André Martins pode ser a surpresa no plantel de Domingos Paciência.
Noticia BOLA BRANCA.
Portanto deve ter alguma credibilidade. Deu agora na emissão online. Diz-se que Domingos sempre foi um admirador das suas qualidades e que é visto como um novo João Moutinho ( Futebolisticamente ! ).
Se querem a minha opinião acho ridículo o André Martins fazer parte do plantel. Por mim pode fazer a pré-temporada, mas depois que seja emprestado para poder jogar. Antes dele ainda estão o Adrien e principalmente o Renato Neto. Este último é que deveria fazer parte do plantel! :arrow:
Exacto. Aliás, de todos os médios emprestados, foi dos que teve a época mais discreta. Nem sempre foi titular no Pinhalnovense, e quando foi, pelo que fui lendo aqui e nos jornais, nunca se destacou. A palavra-chave da notícia da Bola Branca é mesmo “surpresa”…
Ha uns anos, quando fomos campeoes de juniores frente aos Porcos, vi 2 ou 3 jogos na fase final e o Andre Martins foi o jogador que me deu mais nas vistas. Melhor que o Rabiu, Rosado e até Andre Santos! O problema do Martins passa mesmo pela sua estatura. Tem 1m66 e 56 kg o que é uma estampa fisica ridicula para um medio defensivo no futebol de hoje em dia. O Makelele que era dos medios defensivos mais pequenos tinha 1m74 e 70kg é uma diferença grande! Na minha opiniao ele tem de ir para o ginasio, ganhar musculo para ter hipotesses de ser alguem no mundo de futebol. Tem bons pes, é bom tacticamente, corre bastante, tem um bom passe portanto qualidades ele tem. Falta ganhar uns kilinhos e ter um treinador que puxe por ele.
QUEM É
Nome: ANDRÉ Renato Soares MARTINS.
Data de nascimento: 21-01-1990.
Naturalidade: Santa Maria da Feira.
Posição: Médio.
No Sporting desde: 2002/03.
Clubes anteriores: Argoncilhe e Feirense.
Situação contratual: Tem contrato válido até 2012 (assinou na época passada).
Empresário: Pini Zahavi.
Características: Joga como médio interior direito. Boa qualidade de passe, procura "ser inteligente".
Referências: João Moutinho "é exemplo". Fora, Xavi e Iniesta "são os preferidos".
Passatempos: Joga computador e cartas com os amigos, e não dispensa a sesta quando está mais cansado.
O futebol está com ele
Deixou duas disciplinas para trás, mas quer acabar o 12.º ano “para um dia tirar um curso e não ficar parado.” O futebol, respira-o. Uma bola era sempre o “presente que mais gostava.” “Sinceramente, acho que já nasceu comigo. Nunca ninguém me incentivou. Nem os meus pais fizeram força para que eu fosse jogar”, conta André Martins. Assim que completou a idade, iniciou-se no clube da terra, o Argoncilhe, e daqui saiu para o Feirense. Embora não fosse propriamente adepto, “gostava mais do Benfica.” “Agora sou totalmente sportinguista”, sublinha. Mesmo quando a simpatia era outra, já havia razões para escolher a Academia. “O FC Porto e o Boavista estavam interessados, e o Benfica já veio tarde, mas decidi ir para o Sporting. Pela grandeza da formação e pelos jogadores que tinham saído de lá.” Não tardou em tornar-se admirador de João Moutinho, “ainda ele não era sénior.” Agora, dizem-lhe que é o sucessor do 28. “Gosto de ser comparado com ele mas quero mostrar-me pelo que sou e pelo que faço dentro de campo.” Conselhos, porém, são bem-vindos. “Ajuda-nos muito. É sempre bom ouvir conselhos dele porque teve o mesmo percurso que nós”, e “tão novo e já um símbolo do Sporting.”
Sem rodeios, André Martins assume que gostaria “pelo menos ser chamado para fazer a pré-época.” “E aí mostrar ao treinador que tenho valor e mereço a confiança dele”, diz. “Este ano é um dos mais importantes para nós porque é o fim do ciclo da formação e o início do futebol sénior. Sinto que evoluí muito desde que cheguei ao Sporting, e continuo. Não depende só de mim. Mas estou há muito tempo a trabalhar para isso”, acrescenta.
Academia de Talentos
Vi o jogo do SCP no estádio do Dragão no ano em que se tornou campeão e desde logo três jovens me saltaram á vista. Um deles era André Martins. Gostei mesmo muito da exibição dele, e toda a gente na bancada perguntava quem era o moço que não parava de correr.
A opção Pinhalnovense foi a pior que poderia ter havido para o seu primeiro ano de sénior mas a sua inclusão no plantel deste ano só corrobora o que eu digo e demonstra que o Domingos conhece bem as capacidades do jogador.
Por outro lado o empréstimo seria uma boa aposta sobretudo a uma equipa da segunda liga com aspirações de subida e com jogadores com tarimba a seu lado.
O André Martins precisaria mesmo era de ganhar físico. Gostei da sua pré-época, mas mostrou realmente que estava “verde”. Pode ter aprendido algo durante os empréstimos, mas desconfio.
Aceito que volte a fazer a pré-época, mas novo empréstimo impõe-se.
O problema do André Martins é precisamente o fisico.
Optimas indicações nos juniores, palavras apreciativas do Filipe Ramos na sua 1ª época no Massamá e uma pré época no plantel principal bastante boa. Tudo isto indicava que podia ter futuro, mas o André é pequeno e tem pouco fisico logo não ficou no plantel.
Depois foi para o Belém e não jogou, acabou no Pinhalnovense e a titular da Selecção de Sub 21. Fala-se na sua integração no plantel do proximo ano mas certamente que será para fazer novamente a pré época (como outros a devem fazer) e ser avaliado, a partir daí puderá ficar ou não.
Como trinco (ou médio defensivo) tenho duvidas que ele se consiga afirmar (lá está o fisico) mas como 8 puderá ser um jogador muito interessante.
Acho que foi um jogador que Domingos pediu para regressar na pre-epoca para o observar de perto e so pasquins ja o dao como certo no plantel enfim.
Como Andre Martins vao de certeza integrar mais 3-4 jovens a pre-epoca que depois vao rodar.
Vi muito pouco do Andre Martins mas de maneira nenhuma ele vai ser alguem no futebol senior como trinco, mas se as qualidades estiverem la principalmente o passe e a resistencia natural pode muito bem ser uma referencia como medio centro o dito numero 8.
Pelo que acompanhei dele na pré-época passada não me parece que se consiga impor no plantel, pelo menos este ano. Antes dele estão o Renato Neto ou o Adrien, ou porque não começar a incluir o William Carvalho no trabalho do plantel sénior, principalmente se o problema for a falta de “cabedal” no meio campo…
1º são dois jogadores completamente diferentes… o Renato é mais forte e mais defensivo… o André tem mais técnica e na minha opinião tem uma grande qualidade de passe…
2º o Renato tem 19 anos e o André tem 21 (corrijam-me se estou enganado mas nos ultimos jogos dos sub-21 o AM tem sido capitão não tem?)
3º são os dois do Sporting, portanto, que tenham muito sucesso em Alvalade…
concordo que o Adrien (por várias razões) deveria ter prioridade em relação aos outros dois…
Porque dos 3 foi o que fez a melhor temporada de longe. Está bem que o Adrien lesionou-se, mas o Renato não tem culpa disso e a escolher entre os 3 eu não teria qualquer dúvida.