Asafa Powwwwwwwwwwwwell

Asafa Powell supersónico

Asafa Powell, que completa 23 anos em Setembro próximo, é o novo recordista mundial dos 100 metros com o tempo de 9,77s. O jamaicano obteve o registo no decorrer do Meeting Tsiklitiria, ontem disputado no Estádio Olímpico de Atenas, na Grécia, o mesmo que serviu de palco aos últimos Jogos Olímpicos. Powell retirou um centésimo ao anterior recorde, de 9,78s, que estava na posse do norte-americano Tim Montgomery, desde 14 de Setembro de 2002, obtido no Estádio de Charlety, em Paris (França).

Pode dizer-se que este recorde é uma completa surpresa, talvez atenuada pelos registos que Powell conseguiu já este ano (na retina ficaram os 9,85s, em Ostrava, no passado dia 9, com condições climatéricas adversas) e, muito importante, pela seriedade das declarações que o jovem proferiu na véspera do meeting, prometendo o máximo mundial. Na altura, pareceu uma daquelas promessas dos sprinters norte-americanos, useiros e vezeiros no “show-off” de declarações, sabe-se lá para quê!

Correndo na pista cinco, ao lado de Francis Obikwelu - curiosamente trocaram de corredores relativamente à final olímpica de Agosto -, Powell foi primeiro praticamente desde o tiro de partida, terminando destacado com a vantagem… eterna de 22 centésimos de segundo sobre o ganês Aziz Zakari. Em terceiro, acabou o jamaicano Michael Frater e, em quarto, Obikwelu, com 10,04s.

Falta dizer que:

Asafa Powell mejoró dos récords de una tacada. Además del récord del mundo de 100 metros lisos, logró el de velocidad punta. Al paso por los 60 metros, el jamaicano volaba a 48 km/h. El récord lo poseía Maurice Greene quien también en Atenas había marcado 47 km/h. Un récord en honor de dos de sus hermanos, fallecidos hace poco. El primero, en 2002, víctima de un disparo; y el segundo en 2003, debido a una enfermedad.

“… Al paso por los 60 metros, el jamaicano volaba a 48 km/h …”, mais um bocado não pode correr dentro das localidades. :smiley:

cumps,
VCoelho

Uma proeza fantástica, sem dúvida!! :o

[color=olive] "... Al paso por los 60 metros, el jamaicano volaba a 48 km/h ...", mais um bocado não pode correr dentro das localidades. :D

cumps,
VCoelho

:smiley: :smiley: :smiley:

Realmente é espantoso, como é que se pode correr a esta velocidade sem se cair … para terem a noção da velocidade, basta pedir a alguém que passe de carro a essa velocidade … é de loucos.

cumps,
VCoelho

eu ao sprint de bicicleta vs ele a pé … nem quero imaginar :lol:

Serão 2 anitos até se descobrir a substancia dopante que proporcionou isto… :arrow: