AO VIVO É OUTRA COISA

Não sei se fui só eu que notei, mas como referi no tópico do jogo, ontem pela primeira vez senti que o 12º jogador fez alguma diferença, não sei se os de belém se amedrontaram, mas minutos antes do golo comecei a cantar como se não houvesse amanhã o Só Eu Sei, a par de muitos adeptos no Estádio, tanto que me pareceu que todo o Estádio estava a cantar, logo a seguir pimba dá o golo.

Muito ao nível do “Até Morrer” do ano passado, foi mais uma GRANDIOSÍSSIMO MOMENTO em Alvalade

Sim gostei muito do trabalho das claques ontem! Foi interessante notar que por voltas dos 10 minutos da segunda parte se começaram a ouvir alguns assobios, mas logo foram trocados pelo incentivo!

Isto sim, isto é uma claque … que incentiva e dá força lá para dentro, que puxa pelos restantes adeptos, e po~e um estádio inteiro a cantar! Isto para mim é que é ser uma claque e apoiar o Sporting!

Disto muito … slb fdp slb pouco ( a não ser contra eles )!

Uma nota também para o espectáculo de bandeira dado pela Torcida … Muito bom! As 3 claques parecem-me com mais gente este ano, com mais membros, e mais activas! Espero que seja para continuar!

Pensei no mesmo, e pensei também que com esse apoio podia ser que ainda pingasse alguma coisa. Pensei que desta vez era o público que estava a puxar pela equipa… e não o contrário, como tantas vezes acaba por suceder quando a equipa marca finalmente. E resultou. Penso que a equipa sentiu que o público estava com ela, não obstante as coisas não estarem a correr bem. E isso ajuda… e de que maneira!

Durante todo o jogo as claques deram um apoio como há muito não via/ouvia.

Concordo com tudo o que dizeram, até porque foi a primeira vez que tinha a televisão alta com prazer durante um jogo na Tvi. :mrgreen:

Falando a sério, espero que toda essa atitude seja para manter. Uma nota: O cantico “Até Morrer” é para momentos arrepiantes, historicos, e de glória. Não podem, nem devem ser cantados ciclicamente todas as semanas, porque perde-se o arrepio na espinha e a beleza desse cantico.

É que não podia estar mais de acordo! Irrita-me começar a ver o cântico a banalizar-se. Momentos arrepiantes, históricos e de glória. MAI NADA!

O Cântico até morrer é quando o publico está resignado, quando lá dentro os jogadores estão em baixo, quando estamos a perder mesmo no fim e o orgulho neste clube vem ao de cima …
aí a resignação do publico passa a orgulho por existir sentimentos assim, os jogadores arrepiam-se e sentem que realmente não estão num clube qualquer e por fim uma derrota vai concerteza ser ultrapassada com uma bela semana de trabalho e venha quem vier … é para derrotar.

Concordo e Gostei, Alías Fui um dos que Cantei…Mas para mim ainda foi Pouco, houve alturas em que os nervos deixaram o silêncio reinar e não pode ser.

Depois continuo a achar que nem Sempre o Resto do Estádio acompanha as claques nos cânticos e isso conta muito para quem já esta a cantar há muitos minutos e sente que quando isso acontece estamos todos lá a Apoiar a equipa…e dentro do campo então mais devem sentir.

Claramente neste jogo o Público conseguiu Puxar pelas últimas forças da equipa mas também e isto é que por vezes é importante, amendontrar (ou se quiserem colocar no seu devido e pequeno lugar) os outros que nos defrontam.

Concordo que não se deva “banalizar” o Até Morrer, sinceramente reconheço Força e simbolismo e até já alguma mística, mas não é dos meus cânticos favoritos apenas pela letra,
Eu não digo, Eu não quero Perder, eu AFirmo Vou Ganhar,
Eu não Sou do SPORTING Até Morrer, Eu Vivo o SPORTING…
Mas Atenção Canto essa Malha, mas…

Prefiro um novo Cântico que está a “aparecer” aos poucos e a ser cantado cada vez por mais LEÔES e que será mais um hino muito em Breve:

E CADA VEZ EU GOSTO MAIS
LA LA LA LALAAAAAAAAAAA
SPORTING GOSTO TANTO
SPORTING GOSTO TANTO
SPORTING GOSTO TANTOOOOOOOO

Pois tambem, o cantico surgiu muito antes dos 80 minutos ::slight_smile:

Ainda faltava imenso tempo de jogo, estavamos empatados e começam a cantar.

Completamente de acordo, tal como eu já tinha feito referência na altura do jogo da apresentação:
http://www.forumscp.com/index.php?topic=5294.msg208766#msg208766

Até no jogo da apresentação começaram a cantar isto. Parecem putos quando lhes dão um brinquedo novo. Epá, criem mais cânticos mas deixem este para os momentos especiais. A banalização tira toda a carga emotiva e todo o valor que o cântico tem neste momento.

Como já escrevi até certo ponto até concordo contigo mas essa de cânticos para momentos especias e com hora marcada não existe… qualquer um pode lembrar-se de o puxar e ser logo seguido por 10 ou 10 mil LEÔES… É algo mágico e incontrolável…

E depois essa de guardar tudo para os momentos especiais não concordo nada, dou apenas um exemplo:
No último Mundial fiz uma festa Brutal quase sozinho ( 2 ou 3 amigos acompanharam-me, se bem que o meu nível era bem mais alto ), quando eliminámos a Inglaterra, houve pessoal que achou que era demais, despropositado e ainda não era o momento certo… Eu Diverti-me, e cantei que nem um louco…os outros nem por isso e já não tiveram mais nenhuma hipotese de o fazer nesse mundial…

( Agora podia terminar com aquela do moral da história :lol: )

Não disse que não se cantou antes, disse que senti que todo o estádio poucos segundos antes “acordou”, e senti que o 12º jogador mostrou que estava lá, como nunca tinha sentido antes, foi concerteza coincidência, mas um bela de uma coincidência.

Não posso estar mais de acordo, o cântico “Até morrer” justificou-se na última jornada do campeonato, quando perto do final, já ninguém tinha esperanças de ser campeão, e na final do Jamor porque ganhámos a taça! São momentos únicos! No Domingo, só vejo uma semelhança, o adversário era o mesmo! ::slight_smile:

Fogo, este forum é um sitio dificil… Primeiro era que não se cantava… Agora já escolhem o que as claques deviam cantar e em que ocasiões… E que tal se metessem mãos à obra e se fossem inscrever numa claque? Ou ainda mais ousados, fundem a vossa… :inde:

Eu sou daqueles que acham esse cantico do ate morrer fantastico.

Da-me arrepios na espinha cada vez que o ouço e cada vez que o canto.

Nao tenho uma explicaçao logica para isto…e so o meu sentimento.

Tornar o cantico “Até Morrer” num “Só eu Sei”, é uma banalização tremenda. Aproveitem aquilo que fazem e saibam tirar o devido aproveitamento do cantico que fazem.

Cantar esse cantico só porque apetece, é estupido. Este cantico pode e deve ser cantado unicamente em momentos arrepiantes, historicos e de gloria. Se começarem a cantar toda as semanas, acabaram de estragar o valor do cantico. Depois não se queixem!

Ai concordo plenamente contigo.

Tambem acho que deviam tentar fazer novos cantigos…acho que neste aspecto estagnou um bocado

Por faltar imenso tempo, por muitos estarem nervosos ou mesmo resignados, a aplicação também é boa. Espevita, arrepia e ao mesmo tempo pode dar força.

Foi bem aplicado a meu ver. Um cântico muitas vezes tem de servir também para puxar o grupo, se o grupo estiver amorfo, sereno e sem pica pelo decorrer do jogo, um cântico como este é ideal para espevitar, arrepiar, acordar e dar um novo alento, pois canticos como estes, como tu referes e bem, têm simbolismo e glória.

Estamos empatados,a equipa precisava de um estimulo extra…
acham que o “Ate Morrer” nao serviu para levar a equipa para a frente e mentalizar os jogadores que um clube da nossa grandeza nao pode empatar com um belenenses?

Para mim um cantico nao e para estar conotado com momentos arrepiantes ou coisa parecido.Um cantico,seja ele qual for,tem um unico objectivo:apoiar e incentivar a equipa.Se com o “ate morrer” o proposito foi atingido,nao percebo porque e que se critica quem cantou.E o vicio de criticar,nada mais.

P.S-ca para mim o que fez o vukcevic fazer aquela jogada e jogar de raiva durante o jogo foi uma falta sobre ele em que o carlos xistra nao deu a lei da vantagem.Viram a raiva com que ele ficou nesse lance?

O problema está exactamente aí, no meu entender.

Este cântico não é propriamente um incentivo, este cantico é um simbolo de orgulho. Pela letra que lhe está associada, apenas deve ser cantado em momentos:

• em que até podemos estar a levar 4/5 golos mas no fim, toca a cantar o “Até Morrer” com os cachecois bem alto. [aqui compreendo que seja complicado adaptar à mentalidade Portuguesa, mas quando vi o Liverpool cantar o “You´ll Never Walk Alone”, no fim do jogo em que levaram 7 golos praticamente dos juniores do Arsenal, para a Taça da Liga, até eu fiquei arrepiado.] Momentos arrepiantes!

• em que conquistamos um titulo [Campeonato, Taça da Liga, Taça de Portugal, Supertaça, Taça Uefa e Champions (?)] Momentos Históricos!

• em que depois de um jogo extremamente bem disputado, ou de um jogo extremamente complicado com vitoria atingida em cima do apito final, ou nos instantes finais da partida. [Az Alkmaar - Sporting, Sporting - Newcastle, e qualquer clássico que acabe em vitoria Sportinguista]. Momentos de Glória!

Agora, cantar o cantico ao minuto 23, 57, 64 [tou a mandar para o ar], porque a equipa não está a jogar bem, é ridiculo. É um dos poucos canticos realmente emotivos e que tocam dentro do coração Sportinguista, por isso, peço-vos para não banalizarem o cântico. Só isso!

Já não é a primeira vez que vens com tretas a provocar-me. Se queres entrar no duelo da minha pila é maior que a tua, esquece. A minha é maior, garanto-te.

Há canticos que durante a partida, se forem cantados 2 vezes não pega e não vale a pena insistir, esse é um deles. Se for em periodos especifios é outra coisa e isso não se discute.

Mas se o grupo precisar desse embalo para acordar e partir para um apoio forte, mesmo com canticos desse tipo, então tem mesmo de ser.

Estar de fora é fácil e aqui não estou a criticar, mas para o grupo do cappo e ajudantes, não é fácil estar 90 minutos a colocar estabilidade num grupo de apoio para durar e estar sempre a um nivel razoável, não é mesmo nada fácil, ainda para mais se o jogo não estiver a correr como queremos. Por isso eu ter falado nesse tipo de canticos ser entregue ao grupo para espicaçar.