformar em conquistas.

Pensem mesmo nisto , tirem um pouco do orgulho e da revolta para o lado e esqueçam por um momento a me*da toda que foi feita até hoje tal como os respectivos culpados…e pensem se não deveríamos parar , re-defenir e humildamente traçar objectivos mais realistas. Nao quer dizer que não tentamos lutar por todos !

Esta ideia dificilmente será a que passa na cabeça dos que mandam lá em cima , mas penso que deveremos nós aqui , internamente criar uma ideia fixa coesa e realista do que deverá ser orientação do nosso futuro a curto prazo , com o claro objectivo de criar um futuro prospero e não "matá lo " com consecutivos investimentos desmedidos e financeiramente muito muito muito comprometedores.

Obrigado por lerem !!

Saudações Leoninas

A època foi negra . - Nem a meia final da Liga Europa apaga isso , na minha opiniao ainda ajuda a aumentar o sentimento de perda em que a època foi realmente negativa pois chegando a esse patamar e falhar è um pouco como estar na lua de mel e nao " concretizar " :twisted: ! - A unica coisa que foi positiva foi a atitude dos adeptos ; è escusado dizer que è para manter ! - Se a pergunta ou o titulo do topico fosse outro ,tipo :" … houve melhorias nesta època em relaçao a X època !? " …haveria melhorias se bem que nao se traduziram em melhor classificaçao final nem em titulos conquistados !

Ainda que compreenda a frustração dos adeptos pelo facto de mais uma vez não termos ganho nada, acho que está na altura de pararmos para pensar: desde 1982 quantos campeonatos ganhámos? Porquê?
Na minha modesta opinião enquanto quisermos pensar que podemos lutar com os rivais sem termos estrutura e estabilidade, andamos todos a sonhar alto…alto demais!
Como é que não aprendemos com os erros é uma coisa q

Ainda que compreenda a frustração dos adeptos pelo facto de mais uma vez não termos ganho nada, acho que está na altura de pararmos para pensar: desde 1982 quantos campeonatos ganhámos? Porquê?
Na minha modesta opinião enquanto quisermos pensar que podemos lutar com os rivais sem termos estrutura e estabilidade, andamos todos a sonhar alto…alto demais!
Como é que não aprendemos com os erros é uma coisa que me faz confusão, continuamos a triturar jogadores e treinadores e nem conseguimos olhar para o lado e ver que foi a estabilidade e a competencia que trouxe titulos ao Porto por exemplo. Vejam o caso do City, quantos anos a investir milhões para finalmente conseguirem?
Apesar dos erros desta direção, que concerteza também ou houve, gostaria de lembrar algumas coisas:

• Depois do Liedson (por sinal uma descoberta de Carlos Freitas), quantos anos andámos à procura de um PL decente? Finalmente encontrámos (Ricky), mas a juventude paga-se com irregularidade e demora tempo a consolidar
  • Quantos anos andámos à procura de um defesa esquerdo depois da sai de Rui Jorge? Encontrámos
  • Depois do Douglas quantos trincos de alto nível tivemos? Temos agora o Rinaudo!
    São apenas alguns exemplos do trabalho positivo desta estrutura e já agora uma ultima pergunta, se o Porto e o Benfica se tivessem visto privados de 5/6 jogadiores nucleares por lesão, numa equipa em construção, será que tinham feito tantos pontos?
    Quando analisamos as incidências de um época seria interessante que analisássemos também estas contingências, porque é legitimo que queiramos que o Sporting tenha um grande PL, mas aspirar a ter outro tão bom no banco para o caso dele se lesionar, é pedir demais a um Clube que não tem dinheiro!

Algumas contratações , o apoio dos adeptos :great: , ter-me inscrito no forum :dance: