A equipa de Maria José Morgado estará supostamente a investigar várias suspeitas de aliciamento de futebolistas para ajudarem os adversários a ganhar jogos.
A final da Supertaça a 12 Agosto de 2003 entre o Futebol Clube do Porto e a União de Leiria é um dos jogos que estará sob suspeita. O FC Porto venceu a União de Leiria por 1-0 num golo muito duvidoso.
O Correio da Manhã de hoje noticia que a equipa liderada por Maria José Morgado está a investigar o eventual aliciamento de jogadores para ajudarem rivais a ganhar os jogos.
"(…) fala-se mesmo num pagamento de 25 mil euros – a pelo menos um jogador, então ao serviço da União de Leiria. Por saber, e será isso que importa esclarecer às autoridades, está a razão de ser deste pagamento. Afinal, e mesmo que o jogador se tenha recusado a ‘entrar na jogada’, só a simples tentativa de aliciamento, cenário possível, já constitui crime. "
Ainda segundo o Correio da Manhã, um conhecido agente da FIFA terá servido de intermediário e feito o pagamento ao atleta.
Agora espero que o Blog da Bola nos traga mais informações …
FC Porto: Vítor Baía - Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Pedro Emanuel, Nuno Valente - Pedro Mendes (Costinha int’) - Maniche, Deco, Alenitchev (Ricardo Fernandes 86’) - Derlei, Benni McCarthy (Marco Ferreira 75’).
União Leiria: Helton - Gabriel, Paulo Duarte (Sérgio Gameiro 59’), João Paulo - Bilro, Paulo Gomes, Édson - Caíco - Maciel (Alhandra 79’), Douala e Ludemar (Freddy 71’).
Golos: 55’ Costinha (1-0, livre longo, apontado na direita por Nuno Valente, com o pé esquerdo, com a bola a pingar para o coração da área, onde Costinha e Helton saltaram, e o guarda-redes leiriense foi nitidamente impedido de chegar à bola pelo portista, que, de cabeça, a atirou para o fundo das redes).
"O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Joaquim Evangelista, revelou estar surpreendido com a notícia publicada este sábado pelo Correio da Manhã, garantindo que Maria José Morgado está a investigar eventuais aliciamentos a jogadores.
“Não é um fenómeno habitual em Portugal. Se existem casos devem ser investigados até às últimas consequências”, afirmou o líder do Sindicato em declarações à SIC.
O jornal noticiou que estarão em causa pagamentos suspeitos feitos a atletas e acrescenta que a final da Supertaça entre o FC Porto e a União de Leiria, referente à temporada de 2002/2003, é um dos jogos suspeitos."
In Record
Compreende-se perfeitamente porque é uma coisa que nunca aconteceu …
em relaçao o jogo em questao, vejam la o golo do Costinha… palavras para quê? E eles nem se atrevam a dzr q arbitro nao viu porque nao tinha aglomerado de jogadores e o auxiliar tinha caminho livre para ver o lance.
há três que eu penso que seja um deles,Maciel-Helton-e o mais suspeito para mim é o Joao Paulo,é o que tá mais ligado ao jogo da supertaça,porquê? viram bem como foi ele expulso no tal jogo?
nem reclamou!!
«Recorde-se que sobre este jogo já estava a decorrer uma investigação que envolvia suspeitas de crime de “abuso de poder sob forma de instigação” sobre o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. O dirigente azul e branco é suspeito de ter “sugerido” o árbitro Pedro Proença a Pinto de Sousa, e este aceitou a”proposta” do dirigente portista.
O jogo referido por esta notícia reporta-se a 12 de Agosto de 2003, quando o FC Porto venceu a equipa da cidade do Lis por 1-0, com um golo de Costinha aos 53 minutos. A União de Leiria alinhou da seguinte forma: Helton; Bilro, Gabriel, Paulo Duarte e João Paulo; Edson, Paulo Gomes, Caíco e Ludemar; Douala e Maciel. De referir que João Paulo foi expulso aos 70 minutos e que jogaram ainda Sérgio Gameiro, Alhandra e Freddy. Helton é actualmente guarda-redes do FC Porto, João Paulo faz parte do plantel dos dragões e Maciel já passou pelo clube azul e branco em 2004/2005.» In Sportugal.
–
Helton ou Maciel, para mim foram um destes dois, mas o meu voto vai para o Maciel.
Não estou a ver é quem terá sido o tal agente FIFA que serviu de intermediário.