Caro, o tethering vem de origem no iPhone, não é preciso qualquer app.
Quanto ao open-source, sabes bem que isso não é bem assim. Uma app desenvolvida gratuitamente sem ser open-source pode conseguir o mesmo nível de sofisticação e aprimoramento que uma open-source, a única coisa que não podes fazer numa não open-source é distribui-la como sendo tua, ao passo que na outra podes. E sim, uma aplicação não open-source está sujeita a um código de copyright bem mais rigoroso e que pode ser accionado quando se aproveita código existente (algo que nas open-source’s não podes fazer).
A utilidade para mim é a seguinte: estou no computador e vejo uma aplicação interessante para o Android - ou num site, num blogue, ou em www.appbrain.com, que é um excelente repositório de aplicações (a App store para o browser que o Android nunca teve).
Normalmente, o processo seria “ir ao market, procurar a aplicação - mais ou menos fácil dependendo do nome - e instalar”. Com esta app, basta-me apontar o telemóvel para o código de barras no ecrã do computador e ele pergunta-me logo se quero instalar aquela aplicação.
Interessante, não sabia. Então podes-te ligar por USB ou Bluettoh a um outro dispositivo e utilizar a net ou o GPS desse outro dispositivo, sem aplicação externa?
estranho não terem implementado algo assim no iPad … Porque ao que sei, não consegues na versão sem 3G, utilizar um disposiivo móvel para obter a informação de GPS e Internet por Bluetooth.
Não percebi onde está a contradição. É óbvio que uma app que não seja open-source pode ser tão boa como uma open source. É obvio que uma app open-source pode ter o mesmo custo que uma pp não open source.
A ùnica coisa que não consegues com apps não open source é mesmo que a mesma seja utilizada par ser melhorada por uma ou mais cabeçasque andam aí espalhadas, e por consequência ter um efeito multiplicativo na sua evolução.
Um exemplo flagrante, é que com OS Apple tens de gramar com o que a A+pple define para o OS … em mais nem menos. Obviamente que á partida quem compra Apple sabe para o que vai e vive com isso, mas não deixa de ser limitativo.
O meu Tablet Android, apósa libertação do código, é trabalhado por milhentas pessoas que criam ROM’s especificas que melhoram o interface para quem procura aquela base, mas com alguns tweaks.
Exemplo prático, neste momento já tenho suporte para Pens TV DVB-T, pois conseguiram compilar os drivers no OS base. Próximo passo será as pens 3G. Overclock tb já foi conseguido … e nada disto me faz perder acessos a markets, ou outra coisa qualquer. Liberdade pura e simples.
Obviamente que o que aqui digo só é aplicável para meia dúzia de geeks que querem mais e melhor com dispositivos de 300€, e conseguem nesses dispositivos obter performances e funcionaliddes que geralmente só se conseguem daqui a 1/2 anos em próximas versões dos produtos base. O limte nestes dispositivos é o Hardware como é óbvio.
mas para a maioria das pessoas, que apenas quer um dispositivo que faça aquilo que utiliza no dia de hoje, e que funcione sem falhas e sem grandes complexidades, os dispositivos Apple são perfeitos.
Eu acedo quando quero à Internet a partir do meu MacBook Pro estando a Net ligada em tethering via Bluetooth a partir do meu iPhone (que por sua vez está ligado à rede 3G)… funciona sempre na perfeicão.
Quanto ao open-source, também posso dar o exemplo do SMF que estamos a usar aqui no fórum… software gratuito, não open-source e em que qualquer pessoa pode pegar para melhorar, modificando o código como quiser e bem lhe apetecer através de MODs. A única restrição é não retirar o copyright do SMF.
Já estou passado com isto do Android e do LG P500.
Ao instalar a actualização oficial pelo site da lg, ele morreu!
Está a arranjar, tem a placa de circuitos impressos queimada e não existe prazo de chegada da peça. A Vodafone rejeitou-me um novo, porque passavam 3 dias depois dos 14 de troca. Impressionante o azar que tenho…
relativamente ao teethering, estou a falar de fazer o contrário. Isso é que o que faz com tudo o que são telemóveis hoje em dia, ou seja, usar a net do telefone para os outros dispositivos. O contrário já é mais raro.
Relativamente ao Open Source, estamos aqui a baralhar conceitos. Open Source, é código aberto e disponível para ser utilizado por quem quiser. Depois existe as licenças de utilização e distribuição, que no caso do SMF, eles pedem apenas que se mantenha o copyright, mas o SMF é Open Source, pois tu tens acesso ao código do mesmo.
O Linux é Open Source, mas todas as distribuições são patenteadas e protegidas por copyright.
Por que razão havia de querer ter tethering num iPhone que tem sempre Net 3G ou em alternativa wireless? :eh:
O SMF não é open-source, é sim software gratuito. Isto é uma discussão estéril, mas existe uma diferenca marcada… SMF não é open-source no sentido em que costuma ser aplicado na internet: http://www.simplemachines.org/about/opensource.php
Não me referia exclusivamente ao iPhone, mas tb ao iPad que tem versão apenas Wireless, tal como os Tablets Android.
Bom de facto é uma discussão que não vai levar a lado nenhum, pois cada um pode escolher a interpretação que bem desejar ao termo Open Source. No caso especifico do SMF, eles não são Open Source porque não deixam alterar um pedaço de código que é onde está o copyright … Oki Doki …
Open Source para mim, é uma aplicação que para lém de ser distribuida n forma compilada e pronta a executar, fornece todo o seu código fonte para que outros programadores o possam uilizar, aprender re-aproveitar, etc…
Algo que não é Open Source, é also que se nos apresenta apenas na forma de programa executável e fechado.
Vê-se mesmo que não estás em Portugal para testemunhares in loco a verdadeira loucura que são as velocidades da internet dos planos das operadoras portuguesas! :lol:
Isso é porque não fizeste o registo numa loja Apple, porque lá eles ensinam-te a fazer sem teres de meter o cartão de crédito. (e essa ajuda é gratuita ;P)
Mas como já disse, o Android também tem apps pagas e são muitas, e no Android Market não existe o controlo relativamente apertado que existe com a Apple.
Eu não disse que no Android Market as aplicaçoes eram todas gratuitas ;D. Disse que pelo menos as que eu uso no Android (gratuitas) e depois procuro no Apple Store são pagas. Tenho tido algum azar ou então é uma tendência. A minha teoria é que o pessoal que desenvolve sabe que o pessoal do iPhone tem mais dinheiro em média e menos preocupação em o poupar, logo estica-se mais a cobrar valores na Apple.
Quanto aos “truques” para não registar no iTunes com o cartão de crédito: uma das coisas que me irrita mais no iPhone é a falsa fama de que nele as coisas são mais fáceis, que é tudo só clicar e já está a funcionar. Depois vamos ver os factos e é só truques ou geekices ainda piores do que as do Android e Windows ???
Mas para encontrares a aplicação no appbrain precisas de digitar o nome? Dá quase o mesmo trabalho que no Market. Mas vou ficar com o link, pode servir para pesquisar aplicações de uma forma melhor. Tanto a App Store como o Android Market são bastante limitados nos critérios de pesquisa das aplicações.
Quando já se sabe o que se procura, dá o mesmo trabalho, sim. Eu no appbrain de vez em quando vejo as categorias mais populares, os programas mais bem pontuados, etc, duma forma mais fácil que no Market. E outras vezes estou simplesmente na internet e encontro uma review de uma aplicação interessante. Não substitui o market, mas complementa-o.
Nunca estou informado quanto a estas novas tecnologias e avanços nestes segmentos mas tenho tido informação sobre o Android pelo “howard stern show”.
O Howard Stern diz várias vezes que o grande problema disto é que a bateria é fraca e aguenta pouco e quem usa protecções e widgets tem invariavelmente que comprar a bateria + potente… confirma-se?
Eu também me queixava da minha bateria ao inicio (tenho 1 galaxy S), mas depois de instalar o Froyo, fazer o root e o lag fix, a minha bateria dura a vontade 2 dias e uso bastante o telemovel, se usar um pouco menos dura 3 dias.
Tenho um colega que têm um igual exactamente com a mesma versão que eu (android 2.2.1) e a bateria também dura 2/3 dias.