Arnaud Souquet (Nice) - ABola

Se anda um clube da premier league atras dele esqueçam! Não vamos lá com um saco de caramelos!

O Piccini sempre foi, tendencialmente, um lateral ofensivo (foi adaptação de extremo, tal como o Schelotto). As rotinas defensivas que tem não lhe foram transmitidas por formação, foram apreendidas nos últimos anos com diferentes treinadores e diferentes esquemas tácticos. O que Jesus viu nele foi um LD com grande apetência atacante e fisicamente forte para aguentar 90 minutos em alta rotação entre o meio-campo contrário e a sua posição original.
Souquet não tem nada disso. Aliás, se lhe atribui alguma espécie de elogio é nas manobras defensivas e na sua percepção do seu lugar no eixo mais recuado.
E tenho ideia clara que o que Jesus pretende é, exactamente, um lateral ofensivo e outro mais defensivo no plantel. Dessa forma preenche as lacunas que possam existir neste capítulo. Não faz sentido ir buscar mais um LD com pendor atacante quando já lá está um que está a adaptar-se, a meu ver, consideravelmente bem.

A sério?? então nós estamos a sofrer golos em todos os jogos e achas que é melhor vir um mais ofensivo que defensivo?

acho que tem de haver um equilibrio e faça as duas coisas. Prefiro bom defensivamente e minimamente bom a atacar.

Não é só por aí. Do lado contrário os laterais são de perfil ofensivo. Ambos.

Apesar de preferir outro tipo de investimento nesta posição, não ficaríamos mal servidos. Tem qualidade a defender, não se aventura muito no ataque, mas quando o faz fá-lo com alguma qualidade, e a verdade é que tendo em conta os nossos jogadores até fará algum sentido o lateral direito ser um tipo mais forte defensivamente, sabendo que à sua frente vai estar o Gelson e que do outro lado está o Coentrão, é importante para equilibrar a equipa.

Claro que ofensivamente não teve nem de perto a mesma preponderância do Ricardo, mas curiosamente fui agora ao TM e vi que até acabou a época com mais assistências que ele, 6 contra 4, algo que não tinha noção. Para se ver como os números às vezes enganam, e eu vi muitos jogos do Nice esta época, e o Ricardo foi importantíssimo ofensivamente.

Pelos nomes que têm vindo à baila, o perfil de LD está identificado. É arranjar o melhor negócio e fechar este dossier.

Gosto, sem ser fantástico, seria um upgrade claro a Schelotto e ao Picinni.

E temos marcado golos em todos os jogos? Não. Isso quer dizer que temos de comprar mais avançados, extremos e assim?

A manobra ofensiva de uma equipa grande nas alas não pode passar só pelo extremo.
E nos golos sofridos a culpa maioritaria nem tem sido dos laterais.
Se os centrais não enterrassem em todos jogos não sofríamos golos em todos os jogos. E muitos dos golos que sofremos é por os nossos centrais não se adaptarem ao sistema de 3 centrais.

Atribuir culpa aos centrais, nesta fase da época, não faz qualquer sentido. A problemática dos centrais já não é nova. E não tem tanto a ver com a qualidade deles ou com o facto de “enterrarem” como dizes. A falta de apoio (e qualidade no primeiro terço do terreno) das laterais diz muito sobre a capacidade de trabalho e de posicionamento de um central, assim como a entre-ajuda com o médio defensivo. Se todos estes elementos não estiverem alinhados e em sintonia, é no eixo central que começa a desmoronar o baralho de cartas. Isso foi evidente a época transacta. O jogo pelas faixas era facilitado porque não tinhas laterais capazes de fechar essa área do terreno convenientemente. Ao ofereceres esse espaço todo, estás a expor a equipa e os centrais vão dobrar espaço que não lhes pertence, deixando vazio o eixo central que tem, por sua vez, que ser compensado pelo apoio do médio defensivo.
Logo, em resumo, sem laterais com conhecimentos defensivos básicos, com capacidade de apoio aos centrais e aos extremos, sem capacidade física exigente, continuarás a ter os mesmos problemas que na época passada. Daí ser essencial um lateral direito defensivo, mesmo que não ultrapasse o meio campo já estará a fazer mais pela equipa que alguma vez o Schelotto ou o Zeegelaar fizeram.

só por curiosidade que não seguia a liga francesa…
O Ricardo não era o lateral direito titular do nice?

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

É a tua opinião pronto. Para mim como disse o Piccini tem estado bem defensivamente e tem vindo a melhorar de jogo para jogo, e o melhor exemplo disso é o jogo com o Mónaco. Tal como referiste é necessário ter os conhecimentos defensivos/táticos e era normal que nos primeiros jogos tivesse mais dificuldades nesse aspeto porque o nosso sistema tático não é igual ao que estava habituado no Bétis, desde logo por jogarmos com um bloco mais subido e por ter de participar ainda mais tempo no ataque do que participava lá.
E sim eu concordo que a culpa não seja só dos centrais porque o bloco defensivo tem de funcionar como um todo. Mas alguns erros que cometeram foram erros básicos, que até acabam por ser normais na pré época devido ao cansaço.

Porra, não estejam já a mandar postas de pescada a rebaixar o jogador, especialmente porque podem não o conhecer.
Aliás, para o que nos tem sido apontado, diria em bom francês que este é filet mignon :mrgreen:
Foi um jogador preponderante na extraordinária época do Nice.
Pelos valores que se falam, seguramente não encontramos melhor.
Muito seguro a defender (e a nossa defesa tem sido um passador), não é um caracol como parece estar a passar a ideia, e até regista um razoável nº de assistências.

Esses números não serão devido à lesão do Ricardo e ao tempo que o mesmo ficou afastado dos relvados ? Acho que o Ricardo era titular indiscutível antes da lesão e que ele era o seu substituto. Corrijam-me se estiver errado…

Que venha rápido para jogar amanhã. :mrgreen:

Do que nos tem sido apontado é o melhor de facto, mas não estou a ver o JJ a gostar dele.

Gostava de pensar que a entrada do Christophe Jallet (ex-Lyon) no Nice, possa significar que o Souquet é para vender, mas não conheço o plantel dos franceses assim tão bem para perceber se Jallet será titular.

Também tenho essa ideia. Mas acabou a época em alta, tanto jogando a lateral como a central (na tal defesa a 3), com Ricardo a subir pela faixa, mais adiantado.

Não era o Nice que queria o Schelotto para o lugar deste?

Deve ser bom. :mrgreen:

Não conheço, mas pelos comentários estou mais descansado. Pelo menos não é um Douglas. :mrgreen:

Não percebo o entusiasmo. Jogador limitadíssimo, se diziam cobras e lagartos de Foulquier pela falta de qualidade com bola então este menino…

Mais competente a defender, sim. Mas se vier, não vem para jogar. Piccini com todas as suas limitações consegue ser bem mais completo.