Todos nós já demos uns toques na bola, seja em casa, no parque da vila ou mesmo a nível oficial. Criei este tópico com o objectivo de partilharmos as nossas histórias do futebol, apresentando a nossa “carreira”, clubes onde jogamos, sitio mais mirabolante onde já jogamos, histórias de infância, etc.
Bem, sendo eu o criador do tópico tenho de dar o exemplo. Sempre gostei muito de futebol. Em pequeno bastava-me uma bola e uma parede para estar entretido uma tarde inteira. Muitas das vezes jogava sozinho, mas tive a sorte de na minha aldeia haver rapazes mais ou menos da minha idade que partilhavam o mesmo gosto. Quase todos os dias fazíamos uma futebolada no asfalto da estrada, visto ser o melhor sítio para jogar (em termos de piso e tamanho). Uma vez antes de começar o jogo estávamos a ver quem dava mais toques. O Eduardo João, que por sinal era o mais velho, quis dar espectáculo, e qual foi o resultado? Cabeça partida e ficou sem uma sobrancelha. Meteu os dois pés em cima da bola e tentou equilibrar-se sobre ela, perdeu o controlo e caiu de testa no alcatrão. Fomos para minha casa e chamámos a mãe dele, mas, antes dela chegar, o meu pai foi buscar um espelho para o Eduardo João ver o estado da sua testa. Quando viu como estava começou a cambalear para trás (quase a desmaiar), e o meu pai a tentar segurá-lo (o que não era muito fácil porque ele devia ter 1,80 e uns 90 e tal quilos). Semanas mais tarde ainda havia sangue no chão…
No que diz respeito a futebol oficial, já joguei em dois clubes. Comecei a jogar nos infantis, nos Lagartos do Sardoal. Estive dois anos nesse escalão (marquei 13 golos) e quando passei a iniciado deixei de jogar por não haver este escalão no clube. Convidara-me para ir para o Benfica de Abrantes (é uma das referencias aqui da zona), mas, para além do nome, nunca gostei deles, é o típico clube dos meninos ricos. No meu primeiro ano de juvenil voltei a jogar na Associação Desportiva de Mação, onde estive apenas um ano. Competi na 1ª divisão distrital, tive muitas dificuldades porque sou um rapaz baixo para a minha posição (médio-defensivo), ainda para mais contra cavalões com 1,90. O ano passado regressei ao Sardoal, onde continuo este ano, no primeiro ano de júnior.
PS: O maior elogio que alguma vez me fizeram foi “Pequeno João Pinto” :lol: