Arbitragens... enfim...

“O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Valentim Loureiro, comentou hoje de forma desabrida, como é seu hábito, os erros que vêm ocorrendo ultimamente na arbitragem. “Os erros que têm acontecido não são erros por falta do conhecimento da Lei, têm sido erros de visão… erros de oftalmologia. É um problema de oftalmologia, eles não vêm bem e isso não sei como é que se há-de curar…”, afirmou Valentim Loureiro, que complementaria: “Ainda este fim-de-semana, houve um golo que não é e que se diz que é. Uma grande penalidade que não existe. Um golo marcado em posição de fora de jogo. Naturalmente que são erros graves, erros com grandes clubes, que têm uma mediatização grande e portanto tornam-se mais evidentes. Mas, sinceramente, não acho que nenhum árbitro erre de propósito, uma vez que eles depois são punidos, porque a classificação tem a ver com os erros…”. Valentim Loureiro acabaria mesmo por defender a independência dos árbitros: “A arbitragem não devia estar na Liga, e mesmo na Federação só devia estar do ponto de vista estrutural, porque são os problemas da arbitragem que criam os problemas entre os clubes e respectivos dirigentes”.”
In pasquim do Norte.

Para começar, cabe aqui um trocadilho, ou seja, é caso de se perceber que para o Sr. Major os árbitros devem ter “boa…vista”. :smiley:

Quanto ao dito do Major em negrito, afinal nada mais é do que a posição que Sporting tem vindo sempre a defender, ou não é? Só agora é que o Major está a abrir os olhos?

Além da visão deficiente, os árbitros não estão em forma, isso viu-se claramente na Primeira Companhia, o Jacinto Paixão foi o primeiro a ficar todo partido, mas que bela figura e belo exemplo da arbitragem que este senhor deu, mais uma prova que os árbitros não conseguem estar em cima dos lances, nem correr durante todo o tempo de jogo.

O treino deles resume-se a duas a três voltas a um campo, e aquecimento, preparação física não deve haver. :roll: Enfim, assim, vamos mal. Não há árbitros preparados, há enganos que muitas vezes parecem propositados, e alguns são mesmo.

Eu acredito que hajam erros de falta de visao,mas a sua maioria nao sao por falta de visao.
Ainda ontem no jogo do Sporting houve uma clarissima falta sobre o Liedson dentro da grande area, que so o arbitro nao viu.

Aquele cartao amarelo em vez do vermelho ao jogador do Penafiel.
Se ele viu a falta devia ver a gravidade da falta.

Sao os erros de conveniencia!!! :slight_smile: :slight_smile:

Quanto ao dito do Major em negrito, afinal nada mais é do que a posição que Sporting tem vindo sempre a defender, ou não é? Só agora é que o Major está a abrir os olhos?

Se a arbitragem tem continuado sempre na federação, ainda hoje estavamos a penar à espera do dia que voltariamos a ser campeões depois de 1981.

O porto ia fazer o bi-tri, o tri-tri e o tetra-tri. :roll:

Mas houve assim tão grande diferença após passar para a Liga?
E repara que o major não defende o total controlo da arbitragem pela FPF.

Acho que a unica solução é os arbitros serem profissionais e serem regulados por um organismo autonomo.

Mas houve assim tão grande diferença após passar para a Liga? E repara que o major não defende o total controlo da arbitragem pela FPF.

Ora, na altura da passagem foi a luta entre as duas cabeças do sistema. Valentim queria a arbitragam na Liga e Pinto da Costa dominava se ficxasse na federação.

O Pinto da Costa sempre foi contra a passagem da arbitragem para a Liga, onde mandavam outros. Os resultados mostam isso mesmo.

Obviamente que com o apito dourado muita coisa mudou, e outros trataram de arranjar o seu cantinho.