Apple Aperture vs Adobe Lightroom

Qual é o melhor editor de fotografia?

Tendo eu um MacBook Pro, o Aperture estaria totalmente integrado e parece-me muito bom em termos de organização de fotos. No entanto, falam muito bem do Lightroom, se bem que a sua Trial me deixou a cabeça pensativa por ser muito confuso (estou habituado ao formato do iPhoto).

Qual é o melhor?

Eu prefiro o Aperture. Mas são parecidos em termos de funcionalidades, a dúvida assenta mais na forma como queres organizar a tua biblioteca.

Preferes organizar as tuas fotos por pastas, pessoalmente, sem teres um programa que crie uma “Library”? LightRoom

Preferes um programa que organize automaticamente as fotos que lá colocas, sem teres que tocar em pastas? Aperture

Eu já usei os dois e acabo sempre por preferir o Aperture, dado estar mais integrado no ecosistema da Apple. Para além disso, o “workflow” é muito facilitado: tirar fotos, importar com o Aperture, começar a trabalhar. Não tenho que me chatear com pastas. Depois, as capacidades de edição do Aperture são bastante boas.

Para além disso, quando quiseres dar uns retoques, podes sempre usar um editor externo. Eu não uso o Photoshop, prefiro o Pixelmator que é mais leve e tem as funcionalidades todas que preciso.

Em termos organizacionais, prefiro o conceito do Aperture.

O chato aqui é a Apple não disponibilizar uma trial. Mas verdade seja dita, não me entendi mesmo com o Lightroom.

O Aperture deve ter todas as funcionalidades de edição e correcção que o Lightroom tem, não?

Para mim é sempre o Lightroom que uso. Não o troco por nada, só complemento com o Photoshop para uma coisa ou outra.

O LightRoom em termos de funcionalidades é parecido com o Aperture, há coisas que um faz melhor e coisas que o outro faz melhor. A questão é que o Lightroom não é fácil para um principiante, porque tem o modelo Adobe de funcionamento. Além disso penso que também é mais caro que o Aperture.

Eu se fosse a ti usava o Aperture inicialmente. É mais “user-friendly”, organiza-te as fotos e tem todas as funcionalidades de correcção que precisas nesta fase.

Mais caro é favor…

Custa o dobro! :mrgreen:

Eu só uso Lightroom. Já experimentei o Aperture que me pareceu também bastante bom. Mas como já estou totalmente familiarizado com o LR mantenho-me fiel.

Acabei por adquirir o Aperture, parece-me mais user-friendly para principiantes e o preço bem mais baixo também ajudou!