As cores do sistema (arbitragem nacional)

Boas,

Gostaria de partilhar convosco um quadro com alguns dados estatísticos e a correlação existente entre os árbitros nomeados para os jogos dos 3 grandes e os respectivos resultados:

Algumas notas soltas:

• Neste quadro apenas entram em consideração os jogos para o campeonato, mas se incluisse todos os jogos o panorama geral mantinha-se praticamente inalterado, com uma ou outra excepção;
    - Desde 2008/2009, e até à data de hoje, 27/12/2013, no total de jogos realizados para o campeonato, o FCP tem um total de 77% de Vitórias, o SLB tem 71% e o SCP apenas 50%, e são estes os dados que servem de base de comparação para avaliar as tendências dos árbitros;
  • Os árbitros com um número antes têm categoria internacional, e são actualmente 9;
  • Há 6 árbitros que parecem favorecer o FCP, dos quais 5 são internacionais. O 6º MIB - Vasco Santos, é único não internacional desse conjunto de 6, foi já nomeado para 23 jogos envolvendo os grandes, mas nunca foi nomeado para um derby;
  • Há 9 árbitros que parecem favorecer o SLB, mas apenas 2 são internacionais (perde claramente para o FCP neste capítulo);
  • Há apenas 1 árbitro que parece favorecer o SCP, não é internacional, e foi estranhamente afastado dos jogos envolvendo grandes na época passada (2012/2013);
  • Estatisticamente há 6 árbitros alérgicos ao verde, contra apenas 4 alérgicos ao vermelho (2 deles, Pedro Proença e Carlos Xistra, são simultaneamente alérgicos ao verde e ao vermelho), e apenas 1 alérgico ao azul… o tal que ficou a pão e água na época passada (que é para aprender!);
  • Na lista dos árbitros com maior número de nomeações, o único não internacional é Paulo Baptista, que se forem a ver pelas % de Vitórias e/ou % de Pontos / Jogo dos 3 grandes nos seus jogos rapidamente se verifica que estão em consonância com as médias do período, talvez até ligeiramente favoráveis ao Sporting. Possivelmente pela mesma razão… foi nomeado para um menor número de derbies…

Perante estes factos parece-me claro que o poder na arbitragem está mais concentrado a Norte do que a Sul, visto que os árbitros internacionais são tendencialmente favoráveis ao FCP.

O Benfica tem algumas bestas negras com os quais raramente ganha… mas tb tem mtos árbitros amigos, como por exemplo Duarte Gomes, Capela, Bruno Esteves, Manuel Mota, entre outros…

E depois há o Sporting, que, como se não bastasse termos tido alguns anos bastante maus, ainda temos uma série de “amigos” que parecem mais predispostos para nos prejudicar: Pedro Proença, Carlos Xistra (2 vitórias em 9 jogos é obra!), Capela (2 em 8…), João Ferreira (este parece-me que já está ± retirado), Marco Ferreira, Cosme Machado e Bruno Esteves (amiguinho do SLB, claramente, com 8 vitórias em 8 jogos… e com 2 empates nos jogos do FCP e +2 empates nos jogos do SCP).

Um dos aspectos que considero mais escandaloso nestes dados… é o pormenor do Bruno Paixão ter ficado arredado dos jogos com os grandes durante a época passada… e ser, CURIOSAMENTE, o único árbitro com o qual o FCP não se dá bem…

P.S.: O jogo de hoje n afecta o quadro acima, mas se incluísse os jogos para das taças, o Sr. Olegário passava a ter os seguintes totais:

FCP: 8V 3E 1D (67% de vitórias, 78% dos pontos em jogo)
SCP: 5V 5E 3D (38% de vitórias, 51% dos pontos em jogo), dados bem piores que os que aparecem no quadro acima, que só considera jogos para o campeonato nacional.

SL,

Fantástico trabalho esse!
… E análise muito pertinente e objectiva porque se baseia em factos.
Depois… Cada um que tire as suas conclusões!
Quem quiser acreditar em coincidências, força…
Recomendo esta leitura ao nosso treinador para ele rever a sua ideia de que um árbitro não tem o poder para adulterar completamente o resultado de um jogo.

Repito:
Fantástico trabalho esse! :clap:
Mas nós aqui no fórum não merecemos esse trabalho fantástico.
Basta ver o número de respostas que tiveste a um dos tópicos mais inteligentes dos últimos tempos por estas bandas…

Já tinha achado esse quadro resumo simplesmente brilhante e, claramente, deslocado, e por isso, perdido num tópico longo.
Saúdo-te por o teres isolado. Merece ser amplamente discutido e, porque não :pray:, prolongado ou cruzado com cartões e lances polémicos com influência no resultado.

Acrescento que presumo ser Bruno Paixão o árbitro que referes como “favorecendo” o SCP, dada a % de vitórias com ele obtida. Devo dizer que, pessoalmente (e independentemente desses dados estatísticos) o considero um árbitro tão mau como a generalidade daqueles que por aí andam.
A única coisa que lhe reconheço é que não favorece escandalosamente (como quase todos os outros) o futebol clube do pinto. Com esses, é só naturalmente mau, como com o Paços ou o Atlético

eu peço desculpa, mas eu não disse nada porque não ando com cabeça para ver isto, mas desde já o meu obrigado :wink:

Não esquecer que o Paixão não parece favorecer os porcos (directamente) mas isso é ilusão,lembrem-se só quem arbitrou o boavista -Sporting em 03/04 e que na vespera tinha sido visto a passear num shopping no porto na companhia de elementos ligados á fruta.
Tudo isto no tempo onde a fruta era mais fresquinha e ainda não sabiam que andavam a ser escutados.

A análise só vai até 2008/2009 (5 anos para trás), n vai tão longe, mas a verdade é que nesses 5 anos, o Paixão arbitrou 5 jogos do FCP (incluindo taças) e o FCP só ganhou 1 em 5 lol… depois disso, o Paixão ficou 1 ano relegado à mediocridade dos jogos pequenos… coincidiência?? :wink:

E é o único árbitro, nos últimos 5 anos, com o qual o Sporting conseguiu uma boa % de vitórias… (há ali um + novo, mas esse tem 100% de vitórias com os 3 grandes e poucos dados, por isso ainda é cedo para se avaliar a tendência).

Pode haver ali dados que são meras coincidências, mas há alguns factos que parecem demasiado evidentes, e como diz o Strikerr, cada um tire as suas conclusões! :slight_smile:

SL,

Acho que este quadro vai ser muito útil na antevisão dos nossos jogos.

Grande trabalho @Pawn_pt :clap:

Como já foi dito aqui, vai ser interessante agora ver este quadro sempre que certos árbitros sejam escolhidos para os nossos jogos :great:

Pedro Proença claramente o melhor arbitro da actualidade? Lá fora até pode ser, mas aqui dentro beneficia o porto.

Em relação à análise detalhada dos árbitros, eis o que foi proposto há algums meses ao SCP (sem consequências práticas) dentro de uma solução mais abrangente de análise:

Estava a ser irónico, acho que dava para notar eheh, olha a cor de fundo do texto, azulinho :stuck_out_tongue:

É pá, mais ou menos sem querer, fui ao encontro desse ponto, acho que com base nos dados estatísticos acima, se consegue perceber a tendência dos árbitros em função das equipas que arbitram…

Eu concordo a 100% com o ponto, e penso que seria importante fazer chegar este tipo de informação aos dirigentes máximos, para que quando tivermos de espingardar, o façamos com dados concretos, com números e termos comparativos que não deixem margem de manobra!

SL,

Curiosamente, um amigo meu Sportinguista, que é da Covilhã, diz-me que ele sempre foi (é) do Sporting! :think: :think:

Excelente trabalho Pawn_pt. Só é pena incidir sobre um dos períodos mais fracos a nivel desportivo do Sporting nos últimos tempos (nomedamente os 3 anteriores a este). Mas também não era possível ir muito mais atrás para nao descaracterizar a seleccao de árbitros que ainda está em vigor.

Grande tópico :clap: parabéns pelo trabalho :clap:

Resumindo : estamos fodid.os com os bois pretos, isto algum dia vai mudar ?

:lol:

Na internet raramente se dá para ver quando uma pessoa está a ser irónica.

A mim tb me garantiram o mesmo sobre o Xistra

E garantiram bem! :great:
Há outros… A questão é que um árbitro não ganha nada em ser Sportinguista nos dias de hoje se quiser fazer carreira.

Preferem fazer carreira como ladrões, aceitando tudo o que lhes é dado em vez de respeitar o seu clube, essa gente não tem princípios são uns tristes, são a podridão da sociedade.

Eles não querem dizer eu sou do Sporting Clube de Portugal, porque isso não os coloca no Mundo da corrupção em que conseguem entrar dizendo que são lampiões ou porcos corruptos.

Fazem fortunas a roubar.

Mesmo considerando a diferença qualitativa entre as equipas, durante o período da amostragem, existem evidências nesses dados que não se podem ocultar. Principalmente se reduzirmos o lote apenas a fruteiros e lampiões, onde a diferença qualitativa durante este período não foi tanta. Evidentemente que com arbitragens mais equilibradas, nem nós seríamos tão maus como fomos nem os outros tão bons.

Espero que a nossa Direcção tenha estas informações em conta, e caso não tenha, passe a ter, para que o trabalho de casa passe a ser feito. Um Sporting mais forte, como o desta época, terá a tendência a reduzir as diferenças verificadas. Compete à Direcção trabalhar no sentido de ainda as reduzir mais.

Excelente trabalho Pawn_pt.