As nossas Finanças / Poupanças - O tópico do Forreta

This one trick.
Banks hate it!!
:grin:

1 Curtiu

Obrigado pela resposta.

Eu não entendo de acções e afins, nunca me interessei por isso. E quando vejo o que escrevem aqui, fico a pensar se seria melhor para mim começar a usar outros métodos para investir.

Mas existe sempre risco, e eu não gosto de arriscar o meu dinheiro. E também penso que o estudo do investimento é algo que exige muito tempo.

Os meus investimentos são básicos, vejo terrenos baratos em áreas de expansão, compro e vendo quando valorizam. Até hoje não perdi um centavo e com isto fiz a minha casa “de borla”.

Se nao tiveres necessidade de dinheiro, a longo prazo ganhas sempre se meteres num qq fundo de gestao passiva ou ativa que siga os maiores indices mundiais. Perdes nuns anos, ganhas noutros… este ano esta a ser particularmente mau o que e bom para comprar.

2 Curtiram

O Sousa Cintra disse que fez grande parte da sua fortuna desse modo, …

Parece-me muito bem. 28% é um roubo

1 Curtiu

Todos sabemos que os scams existem principalmente pelo youtube, pelo que depois de ouvir os pontos que ele coloca, muito dificilmente serao apanhados nesses esquemas.
Bom tambem para quem quer comeca a investir mas nao se sente 'a vontade com todos os produtos que existem. Ele nao diz no que investir porque nao pode por lei, mas indica aqueles onde nao se deve.

Tenho 10k “parados” mas tenho alguma reticência em investir em ações, criptos e afins. Para além dos certificados de aforro e a remuneração de 5% (conta ordenado do Ativobank no 1º ano e 2.5% no segundo), conhecem mais algum investimento com capital assegurado ?

Neste momento é ridículo ter uma conta poupança nos bancos. Apesar da euribor subir vertiginosamente, os juros bancários estão encostados ao 0…

Procura pelo Património Crescente do Crédito Agrícola. É um Fundo de Investimento Imobiliário. Não vou dizer que tem risco “0”, mas este Fundo tem um desempenho bastante positivo com uma média de rentabilidade perto dos 3/3,5% líquidos/ano nos últimos 15 anos. Os meus pais já o tinham por aconselhamento de alguém da sua confiança que trabalha nesta instituição bancária e eu acabei por colocar lá uma boa parte do meu portfolio também. Diria que, depois do € em “cash” e do CAforro, é o meu investimento mais seguro.
Isto é só uma sugestão. Avalia por ti se é um tipo de investimento que se enquadra no teu perfil de investidor.
SL

Vou-me informar. Agradeço a sugestão !

É uma boa opção, para o longo prazo: +10 anos.

Ja agora como é que os "vês "? Procuras na net ou em imobiliárias ou vais passando por eles ?

É o melhor investimento que podes fazer e aquele em que vais tirando dinheiro com maior frequência. Se te dás bem com isso, não vejo que necessites de ter grande preocupação com outro tipo de investimentos.

Vejo onde estão a ser construídos condomínios, e procuro terrenos a no máximo 2 km. Basta esperar 1 ou 2 anos que toda a área cresce, com loteamentos, construção de supermercados, postos de saúde.

Aqui em Maceió houve a interdição de habitação de vários bairros, por instabilidade do solo devido a mineração, então foram mais de 50.000 famílias deslocadas. Como a cidade só pode crescer nos seus extremos, fica fácil fazer a divisão, famílias mais fortes economicamente mudam para perto da praia, os mais pobres mudam para a parte alta. Então basta procurar bem, que se encontram umas boas oportunidades de negócio.

2 Curtiram

Em terra de cego , quem tem olho é rei :muscle::muscle::clap::clap:

Viva. Desculpem-me a pergunta ignorante, mas aqui vai: recentemente abri conta numa corretora, aproveitando um código de oferta de uma pessoa que oferecia ações até 100€. Vendi-as e coloquei o valor numa ETF. Tenho de declarar alguma coisa com a mais valia que tive com o código de oferta?

Correu bem a oferta superando o valor da emissao.

Tenho tentado acompanhar este tópico esporadicamente para tentar encontrar um investimento que seja melhor que o imobiliário e ainda não me deparei com essa informação. Talvez por fazer uma leitura na “diagonal”.

Tenho um apartamento que comprei para rentabilizar (está fechado neste momento pq o prédio está em pinturas e havia uma infiltração para uma daa divisões do apt e decidi colocar em condições antes de meter lá gente novamente)…

Comprei em 2019 e em capitais próprios (entrada, impostos, mobilar, ar-condicionado) foram investimentos cerca de 20.000€.

O apartamento mensalmente dá-me cerca de 320€ de despesa, se o arrendar por 550€, por ano, números redondos 3000€ de retorno, ou seja, cerca de 15% sobre os capitais próprios que foram investidos. Entrarento já valorizou. Comprei por 80k e neste momento por 130.000€ vende-se. Sei que se quisesse vender ia ter mais valias, mas mais que duplicava os capitais próprios.

Que instrumento financeiro aconselham que tenha uma yield de cerca de 10%?