Venham dai essas sugestões pf
Que dizem desta para aquelas condições que falei?:
Eu tenho 2 Ricoh GR.
Uma de 2005 que uso só para preto e branco. E uma ultimo modelo, a GR III (a GR II faz o mesmo e é capaz de se apanhar a um bom preco).
Não há nada mais compacto que isto com a mesma qualidade e que me dê para meter no bolso (algo que eu considero essencial, eu levo a maquina para todo o lado comigo no bolso).
Vou-me repetir, mas se tens menos luz, tens que compensar de alguma forma. Concertos é tramado, pouca luz, movimento, passas de pouca luz para muita luz…
Tens é que ter as expectativas correctas. Eu por exemplo uso a de 2005 para esse tipo de ambiente, mas eu não me importa nada de ir para preto e branco, aumentar o iso, ter blur, pq eu gosto do gritty look, não procuro fotos spotless. Já agora o meu ambiente preferido para tirar fotos, é urbano, principalmente de noite.
Dito isto, eu não curto a powershot, mas admito que tb se deve safar bem.
Este tópico é muito interessante, pq há aqui malta que usa ferramentas muito diferentes, mas bons resultados de toda a gente. Tlms, grandes canhoes, maquinas portateis, até há aqui o meu fotografo preferido do forum, o @Blitz que mostra que com qq maquina se tiram boas fotos.
Boas fotos para todos.
Os meus professores de fotografia diziam sempre: “a melhor máquina é aquela que trazes contigo no momento em que queres fazer a fotografia”.
@CrashVegas procura de acordo com o tamanho do sensor. Quanto maior, mais luz recebe, melhores fotografias tira (nos ambientes em que falas).
Tem atenção que algumas mirrorless, apesar de mais luminosas, não são muito aconselhadas para fotografia de espetáculo (principalmente ambientes com lasers e afins) porque queimam o sensor com muita facilidade.
Já agora para completar, a razão pq não gosto dessa Canon é por ter zoom. Parece ter bastantes controlos manuais, o que me parece positivo, mas o melhor zoom é chegar perto hehe.
Isto.
Claro que um sensor melhor e mais algumas opções a nível “artístico” do menu completam quem aprofunde noutros trabalhos ou de forma mais profissional. Mas para hobby, a máquina pode ajudar “apenas” em dar mais resolução na foto ou oferecer um maior limite de ISO.
O resto, e o que realmente interessa, é o enquadramento e o “storytelling” de quem está atrás da máquina (o que se foca e o que se desfoca, onde está a luz ou a sombra etc). E isso não é a máquina que resolve, mas sim a pessoa.
também tenho uma história muito parecida contigo. durante muito tempo desliguei-me da fotografia e depois, por necessidade (fotografia de produto) regressei e tenho ficado.
comprei uma Samsung NX3000 e ainda é a que uso para fotografar tudo o que tenho no meu site.
baratinha mas tira umas chapas do catano. 20.3 megapixel APS-C DSLR sensor. metia muitas Micro Four Thirds no bolso.
depois, comprei uma Olympus OM-D E-M10 Mark II que usei no dia a dia, em lazer. adoro o retro look da bichinha. linda de morrer!
desde que comprei o Pixel 7, assumo que as encostei um bocado. até para o site tenho experimentado o raio do telefone e é incrível! e nada como andar com uma “câmara” assim no bolso…
Sinceramente, em termos de compactas, mais vale um bom telemóvel que te vai tirar fotos equivalentes. Uma boa máquina compacta vai para valores onde já se encontra máquinas de outro nível (DSLR, mirrorless).
Recomendo a veres o mercado de usados, por vezes arranja-se muito bons negócios.
Jacumã - Paraíba - Brasil
Outubro 2006
Tirada com a minha primeira máquina digital, uma Nikon E3100 com uns fantásticos 3.2MP.
.
Thanks!