André Sabino

Hoje, dia 12 de Agosto, tomei conhecimento que um elemento do fórum Serbenfiquista.com, mais concretamente o moderador do quadro “Camadas Jovens”, havia decidido pôr termo à sua colaboração naquele espaço de discussão, limitando-se a uma participação mais esporádica.

O dito colaborador chama-se André Sabino (username: andre_DV04_SLB).

E eu - imaginem o desplante! – resolvo abrir um tópico no nosso fórum a esse propósito.

Um tópico no qual quero deixar uma palavra de agradecimento ao André.
Por toda a qualidade das suas crónicas; pelo rigor das suas informações; pelo que aprendi sobre a área da formação através dele e, muito particularmente, por ter, em todos os momentos, sabido respeitar e defender o Sporting Clube de Portugal num espaço onde era difícil fazê-lo.
Faço-o, também, por acreditar que o mundo da formação ainda conserva virtudes já perdidas no futebol profissional.

Penso que quem já leu o André, quem vive a formação com paixão e quem participa na comunidade forista da net, mesmo aqueles que são tão sportinguistas como eu, perceberão o alcance desta minha iniciativa.

Obrigado André e até sempre.
(e não vejas no meu avatar nada de pessoal ;)).

A par do André Figueiredo, é a pessoa que ajuda mais a um conhecimento mais aprofundado das camadas jovens. Pessoas assim , mesmo sendo do benfica, merecem um aplauso

…se bem que quem o lia ficava com a impressao que os júniores do Benfica tinham qualidade para ir jogar contra os séniores do Manchester United e sair de lá com um empatezinho…

Sem dúvida. Um grande abraço ao nosso André (Figueiredo) que, felizmente, continua no “activo”.

Respeitar, acho muito bem. Agora defender, a que propósito? :think:

Concordo com a maior parte das coisas à excepção do rigor das suas informações e sobre o respeito e defesa do nosso clube.
Se seguisses com atenção os seus passos saberias que isso está longe de corresponder à verdade.
É verdade que é uma pessoa que sempre tentou dar tudo pela formação do Benfica mas com uma visão por vezes bem afastada da realidade e não perdendo muitas das oportunidades para atacar o nosso clube.

Não deixo de lhe de conceder a devida vénia mas, o André Sabino, está longe de corresponder à ideia que aqui queres fazer passar dele.

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

Esse André avaliava certos jogadores do Sporting duma forma ridicula.As comparacoes entre o D.Simao e o D.Rosado entao…parecia que tava a comparar o Zidane com o Ghilas…

Caro Regio, no meu texto inicial nunca fiz a apologia da isenção do André. Ele é capaz de ser tão benfiquista como tu ou eu somos sportinguistas. E, quer se queira ou não queira, o clubismo rima com parcialidade.
O que eu elogio no André é a dedicação que ele usou na divulgação das camadas jovens.
E, como certamente sabes, quem vive - ou viveu, como é o meu caso - de algum modo envolvido no mundo da formação de jovens jogadores de futebol acaba por construir um reconhecimento e respeito mútuos. Algo difícil de explicar mas, acredita, é um mundo diferente. Experimenta comparar a reacção de um infantil ou de um iniciado quando acaba de marcar um golo com as manifestações de um senior. É um futebol mais limpo, e está tudo dito.

P.S. Quanto às oportunidades que o André aproveita para atacar o nosso Sporting, vais desculpar, mas não concordo. À parte a parcialidade natural que referi antes, sinto-me respeitado enquanto sportinguista em muitas das suas intervenções. Queres um exemplo? Basta citar a sua última mensagem em que fala do Sporting, em resposta às queixas de outros foristas sobre a possibilidade do Prof. Bruno Maruta passar do Benfica para o Sporting:

“Custa-me no ponto que é um grande profissional que outro clube rival dispõe. Sinceramente, pela admiração e respeito que tenho pela pessoa em questão, espero sinceramente que seja isso que aconteça, com um projecto e uma função à sua altura, pois apenas o Sporting tem mostrado ter estrutura e condições para ter os melhores profissionais.”

André Sabino, 12 de Agosto de 2008

A fronteira entre parcialidade e facciosismo é muito ténue mas por diversas vezes o André Sabino conseguiu ultrapassá-la.
A participação de André Sabino não se limita à participação no fórum Serbenfiquista.

No entanto nesse mesmo espaço recordo-me, assim de repente, de alguns episódios que vão para além da parcialidade clubística.
Recorde-me de um jogo em que ele acusou alguns técnicos do Sporting de tentar agredir jogadores e equipa técnica do Benfica quando eles nem estavam presentes no momento em questão.
Recordo-me também de vezes em que ele publicava resultados errados no seu fórum, a favor do Benfica.
Recordo-me também da sua colaboração no branqueamento da falsificação de idades que existem em alguns jogadores das camadas jovens do seu clube.

É sem dúvida uma pessoa dedicada e que muito fez para promover as camadas jovens e a pseudo-aposta na formação por parte do seu clube. No entanto a sua conduta está longe de ser a mais correta e distingue-se pela negativa por exemplo da conduta do André Figueiredo.

Neste momento ele deve abandonar o Serbenfiquista porque não consegue esconder as evidências do que se passa e já nem ele acredita nas suas próprias visões distorcidas da realidade.

Não pretendo alongar-me mais neste tópico até porque isto é sobre as camadas jovens do Sporting e esse senhor nada tem que ver com elas …

Perdoem-me a intromissão, até porque este tópico parece ser bem interessante, mas apesar de roçar ligeiramente a formação do Sporting, fica bem melhor num outro quadro. Obrigado pela vossa compreensão.

Pensei muito antes de lançar este tópico.
Ao fazê-lo pretendia tão simplesmente agradecer publicamente a alguém que partilhava comigo a paixão pela formação.
Li muitas crónicas redigidas pelo André relativas a jogos em que equipas jovens dos nossos clubes se defrontaram.
Obtive muita informação preciosa, muitas vezes em tempo real quando o André a transmitia em directo dos relvados, via sms.
Vi-o defender elementos da formação do Sporting quando estes eram fanaticamente atacados no fórum vermelho.
Enfim, desfrutei, como muitos sportinguistas que tão bem conheço, do desempenho empenhado do AS.

Repito, pensei muito antes de lançar este tópico.
Queria, numa altura em que o André se despede, dar o meu testemunho de sportinguista.
A última coisa que pretendia era ter de vir para aqui defendê-lo.

Ainda assim, não resisto a deixar algumas pérolas recolhidas só nos últimos 2 meses da autoria do André Sabino.
Parcial? Era, sim senhor. Porque era apaixonado pelo seu clube. Mas acho que, no final, a escrita escorregava-lhe sempre para o lado da objectividade.
[size=8pt]
[i]Custa-me no ponto que é um grande profissional que outro clube rival dispõe. Sinceramente, pela admiração e respeito que tenho pela pessoa em questão, espero sinceramente que seja isso que aconteça, com um projecto e uma função à sua altura, pois apenas o Sporting tem mostrado ter estrutura e condições para ter os melhores profissionais. Agosto 12

…e o Sporting deu um banho de futebol ao Benfica no Seixal. Junho 17, 2008

Viu-se um Benfica de qualidade mas a não ter armas suficientes para parar um Sporting que se apresentou melhor e que à partida tinha mais qualidade, pois dava uma goleada de 7 ou 8 a 2, aos «encarnados» no que a convocados para as selecções nacionais dizia respeito. Junho 16

Não sabe o que diz, está a falar sem saber e só com o objectivo de dizer baboseiras. Toda a gente sabe que o Sporting tem melhores jogadores, ou melhor, tem mais jogadores de qualidade alta. Junho 10,

É a minha opinião e fico muito triste por o constatar, uma vez mais, vi o Sporting sair por cima. O Bruno Matias era isto e aquilo, mas está feito um senhor jogador. Perdeu uns quilinhos, ganhou mentalidade vencedora e o Sporting ganhou um jogador. Junho 07

Quanto a mim o Benfica exerceu o controle do jogo durante alguns períodos, mas o Sporting dominou o jogo e manteve-o sempre controlado os 90 minutos. Não esteve em cima os 90 minutos mas soube defender e evitar lances de perigo do Benfica, e sair muito perigosamente em contra-ataque. A existir um vencedor era o Sporting, em qualquer campo, em qualquer local.

O árbitro foi uma vergonha, mas face ao que o Sporting fez durante o jogo, não poderia ser responsabilizado pela má exibição do Benfica. Junho 07[/i][/size]

Enfim…

Fiquei sem perceber as razões da saída do cargo…

A mim nem me interessa. Aliás nem me interessa qualquer pessoa que seja desse clube. Por mais relevante que possa ser o trabalho dele. :arrow:

Não deixa de ser uma opinião. Mas tens de confessar que te interessa, nem que seja um bocadinho, ou não terias sentido a necessidade de vir cá deixar-nos o teu comentário… :wink:
Agora a sério, não será possível avaliar o trabalho de alguém sem ter que ir verificar a cor da camisola? Uma vez que seja?

Quanto às razões da saída lamento não poder esclarecer. A seu tempo se saberá.

Seria imperdoável senão manisfestasse o meu profundo e sincero apreço pelo grandioso trabalho desenvolvido por este jovem benfiquista ao serviço do futebol jovem em Portugal. Coloco o André Sabino no mesmo patamar do André Figueiredo embora este último tenha partido para outro tipo de vôos abraçando um projecto mais abrangente, cada um deles com o seu objectivo, mas ambos movidos por uma enorme paixão e com uma missão em comum.

Não estou à espera que se revejam neste sentimento, mas para mim foi um dia triste para a divulgação e defesa do futebol jovem em Portugal, não foi 1 dia nem 2, foram 2 anos de trabalho sério e exigente sempre em prole dos jovens, dos foristas e do trabalho de base realizado no seu clube e isso merece todo o reconhecimento.

Queria ainda acrescentar o seguinte, por 2…3 vezes participei no seu blog pessoal “As jovens Águias” onde pude confrontar, trocar ideias e argumentos com o André Sabino, ao qual sempre me respondeu com grande lisura, correcção e respeito elevando sempre o nível do debate, sem fugir às questões.

Numa dessas minhas participações há cerca de ano e meio, qd a formação do benfica estava em clara ascensão, escrevi o seguinte:

“O benfica é um clube que consegue construir coisas grandiosas, mas no benfica tudo é cíclico e aquilo que tão bem construiram, depressa destroem para fazer de novo.”

Foi mais ou menos por estas palavras…não sei se o André Sabino se recordará, mas se tiver um arquivo do blog poderá confirmar isso mesmo. Sinceramente não estáva à espera que a frase fizesse algum sentido de forma tão efémera.

Para mim pouco me importa se o André Sabino por algum momento possa ter feito aquilo que o Régio afirma, considero que aquilo que deixou atrás de si está muito para alêm dessas pequenas questões.
Na minha opinião considero que o André Sabino a meio do trajecto que traçou mudou um pouco a sua postura, optou por ser uma espécie de porta-voz e acérrimo defensor da formação encarnada, não o crítico por isso, pois foi uma decisão sua, foi o caminho que ele achou por bem seguir.

Sem dúvida alguma que o André Sabino tem grande potencialidade e não deve parar por aqui, existem outros projectos e a formação precisa dele, caber-lhe-á a si mesmo e em consciência traçar o seu novo papel.

Para terminar queria deixar um abraço ao André Sabino e agradecer-lhe o previlégio de ter dado a conhecer a formação do benfica.

:clap: :clap: :clap:

Ps- Barbicaine senão fôsses tu a abrir um tópico, seria eu, por isso tudo fixolas.

Nunca o conheci nem nunca troquei impressões com ele pessoalmente ou por escrito.

No entanto, sempre me habituei em visitar o fórum deles para ler sobretudo os tópicos relacionados com o futebol jovem. E foi aí que me habituei a ler os posts do André Sabino.
Claro que é benfiquista e claro que defende o seu clube tal como eu defendo o meu. Claro que por vezes tornava-se parcial nos jogos do Benfica, tal como eu sou parcial quando avalio jogos do Sporting.
Mas tanto ele como eu, tentamos na medida do possível evitar que essa parcialidade nos tolde a avaliação. E tal como eu já aqui fiz algumas críticas (no sentido construtivo) a algumas equipas e jovens jogadores do Sporting, também o André o fez em relação aos do Benfica no fórum deles.
Sempre lhe reconheci uma excelente dedicação ao clube dele e às camadas jovens.
Já há umas semanas que não ia ao fórum deles e por isso fiquei algo surpreendido com este abandono. Mas julgo que tudo começou no momento em que o Benfica dispensou quase 90% da equipa que foi (muito justamente, diga-se) campeã de juvenis. Já na altura pareceu-me que ele tomou isso como uma traição do clube em relação às suas camadas jovens.
Para além de que a grande maioria dos adeptos (no clube dele e no nosso) não consegue entender que o objectivo das camadas jovens não é ganhar títulos mas sim formar atletas que possam no futuro servir o clube como seniores. E no caso do clube dele, para além dos adeptos também as direcções não compreendem isso.
Para quem como ele, dedica grande parte do seu tempo a acompanhar as equipas e jogadores das formações jovens, custa bastante sentir essa falta de compreensão.

Finalizando, é mau para o SLB e para o fórum deles perder um elemento como valor do André Sabino.
Terei menos razões para visitar tal site. Fica apenas a parte de me divertir a ler as bacoradas que a maioria dos membros escreve por lá.

Se não estou em erro, esse Andre faz (ou fazia) as crónicas das camadas jovens para o noticias da manhã, um jornal de distribuição gratuita (penso eu, pelo menos lá no emprego aparece sempre uns exemplares, embora eu trabalhe no mesmo edificio deles). Não deixa de ser interessante ver se ele vai continuar a acompanhar as camadas jovens do fifica para o dito jornal.

Para mim é tão simples quanto isto: Eu quero é que as camadas jovens dos lampiões tenham todo o insucesso possível. Que percam sempre, que acabem, que dali não saia nenhum jogador. Portanto, não me toca minimamente alguém que faça muito por uma coisa que eu odeio. A eles, desejo-lhes tudo de mal. :arrow:

Estou por fora. Isto foi comentado noutro lado (o mais lógico seria o fórum da formação do Sporting)?

O André criou um jornal desportivo online(http://www.academia-de-talentos.com), que dá especial ênfase às camadas jovens. Recomendo vivamente