[i]Onze pedreiras, quais ‘crateras lunares’, espalham-se pelo Parque Natural da Arrábida. Veja as fotos.
Pedreiras ocupam na Arrábida uma área equivalente a cerca de 300 campos de futebol (323 hectares, segundo o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade) e podem permanecer nesta área protegida por tempo indefinido.[/i]
O mais ridículo é a propaganda destes fdps de “promoverem” a biodiversidade com a replantação de x’s espécies mediterrânicas por. E quem dá a volta a serra sabe do que me estou a referir.
Acho que o dia de luto pela a Arrabida não foi suficiente e são tantas entidades a gerir o Parque, que ninguém se mexe.
Pelos comentários presentes no site do expresso, onde esta fotomontagem é divulgada, parece que o assunto é debatido há muito tempo, só que, e tal não me surpreende, só parece ser debatida quando não há muito a fazer: a terra está já esventrada, como diz e bem o Schism.
Um atentado ao ambiente. O Estado burocrático paralisa qualquer projecto empresarial, como um restaurante ou a reabilitação de um prédio, mas parece ser rápida quando está em causa a destruição de uma zona ambiental de elevada importância local, regional, nacional.
Tenho uma quinta no topo da Serra da Arrábida a cerca de 4 km da cimenteira da Secil e sei muito bem o rídiculo que envolve todo o Parque Natural da Serra da Arrábida.
Para terem a noção é praticamente impossível ter a permissão por parte do Parque para construir um aumento do muro que circunda a quinta. Curiosamente ao lado, praticam-se crimes gravíssimos.
Este problema tem barbas, arrisco a dizer tantos anos quantos os da criação do Parque Natural da Arrábida, porque nessa altura já as pedreiras e a Secil lá estavam e o decreto-lei não foi suficientemente forte para acabar com os lobbies económicos… mas quando digo barbas estou a falar de uns 30 ou 40 anos (o parque foi criado nos anos 70), não metam o Sócrates ao barulho que ele pouca culpa tem nisto.
Esperemos que a candidatura à UNESCO vá para a frente e tenha sucesso e que isso seja um argumento suficientemente forte para acabar com a praga das pedreiras de uma vez por todas… com tanto calhau em Portugal para escavar e tinham logo de se meter à força toda num dos parques mais belos e ricos em biodiversidade do nosso país. ???