As nossas viagens

Comprar as “visitas” com antecedência

1 Curtiu

Nem a proposito, foto de hoje.
Com o cachecol do meu grupo em destaque :green_heart::green_heart::green_heart:

2 Curtiram

Vi tudo o que quis, nessas duas cidades, para o tempo disponível sem ter de comprar nada antecipadamente (16 noites em Roma e 8 em Florença)… Todavia, isso não é possível na fantástica Galleria Borghese (que é uma pena ir a Roma e não visitar), só aí comprei antes pela internet com dia e hora marcada (visita de 1h50 que tem de ser muito bem gerida para ver tudo e com dificuldade).

1 Curtiu

Lá estive então a semana passada na Casa do Cascão, na Aldeia do Talasnal, Serra da Lousã. Aldeia brutal, casa com uma vista fantástica para a Serra, e sempre bem alimentados!! :grin:

Acabei por não visitar tanto quanto queria porque a minha namorada apanhou logo no 3º dia uma infeção urinária um bocado agressiva… e os hospitais mais próximos ficam a 1h de distância! Mas deu para conhecer a aldeia toda, a Praia das Rocas, as cidades de Lousã e Penela, o Cabril do Ceira e o Trevim.

Tendo em conta o extremo calor e o maior risco de incêndios, fomos aconselhados a não fazer nenhum dos passadiços da zona, e seguimos esse conselho. O que é pena…

Acabamos por passar algum tempo em casa também, porque com 40º é impensável andar muito tempo na rua.

Experimentamos a chanfana na Ti Lena, comemos algumas vezes pela Taberna do Talasnal (tem um BIFÃO!), mas o destaque maior vai para o javali no Burgo.

Aconselho claramente qualquer pessoa a passar uns dias nesta aldeia!

2 Curtiram

Viva,

Tens ideia de como é esse sítio no Outono (assim no fim de Outubro)? Imagino que seja mais fresquito e tal, mas eu gosto da magia Outonal. :smiley:

Aquela zona é bem movimentada o ano inteiro. E como é mesmo na Serra, acaba por ser brutal durante todo o ano. Ainda por cima grande parte das casas têm lareiras e/ou fornos a lenha, o que acaba por nessa altura do ano saber muito bem.

É difícil apanhares neve, mas se não apanhares chuva também é uma boa altura para conseguires fazer os diversos passadiços.

O Natal por exemplo é uma altura muito procurada ali.

Mas pessoalmente considero que ali a primavera deva ser a melhor altura para se aproveitar mesmo a Serra. Assim, para além de se conseguir utilizar sem grandes problemas os passadiços e os caminhos da Serra, pode-se também usufruir das diversas cascatas e praias fluviais das redondezas.

1 Curtiu

Eu sei, e digo-te que é das alturas mais bonitas daquela zona.

Além de que vais encontrar muitos veados pelas serras.

1 Curtiu

Neve não é preciso, porque disso tenho cá às pazadas e em todo o lado a partir de Janeiro. :sweat_smile: Era mais saber se dava para aproveitar o exterior durante esse período ou se era impraticável, mas já percebi que ainda deve estar bastante agradável nessa altura (tkx também para o @Nightwish76 ). :+1:

1 Curtiu

O Calado mora pela zona? Sério? :sunglasses:

Parece o estádio da luz.

Não me digas?! :sunglasses: Lampiões a passarem a estrada de um lado para outro em fio dental ou tanga?

1 Curtiu

Se chegares a ir diz-me.
Dou-te 3 ou 4 referências para restaurantes.
Se não conseguires alugar casa, há um hotel muito porreiro na Lousã.

Vamos ver… gostei daquela aldeiazita. O alojamento tem algumas “exigências”, ser para 5 pessoas e com algum espaço (por haver crianças). Se não for aquela casa terá de ser algo semelhante.

Seja como for, não sou totalmente iniciado na zona da Lousã, visito de vez em quando a Derreada Cimeira (família da minha cara-metade). :grin:

1 Curtiu

A Casa do Cascão tem uma cama de casal e duas de solteiro. Ou seja, seria perfeito para 4 pessoas… o 5º teria que ficar no sofá :smile:. O Sr. Dinis (anfitrião) é 5*, a casa é muito porreira mesmo! Fica na ponta da aldeia, por isso é sossegado também.

O Restaurante Ti Lena é literalmente ao lado, muito porreiro, mas atualmente só abre aos fins-de-semana. A Taberna do Talasnal é também muito agradável, e o pessoal de lá é todo extremamente atencioso também. Ainda tens o Bar o Curral para uma bebida ao fim da tarde assim também ele com uma bela vista para a Serra. Ou seja, daquelas aldeias de Xisto ali da zona, esta é aquela que mais locais tens para os comes e bebes.

2 Curtiram

É verdade sim sr! E javalis! Lá pela aldeia ao fim da tarde/noite passeavam por lá sempre uns quantos com as suas crias!

Nas traseiras da Ti Lena costuma ir lá uma família de javalis ao fim do dia, comer os restos.

1 Curtiu

O meu conselho nesse aspecto é ficarem mesmo no Talasnal.
É a “melhor” de todas as aldeias de xisto, na minha opinião.

1 Curtiu

Aliás, a última vez que estive na Ti Lena, ela disse-me que ia vender/trespassar o restaurante… não sei se entretanto já o fez

1 Curtiu

Pelo que percebi não, atualmente só estava a trabalhar aos fins-de-semana por causa da dificuldade e do trabalho que aquilo lhe dá, mas ainda não tinha vendido.

Aproveito e deixo aqui um dos meus preferidos da zona para futura referência:

@Luis_Araujo e @Paracelsus

1 Curtiu