Imaginem a “escola”, o mecanismo, a dinâmica, a concentração da qualidade no aspecto técnico e táctico…tudo isso conjugado num jogador pronto a ser lançado para a equipa sénior.
Imaginem o empréstimo a clubes onde os companheiros, não duvidando de toda a sua entrega ao jogo e garra, não partilham desses atributos.
O jogo não flui, parece que o que se aprendeu se desvaneceu, os adeptos desse clube perguntam “Este tipo foi formado no Sporting? O que é que viram nele?”. Ele insiste, quer que a sinfonia que tão bem aprendeu a tocar ecoe com os seus colegas, mas ali toca-se tambor, o violino não é aceite, pelo menos nos objectivos imediatos. O treinador acaba por o deixar de fora, há a luta pela “sobrevivência” ali, clubes que mais do que beleza futebolística, precisam de ganhar.
Há jogadores assim, que só tocam com solistas ao lado, com quem sinta a música e a compreenda. Imaginam o Quim Barreiros no Scala? Andrea Bocelli numa qualquer Queima das Fitas? Não…a qualidade por vezes é elitista e só se dá bem em certos sítios.
André, o teu lugar é aqui, o João Pereira sabe o que pensas e já está a subir no flanco, o Capel prevê a tua rotação de jogo e já se posiciona para receber a bola, o Schaars supõe que irás tocar curto para posteriormente receberes o esférico. Eles compreendem-te, incitam-te, percebem o teu ritmo, o teu toque de violino. André, o teu lugar é aqui!
Parabéns Novo! Todos os nossos miúdos são merecedores do nosso maior apoio possível e tu com essa dedicatória ao André Martins, com essa forma de exprimir o que pensas do mesmo e ao mesmo tempo dizeres o que os seus colegas de equipa também pensam, acabas de fazer uma enorme acção, que não se fica somente pelo teu texto, pois o que escreveste é muito mais para além de um simples texto, é algo que escreveste de alma e coração, para com um miúdo que é também um dos nossos e que é enorme jogador, que pode ser ainda mais, muito mais, pois já demonstrou a todos nós que se trata de mais um enorme miúdo saído das nossas fantásticas escolas. As melhores escolas de futebol da Europa.
Nós Leões estamos com ele e também nós sabemos o que ele pensa e o que pensamos dele, pois o André Martins é um dos nossos e mais um que pode vir a ser um dos grandes por esse Mundo fora.
Parabéns Novo pelo teu texto! Eu, tal como tu, acredito muito no André Martins, para mim tem tudo para ser um novo craque.
não sei se a questão será mesmo essa ou não, mas a verdade é que já me interrogava sobre o eclipsar deste jogador desde que saiu do massamá, onde ainda esteve em bom plano. ainda para mais porque, daquela geração, sempre foi a minha mais forte aposta para um regresso em grande ao Sporting.
fico feliz por vê-lo a conquistar o seu espaço. e que esse espaço seja inversamente proporcional ao seu tamanho! :mrgreen:
Excelente texto.
Como escrever sobre futebol de forma inteligente mas sem tirar o interesse e fluidez ao mesmo. LFL e companhia, estão a ver como se faz ?
Simples, curto e grosso! (Só não sei se chega para dar a volta ao pescoço :twisted:)
Esse teólogo do futebol que inventa metáforas futebolísticas à pressão para se demarcar dos demais e ter visibilidade. O que me custa a crer é como ainda dão trabalho ao homem. Mas já o velho ditado o diz: " Mais vale cair em graça que ser engraçado…" :
E assim se desmistifica o mito: de quem tem qualidade mostra em qualquer lugar. André Martins, mais um exemplo.
Hoje seria um dia excelente para o André jogar para mostrar aos pastéis o quão burros foram em desaproveitar um talento destes.
De enaltecer quem consegui perceber que um André Martins não era jogador para andar a rodar em campeonatos secundários e teve tomates para o colocar no plantel preterindo assim jogadores mais experientes como o Adrien ou o Renato Neto.
Sim è uma muito acertada sintese do Andrè Martins , um puto que demostra maturidade ,fantasia ,rapidez e que futuramente numa equipa que tenha um futebol positivo ( espero que seja no SCP ) vai ter lugar de protagonista , força Andrè Martins , cabeçinha no lugar porque em breve vao começar as destabilizaçoes , mais tarde ou mais cedo a cobiça vai começar a apertar o cerco !
Acredito muito no André! Não é preciso aparecer aos 17 ou 18 anos, para se explodir. Por vezes, pode-se aparecer ao alto nível mais tarde, já aos 20 ou 21, e o André, mesmo com essa idade, é um jogador em evolução, e que muito dará ao clube!