Bom, esta é a discussão final sobre o Sporting Clube de Portugal.
A perda do controlo da sad e consequentemente do futebol.
É sem dúvida um dos passos seguintes no caminho do abismo. Os outros também me parecem facilmente identificáveis, até porque já não resta muita coisa: http://www.forumscp.com/index.php?topic=18627.msg689034#msg689034
Eu espero bem que quem tenha iniciado esta discussão e que se atreva a discuti-la seja sócio do SCP.
Muito claramente o digo, não admito que quem não tenha esse estatuto se atreva sequer a participar nesta discussão.
A razão é simples: os sócios do SCP são os donos da sua associação. Não são os adeptos ou os simpatizantes, os accionistas ou os administradores das empresas do Grupo SCP. São os sócios que, por definição, são os donos do seu Clube, da sua associação.
São os sócios que elegem os Órgãos Sociais entre os seus pares, que decidem das alterações dos Estatutos, que decidem a venda de património ou participações sociais, etc, etc., bem como sobre outros assuntos tal como consignado estatutariamente.
Este para mim é o ponto fulcral: os sócios do SCP têm que ter consciência de que o SCP é deles, têm que ter este sentimento de posse. Têm que saber respeitar o legado dos fundadores e de todos os outros que ao longo de mais de um século nos deixaram não apenas recordações, mas sim na nossa posse uma das instituições desportivas mais importantes do nosso país, quiçá da Europa!
Os sócios do SCP têm que ter consciência de que de cada vez que aprovam uma venda de património ou quando vendem o nome do seu Clube centenário, estão a vender algo que é deles.
Por tudo isto defendo muito claramente que além dos sócios, mais ninguém, pessoa individual ou colectiva, deveria ter uma participação na gestão do clube ou de qualquer sociedade que controle o seu negócio principal, ou seja o “negócio” desportivo.
Verificamos agora que determinados pseudo notáveis sportinguistas começam a abrir a porta à hipótese de mais investimento externo, “porque o Sporting sozinho não tem capacidade de investimento” - onde diz investimento externo leia-se venda de capital da sad. Foi dias ferreira, agora santana lopes. E agora aparece este tópico.
Decididamente, e lembrando a todos o adiamento do prazo da reestruturação financeira para o fim do 1º trimestre de 2010, acredito que afinal esse passo esteja muito mais perto de acontecer do que estaríamos à espera.
Cabe aos sócios do Sporting tentar discernir quais são realmente os problemas do Clube.
E os problemas do Clube não são de falta de investimento, são de gestão.
Como alguém disse, quem não sabe gerir 25 milhões, também não sabe gerir 50 ou 100 milhões.
Eu acrescento, quem não sabe ou não quer saber gerir 25 milhões muito menos sabe gerir 50 ou 100 milhões.
Posso compreender necessidade de investimento ou financiamento externo em determinadas situações, e.g. para a construção de um estádio novo, em que o Clube por isso só não terá essa capacidade.
Nunca para comprar jogadores.
Nunca compreenderei que se possa admitir vender o Clube para podermos comprar jogadores de 10 ou 15 milhões de euros em vez de comprarmos jogadores de 5 mihões de euros.
Os nossos de 5 milhões (Niculae, Kmet, Tello, Gimenez, Matias, Grimi) não valeriam se calhar todos juntos … 5 milhões.
Este é um problema de gestão, não de (falta de) investimento.
Aos sócios do SCP que não se importariam de vender o Clube para este ter mais dinheiro para comprar jogadores, eu pergunto o seguinte:
Se tivessem filhos e poucas condições de os educar, dariam os vossos filhos a outra família apenas porque estes teriam mais possibilidades económicas de lhes proporcionarem uma melhor educação?
Acham que essa outra família iria sentir o mesmo que vocês pelos vosso filhos?
Acham que se os vossos filhos se portassem mal, se metessem na droga ou sei lá o quê, que eles estariam lá para os amparar, para o que der e viesse?
É esta a situação com o nosso Clube. Ele é nosso, de todos os sócios e de mais ninguém, somos nós que o amamos como ninguém, e nunca nenhum investidor estrangeiro terá este sentimento que a ele nos liga.
Muitas outras questões se levantarão, mas uma parece-me fundamental: e se o investimento correr mal? Se o investidor declarar falência? Nesse caso o que acontece ao Sporting Clube de Portugal?
SL