Aos matemáticos de serviço: podem ajudar-me?

Mandaram-me este e-mail e…

[i]Eu, Tu e Ele… fomos comer ao restaurante e no final a conta deu 30,00.
Fizemos o seguinte:
Cada um deu dez Euros…
Eu: 10,00
Tu: 10,00
Ele: 10,00

O empregado levou o dinheiro até à caixa e o dono do Restaurante disse:

• Esses três são clientes antigos do restaurante, então vou devolver-lhes 5,00.
    E entregou ao empregado cinco moedas de 1,00.

O empregado, muito esperto, fez o seguinte: ficou com 2,00 para ele e deu 1,00 a cada um de nós.
No final ficou assim:
Eu: 10,00 (-1,00 EUR que foi devolvido), gastei 9,00.
Tu: 10,00 (-1,00 EUR que foi devolvido), gastaste 9,00.
Ele: 10,00 (-1,00 EUR que foi devolvido), gastou 9,00.

Então, se cada um de nós gastou 9,00 EUR, o que nós três gastamos juntos, foi 27,00 EUR. E se o empregado guardou 2,00, temos:
Nós: 27,00 + Empregado: 2,00 = TOTAL: 29,00

Pergunta-se: - Onde foi parar a outra moeda de 1,00?
Ai o caraças…[/i]

dás 30… se recebes 3 pagaste 27… certo?

o desconto foi de 5… ou seja terias pago 25 se o empregado fosse honesto… 27 que pagaste menos os 2 do empregado dá os 25… está certo…

nao podes fazer 27 + 2… esses 2 nao sao a somar mas sim a diminuir e ficas com o desconto que o dono do restaurante te fez… se queres somar alguma coisa aos 27 soma os 3 que recebeste de desconto e aí voltas a ficar com os 30…

ou seja não é 30-3+2=30 (que nao faz sentido…) mas sim 30-3-2=25 que foi o que o dono do restaurante recebeu… ou fazendo ao contrario 25 (para o dono) + 2 (para o empregado) + 3 (para ti)= 30 (que deste inicialmente e o unico dinheiro em jogo…)

Exacto, a base de cálculo não são os 30 mas sim os 27.
25 para o restaurante - este foi o custo da refeição.
As pessoas pagaram 25+2 da “gorjeta” = 27.

Ou seja não estão em circulação 30 EUR mas apenas 27.

É mais difícil de explicar do que entender :lol:

Só para colocar um bocadinho de lenha na fogueira, não será também dedução lógica: ;D

1 - demos 30 Euros!

2 - foram nos devolvidos 3 Euros,

3 - pagamos, portanto, 27 Euros.

4 - em bom rigor, deveriam andar 3 euros por aí perdidos, ou não?

5 - o sacana do empregado colocou 2 no bolso.

6 - falta um, ou não? :lol:

é a gozar, certo?..

nao andam perdidos esses 3 foram os que tu recebeste…

és de letras ou advogado?

A gozar não, antes a brincar. :wink:
Não sou de letras nem advogado, mas, por motivos profissionais, não raro tenho de conviver com estes últimos, e o que se aprende pá… não sei se imaginas, mas que é muito didactico, ai isso é… ;D

Por exemplo: Se era 30 e com o desconto paguei 27, afinal, aonde estão os 3 que restam? ;D

Esse problema até tem piada e os “doutorados” que comentaram, já o explicaram dedidamente. Até, porque isso, também eu sei que 30 [dono] + 2 [empregado] + 3 [eles] dá 30, mas tendo uma lógica + fácil, vê as coisas por esse prisma. Antes de +, estás a entrar num erro de raciocino ao efectuares a operação errada.

Eu, vou dar a minha opinião, vale o que vale não me interessa aqui se sou Gestor ou Farmacêutico, e é de extremo mau gosto, vir buscar desígnios de profissões, num assunto que tem a sua piada, e espantem-se lógica. Aquilo para mim, é basicamente o seguinte. Tu dás 30 [jantar] e ele retira-te 5 [promoção] porque és da casa, ficas com 25 euros pagos. Este é o número chave, e este é o número que está em cima da mesa, não os 27, nem os 28, nem os 29, nem o que falta dele.

Aquilo foi o que tu pagas-te, dos quais esses 5 euros “desaparecidos”, 3 vão para ti, e 2 para o empregado. Logo, se quiseres subtrair alguma coisa, tens de subtrair, não ao montante pago mas ao montante que tens na mão. Não podes subtrair no que já pagas-te. E nessa lógica, seria 5 [promoção] - 3 [para ti] - 2 [empregado] que dá 0, comprovando, que não sobrou dinheiro nenhum e que não anda aí nenhum euro perdido. De qualquer das formas, está engraçado. :slight_smile: :arrow:

Ena pá, antes que alguém pense que sou “mouco” de raciocínio, o melhor é desde logo esclarecer que a conclusão é simples e lógica: pagamos 30, tivemos um desconto de 5, dos quais 3 foram efectivos e 2 nem vê-los.

Portanto: 30 – 5 = 25
25 + 2+ 3 = 30

Pronto! Simples e preciso.

Contudo, não deixa de ser curioso como os números podem ser manipulados de forma a reflectirem grandes verdades com certa lógica, ainda que aparente.

Vejamos:

Pagamos 30 e tivemos um desconto efectivo de 3. Logo coube a cada um arcar com a quantia de 9 euros. É ou não é verdade?

Ora, 9 x 3 = 27, ou se preferirem, 30 – 3 = 27. É ou não é verdade?

Já referi o que tinha que pagar (30), o desconto que de facto nos foi dado (3) e o que paguei após a efectivação do desconto (27). Falta-me apenas referir os 2 que foram parar ao bolso do empregado. É ou não é verdade?

Dentro da lógica seguida, os 2 em falta deveriam ser adicionados ao montante que de facto pagamos, ou seja 27 + 2 = … bom, para não ser acusado de desonestidade intelectual, coloco aqui 30.

;D