As Hipóteses dos 3 Grandes no Campeonato 2015/2016 - Probabilidades!

Faltam apenas 2 dias para se iniciar o campeonato!
É certo que até dia 31 de Agosto ainda muita coisa pode acontecer.
Muito pode mudar nas hipóteses de cada clube na liga.

Independentemente desta situação, crio deste já este tópico para que possamos apresentar e discutir as percentagens de probabilidade que atribuímos a cada clube de se sagrar campeão na época que agora se está a iniciar.
Friso também que nada impede cada forista de poder corrigir as suas primeiras estimativas sempre que algo de relevante suceder e sempre que o forista em causa considere que esse evento (mercado, lesões, …) altera a sua percepção da probabilidade de sucesso de cada clube.

Pessoalmente, penso o seguinte:

SLB

Já no ano passado não considerava que o SLB tivesse grande plantel.
Atribuí o seu sucesso no campeonato passado à conjugação de 3 fatores:

• Elevados benefícios arbitrais na 1ªvolta
  • Felicidade no jogo capital do Dragão que poderia ter tido um desfecho bem diferente e que marcou o campeonato
  • Mérito do treinador

Não considerava o plantel do SLB superior sequer ao do SCP.
Aliás, a pontuação das 2 equipas na 2ªvolta (onde não houve grandes desvios), mesmo com um SCP desmotivado, confirma esta minha ideia.

Por enquanto, vejo um SLB ainda mais enfraquecido com as saídas importantes de Maxi e de Lima e com a lesão de Sálvio. A própria saída de uma boa segunda linha como Sulejmani (jogador de muito bons números por tempo de jogo) pode ter mais impacto do que muitos pensam. As entradas de Carcela, Mitroglou e Jimenez não compensam estas saídas e implicam severo risco desportivo e financeiro.
Se a isto se somar uma eventual saída de Gaitan, aí então penso que teremos definitivamente um SLB descaracterizado.

Como se tudo isto não bastasse, houve ainda a grave perda que foi a do Gestor de Projetos (treinador) que era a cola que fazia com que tudo funcionasse.

Vejo um SLB que já não era assim tão forte no ano passado, bastante mais enfraquecido.
Os próximos 18 dias serão muito importantes para o clube do pássaro.

FCP

O FCP tinha, no ano passado, o melhor plantel em Portugal.
Este ano já foram feitas boas aquisições com Casillas, Máxi, Cissoko, Imbula, Danilo, Varela e Osvaldo.
Porém saíram 5 jogadores que considero muito bons (alguns tremendos): Danilo, Casimiro, Oliver Torres, Quaresma e Jackson Martinez.
Muito sinceramente, vejo o FCP mais fraco.
Nas saídas estão 4 titulares indiscutíveis e um quase-titular.
Nas entradas vejo um GR e mais 3 titulares.
Vejo que continuam com um bom plantel mas já não estou tão impressionado como estava no ano passado.

SCP

Nas minhas contas, tínhamos no ano passado um plantel de força idêntica à do SLB e uns furos abaixo do FCP.
Este ano perdemos Nani e Cédric. Para os seus lugares vieram Ruiz e João Pereira.
Ficámos a perder um pouco aí.
Mas depois sobram as entradas de Naldo, Aquilani e Gutierrez.
Notei ainda um esforço estratégico de aumentar a estatura da equipa que vai, pela primeira vez em mais de 10 anos, estar na média dos rivais.
Vejo pois um SCP muito reforçado em termos de plantel e bem reforçado também com um treinador que sabe tudo sobre como exponenciar a qualidades dos jogadores.

Conclusão

Neste momento, em termos de plantel, vejo o SCP a um nível já muito próximo do FCP e o SLB bem abaixo de ambos.
Ao mesmo tempo, vejo que temos, de longe, o melhor treinador dos 3.

Quem me conhece sabe que não costumo ser otimista nas pré-épocas.
Mas este ano sinto que podemos estar numa posição em que, do ponto de vista estritamente desportivo (plantel e treinador), temos condições (não quer dizer que se concretize) para tornar o SCP na melhor equipa portuguesa.

Se estivéssemos num país justo em que todos os clubes fossem tratados com imparcialidade, diria mesmo que o SCP era favorito ao título. Daria:

SCP: 40%
FCP: 35%
SLB: 25%

Como estamos em Portugal e todos sabemos o quanto se joga fora das 4 linhas, tenho que ser mais realista e conservador e atribuir:

FCP: 40%
SCP: 32%
SLB: 28%

Isto é o que penso agora.
Até ao fecho do mercado muita coisa ainda pode mudar.

Para mim o porco tem o melhor plantel em Portugal de longe o mais caro, o que tem mais qualidade e mais alternativas em todas as posições. O que me deixa mais tranquilo é que não confio, não acredito, não gosto do aproveitamento que o treinador faz dos recursos que tem à sua disposição; As marionetas que o porco mexe neste campeonatozinho Tuga são menos do que foram no passado mas ainda mexem

O boifica tem para mim o melhor meio campo, e a vir o mexicano têm a melhor linha avançada do campeonato, mas não servem de nada se as bolas não chegarem ou o estilo de jogo não os beneficiar. O problema deles é que são treinados por um filosofo, e estão orfãos do Jesus, vão necessariamente ressacar. Tenho medo do colinho que compensa largamente o facto de terem o pior treinador dos 3

Nós: estamos a beneficiar do efeito Jesus, que longe de ser um Deus, porque não é. Dá a sensação que alguns jogadores são melhores do que efectivamente são. Temos um plantel equilibrado, com mais alternativas do que oano passado, mas não necessariamente melhor. Não esquecer que estamos sem o nosso melhor central, sem William e sem Nani. As contratações parecem ser mais peso-pesados do que são. No fundo o sapateiro teve melhor plantel do que Jardim e nada fez. Atiram-nos areia para os olhos, este plantel na mão de qualquer outro treinador, ou numa época qualquer dos cRoquettes lutariamos com o braga. Somos candidatos porque temos um treinador, e temos uma direcção, e isso igualou os pratos na balança

SCP:30%
porcos:40%
galinhas:30%

Somos candidatos, mas não os favoritos, esses são os porcos. As galinhas estão no mesmo patamer pelo colinho e bastidores

Não considero que partamos à frente, nem considero o nosso plantel assim tão forte.

MAS, a entrada do JJ e respectivo investimento (nele e no resto) obriga-me a exigir o campeonato.

Obviamente que não irei andar a pedir demissões caso não o sejamos… :stuck_out_tongue:

ainda à pouco estava a ver a cmtv e a conversa acerca das arbitragens vão sempre dar ao mesmo ponto, eles é que decidem os pontos em todas as jornadas.
por isso, se o porto em termos de contratações, se está mais forte do que os lamps ou Sporting é tanga, quem nomeia os apitadeiros é que sabe.

Para este ano as probabilidades reais seriam

40% para o Sporting
35% para o Porto
25% para o Benfica.

O real será

35% para o Porto
35% para o Benfica
30% para o Sporting.

33.3% para cada um dos três primeiros classificados da última época e o último 0.1% para as restantes equipas, isto no que concerne à vitória final no campeonato.

40% Porto
30% Benfica
30% Sporting

O Porto tem um plantel muito forte, mesmo perdendo o Jackson.

Porto 50%
SCP 30%
SLB 20%

45% FCP
35% SLB
20% SCP

Dada a situação actual (faltam vir reforços para o Benfica, ainda podem sair jogadores, etc.) diria que é algo do género:

Porto - 38%
Benfica - 32%
Sporting - 29%
Outros clubes - 1%

[member=3466]Strikerr

Essa análise está muito vantajosa. O FCP é claramente o candidato a vencer, com o enfraquecimento do SLB (esperar até 31 de agosto, vão gastar milhões na busca de reforços), e mesmo o SLB (contando que a APAF continua na mesma) parte com vantagem sobre nós. Ninguem se iluda que só ganharemos um campeonato, se nos deixarem. Não bastará querermos e jogarmos para isso. Este ano, com a azia provocada pela vinda de JJ, creio que até os árbitros que são lampiões, perguntarão ao Vieira se podem roubar-nos de borla, já nem é preciso contrapartidas.

Com manto o SLB iguala o SCP e o FCP nas possibilidades. Sem manto fica abaixo.

Descontando tudo o que é ajuda externa:

Porco - 40%
Sporting - 35%
Carnide - 25%

Contando com tudo o que é ajuda externa:

Carnide - 40%
Porco - 35%
Sporting - 25%

Acho que o Sporting há muitos anos que não tinha as hipóteses que teoricamente tem hoje, por isso prevejo um campeonato muito equilibrado, com muita conversa/discussão sobre arbitragens e com um final de época dramático.

Vamos prá guerra! :arrow: :twisted:

neste momento também acho que é isto. Mas até dia 31 acredito que hajam entradas e saídas que baralharão estes números todos.

No fc porto deve entrar, pelo menos, um médio ofensivo de qualidade.

No benfica devem entrar ainda uns 2 ou 3 reforços (sem contar com o gimenez)

No Sporting a entrada, ou não, na fase de grupos da liga dos campeões pode ditar entrada ou saída de jogadores. Já agora, para sermos os principais candidatos ao título, falta-nos, na minha opinião, 1 extremo/avançado-solto de grande qualidade (reparem: o médio ofensivo do porto é apenas de qualidade, o nosso extremo/avançado-solto teria de ser de grande qualidade) e um bom defesa direito.
No entanto, no Sporting, o mais certo é sair um dos nossos potenciais titulares (carrillo, william, adrien ou joão mário).

Se o Sporting renovar com Carrilo, Porto não contratar um 10 top, e o Slb não se reforçar em mais nenhuma posição, é o Sporting mais candidato dos últimos anos com a vantagem de ter melhor treinador que os rivais.

Acredito no Sporting tal como sempre, mas esta época finalmente com um treinador ainda mais.

Sobre o favorito coloco os lampiões, mas unicamente devido ao manto protector, colinho.

Sobre Sporting e corrupção partem igual, não trocaria nenhum jogador de ambos os clubes por nenhum dos nossos.

Penso até que a corrupção esta época é bem mais fraca que a do ano passado, continuo a pensar que mesmo podendo ser apelidado de maluco eles sem aqueles que os ampararam 30 anos nem agua bebem, vamos ver.

Falando estritamente do jogo jogado, penso que estamos a par dos corruptos. Reforçaram-se em quantidade, no entanto em termos de qualidade é uma questão a ver.

Nós com contratações cirúrgicas que acrescentam qualidade à que já existia em casa. E acima de tudo, o Jorge Jesus é a contratação mais sonante. E com ele a probabilidade de sermos campeões este ano cresce, e muito.

Jogo jogado: SCP 40% | FCP 40% | SLB 20%
Jogo jogado + “influencias externas”: SLB 40% | FCP 40% | SCP 20%

Benfica melhor meio campo? Só podes tar doido. O nosso meio campo é fortíssimo e, até ver, é o melhor dos 3.
O meio campo do Benfica nem a cheirou contra J. Mário e Adrien imagino com William.

Acho que estas a subvalorizar muito o nosso plantel. Eles não eram maus e ficaram bons por vir o Jesus. Já eram bons jogadores, faltava era qualquer coisa. O ano passado só não ganhamos ao Benfica em Alvalade por complexo, e demos um banho de bola ao Porto no Dragão.

É um pouco prematuro porque ainda não estão fechados os plantéis, nem saidas nem entradas. O fifica se perder o Gaitán e não se reforçar, é 3 vezes mais fraco do que se mantiver o Gaitán, conseguir recuperar o Coentrão e se arranjar pelo menos mais um bom meio campista.

O fcp perdeu o seu abono de família, acho que não estão mesmo a ver a diferença que o Jackson fazia, jogador de qualidade elevadíssima ou que pelo menos no Porto assim o foi demonstrando. Mas tem um bom plantel, com várias opções. Tem muito do antigo sistema, não se enganem, metade dos árbitros e dos clubes ainda lhes prestam vassalagem.

As arbitragens, que peso terão efetivamente no campeonato? Se fosse tudo tão negro como o fazemos, teriamos ficado em 4º ou 5º. Ainda há bons árbitros, ainda há árbitros honestos, que se enganam como todos nós mas que o fazem de forma equilibrada. Esperamos que esses sejam nomeados de vez em quando para nós e para os outros.

Resumindo, acho que é o campeonato mais equilibrado dos últimos 5 anos pelo menos, há realmente 3 candidatos, perdemos a vergonha de o anunciar e de acreditar nisso. O nosso treinador tem ascendente sobre RV e sobre JL, já derrotou ambos sem espinhas e no geral é temido por todos. Irão cometer erros em jogos contra nós, certamente. Nós temos um bom início de campeonato.

A % que vou dar baseia-se em muitos anos disto, em algum pessimismo/conservadorismo meu e também por estar com aquela atitude de “ainda não acredito nisto que nos aconteceu :mrgreen:” por isso:

fcp 35%
fifica 33%
SPORTING 32%

Na minha opinião o campeão, neste caso bi-campeão é sempre favorito, apesar de a nivel qualitativo o plantel estar mais fraco devido a saida do Maxi, Lima e lesão do Salvio, e não terem o treinador que para bem ou mal lhes deu qualquer coisa a festejar nestes 6 anos, quando tiveram 15 só com um campeonato.

O Porto do ano passado na teoria metia muito mais medo, vamos lá ver se o lopetegui este ano tem mãos para aquele plantel e não inventa com aquelas rotações (obrigado pela taça!)

No nosso caso, mais do que nunca nos ultimos 7/8 anos acredito que temos verdadeiras hipóteses, melhoramos o plantel e temos um grande treinador para potenciar ainda mais os jogadores, não diria que somos favoritos, mas que o objectivo é claramente o titulo.

Por isso é esperar a bola rolar e não projetar uma época apenas com base num jogo.