ARTUR AGOSTINHO - Carta ao JEB

“Carta a Bettencourt” por Artur Agostinho

Todo o homem, ainda que nem sempre tenha a coragem de o confessar, tem as suas superstições. Eu, por mim, nem sequer tento disfarçar o incómodo que me causa passar por debaixo de uma escada, abrir um guarda-chuva dentro de casa, pisar sal, pôr um chapéu em cima da cama ou entrar num elevador com o… pé esquerdo. Pequenas coisas que me ficaram de garoto, por influência do meu pai que – esse sim – era um supersticioso assumido. Fiz diversas tentativas para deixar de me preocupar com estas e outras minudências mas a verdade é que nunca o consegui e, pior do que isso, ainda acrescentei à minha lista de superstições algumas pequenas “manias”, felizmente inofensivas.

Vem isto a propósito do Sporting que, de humilhação em humilhação, parece estar a perder aos poucos o seu estatuto de grande clube. Como se uma espécie de onda poderosa e incontrolável se preparasse para o arrastar, de forma irreversível, para o mar da vulgaridade que é, muitas vezes, uma viagem sem regresso. Que me desculpem os sportinguistas ter utilizado a palavra “humilhação” – tão pesada e desagradável – mas foi a que me ocorreu naquela noite em que dei por mim a olhar estupefacto para as imagens do televisor e a pensar como é possível que aquele meu “companheiro” de tantas jornadas desportivas não consiga proporcionar-me as alegrias que, ainda não há muitos anos, eram quase “o pão nosso de cada dia”. Confesso que o triste espetáculo a que assisti não foi nada em que eu não tivesse pensado antes do jogo e que veio confirmar que, afinal, devo ser mesmo um supersticioso… hereditário.

Faço questão de afirmar que, apesar do insucesso desportivo na primeira fase do seu mandato, considero o presidente JEB um homem sério e, acima de tudo, um grande sportinguista. Os erros, as incompetências e a falta de estruturas adequadas a cada tempo que vivemos são apenas o somatório de coisas que vêm de longe. Talvez o maior problema de JEB seja ter apenas 49 anos. Eu já vou nos 89 e como dizem que a idade é um posto, permito-me enviar-lhe dois ou três “recados” que nada têm a ver com a sua área profissional em que, como é sabido, José Eduardo é um, “expert”. De finanças, sabe o meu amigo muitíssimo mais do que eu. Agora da vida, desculpe mas peço-lhe meças! É que já “levei na cabeça” o suficiente para não embarcar nas conversas da treta de alguns espertalhões que (embora interinamente) andam à sua volta no… “traz e leva”, sempre à espreita de uma oportunidade para lhe aplicarem a “receita” que Nero prescreveu à própria mãe.

Acima de tudo, não se deixe “emprenhar pelos ouvidos” porque especialistas na matéria é o que mais há por aí. Está na hora de dar um murro na mesa e dizer “basta!”. De acabar com a aritmética dos sonhos e começar a trabalhar com vista ao futuro. Mudando o que é preciso mudar. Sem contemplações nem tibiezas. Doa a quem doer.

P.S. – Com os seus 49 anos, não me surpreende a ingenuidade que, por vezes, revela. Olhe que eu já tinha 54 quando “descobri” as traições de alguns “grandes e dedicados amigos” que andavam, há anos, à minha volta a afirmar gratidão, lealdade e dedicação.

[url]http://www.sportingapoio.com/noticias/carta-a-bettencourt-por-artur-agostinho/[/url]

Um grande sportinguista. Vale a pena ler este texto! As verdades vão sendo ditas.

gostava que JEB a lê-se, mas duvido.

Gostava que os sócios mais cépticos a lessem ::slight_smile:

Grande Artur Agostinho!!!
:clap: :clap:

Mas os que pensam de maneira diferente se calhar não são grandes Sportinguistas não é?

Chamei-lhe grande sportinguista por ser mesmo um verdadeiro sportinguista. Não foi propriamente pelo que escreveu. De qualquer das formas subiu na minha consideração. :wink:

E fazer um panfleto com isto?!

Esta carta falha completamente o alvo… o JEB não é um adolescente ingénuo de 49 anos que está a ser enganado pelos maus conselheiros que o rodeiam, JEB foi escolhido a dedo (e à pressa) para ser a voz do dono.

Efectivamente tu não sabes bem o que pensas… e por isso o crédito é pouco.

o grando artur agostinho fala muito bem e é pena estes “dinossauros” que tanto viram, tantas alegrias, senão me engano os 5 violinos, vejam agora esta aberração de clube, estmos ao nivel de um leiria que apenas luta pela uefa e vai-se la ver…

depois do jogo com os lamps ouvi na bola branca um comentário do ribeiro cristovão que se fosse arranjado era mais um que seria bem vindo, é mais um com grande verdade

Depois do Vicente de Moura agora o Artur Agostinho , parece que o pessoal mais velho está a acordar finalmente.

Bom sinal , pode ser que as coisas comecem a mudar.

Foi preciso levar do benfica…antes ninguém falava nada. Daqui a nada esquecem-se porque ainda faltam muito para o jogo com eles da 2ª volta.

O Sr. Artur Agostinho, para além de um grande sportinguista, um grande jornalista e profissional, é também um grande homem. :clap:

Acho que não está em causa o sportinguismo de uns e de outros. Agora a racionalidade do seu pensamento é diferente. E nesse aspecto, Artur Agostinho, Ribeiro Cristóvão, Alfredo Barroso dão goleada.

Grande mensagem de um grande senhor e de um grande Sportinguista.
Espero que o presidente a leia…

Ele até está a ser amigo do JEB

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

E mais não digo :great:

VAMOS VOLTAR A ERGUER O SPORTING CRLH!!!

Obviamente que o presidente vai ler ou pelo menos a mensagem vai-lhe chegar por alguém… a questão é se ele vai amuar e cagar no assunto, ou se vai refletir e tentar mudar alguma coisa.
Já tivemos muitos momentos maus mas o SCP ergue-se-à sempre… para o ano já ficamos à frente dos corruptos (os do Norte e os passsarinhos)

Também acho que falha.

Sinceramente, interpreto-a como uma mensagem de apoio ou, pelo menos, desresponsabilizadora do presidente.

JEB é parte do problema, não demonstra capacidade para dirigir o Sporting. Um “tipo porreiro”, porventura, amparado por bom berço e pelo laxismo típico do país, mas fundamentalmente desequilibrado, vulnerável a estados de alma e comprovadamente idiota.

Mais do que os maquiavelismos que enfadonhamente se apontam aqui no fórum à dinastia Roquette, é preciso perceber que o Sporting está a ser vítima de uma conspiração de estúpidos. A oposição, se quer perceber realmente o que se passa no clube, deve começar por ler este texto: [url]http://www.cantrip.org/stupidity.html[/url]. Não se deve subestimar o poder da estupidez.

Antes de mais que fique claro que considero Artur Agostinho uma referencia do nosso grande clube.
Uma referencia fundamentalmente ao nivel da estabilidade e boas maneiras.
Nunca vi a este senhor palavras desagradaveis para com alguem.

Só pode estar muito preocupado com o futuro do clube, é assim que vejo este “falar ás massas”.

Considero que são dados alguns conselhos a JEB em relação a pessoas que o acompanham.Autenticos abutres e chulos do pior.

É a minha interpretação da carta, está longe de ser a minha opinião.

JEB tem mais culpas no cartório que aquelas que AA lhe endereça.

SL