Apito Dourado e as fugas de informação

Seguindo a Sic. Sapo

"Uma série de peças processuais sobre a investigação do caso “Apito Dourado” está na Internet, ao acesso de quem as quiser consultar.

O despacho sobre novos elementos de prova, assinado pela procuradora-geral-adjunta, Maria José Morgado, tem data desta semana, da passada terça-feira, dia 16. Dá conta da prova recolhida que conduziu à reabertura do processo que diz respeito ao encontro entre o FC do Porto e o Estrela da Amadora.

No mesmo sítio encontram-se ainda inúmeras outras peças processuais sobre esta investigação.
A SIC já confirmou a autenticidade dos documentos.

Uma violação do segredo de justiça, que poderá ter consequências nos próximos dias."

Segundo a TSF

"Site com documentos do processo viola segredo de justiça
Há uma série de peças do processo “Apito Dourado” que estão tudo na Internet, noticiou este sábado a SIC. A TSF já confirmou a existência do site. Uma situação que viola o segredo de justiça e que a Procuradoria-geral da República promete averiguar.

( 21:33 / 20 de Janeiro 07 )

No site Sportugal (www.sportugal.pt) estão 10 páginas do processo “Apito Dourado” que passaram por um scanner e foram convertidas em imagem. Os textos estão disponíveis a qualquer pessoa com acesso à internet.

Um dos documentos, o despacho sobre novos elementos de prova assinado pela Procuradora-Geral Adjunta, Maria José Morgado, tem data desta semana.

Esse despacho contém a prova recolhida para a reabertura do processo que diz respeito encontro entre o FC Porto e o Estrela da Amadora

No mesmo site estão outras peças processuais sobre esta investigação. Estamos perante uma violação do segredo de justiça

Contactada há minutos pela TSF, a Procuradoria-geral promete averiguar a situação. Ainda esta semana o procurador Pinto Monteiro admitia que pouco podia fazer contra as violações do segredo de justiça."

Tão não é que o pessoal do Sportugal foi divulgar informações daquelas ???.. :x :x

e o acesso ao site até chegou a ter “filas de espera” …

Há coisas que não se fazem! Sinceramente! Depois dizem que a justiça em Portugal não funciona!

Abraços

Vi na Sic N há pouco, mas eles não disseram em que site estava.

Se bem percebi estava no Sportugal, mas já retiraram do ar, é isso? Não acredito que ninguém tenha copiado…

O acesso ta complicado nao sei dizer se é de ser muita gente …

cheira-me a dedo nortenho para desviar as atenções…

É impressão minha ou há pessoas que participam aqui neste forum e que escrevem para o Sportugal ?

lamentavel que aconteçam coisas destas em PT… revelar informaçao q esta em segredo de justiça devia valer cadeia a quem o faz… alem de prejudicarem as investigaçoes so descredibilizam ainda mais a pseudo-justiça que temos

É verdade!

No entanto, nota-se aqui o “profissionalismo” do Sportugal! Agora não se sabe bem porque fizeram umas alterações á primeira reportagem.

Novo titulo, mesma data e hora, sacaram o que deu raia (agora não se sabe se foram obrigados ou não), mas não mantiveram o que escreveram.

Não sei se por medo ou porque foi. Um jornalismo credivel quando avança vai até a fim ou pelo menos se nao o fizer explica-se!

Abraços

Sempre gostava de saber o que pensam os patrocinadores do site, direcção, etc em relação a estas alterações de ultima hora ao texto.

Não sei se por medo ou porque foi. Um jornalismo credivel quando avança vai até a fim ou pelo menos se nao o fizer explica-se!

Milupas, não digas disparates em temas sobre os quais nada sabes.
Se o Sportugal estava a infringir a lei tinha mais é de tirar logo que possível a peça do ar ou pelo editá-la para corrigir a situação, aliás se infringiu a lei nem o devia ter feito, na minha opinião, logo não venhas com essa treta do “já que fizeram merda iam atá ao fim”.

Se o Sportugal estava a infringir a lei tinha mais é de tirar logo que possível a peça do ar ou pelo editá-la para corrigir a situação, aliás se infringiu a lei nem o devia ter feito, na minha opinião, logo não venhas com essa treta do "já que fizeram merda iam atá ao fim".

:arrow:

... aliás se infringiu a lei nem o devia ter feito, na minha opinião...

Acho que aqui é que reside o problema. Com certeza que eles sabiam o que estavam a fazer, o problema é que neste país, muitas vezes, o crime compensa.

Parece-me do mais simples bom senso, nesta questão da fuga de informação, antes de nos preocuparmo-nos com quem foi o responsável pela fuga, punir exemplarmente quem divulga conteúdos que estejam sob ssegredo de justiça.

No dia 2007-01-21 | 13:01:38 a Direcção do Sportugal emitiu um comunicado que diz:

"Na sexta-feira, 19, foi publicado em primeira página pelo jornal Público que tinha sido reaberto o inquérito relativo ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora, no âmbito do caso “Apito Dourado”.

Esta notícia foi publicada antes mesmo de as partes do processo terem sido notificadas. Tal até foi divulgado publicamente pelo árbitro Jacinto Paixão, através do seu advogado, António Pragal Colaço.

Chegaram à nossa redacção, por via anónima, várias cópias do referido despacho. Este facto leva-nos a concluir que muito mais cópias estarão a circular – como é hábito –, nomeadamente junto de outras publicações com maior grau de implantação.

Contactados os nossos consultores jurídicos, os mesmos consideraram que a divulgação de um despacho de reabertura de inquérito sujeito a reclamação hierárquica não configura qualquer violação do segredo de justiça, em virtude de o processo que foi reaberto estar arquivado. Porque, a ter havido violação do segredo de justiça, a mesma já teria sido praticada pelo jornal Público.

Defendemos e exigimos que seja feita uma investigação completa sobre de onde terá partido a informação, que terá permitido ao referido diário generalista de grande credibilidade publicar a notícia na sexta-feira, antes de os advogados das partes terem sido notificados; provavelmente, terão sabido do despacho pelo próprio jornal.

Esta temática está a ser transformada numa guerra entre meios de comunicação social, pelo que, por essa razão, o Sportugal, por uma questão ética, retirou a acessibilidade ao referido despacho.
Por último, o Sportugal mandatou os seus advogados no sentido de aquilatar e recolher todas as notícias que foram publicadas antes da acessibilidade ao referido despacho.

O Sportugal pauta-se por condutas transparentes, idóneas, sérias e independentes. Desde o primeiro minuto em que estamos online que o nosso único propósito é informar. Com credibilidade e alguma irreverência. É o que continuaremos a fazer, dia a dia. Tal como alguns colegas da comunicação social fazem.

A Direcção "

Em relação a isto continuo a dizer o seguinte:

1 - Não se alteram textos, mantendo data e hora, sem de alguma forma informar na hora, a razão pela qual se fez tal procedimento. Não se trata de um post que se reedita da forma mais conveniente …

2 - Se foi só por uma questão de ética que o Sportugal retirou o acesso aos documentos, deveria ter feito menção a isso logo no texto de alteração …

3 - Continuo sem perceber porque é que se não configura nenhuma violação do segredo de justiça, não foram até ao fim e mantiveram o que avançaram … e fizeram exactamente o contrario …

4 - Fui jornalista durante largos anos e sei do que falo …

Segundo o Record online de hoje:

"A Polícia Judiciária esteve ontem na sede do site desportivo Sportugal, em Lisboa, para tentar obter o despacho de Maria José Morgado, sobre os factos relativos ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora da época de 2003/04. Debalde. Sem qualquer mandado na sua posse, a PJ, que ali esteve por solicitação da Procuradoria-Geral da República, chegou com uma mão-cheia de nada e saiu com uma mão-cheia de coisa nenhuma.

A PGR prometeu ir investigar uma eventual violação do segredo do justiça, depois de o site Sportugal ter publicado na íntegra o despacho de Maria José Morgado que propõe que o processo em causa, que envolve o árbitro Jacinto Paixão e Pinto da Costa, entre outros, seja reaberto. Note-se que juristas defendem que não houve violação porque o caso estava arquivado."

Então … entreguem la as copias aos homens da PJ …