‘O Sporting tem de ter boa relação com a comunicação social’
O antigo presidente do clube compreende a posição de Bruno de Carvalho, sublinha a necessidade de pôr uma pedra no assunto e defende a continuação de Jesus mesmo que o Sporting não consiga chegar ao título esta época.
Como viu a polémica em torno da Assembleia-geral do Sporting e as críticas de Bruno Carvalho?
Sabe que depois da tempestade vem a bonança, depois de tanto ruído, acho que agora as coisas estão calmas. A meu ver o Sporting está no bom caminho, o presidente do Sporting está no bom caminho, a direção está unida, tem feito um bom trabalho no clube, sem dúvida nenhuma. Em todas as áreas tem feito um bom trabalho. Existe uma boa relação entre o presidente e a Assembleia, é uma família unida, podemos assim dizer. O Sporting está em todas as frentes, há muito tempo que isso não acontecia. Já ganhou uma taça e está na corrida em todas. Nas outras modalidades, o Sporting tem dado um autêntico show, tem sido uma coisa fantástica. Na área financeira, temos honrado os nossos compromissos pontualmente, o que é muito importante. O Sporting está no bom caminho, o que precisava era ser este ano campeão nacional de futebol, porque sendo o desporto-rei é o que manda em tudo. Tenho esperança que o Sporting possa alcançar este ano o título.
Tendo em atenção que Jorge Jesus foi contratado a três anos para conseguir ser campeão, estando no fim desse ciclo de três anos, se o Sporting não conseguir o título este ano, o treinador deve sair?
Há coisas que se passam na vida que é preciso saber entender, o Jorge Jesus é um bom treinador e acho que podemos ser campeões com ele e se não formos campeões deve preparar o próximo ano. Mas não devemos pensar assim, devemos pensar no título este ano e o Jorge Jesus disse, tal como o presidente, que continuamos a acreditar que podemos ser campeões. O Jorge Jesus é um bom treinador, sabe preparar muito bem a equipa, sabe valorizar os jogadores e valorizar os jogadores é a coisa mais importante. No tempo em que esteve no Benfica, além dos campeonatos que ganhou, deu muitas dezenas de milhões de euros a ganhar ao Benfica com os jogadores que preparou e valorizou e o clube conseguiu vender por muitos milhões.
E acha que é isso que ele tem de fazer no Sporting?
É esse trabalho que tem de continuar a fazer no Sporting – preparar as equipas. Jorge Jesus é um mestre a quem temos de prestar homenagem. É uma pessoa humilde, com convicções, sempre a aprender – lembro-me, quando ele começou a carreira de treinador que ia estagiar para Barcelona e para outros lugares, para aprender com outros grandes mestres do futebol. Foi isso que ele fez e hoje é um treinador de nível mundial, é um dos melhores treinadores do mundo. O Sporting ganhar ou não ganhar o campeonato não vai impedir que Jorge Jesus continue no clube.
Acredita, como o presidente Bruno de Carvalho, que há uma imprensa que está contra o Sporting ?
Contra factos não há argumentos. Não há dúvida nisso. Às vezes, é preciso entender as coisas, é preciso um diálogo mais concertado, mais tolerante, também. Cada presidente tem o seu estilo, o Bruno de Carvalho tem aquele estilo, não deixando de ser um grande sportinguista e que quer o melhor para o Sporting. Não pode agradar a todos, nem seguir o mesmo caminho, e alguns jornalistas, de facto, não têm apoiado o clube devidamente e têm feito algumas críticas que ele considera não estarem de acordo com aquilo que se passa efetivamente no Sporting. É preciso compreender isso e, também, é preciso esquecer.
Não lhe parece uma reação exagerada?
Isto há de passar tudo. O tempo é um grande mestre e julgo que, mais tarde ou mais cedo, ele terá uma boa relação com a comunicação social, que é importante. A comunicação social é uma força indispensável para qualquer clube. É a imprensa que vai valorizar ou desvalorizar a sua equipa, os elementos, os jogadores, portanto, o Sporting tem de ter boa relação com a comunicação social. E a comunicação social tem de ter boa relação com o Sporting, que não é um clube qualquer, é o clube mais eclético de Portugal e que consegue congregar todas as forças, desde a situação social mais baixa até à mais alta. Isto só acontece no Sporting que, de facto, faz a diferença para os demais clubes. Eu estou certo que o mal-estar que existe neste momento entre o presidente do Sporting e a comunicação social vai-se resolver. Eu até acho que o presidente do Sporting devia convocar toda a comunicação social e promover uma conversa amiga entre todos, esquecer mal-entendidos e partir de uma situação positiva e de colaboração, que é isso que interessa ao Sporting e à comunicação social.
Mas não acha que o que aconteceu, os ataques aos jornalistas, desprestigia o clube?
O que se passou é compreensível. Há razão dos dois lados. Mas quero desvalorizar isso, é um momento que passou. O que interessa sempre é o futuro e o futuro é que haja boas relações entre o Sporting e a comunicação social.
DANIEL SAMPAIO DISPENSADO DE JULGAMENTO
Era testemunha na quarta sessão do julgamento do processo de Godinho Lopes contra Bruno de Carvalho
Daniel Sampaio, antigo vice-presidente da mesa da AG do Sporting, foi ontem “prescindido” como testemunha na quarta sessão do julgamento do processo de Godinho Lopes contra Bruno de Carvalho, onde também são visados Jaime Marta Soares e Jorge Bacelar Gouveia. As restantes testemunhas foram ouvidas no Palácio da Justiça (Lisboa). O caso remonta a 2016. Na origem desta ação está “o atentando ao bom nome” e a acusação de que o ex-presidente dos leões e mais oito antigos dirigentes do clube de Alvalade foram alvo, por gestão danosa tendo por base a auditoria realizada a anteriores administrações.
SOUSA CINTRA APOIARIA ROGÉRIO ALVES EM FUTURAS ELEIÇÕES
SPORTING 18:24
Por
Redação
Sousa Cintra, antigo presidente do Sporting, falou com tristeza sobre o atual momento que passa o emblema leonino, deixando críticas ao que se passou na passada terça-feira, na Academia de Alcochete. O antigo líder do clube de Alvalade considera que Bruno de Carvalho não tem condições para continuar e assume qual seria o candidato que apoiaria em futuras eleições.
«É uma vergonha para o Sporting, para o futebol português e para Portugal. É lamentável o que se passou [em Alcochete]. Como sportinguista, penso que o presidente Bruno de Carvalho devia pedir a demissão e deixar o presidente da Mesa da Assembleia Geral convocar uma assembleia para novas eleições. Se ele quisesse concorria, os sócios lá estarão para votar. Vão aparecer seguramente vários candidatos, mas para mim há um forte, que seria o meu: o Dr. º Rogério Alves seria a pessoa certa para ficar à frente dos destinos do Sporting», afirmou Sousa Cintra, em declarações esta sexta-feira, à TSF.
Rogério Alves, antigo bastonário da Ordem dos Advogados, já integrou os órgãos sociais do Sporting na presidência de Filipe Soares Franco e de José Eduardo Bettencourt.
Enquanto a conferência não começava estava a fazer zapping e apanhei a entrevista ao Sousa Cintra.
Não gostei nada, falou em Rogério Alves e Ricciardi, usou a palavra “credibilidade” ao falar destes senhores e defendeu o modelo dos 2 presidentes (SAD e clube)…