"Anti-Lampiões 08/09"

Decidi criar este tópico uma vez que já foram 4 e ganhámos tudo com goleadas, daí que ter este registo pode nos dar uma ajuda a apreciar a diferença entre as duas escolas.

4 jogos - 4 vitórias do Sporting - 15 golos do Sporting - 2 golos do Benfica.

Sporting 3 - 0 Benfica (12/10/2008) - Juvenis A.[/color]

Sporting 4 - 0 Benfica (25/10/2008) - Iniciados B.

Benfica 0 - 2 Sporting (26/10/2008) - Juvenis B.

Benfica 2 - 6 Sporting (26/10/2008) - Iniciados A.

Isto é um registo giro será que não podia ficar no top? ou seja fixarem o tópico.

A superioridade é evidente. ;D

Não querendo ser desmancha-prazeres, mas… 2-0 é goleada? :mrgreen:

Se arranjares e compilares o registo dos últimos anos talvez. :wink:

Não querendo ser desmancha-prazeres, mas... 2-0 é goleada?

Aos lampiões até 1-0 é goleada… :rotfl:

Errado 1-0 é mau resultado
Menos de 3 é derrota :stuck_out_tongue:

Errado 1-0 é mau resultado Menos de 3 é derrota :p

claro que ve.los a levar mais de 3 é melhor…mas desde que se ganhe… :lol:

Alguém pediu aqui o registo dos últimos anos?

Ora aqui vai:

2007/2008

Juniores

1ªF: SLB 4 - SCP 2
1ªF: SCP 3 - SLB 0
FF: SCP 2 - SLB 1
FF: SLB 0 - SCP 1

Juvenis (S17)

1ªF: SLB 0 - SCP 2
1ª F: SCP 1 - SLB 2
FF: SLB 0 - SCP 0
FF: SCP 1 - SLB 2

Juvenis (S16)

SLB 0 - SCP 2
SCP 0 - SLB 0

Iniciados (S15)

1ªF: SCP 1 - SLB 3
1ªF: SLB 0 - SCP 1
FF: SCP 2 - SLB 1
FF: SLB 1 - SCP 1

Iniciados (S14A)

SCP 1 - SLB 0
SLB 2 - SCP 1

Iniciados (S14B)

Final: SCP 2 - SLB 0

Total

17 Jogos: 9 Vitórias SCP, 3 empates, 5 vitórias SLB, 23 Golos SCP, 16 Golos SLB

2006/2007

Juniores

1ªF: SCP 3 - SLB 1
1ªF: SLB 0 - SCP 1
FF: SCP 1 - SLB 0
FF: SLB 1 - SCP 1

Juvenis (S17)

1ªF: SLB 0 - SCP 0
1ªF: SCP 0 - SLB 2
FF: SCP 0 - SLB 0
FF: SLB 1 - SCP 1

Juvenis (S16)

SLB 1 - SCP 2
SCP 0 - SLB 1

Iniciados (S15)

1ª F: SCP 1 - SLB 1
1ª F: SLB 2 - SCP 2
FF: SCP 0 - SLB 0
FF: SLB 0 - SCP 2

Iniciados (S14A)

SLB 1 - SCP 0
SCP 2 - SLB 1

Total

16 Jogos: 6 Vitórias SCP, 7 Empates, 3 Vitórias SLB, 16 Golos SCP, 12 Golos SLB

2005/2006

Juniores

1ªF: SCP 3 - SLB 0
1ªF: SLB 0 - SCP 1

Juvenis (S17)

1ªF: SCP 2 - SLB 1
1ªF: SLB 1 - SCP 1
FF: SLB 2 - SCP 1
FF: SCP 3 - SLB 1

Juvenis (S16)

SLB 3 - SCP 1
SCP 1 - SLB 0

Iniciados (S15)

1ªF: SCP 3 - SLB 2
1ªF: SLB 2 - SCP 0
FF: SCP 1 - SLB 0
FF: SLB 0 - SCP 6

Iniciados (S14A)

SLB 0 - SCP 0
SCP 1 - SLB 0

Total

14 Jogos: 9 Vitórias SCP, 2 Empates, 3 Vitórias SLB, 24 Golos SCP, 12 Golos SLB

Totais (2005/2006, 2006/2007, 2007/2008, 2008/2009)

51 Jogos: 28 Vitórias SCP, 12 Empates, 11 Vitórias SLB, 78 Golos SCP, 42 Golos SLB

Como devem ter reparado, não possuo dados sobre os escalões de Infantis e Escolas, mas sei que até 2005/2006 os lampiões dominaram nesses escalões, em 2006/2007 houve equilíbrio entre os 2 clubes e em 2007/2008 começámos a dominar nós…

Saudações Leoninas

Uma correcção se me permites mas essa vitória foi por 2-0, com golos de Tomané e João Martins, ambos no 1º tempo.

Obrigado pela correcção.

Não me lembrava do resultado desse jogo…

A única coisa que me lembrava era de uma jogada de génio do Fábio Paim, que acabou por não dar golos por infelicidade…

SL

Eu lembro-me. Ele passou por 3 ou 4 adversários em slalom e fez um chapéu perante a saída do guarda-redes, só que a bola foi à trave. Teria sido um golo de antologia.

Isto é a prova que em formação ainda deixamos os nossos adversários a léguas…

Deixo aqui um artigo que se encontra na Academia de Talentos sobre o Bruno Silva (o miudo que fez estalar uma guerra entre o Sporting e o fifica) e que demonstra o modo cobarde como se trabalha por aqueles lados:

Aos oito anos, não é costume aparecer no jornal. Tirando o ocasional mini-herói ou “filho de famoso”, os meninos de oito anos costumam estar fora dos focos das teleobjectivas, seguros no seu mundo de brincadeiras, trabalhos de casa e desenhos animados.

Bruno Silva é uma excepção. O talento e gosto pelo futebol que desde tenra idade apresentava levaram a que estalasse uma “guerra” entre Sporting e Benfica pelos seus direitos de formação. A história chegou aos jornais, e de súbito aquele menino sorridente de Braga era uma celebridade do mundo do desporto nacional. No fim de muitas parangonas e incertezas, Bruno Silva acabou por assinar pelo Sporting, mas o público em geral ficava sem saber muito bem o que se tinha passado à volta deste miúdo com jeito para a bola.

Foi por essa mesma razão que a ADT chegou à conversa com a mãe do jovem jogador, Sónia Araújo, que nos esclareceu a situação, além de fornecer variados detalhes sobre a “carreira” futebolística do filho.

De Braga…para os jornais

Quando Bruno Miguel Pereira Araújo da Silva começou a prática do futebol, decerto nunca pensou atingir as alturas a que chegou no ano passado, aquando da sua polémica transferência. Na altura, o jovem nascido no segundo dia do ano de 1999 contava apenas quatro anos de idade, e dava uns pontapés na bola, por diversão, na Academia Bragafut. Como conta a mãe, “já desde muito novinho que notávamos que ele só brincava com a bola, era o brinquedo dele. Quando abriu a Academia, pusemo-lo lá, porque na nossa zona não havia academias a começar tão cedo. Ele tinha quatro anos quando entrou para lá”, relembra.

Rapidamente o menino começou a atrair atenções dos grandes clubes. No entanto, as abordagens de Sporting e Benfica foram bem diferentes, segundo nos revela a mãe de Bruno Silva. “Ninguém do Benfica falou connosco”, diz. “Foi descoberto no Taipas por um olheiro do Benfica, aos seis anos, realizou um torneio com eles em Braga, mas nunca teve nenhuma ligação concreta com o Benfica”, prossegue. Quanto ao grande rival do Benfica, o Sporting, “conheceu-o no Mundialito no Algarve, no ano passado”, como recorda a nossa entrevistada. “Depois, houve contactos, foi a uma captação do Sporting, gostaram dele, e desde aí que o Sporting acompanha o Bruno”.

No Benfica, Bruno apenas tinha ido a uma captação, após a qual “só nos disseram que gostaram dele, e tudo o mais, mas nunca nos disseram nada em concreto”. Já o Sporting avançou com uma proposta concreta, que os pais do jovem jogador decidiram aceitar.

Parece bastante típica e nada complicada esta história de como Bruno Silva chegou ao Sporting. Então, qual foi o factor que fez despoletar toda a polémica em torno do jovem talento? Eis a opinião de Sónia Araújo: “acho que foi por o Benfica não ter aceite bem o facto de nós querermos que ele ficasse no Sporting. Da maneira como eles pensavam, eles é que tinham descoberto primeiro o Bruno, por isso tinham direito sobre ele. E na minha opinião, quem tem direito são os pais!”, critica. “Gostei que ele ficasse no Sporting, que para mim é uma das melhores escolas, e não gostei do que o Benfica fez, porque nós fomos sinceros com eles”, conclui.

E que acção foi essa, da parte do Benfica, que indignou Sónia Araújo? A própria explica: “eles pediram-nos para ele participar num torneio, já que o conheciam. Foi aí que entregaram uma folha ao meu marido, que ele assinou, e foi com essa folha que eles conseguiram prender o Bruno por uma época, e não o deixaram jogar”, aponta. “Nós, então, escrevemos cartas, explicámos aquilo que aconteceu à Federação e à Associação de Futebol de Lisboa, e desvinculámos o Bruno passados seis meses”. Sónia revela ainda não ter tido, à época, qualquer indício de que aquela misteriosa ‘folha’ se tratava de um contrato para Bruno. “Eles disseram-nos que era para participar num torneio, acho que era em Numancia, e precisavam da assinatura dos pais para ele sair do país, tinham que ter autorização nossa”, explica.

E assim começou a “guerra aberta” por Bruno Silva, que alimentou a imprensa e fez falar as bocas do futebol durante meses. Ainda hoje, de vez em quando, um adepto se questiona sobre a história, que conheceu tantas versões que acabaram por surgir dúvidas sobre qual corresponderia à verdade. Agora, a própria mãe do jogador tenta clarificar algumas dúvidas, apresentando a sua versão da história, que atrás transcrevemos praticamente na íntegra. Em retrospectiva, a nossa interlocutora considera que toda a situação “foi complicada, porque depois há proveito para toda a gente em pôr o Bruno no jornal. Porque nem todos os jornais contactaram connosco! Alguns contactaram, para tentar perceber aquilo que aconteceu; outros aproveitaram fotografias do Bruno para aparecer noutros jornais, e contaram da maneira que quiseram!”, diz.

No entanto, Sónia Araújo prefere mesmo esquecer os acontecimentos mais difíceis da curta vida do filho. “Já passou, por isso não falemos mais nisso!”, pede. Ainda assim, não podíamos deixar de inquirir quanto ao impacto de toda esta história na frágil psique do pequeno Bruno. Sónia acede a responder-nos, e revela que “a princípio, ficou muito abalado. Nem queria ouvir falar do Benfica! Mas nós tentámos sempre ajudar o Bruno. Ele queria sempre ir ver os jogos dos amigos, mesmo não podendo jogar, e quando conseguimos que ele fosse desvinculado, ele voltou ao normal”, diz, soltando finalmente, após largos minutos de conversa, uma primeira gargalhada.

Um rapaz “quase” normal

Contada que ficava a história controversa da transferência de Bruno, a conversa versou sobre temas mais alegres, nomeadamente a forma de jogar do jovem valor. Sónia Araújo considera que “ele pensa muito bem, usa a cabeça. Já tem uma atitude madura dentro de campo, na minha opinião”. No entanto, a progenitora do jogador considera também que o filho “se calhar, às vezes, adormece um pouco nos jogos. Tinha de ser mais rápido!”, opina.

Fora dos campos, Bruno é também um rapazinho normal de nove anos. Bom, quase normal - apesar de tentar minimizar o facto de jogar no Sporting, este é conhecido e comentado pelos seus colegas de turma e de escola. “Os meninos falam disso, o Bruno não fala disso a ninguém!”, diz Sónia Araújo. “São os colegas que puxam por ele para falar, e até mesmo as professoras perguntam…O Bruno nunca diz nada, nem de como foi descoberto…nunca disse nada a ninguém!”, revela. No entanto, o jovem acaba por dar uma espécie de “tiro no pé”, visto que, apesar de não falar da sua carreira, o seu passatempo preferido…“é mesmo jogar à bola!” Quem o diz é a mãe do jogador, que acrescenta que o filho também gosta “de jogar PlayStation, e de estudar, claro”.

Bruno continua, igualmente, a viver com os pais em casa, como convém a uma criança de tão tenra idade. “Treina na Bragafut e vem aos jogos cá abaixo”, como explicita a mãe do jogador. A relação dos pais com o Sporting é, aliás, “boa”, como considera Sónia Araújo. “Quando eles precisam que o Bruno venha cá jogar, falam connosco, ou qualquer coisa de que tenham falado com o Bruno, falam connosco também”. A mãe da jovem promessa considera, assim, que as crianças são bem tratadas, quer no Sporting, quer na Bragafut. Mas pensa que, “após serem descobertos, há muita pressão” sobre os meninos da Academia bracarense. “Não dentro da Bragafut, mas cá fora, talvez. Mas na escola também falam…”, contemporiza.

Quando não está a treinar ou a jogar, Bruno frequenta o quarto ano de escolaridade, onde é um aluno perfeitamente normal. E tem pelo menos dois grandes amigos ligados ao futebol. “Ele fala muito no Nuno, que joga com ele. Não sei é o apelido!”, ri Sónia Araújo. [NDR: Trata-se de Nuno Moreira]. “E do Miguel, que joga com ele em Braga”, acrescenta.

Quanto a planos de futuro, ainda não os há - o jovem ainda não refere qualquer grande clube. Mesmo assim, se vier a surgir em Bruno a vontade de ser jogador de futebol, o jovem tem o apoio da mãe, que opina que “se ele conseguir chegar a ser jogador, é bom para ele, pois é aquilo de que ele gosta. Mas eu incentivo sempre para ele, primeiro, pensar nos estudos, e depois, se surgir a oportunidade, continuar no futebol”. Mesmo assim, Bruno não transige, e deixa bem claras as suas intenções - se não for futebolista, quer ser… “professor de Educação Física! (risos)” Bastante coerente…

Nome: Bruno Miguel Pereira Araújo da Silva.
Data de Nascimento: 02/01/1999 (9 anos).
Altura: 1,40m
Peso: 33kg.
Posição: Médio-ala.
Clube: Sporting Clube de Portugal.

Texto: Pedro Benoliel.

[url]http://www.academia-de-talentos.com/posts/bruno-silva-sporting-clube-de-portugal[/url]