As nossas experiências no mundo do futebol

Todos nós já demos uns toques na bola, seja em casa, no parque da vila ou mesmo a nível oficial. Criei este tópico com o objectivo de partilharmos as nossas histórias do futebol, apresentando a nossa “carreira”, clubes onde jogamos, sitio mais mirabolante onde já jogamos, histórias de infância, etc.

Bem, sendo eu o criador do tópico tenho de dar o exemplo. Sempre gostei muito de futebol. Em pequeno bastava-me uma bola e uma parede para estar entretido uma tarde inteira. Muitas das vezes jogava sozinho, mas tive a sorte de na minha aldeia haver rapazes mais ou menos da minha idade que partilhavam o mesmo gosto. Quase todos os dias fazíamos uma futebolada no asfalto da estrada, visto ser o melhor sítio para jogar (em termos de piso e tamanho). Uma vez antes de começar o jogo estávamos a ver quem dava mais toques. O Eduardo João, que por sinal era o mais velho, quis dar espectáculo, e qual foi o resultado? Cabeça partida e ficou sem uma sobrancelha. Meteu os dois pés em cima da bola e tentou equilibrar-se sobre ela, perdeu o controlo e caiu de testa no alcatrão. Fomos para minha casa e chamámos a mãe dele, mas, antes dela chegar, o meu pai foi buscar um espelho para o Eduardo João ver o estado da sua testa. Quando viu como estava começou a cambalear para trás (quase a desmaiar), e o meu pai a tentar segurá-lo (o que não era muito fácil porque ele devia ter 1,80 e uns 90 e tal quilos). Semanas mais tarde ainda havia sangue no chão…

No que diz respeito a futebol oficial, já joguei em dois clubes. Comecei a jogar nos infantis, nos Lagartos do Sardoal. Estive dois anos nesse escalão (marquei 13 golos) e quando passei a iniciado deixei de jogar por não haver este escalão no clube. Convidara-me para ir para o Benfica de Abrantes (é uma das referencias aqui da zona), mas, para além do nome, nunca gostei deles, é o típico clube dos meninos ricos. No meu primeiro ano de juvenil voltei a jogar na Associação Desportiva de Mação, onde estive apenas um ano. Competi na 1ª divisão distrital, tive muitas dificuldades porque sou um rapaz baixo para a minha posição (médio-defensivo), ainda para mais contra cavalões com 1,90. O ano passado regressei ao Sardoal, onde continuo este ano, no primeiro ano de júnior.

PS: O maior elogio que alguma vez me fizeram foi “Pequeno João Pinto” :lol:

Excelente tópico :great:

Sim, já joguei oficialmente, nos juvenis e nos juniores. E fiz uma época intermitente em seniores. Desde há 3 anos que não jogo, nem acho que volte a jogar oficialmente.

Sempre no clube da terra, na zona de Sintra, e houve uma coisa comum em todas as épocas, o 1 ano era mau, e o 2º era bom, e isso tinha uma explicação simples, é que eu comecei nos juvenis, exactamente no ano, em que o clube passou a ter juvenis (só tinha escalões mais baixos), e só aceitou jogadores de 1º ano, para fazerem uma equipa, que desse continuidade no ano seguinte, e depois logo se via, mas nem havia expectativas de ficarem com juniores. Já conhecia todos os jogadores, porque eram todos da zona.

No inicio, aos 15 anos, senti dificuldades, era gordinho, e o treinador colocava-me sempre a médio centro nos treinos. Podia ser mais há frente, ou mais atrás, mas era sempre na zona central do meio campo. Lembro-me que antes do inicio do campeonato, na véspera do 1º jogo, ele me disse, que até tinha qualidade, mas com o meu peso, não podia jogar mais de 20 minutos por jogo, porque me cansava depressa, e disse para tentar resolver isso. Aquilo marcou-me muito, e foram algumas semanas de verdadeiro sofrimento a tentar perder peso, com muito cuidado no que comia, a beber imensa água, e a fazer exercício extra treinos.

Com o passar dos tempos, consegui mesmo perder peso, ganhei muita resistência, respirava melhor, e melhorei muito. Fiz bastantes jogos a titular, e acho que não jogava mal. Acabamos o campeonato em 3º, a contar do fim, na distrital, e numa fase seguinte, acho que perdemos os jogos todos. Faz muita diferença, sermos mais novos. Lembro-me que contra o Real Massamá, perdíamos mais de 10, sempre.

No 2º ano, já foi diferente. Muito diferente. Ficamos em 2º, e na fase seguinte em 3º. Era habitualmente titular, mas havia uma grande rotatividade entre todos, já não actuava como médio centro, mas sim médio ofensivo. Acho que tínhamos uma equipa jeitosa.

Nos juniores, as coisas correram pessimamente. Primeiro, porque era para não haver, e foi uma coisa feita há pressa, com inscrições perto do fim, com poucos jogadores, porque muitos dos juvenis do ano anterior, já tinham ido jogar para outro lado, pensando não haver juniores aqui, e com um treinador, mais parvo, que sei lá o quê. Nunca me colocava a jogar, um dia fartei-me e perguntei-lhe porquê, e ele diz-me, que não usava médios ofensivos nas suas equipas, e que não via com capacidade para jogar mais recuado. Eu disse-lhe, “como sabe, se nunca me experimentou aí nos treinos”? Ele diz, “dá para ver, pelas tuas capacidades, que não encaixas mais recuado”. Eu fui-me embora, e não voltei mais.

Depois, a 2 ou 3 meses do fim, o gajo bazou, e quem pegou na equipa, foi o treinador dos juvenis, que acumulou funções. Voltou a chamar-me, e apostou quase sempre em mim. Estávamos em último, uma época medíocre, para esquecer.

No 2º ano, voltou a ser diferente, e com esse mesmo treinador, fizemos mais uma época interessante. Marquei mais golos, que nas anteriores todas juntas, e fiz muito mais assistências. Os jogos a 90 minutos cansam mais, mas abrem mais espaços, sobretudo nas partes finais, onde há mais golos. Ficamos em 4, mas conseguimos subir para a I distrital. Adorei esta época.

Depois, fui convidado para ir aos treinos de captações do ano seguinte, nos seniores, fiquei inscrito (a câmara na altura paga as inscrições de todos o residentes no concelho), joguei algumas vezes no inicio, mas o futebol senior, mesmo que distrital, nada tem a ver com o futebol junior. Tenho a certeza que equipas de juniores como o Belenenses, o Braga ou o Vitória por exemplo, se jogassem com equipas seniores das distritais de Lisboa não ganhavam. Porque as distritais de Lisboa, sobretudo a de honra e I divisão, são altamente competitivas, com muitos jogadores de qualidade, campos quase todos sintéticos, não tem nada a ver com aquilo que se vê na liga dos últimos, em campos pelados, e gordos e veternaos a jogar. É mesmo um campeonato difícil, onde senti dificuldades de adaptação, e onde a partir de Dezembro deixei de poder ir aos treinos por ter estado a trabalhar há noite, e com isso deixei a equipa. Acabei por voltar perto do fim, quando o contrato de trabalho de 6 meses terminou e ainda fiz uns jogos, mas foi a minha última época oficial.

Agora só com amigos, na brincadeira, tanto futebol de 11 como de 7, como de 5.

Nunca fui nada do outro mundo, mas acho que nem era mau de todo. Bons tempos.

Desde os infantis até aos iniciados, joguei no clube da minha terra, o Grupo Desportivo Sobreirense. Posso dizer que gosto tanto do Sobreirense quase como gosto do Sporting. Nos escolas e infantis, era o tipico miudo cheinho que não jogava muito bem, ou seja, servia para comer as sandes :mrgreen:
Nos iniciados, puseram-me a central, onde, apesar de ser muito mais baixo que os adversários, fazia-lhes frente e cortava muitas vezes a bola. Até me convidaram a jogar no Lourinhanense, uma antiga filial do Sporting, onde o tipo de futebol praticado era superior ao nosso, mas recusei por duas razões: Era o iniciado mais velho da equipa e era capitão.

Um ano depois, fui representar o Clube Desportivo A-Dos-Cunhados. Para perceberem o acto que fiz, era como se me tivesse mudado do Sporting para os lamps. São grandes rivais, em tempos os de uma e de outra terra nem se podiam ver à frente.
Era o meu primeiro ano de Juvenil, e os companheiros eram espectaculares. Ao inicio, a pré-época prometia algo, mas à medida que a equipa se conhecia melhor, mais se iam agravando os resultados. E porquê? Mal passamos a conhecermos-nos melhor, as saídas à noite eram cada vez mais, fazer directas para os jogos, até alguns jogavam de ressaca. Mas éramos um grupo amigo.
Certo dia fomos jogar a Venda do Pinheiro. No fim do jogo, o nosso central decide espetar um valente murro na cara de um adversário, devido a provocação. E aí começou uma batalha campal. Daquelas que se vê na televisão e se fica a pensar:

“Mas está tudo doido ou quê?”

O nosso delegado, em vez de separar os oponentes, andou metido na batatada também, nós, os suplentes (nesse jogo tinha sido suplente), saímos a correr do banco a ajudar os camaradas no meio do relvado. O nosso PL estava rodeado de 3 jogadores da equipa contrária, a levar pontapés na cara e a gritar de dor; os outros, estavam aos socos, pontapés, biqueiradas, enfim, numa espécie de luta livre. Sei que não foi a atitude correcta, mas também alinhei na pancadaria, mas não pude evitar, era como o heat of the moment. Apesar de ter andado no meio do “ringue de wrestling”, também apanhei forte e feio. Quem vai à guerra dá e leva :mrgreen:

Hugo4 Sobreirense e á-dos-Cunhados?

Esta época, esses 2 clubes vão jogar contra o clube da minha terra, em seniores. :great:

Tanto eles, como o clube da minha terra(amor quase tão grande como o Sporting), já se defrontaram o ano passado, e eu fui aí ver os jogos, tanto ao Sobreiro Curvo, como a Á dos Cunhados. No Sobreiro empatamos a 2, no Á-Dos-Cunhados ganhamos 2-0. Excelentes condições, em ambos os clubes, com sintéticos e bancadas.

Mas eu só joguei nos escalões de formação, como disse no coment anterior, agora sou apenas adepto. :great:

Histórias de porrada são as que mais posso contar ^-^

lion100;

O Sobreirense está uma divisão acima do A-Dos-Cunhados, subimos de divisão, eles não. No ultimo jogo fora levámos 200 pessoas num jogo fora.

Já agora, qual o clube da tua terra? :great:

Mais uma pequena curiosidade: Quando jogava no CDA (A-dos-Cunhados), os séniores do Sobreirense e CDA tiveram jogo, aqui no Sobreiro Curvo, e o meu mister era o mister dos séniores do CDA. Ora bem, a confusão que não foi um jogador do CDA apoiar o Sobreirense… Escusado dizer que o mister na semana seguinte não me falou nos treinos :mrgreen:

Apesar de serem filhos de quem são, são um bom clube. E estão longe de poderem ser considerados “clube de meninos ricos”. Sei por experiência e proximidade de quem já lá foi director e de quem de lá saiu este ano dos juniores (muito provavelmente conhece-lo) para os seniores Pego.

Tinhas sempre com alternativas esses portentos desportivos do concelho, os “dragões” de Alferrarede e o Rossiense :mrgreen:

Infelizmente, a nossa filial em Abrantes não tem futebol, comportando-se mais como uma sociedade recreativa.

Mas giro, giro são alguns jogos de rivalidade intensa em que acaba tudo à estalada como foi o ano passado contra (creio) o Tramagal. Houve um jogador que apanhou 6 jogos…

Em relação ao tópico, o mais que fiz, foram uns testes por arrasto no Belenenses (era o clube da zona em que morava) por volta dos 10/12 anos. Gostaram de mim mas preferi os estudos.

Olha que o Á-dos-Cunhados também subiu. Beneficiou das desistências para subir. Acho que subiram 5 ou 6.

[url]AF Lisboa 1ª Divisão Série 1 2011/12 :: AF Lisboa 2ª Divisão Futebol [Seniores] :: Série 1 :: zerozero.pt

o clube da minha terra é esta:

Por acaso esse jogador tem sobrenome Seninho? :think:

Com a expressão “meninos ricos” quis dizer que se fosse para lá era logo posto de parte pelo grupo, não só por onde venho mas também pela personalidade dos jogadores de lá, sempre achei que têm um bocado de mania (alguns). Agora acho que aquilo acalmou, já é um clube que tem rapazes de vários concelhos. Tenho amigo meus de Mação que vão jogar para lá, os quais eu vou defrontar.

Os clubes que referiu (Rossiense, Alferrarede e Tramagal) já foram todos meus adversários, sendo estes últimos a minha vitima favorita (marquei-lhes quatro golos). Por falar em rivalidade, eu não sou de Sardoal, sou de uma freguesia que pertence ao Sardoal, de nome Alcaravela. Quando era os jogos Alcaravela (já extinto) x Lagartos, havia sempre quem ia parar à esquadra :lol:

Por falar no Alcaravela, tenho pena de nunca ter podido jogar no clube da minha terra :inde:

Ah, o MTBA ;D

ficaram em 1º certo?

Sim, mas esta época vai ser mais complicado. Espero que não desçam.

Boa sorte também para o Sobreirense :great:

Boa sorte para o MTBA também :great:

Pronto… já que isto está a dar, tambem vou dar um pouquinho da minha história, que até nem é grande coisa. Aqui vai!

Lembro-me vividamente de quando era garoto, e o meu pai jogava pelo clube da nossa terrinha, o Cativelos Sport Clube. Nessa altura, ainda havia gente na terra, por isso tinham equipa, mas passado ums anos, as pessoas começaram a emigrar mais, e acabou tudo. Mas quando ainda havia equipa, lembro-me de ir sempre ver o meu pai jogar a bola! Houve um ano que o Cativelos foi campeão da 2ª divisão distrital da Guarda, e o meu pai tem a faixa de campeão!!! Foi nos anos 80, mas não me lembro bem do ano. O meu pai era central, e era o capitão de equipa.

Por isso, desde puto, por causa de ir ver o meu pai, fiquei com o bichinho do futebol. Entretia-me com uma bola, e chutava contra a parede da casa. Passavam horas e horas, e eu sempre no mesmo. Chegou uma altura em que no Verão, no canal 2 da RTP, começou a dar os bonecos do Tsubasa. Havia aquele rapaz que era o guarda redes, o Genzo Wakabayashi, e por causa dele, deu-me na tola de começar a jogar na baliza. Eu e um amigo meu, jogavamos sempre os dois… tipo, quem marcar vai à baliza, e eu quase nunca saía de lá!!!

Os anos foram-se passando, e eu andava sempre com aquela ideia de quando tivesse idade, ía-me inscrever ou no clube “Os Vilanovenses” de Vila Nova De Tazem, ou no Clube Desportivo De Gouveia, que são as duas terras ao pé de Cativelos que ainda tinham equipas de futebol com todos os escalões. Mas isso nunca chegou a acontecer, porque depois os meus páis emigraram para os States.

Quando cheguei aos States, como não sabia a lingua, e como as coisas funcionavam, não jogava à bola. Quando cheguei ao High School (que é o 9° ano), soube que a escola tinha equipa, e faziam captações, e decidi tentar. Como eu não andava a jogar em equipa nenhuma fora da escola, seria dificil entrar na equipa. O que ajudou, é que tinham dois “escalões”, a “Junior Varsity” que era a equipa mais “baixa”, e a “Varsity” que era a equipa principal. Como eu não tinha “experiencia”, e como já havia guarda redes, tive que me contentar com uma posição de campo, mas consegui entrar na equipa!!! Como eu não era nada rapido, nem nada disso, era jogador de banco, mas como esse escalão era mais para jogarem todos e se divertirem, joguei bastante esse ano. Até marquei um golo no ultimo jogo do ano!!! A época acabou, e por causa de ter jogado na escola, descobri aonde podia ir para fazer captações para equipas fora da escola, e consegui entrar numa equipa, a jogar na baliza!!!Não eramos nada boms… perdemos os jogos todos, mas divertimo-nos bastante!!! Fomos a torneios fora do nosso estado, e coisas assim, super porreiro! Aprendi bastante esse ano, e parti determinado para o ano a seguir tentar ser guarda redes na escola.

No ano a seguir, no 10° ano do High School, nas captações consegui entrar como guarda redes para a equipa da Junior Varsity. Grande parte graças ao rapaz que tinha sido o GR no ano anterior conseguir entrar na equipa principal, a Varsity. Esse ano acho que só perdemos um jogo. Aprendi ainda mais na equipa da escola! Quando acabou a época, continuei a jogar na equipa aonde tinha conseguido entrar no ano anterior, fora da escola. Não correu melhor do que no ano anterior, mas conseguimos ganhar uma mão cheia de jogos. Aquilo era mesmo só para nos divertir-mos!!! Comecei a melhorar em termos fisicos… corria todos os dias, e jogava mais duro, porque queria ver se conseguia entrar na equipa principal da escola no ano a seguir.

No 11° ano, nas captações para a escola, consegui entrar na equipa principal, mas como GR suplemente. O outro rapaz que era do mesmo ano que eu, que tinha conseguido lá entrar no ano anterior era muito melhor do que eu. Para não falar em altura, que também ajuda bastante quando se é GR. Mas só o facto de ter conseguido entrar na equipa principal, para mim, já era bastante bom!!! Nesse ano, tinha-mos uma equipa ESPETACULAR!!! Dáva-mos porrada a tudo e todos, o que era bom porque depois o nosso treinador punha a malta toda a jogar, e por isso joguei bastante, e em bastante jogos. Houve jogos que até joguei a 2ª parte toda!!! Nesse ano, não sofri golo nenhum, e como o jornal aqui da terra segue bastante os desportos escolares, o meu nome vinha sempre no jornal com o numero de defesas que fiz, e também o outro GR. Nesse ano, gánhámos o campeonato do Estado de CT (que é aonde vivo), que era só para as equipas de Varsity. Gánhámos à equipa que era numero 1 no país inteiro, que por acaso pertencia ao nosso estado!

Continuei a jogar fora da escola, mas desta vez consegui entrar numa das melhores equipas aqui na minha cidade, que por acaso era aonde jogava practicamente a equipa toda principal da minha escola. Mesmo assim, como GR suplente, joguei bastante. E no 12° ano, foi o mesmo que no ano anterior. Fiz parte da equipa principal, e como eramos practicamente os mesmo do ano anterior, gánhámos o campeonato do estado. Só que como era de escola, e eles não faziam desempates na final se estivesse empatado, fomos “co-champions” com a outra escola. Nunca cheguei a perceber porque, mas pronto…

Depois disto tudo, só jogo para me divertir com amigos, e amigos de amigos, em “indoor soccer”, que ou é 5 v 5 ou 8 v 8. Já ganhei várias vezes o campeonato nos dois formatos. Há dias que faço um bom jogo, e depois há outros em que não jogo um corno!!!

Desculpem a historia longa!

Séniores?

És do Sardoal, CL6?

Não… erro meu, devia ter explicado melhor, mas achava que já tinha escrito demais!

É uma equipa que era feita por malta até aos 18-19 anos… aqui na cidade aonde eu vivo, que jogava no campeonato do estado.

Aliás, em geral pelo que eu sei, aqui nos States nao há equipas como aí em Portugal. Como o futebol não é um desporto muito popular a nivel global, as equipas que existem são aquipas feitas ou organizadas por casas ou clubes, que depois competem em campeonatos organizados pelo estado de onde a equipa é.

Tipo assim… aqui aonde eu vivo, há um “clube” Portugués. O que eu quero dizer com clube, talvez em Portugués mais bem falado, voçês aí chamen uma “casa”, tipo Casa Do Sporting Em Coimbra, ou uma coisa assim deste género. Este “clube”, por acaso, organizou uma equipa de futebol que compete no campeonato aqui do nosso estado, mas é um campeonato amador. Uma vez eu fui às captações, mas aquilo eram só “vedetas”… A equipa não é só para os que são membros do clube Portugués, mas é aberta a todos, e por isso, há lá muita Brasileirada, e gente que sabe de bola. Algumas das “vedetas” da equipa da escola quando eu lá joguei, também lá andam… Eu só tenho mais ou menos (acho eu), 1,73m que para ser GR de futebol de 11 não é lá muito bom, por isso também me tento limitar a jogar só “indoor soccer” porque as balizas são consideravelmente mais pequenas, e acho que acomoda melhor o meu “estilo” de jogo, que é tentar defender tudo e todos seja de que maneira for!

Sou do concelho de Sardoal, sim. Conheces?

Tive um experiência idêntica no Brasil, em São Paulo. Fiz um teste para uma equipa que disputava o estadual de juvenis, o Nitro Química. Disseram-me que contavam comigo, mas tive de “optar” pelos estudos por imposição do meu pai.
Também naquele tempo os jogadores não ganhavam o que ganham hoje.
Hoje, se tivesse um filho e ele me dissesse que queria seguir a profissão do pai, dava-lhe um estalo e dizia para ir jogar bola. ;D

Sempre adorei futebol e, nos dias que correm, é o único desporto que pratico com regularidade.

Quando era puto, porque supostamente tinha queda para a coisa, lá me convenceram (a mim e aos meus pais) para ir jogar para o clube da terrinha. Joguei 1/2 ano +1 (1 ano e meio no total) nos infantis. Fui capitão (lol), campeão distrital e tive o (des)prazer de jogar contra Porto e Boavista.
Ainda mal tinha pelos púbicos e vi-me em campo a jogar contra calmeirões de bigode.

Nas ocasiões que defrontei o Porto, o capitão e estrela da companhia era o Tinaia. Posso dizer-vos que era uma verdadeira estrela e fazia o que queria sozinho. Bons pés, e como era muito matulão, era meter a bola na frente e fazer golo.

Surgiu a possibilidade de ir jogar para a AAC mas era muito puto e os meus pais nunca acharam muita piada.
Eu como também gostava da minha liberdade e me fartava com facilidade, optei por deixar o futebol tendo ido para a canoagem e mais tarde para o ténis.

O futebol teve sempre presente e é o que verdadeiramente gosto de fazer.

Amo o futebol desde sempre.

Infelizmente a vida foi madrasta e desde o dia que nasci que apenas posso aspirar a jogar com amigos, pois nasci com malformação congénitas do membro inferior direito e aos 6 anos tive mesmo que ser amputado (mas visto usar prótese desde os 8 meses, que foi quando comecei a andar, a amputação foi uma opção apenas para poder melhorar o meu andar). Como tal e ao contrário da maioria dos miúdos, não tive a possibilidade de jogar no clube da minha terra. Mas posso dizer que ainda sou do tempo em que se brincava e corria nas ruas, em vez de andar agarrado a facebooks ou outras redes sociais e conhecer todas as dicas das diversas consolas e não foram poucas as vezes em que, com falta de bola, jogava-se com o que havia, desde bolas de ténis a latas esmagadas ou pinhas, o pior era o calçado que não durava mais de duas semanas.

Contudo nunca larguei a bola, quer fosse sozinho contra uma parede quer com amigos e tinha/tenho (apesar de fisicamente estar um pouco enferrujado) bastante jeito. Tecnicamente evoluído (nunca fui brinca na areia, mas sabia fintar), bom jogo de cabeça (pior era chegar até lá, pois apenas tenho 1,72m) e bom jogo com os dois pés (apesar de ter a prótese, sempre fui destro, mas também sei utilizar a esquerda, principalmente para rematar) e o meu forte era a colocação de remate.

Nos torneios entre turmas, estava sempre em evidência, pois era quase sempre o melhor marcador, jogando à frente. Foi precisamente num desses torneios que estava um homem com os professores, tendo comunicado a um deles que gostaria que fosse fazer testes nos Belenenses. O professor, que nunca tinha meu, todo satisfeito veio-me comunicar, quando expliquei que não podia e o porquê. Na verdade eu jogava sempre de calças e ninguém percebia de nada (os amigos sabiam todos e quem me desse algum pontapé também sabia e não era da melhor forma para eles :mrgreen:) excepto talvez no 5º ou 6º ano quando após dar um chuto a bola foi para um lado e o pé para outro, o que foi uma situação bastante engraçada pois as caras de choque eram fantásticas (de repente ninguém se lembrava e ver um pé voar não é casual).

Sempre tive notas elevadíssimas graças ao futebol (aliás, tive a sorte de todos os meus professores não ligarem às aulas, dando uma bola para o pessoal dar toques) e mesmo quando estive incorporado com uma turma de desporto, consegui ter a nota mais alta. No início das aulas eu informava os professores do meu problema e eles perguntavam sempre o que não podia fazer, colocando sempre à vontade e eu aproveitava-me da situação e dizia que não podia fazer apenas ginástica e provas de corridas (o que era mentira, simplesmente não gostava nada), acabando sempre por terminar as aulas e eles já nem se lembrarem, visto não ser algo visível.

Um dos últimos professores, já no secundário, recomendou-me ir prestar provas a algum clube, até que relembrei-lhe da situação. E tive mesmo que jurar a pés juntos que não fazia nada, nem natação, perante as perguntas sobre o facto de ter um grande pulmão.

Mas nem tudo é mau: foram muitos os pontapés que levei nas pernas de caceteiros, mas só 50% é que doeu, os outros 50% ficaram eles a chorar :lol: