As nossas experiências no mundo do futebol

já estive a porta do calor da noite e do pérola negra …

lol

Também já estive, mas sempre do lado de fora.

Mais ou menos. Conheço melhor Mação.
Os meus avós paternos era de São José das Matas por isso passei muitos Verões nessa zona.

Historias de futebol é coisa que não falta deste lado, viciado em bola desde sempre, como a minha mãe diz “es mas é um doente da bola, vai-te tratar” :lol:

Futebol mais a serio lembro-me de quando entrei para os escolinhas do Mem Martins

Sempre tive jeito para o desporto, em particular para o futebol, mas so jogada na rua com amigos mas sempre me melgaram para ir fazer treinos de captação, seja a clubes onde eles tavam seja a outro qualquer. Quase todos os meus amigos jogavam em algum lado, desde o Algueirão, Mem Martins, Lourel, 1º Dezembro, Cacem, Sintrense, Mercês… escalões diferentes ja que não eramos todos da mesma idade. Como eu sempre fui um gajo super timido disse sempre que não, que não me achava assim tão bom como eles diziam e que não tava para ir fazer figura de urso :mrgreen: no entanto no ano de 95/96 o meu melhor amigo, que era da minha idade, tinha decidido ir fazer um treino de captação a Mem Martns e pediu-me para ir com ele, que assim ao menos tinha alguem conhecido no mesmo escalão.

Depois de muito me melgar eu la cedi, mas disse-lhe que tinha de falar com os meus pais primeiro. Confesso que tava na esperança que os meus pais não deixaxem e assim me safar de mansinho :-[ :-[ ainda por cima o meu pai devido ao trabalho não tinha tempo para me ir levar e trazer dos treinos, mas depois duma conversa com os pais do meu amigo eles la aceitaram ja que o pai dele é que nos ia levar… fiquei a tremer por todos os lados, ainda não sabia quando eram as captações e ja tremia que nem varas verdes :lol:

E pronto no fim de semana la fui eu com o meu pai comprar um equipamento todo pipi, chuteiras, caneleiras, sentia-me um profissional da bola :victory: :victory: e na semana seguinta la ia eu e o meu amigo para o treino de captação, a cada metro que passava eu mais tremia, na minha cabeça so aparecia coisas como “vou-me lesionar”, “vou fazer figura de urso no meio de tanta gente”, “o que é que eu vou fazer quando la chegar”, “vou jogar mal”, pessimismo ao extremo!! :shifty:

Altura da verdade… toda a gente equipada, no campo, o treinador la falou do que se ia passar e toca de dar umas voltinhas ao capo para aquecer… la tava eu, nervoso, a correr e as pernas pareciam chumbo! Aquecimento feito, fizemos uns exercicios simples com bola e sem bola e quando eu ja tava mais calmo é hora de jogar futebol… la tava o trenador a falar com todos um a um a perguntar posições preferidas e meteu-nos a jogar, eu fui para medio e o meu amigo para defesa. Surpreendentemente ja não tava nervoso, depois dos primeiros toques na bola (rija para caraças :lol:) a nervoseira passou e o treino correu bastante bem. No final do treino alguns foram chamados a parte, nessa altura pensei “baaah ja fiz porcaria, ja fui…”, mas ele disse-nos "se poderem gostava que voces voltasse nos dias “x, y, z”, eu fiquei :o

E assim foi o meu primeiro treino de captação, um autentico stress :lol:

Depois desses treinos eu e o meu amigo acabamos por ficar, sendo que ele, como não era grande espingarda a defesa foi posto na baliza, onde se deu bem melhor :lol:

Sorry pelo testamento, talvez ainda faça outro daqui a pouco sobre os primeiros tempos nos jogos oficiais, que tambem foram uma nervoseira no inicio mas que acabaram por ser momentos marcantes para mim.

O meu pai é de Cardigos e a minha bisavó materna também é de lá (emigrou para Angola) e quando foi a altura dos retornados foi para lá morar… Conheces Cardigos??? Passo lá de 3 em 3 semanas e um bocado do verão…

Já agora partilho a minha (in)experiência no mundo do futebol, na esperança que todos se tornem um pouco mais compreensivos relativamente à minha inabilidade, inabilidade essa que demonstrei perante muitos de vós em Julho passado na Academia.
Sou um fanático por futebol, mas já fui um completo analfabeto futebolístico. Infelizmente na minha família mais próxima ninguém ligava nada ao futebol, não ligavam a minha mãe, as minhas avós e a minha tia-avó, não ligava o meu avô materno (ao ponto de nunca lhe ter conseguido descobrir o clube favorito), não ligava o meu avô paterno, um sportinguista desapaixonado com a fragilidade do nosso clube quando comparado com os melhores do mundo (para ele, tudo o que fosse abaixo do Pelé ou Maradona era refugo) e não ligava, nem liga o meu pai, sportinguista não praticante, tudo por culpa do tio dele, um benfiquista da província que sempre que vinha a Lisboa arrastava o meu pai com ele até à estrumeira velha para ver o insébio e companhia jogar, no meio de uma marabunta de lampiões. A experiência do convívio com eles foi tão traumatizante que o meu pai passou a odiar o jogo. Como podem ver os antecedentes familiares não foram os melhores.
Segue-se então a escola, a primeira oportunidade que tive para contactar com esse estranho mundo, que tive, ou que teria, não fosse o futebol ser proibido nessa dita instituição. :o
Gorava-se a oportunidade. Continuava futebolisticamente virgem.
Cheguei então ao 3º ano, mudei de escola e quase tudo mudou. Registo então aquela que foi a primeira vez que joguei à bola, poucos poderão dizer que se lembram desse dia, eu infelizmente lembro-me, por ter sido tão tarde. Jogámos no recreio, um espaço pequeno de mais para a quantidade de miúdos que lá estavam, toquei na bola, poucas vezes e sem saber o que fazer com ela, ao ponto dos meus colegas terem de me ter explicado as bases do jogo. É claro que eu sabia um minímo, fruto dos jogos da selecção que por vezes passavam na televisão em minha casa, sabia coisas como terem de se marcar golos para ganhar, e jogar-se com os pés, tudo o mais devia ser desconhecido. O gosto não pegou logo de início, já que eu era francamente mau, e todos os outros miúdos que jogavam sabiam mais ou menos o que estavam a fazer.
No 5º ano, com nova mudança de escola, desta vez para uma que tinha campos e balizas a sério, além de uma disciplina de educação física em que o futebol fazia parte do programa, lá comecei a jogar com mais regularidade. Não é que tivesse escolha, porque naquelas alturas jogar à bola, ou à rabia, ou à parede, eram as únicas coisas que os rapazes faziam nos intervalos, mas o gosto foi aparecendo com os altamente marcantes primeiros sucessos individuais. Sucessos esses que ainda hoje me lembro bem, como o golo de honra numa goleada vergonhosa num torneio inter-turmas em que fiz com que o guarda-redes entrasse dentro da baliza com a violência do remate, o primeiro hat-trick marcado àquele que anos mais tarde viria a ser um dos meus melhores amigos e que é também um dos melhores guarda-redes em capacidade inata que conheço, e o mais belo golo que alguma vez marquei, um chapéu feito num remate de primeira de calcanhar, em resposta a um cruzamento que foi na direccção das minhas costas.
A partir daí o gosto foi crescendo gradualmente até me tornar o fanático por futebol que sou hoje. Ainda sofro um pouco com a falta de experiências futebolisticas, não me consigo habituar a ver jogos no estádio por exemplo. E tenho imensa pena de nunca ter tido a oportunidade de jogar futebol numa equipa a sério quando era puto, mas a vontade de comer relva, pelo menos, foi despertada na íntegra apesar do atraso. :mrgreen:

Tal como o Sardoal, só de passagem ou de ouvir os meus familiares e pessoas de lá da aldeia a falarem das terras das redondesas.

A minha uníca experiência mais a sério foi um jogo contra o Casa Pia em que comemos 8 golos quando jogava na equipa da escola…
Nos intervalos da escola era capaz de fazer grandes defesas e sempre tive grande instinto goleador quando subia e fazia grandes passes longos a rasgar defesas por completo :mrgreen:
Também sabia marcar livres mas havia um gajo na minha turma que era melhor então marcava sempre ele. A não ser que jogasse contra o gajo.
O meu problema era ser um bocado lento e ter peso a mais… houve uma vez que o meu professor de EF me disse que se eu perdesse a gordura a mais que podia ser um caso sério.
Já fui um autêntico merdinho em termos de transferências, uma vez no 3º ano fui jogar para a turma de uns gajos porque no jogo anterior lhes tinha metido dois golos, e no 5º ou no 6º ano fui outra vez fazer uns jogos por essa turma. Sempre que jogava por eles metia 2 golos contra a minha turma :rotfl: ficavam todos aziados comigo
Penso que o melhor que vivi a jogar à bola foi como redes, fazia grandes defesas e lançava muito bem os contra-ataques devido à minha capacidade de passe :mrgreen: :lol:
A coisa mais marcante que vivi recentemente foi o mesmo que sofreu o Jeffren num jogo contra o marítimo, a diferença é que comigo foi a bater um pontapé de baliza. Fui um bocado alvo de gozo nesse dia, ninguém percebeu como é que alguém se lesiona a chutar uma bola. Depois sempre que voltava a jogar à bola agravava essa lesão ^-^
E pronto resumi a minha experiência de “futebol”.
Peço desculpa se estiver a fugir do tema, porque ao que parece isto é só para “profissionais” :lol: :mrgreen:

Joguei a bola dos 6 aos 14, no Odivelas, o melhor momento destes anos, foi quando era escola B, capitão de equipa e jogámos contra o Sporting em casa, a dúvida era quantos íamos apanhar, estava muito nervoso era o primeiro jogo contra uma equipa grande e logo contra o meu clube, acabámos por não jogar mal, sai pouco depois de começar a 2ª parte, comemos logo 2, de seguida entrei logo, estive para ai 5 minutos no banco (modéstia a parte era o melhor central), perdemos 4-2, antes de eu sair esses 5 minutos estava 2-1.
Infelizmente quando ia para os iniciados B, tive uma lesão grave no pé, que me impediu de fazer a pré-época e como tinham entrado treinadores novos, nem ligaram ao meu percurso de já 4 anos como capitão, nos escalões de formação e qual foi o meu espanto ao ver que fazia parte de lista dos dispensados.

Cardigos? claro que conheço, tenho amigas lá (tou a falar a sério, se calhar até as conhecesses)

Já joguei futebol durante 8 anos.

Comecei com 6 anos no Nacional da Madeira ( :-X ) e lá fiquei durante 7 anos até aos 13 anos.

A época estava a terminar quando, num treino, fui fazer um carrinho e parti a perna em 3 sítios. ???

Estive cerca de 4 meses com gesso e 2 na fisioterapia. Após isto, ainda voltei a jogar futebol durante 1 época no Marítimo.

Era defesa central. :mrgreen:

(Lagos)
(Braga)

Comecei no Esperança de Lagos com uns 5/6 anos. Ainda joguei no Merelinense, mas já se faz uns bons anos que me reformei do futebol para seguir noutro desporto ;D

Não. Tomé

Eventualmente, mas isso tem mais a ver com separações “cidade/campo”. O clube faz, ou fazia, um trabalho meritório na formação, razoavelmente planeado e menos amador que o que se vai passando no resto do concelho. Talvez por isso passasse essa imagem mais elitista. Mas isso acontece exactamente da mesma maneira nas escolas (com os “pegachos” então…)

Pra já, apesar da idade trata-me por tu.

Alcaravela, essa bela localidade com uma aldeia chamada Panascos… :mrgreen: Também tenho conhecidos com família lá! E no Mação/Pereiro também!

Já agora, boa sorte para esta época! :great:

Boas

Alguém por aqui joga na zona de oeiras por diversão ?

Eu também lá andei :lol:.
Mas, começando pelo início, como qualquer rapaz era louco por desporto e, em particular, por futebol. Passava as tardes todas a jogar à bola na rua com amigos e decidi tentar jogar nalgum clube, numa coisa mais à séria. Para aí com 6/7 anos fui ao Mem Martins Sport Clube (MMSC) fazer um ou dois treinos mas odiei aquilo… Os treinos eram uma rebaldaria total… Não meti lá os pés outra vez e fui tentar o rival Algueirão (RDA). Também só fiz uma ou duas semanas de treinos até que um treinador meu me insultou o equipamento que usava: camisola do Sporting. Na altura fiquei lixado (com f…) com o treinador e não voltei a aparecer no RDA…

Passado 1 ou 2 anos voltei ao MMSC, mas desta vez foi para ficar. Lembro-me que no treino de captação éramos apenas 4. O treinador decidiu meter-nos a jogar 2 contra 2. Eu e um jogador da outra equipa ficámos para fazer parte do plantel dos escolas.
No primeiro jogo que fiz (um amigável contra outro dos maiores rivais: o Rio de Mouro) comecei como suplente e usava a camisola 8. O mister manda-me entrar para a defesa no já inexistente campo do Rio de Mouro, que hoje em dia é uma bomba de gasolina. Passados alguns minutos canto a nosso favor, eu como defesa e dos mais altos jogadores em campo fui à área adversária. Cruzamento e golo meu! Cabeceamento perfeito a fazer um dos 5 golos com que vencemos a equipa da casa (5-3 foi o resultado final a nosso favor). Foi um dos apenas dois golos que marquei em 4 ou 5 anos de MMSC.
Na minha primeira época, tinha idade de escola B mas fiz a época sempre dividida entre os jogos da equipa A e B. Nesta época os escolas A e B fizeram jogos contra o RDA (já para o campeonato) e joguei nos dois jogos, ambos foram em nossa casa e ambas as equipas ganharam: a equipa A ganhou 18-0 e a equipa B ganhou 23-0!! Trucidámos os nossos rivais!!
Como era a primeira época de muitos jogadores e como no escalão de escolas não havia (não sei se ainda não há) divisão entre campeonato de escolas A e escolas B, a nossa equipa B perdeu muitos jogos jogando contra equipas A doutros clubes.
Na segunda época já tinhamos experiência de muitas derrotas e fizemos uma grande época. Jogámos contra os lampiões, contra os pastéis e outras grande equipas do distrito de Lisboa. Perdemos pouquíssimos jogos e ficámos entre os 5º ou 6º classificados distritais (na altura havia várias fases do campeonato, cerca de 3, sendo que a última decidia o grupo de equipas dentro de cada classificação).
No último jogo que fiz pelos escolas, foi um amigável em Albarraque em que ganhámos 7-1, onde fiz um golo (o segundo dos 2 que fiz em todo o percurso futebolístico :mrgreen:)

Depois a mudança de escalão para os infantis. Foi muito difícil para toda a equipa. Mudámos de treinador, de esquema táctico (infantis de 7) e até de forma como pensar o jogo. Fiz apenas época até ao Natal. Na segunda época de infantis, o nosso treinador dos escolas juntou-se à equipa técnica dos infantis e as coisas melhoraram um pouco. Mas a nível pessoal tive uns problemas escolares extra-curriculares que me desestabilizaram, até que decidi desistir outra vez na altura do Natal.
Na escola tinha vários colegas de turma que também jogavam comigo no MMSC e estavam sempre a dizer para voltar, etc… Passados uns 3 anos de ter saído do clube, encontrei um treinador da altura que me voltou a pedir para voltar…

Não é uma grande experiência mas aqueles 4/5 anos foram muito bons onde fiz grandes amigos. Ainda ganhámos alguns torneios amigáveis onde tive a honra de levantar troféus, sendo eu o capitão de equipa durante 3 anos.

Alguem de almada que faça uma peladinha semanal? ando a procura de companhia :inde:

A minha história é simples e curta. Fui guarda-redes do Sport Grupo Sacavenense durante um ano nas escolas (na altura só vai um escalão de escolas). Era titular e ainda tinha mais um ano de escolas pela frente mas como os meus horários da escola não davam para coordenar com os treinos acabei por me vir embora, o meu interesse por futebol na altura não era muito :mrgreen:

Qual é o nome do treinador que te dispensou?

Porque se calhar é o mago das dispensas de jogadores da casa de Odivelas que já tem um longo historial da dispensa de jogadores importantes só para ir buscar gajos aos orcs e ir buscar os amigos dele.

Belo tópico!

A minha história com o futebol foi sempre a superar obstáculos , provocados por limitações físicas…

Quando tinha 3 anos , tive um grave acidente , e depois de 2 meses em coma , o médico do Hospital dona Estefânia (Dr Mota :clap: ) , disse aos meus pais que era praticamente impossível eu voltar a andar , visto eu ter ficado quase sem sem a perna esquerda.Só para terem uma ideia , quando entrei na escola primária já tinha feito 12 cirurgias de reconstrução , e não tenho vergonha de dizer que a grande maioria dos meus tendões são provenientes de pessoas mortas :xock:

Até que , com 7 anos , miraculosamente voltei a andar , tudo por causa de a minha irmã ter-me desligado a luz da cozinha quando eu lá estava , e eu como medricas que era , borrei-me todo de medo e desatei a correr para o quarto dos meus pais…

Passados uns meses , já andava normalmente como qualquer pessoa , e pela primeira vez joguei à bola , nunca mais me esqueço desse dia , o meu avô agarrou em mim e ensinou-me a meter o pé à bola , aqueles acções básicas que qualquer pessoa tem de saber…

Mesmo em frente a minha casa , havia um campo e futebol , que estava sempre a abarrotar , e as primeiras vezes que joguei , fartavam-se de mandar vir comigo , eu não jogava NADA…Então comecei a treinar sozinho em casa , a dar toques , a chutar contra as paredes , a jogar “tènis” com a parede , slalom’s em ziguezague , enfim , parecia um profissional com 8 anos :smiley:

A próxima vez que voltei ao campo em frente a minha casa , já era dos melhores jogadores , e uma vez que lá estava a jogar um senhor chamado Sebastião convidou-me para jogar na equipa dele num torneio infantil que iria haver cá na terra…Este senhor sempre andou pelos campos cá da cidade à procura de jogadores , e “descobriu” , entre outros , o nosso ex guarda redes Ricardo , o Zé Pedro que era do belém , o Rui Pataca ex belém e montpellier , o capitão de Angola Kali , entre outros que fizeram carreira no futebol…

Nesse torneio , joguei muito bem , aliás no meu primeiro jogo marquei um golo do meio campo :victory: , e comecei a receber convites para ir jogar nos clubes cá da zona , Alcochetense e Montijo , mas os meus pais ainda me protegiam muito e não deixaram , e por causa deles estive um ano parado…

Com os meus 10 anos , comecei o campeonato no Montijo , mas depois , por causa de ter partido 3 vidros no ciclo no mesmo dia à conta da porcaria da bola , o meu pai castigou-me e não me deixou acabar a época…E o meu treinador ficou furioso comigo , porque já me tinha aivsado montes de vezes para não jogar na escola(além de treinador era o meu prof. de trabalhos manuais)…

Na época seguinte , um amigo do meu pai era o treinador do Samouquense , e tanto lhe chateou a cabeça que o meu pai lá me deixou ir…Comecei a época a titular , mas tinha de fazer avarias novamente…Não parei num cruzamento quando vinha de bicicleta e espetei-me contra uma ape50 da piaggio , vulgo mata-velhos , e pronto , lá fui castigado novamente…Mas neste caso o meu pai ainda me deixou voltar antes de acabar a época , portei-me como um anjinho e ele reconheceu o esforço…

Na época seguinte , no meu primeiro ano de iniciado , tudo mudou, treinador , direcção , os jogadores…Quando cheguei de férias , quase no tempo de começar a escola , o treinador era outro , era o meu antigo treinador no Montijo , que tinha um “pé atrás” em relação à minha pessoa , e nem sequer sabia que eu fazia parte da anterior equipa , e as captações estava no último dia , aliás eram 2 jogadores para uma vaga…

Recordo-me desse treino como se fosse hoje , cheguei atrasado , já estavam todos a treinar , e eu a pensar que já estava tramado , e sento-me na bancada , ao que o treinador ao ver-me , veio ter comigo e perguntou o que eu lá estava a fazer.ouviu a minha resposta , e mandou-me equipar…Quando estava no balneário , estava lá uma pessoa que eu não conhecia mas que se tornou um dos meus melhores amigos , e perguntei-lhe qual era a posição mais fraca da equipa , e ele responde que era “defesa central”…

Nunca tinha jogado a defesa , mas dei uma de Nesta no treino e limpei tudo , passado 20 minutos do treino de conjunto mandaram-me logo tomar banho , para o presidente ir comigo a minha casa falar com os meus pais , porque era necessária a assinatura deles na ficha de inscrição…

Essa época correu-me muito bem , deu-me muita confiança , e passei a época inteira sem dores na minha perna , o que nunca tinha acontecido , e fez-me trabalhar ainda mais…

Quando a época acabou , lá fui eu de férias para a terrinha , e para não perder a embalagem pedi a um amigo meu para treinar com a equipa lá da terra , o Âncora Praia , que naquele momento só tinha juniores , e recebi preparação de júnior , era com cada tareia na praia e no pinhal que chegava a casa e só queria dormir…

(Como curiosidade, o meu “companheiro” de exercícios , porque era o único com a minha idade naquela equipa , era o tiago , o ex lampião que está agora no patético)

Quando voltei , no fim das férias , tinha algumas dez mudanças a mais que o resto da equipa , e como foi nesse verão que dei o “salto” , estava uma pequena besta , e notava-se muito a diferença em relação aos outros da minha idade…

Fui várias vezes convocado para a selecção de Setúbal , e não fui para os lampiões a meio da época por causa da estúpida alteração das datas de nascimento nos escalões de formação, antigamente a data limite era 1 de agosto…Ora como eu sou de novembro , fui um daqueles que saltou para os juvenis com 14 anos , enquanto a grande maioria ficou nos iniciados , e como não tinha mais de 1,80m como os outros juvenis dos lampiões , eles ficaram sem interesse , os enormes fdp…E sim , eu era capaz de jogar nos lampiões , era uma maneira de ser mais fácil alcançar o meu sonho de ser jogador profissional…

Quando chegou o fim da época , joguei contra o Sporting , e nesse dia estava com 38º de febre , mas engoli uns “benurons” e basicamente fugi de casa para jogar , e nunca contei a ninguém que estava com febre…Marquei o Palmilhas e fiz um jogão , até ao momento em que os meus pais foram atrás do banco pedir ao treinador para ele me tirar porque eu estava cheio de febre , levei uma descasca daquelas…

No fim do jogo , o treinador do Sporting foi ao balneário pedir para eu ir para o local do almoço no autocarro com ele , para falar comigo…Ficou logo ali combinado que no ínicio da época eu ia começar a treinar com eles , à experiência , foi provavelmente o dia mais feliz da minha vida…

Mas , e há sempre um mas , esse foi um verão de merda.Fui de férias para casa da minha tia , e quando votei os meus pais já não viviam juntos , aliás a casa onde eu vivia já nem era a mesma , e por causa disso as cartas que o Sporting enviou-me para iniciar os treinos estavam todas acumuladas na caixa do correio…O presidente do Samouquense e o irmão do Futre ainda falaram cm o Sr. Aurélio , mas nada feito , só no ano seguinte…

Esse ano correu-me bem em termos de futebol , mas o meu comportamento estava uma porcaria , desafiava tudo e todos e não aceitava conselhos de ninguém , estava bastante revoltado , e num clube como o Sporting não há espaço para essas coisas , e acho que a minha janela fechou-se aí…

No meu segundo ano de juvenil , sofri uma lesão grave num tendão , outra vez na perna esquerda , e fui à faca mais 2 vezes ,e acabou-se aí tudo…Nunca mais recuperei e as dores eram insuportáveis , estava sempre a ter recaídas e como os médicos disseram-me que o problema iria ser crónico (e tinham razão) optei por desistir de jogar futebol a sério…

E foi assim , um pouco por minha culpa , um pouco por azar , nunca cheguei a lado nenhum…

Deixei de praticar desporto , tornei-me um adepto da má vida (p*tas e vinho verde) e andei bastante perdido , até descobrir a minha verdadeira paixão , lutar , mas isso já é outra história :wink:

Desculpem lá o testamento :stuck_out_tongue:

Depois de belas historias, vou então falar-vos da minha história no futebol:

Já está!

Epá, para contrabalançar os tópicos de despedidas e outros de tricas que puxam o ambiente para baixo, surge este excelente post para demonstrar a fibra dos foristas desta casa. :clap:

Vuk e Diego, essas vossas histórias fazem-me lembrar aquelas que apareciam nos livrinhos das Selecções. :mrgreen: :great:

Quanto à minha experiência no mundo da bola, estou como o jubi. Zero! ^-^