Andebol - Séniores Masculinos - Época 2021/2022

nao sei q progressos querias ver depois de um fim de semana de ritmo alto com 2 jogos em 2 dias e onde os jogadores apenas repousaram um dia para hoje. por alguma razao o gassama nem entrou e o jens estava a passar bolas na ponta na segunda parte

5 Curtiram

Não existem penaltys em Andebol. Se calhar queres dizer Livre de 7 metros!!!

Jogo mal conseguido mas com algumas notas positivas.

  1. Bruno Moreira a mostrar a nossa debilidade no centro. Se alguém ainda não tinha visto foi muito positivo…

  2. Grande jogo do Duarte Seixas. Ginásio, ginásio e ginásio para seguir o exemplo do Branquinho.

  3. Salvador acaba com excelentes números mas inúmeras decisões erradas e erros infantis. Deixo nas notas positivas porque só demonstra o potencial absurdo dele.

  4. Francisco Tavares, o relógio suíço silencioso. Nível muito bom e consistência assinalável.

  5. Voltei a gostar do Natán e do Erekle.

Notas negativas:

  1. Continua a haver pouco André José, o que é uma péssima notícia.

  2. Fraco nível do Ruesga e Skok que parece que não haverá esperança.

  3. Manuel Gaspar também parece algo estagnado.

  4. 29 golos sofridos com o Belenenses é outro péssimo registo e o cansaço não chega a justificar metade.

1 Curtiu

Não? lol
É questão de tradução e nomenclatura. o 7 metros é um penalty. Como se marca numa marca diferente, ganhou esse nome, mas no desporto é comum chamar-se a estes lances directos entre um atacante e um guarda redes de penalty. É transversal e ninguém se chateia.

5 Curtiram

A sério não há penaltys no Andebol? 0 que se aprende aqui no forum!
No futebol também posso chamar livre de 11 metros!
Penalty é errado, deve-se dizer grande penalidade!

Pelo menos 10 dias sem treinar depois de levar porrada de pre época e a seguir a dois jogos no fim de semana, não compreender cansaço?
É uma equipa jovem e competitiva. Potencial para fazer grandes jogos. Todos querem ser campeões mas por muito bem que façamos pode não nos calhar. Há muitos e variados factores externos que nos podem dar ou tirar campeonato. É preciso trabalho e tempo como em todos os lados

1 Curtiu

Nem mais, totalmente de acordo ctg

O português não está fácil.

Nunca disse que não compreendia o cansaço mas não é justificação para tudo.

O Belenenses fez quase 30 golos no João Rocha…

Foto José Lorvão

TROFÉU STROMP FICA EM CASA

Por Sporting CP
14 Set, 2021

ANDEBOL

Andebol bateu o CF “Os Belenenses” (32-29)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu, nesta terça-feira à noite, o CF “Os Belenenses” por 32-29 e conquistou o Troféu Stromp desta temporada. De regresso a um Pavilhão João Rocha outra vez com público nas bancadas, os Leões do andebol apresentaram pela primeira vez em casa a sua versão 2021/2022.

Com uma guarda de honra repleta de ADN Sporting CP – formada pelos plantéis dos escalões de formação da modalidade verde e branca -, os jogadores e equipa técnica dos Leões foram sendo apresentados, um a um, recolhendo muitos aplausos dos adeptos presentes.

Antes do apito inicial, deu-se lugar ainda a uma sentida homenagem a Jorge Sousa, histórico funcionário do Clube, que faleceu na passada sexta-feira e que se dedicou durante 38 anos ao Sporting CP – cerca de 20 deles ao andebol verde e branco.

Com Manuel Gaspar, Francisco Tavares, Jens Schöngarth, Jonas Tidemand, Salvador Salvador, Josep Folqués e Natán Suárez nas opções iniciais, os Leões arrancaram melhor (3-1), mas rapidamente os azuis reestabeleceram o empate (5-5), contando com o importante contributo de João Moniz na baliza.

Tavares não tremia desde a linha de sete metros – quatro golos apontados na primeira parte - e o reforço Folqués mostrava-se no ataque (11-11), mas a formação de Belém deu uma boa réplica e continuava muito eficaz, não cedendo no marcador (15-15). A partir do banco, Ricardo Costa foi refrescando a equipa e o pivô Erekle Arsenashvili, num rápido contra-ataque, ainda recolocou a turma de Alvalade na frente (16-15), porém ao intervalo o resultado marcaria 16-17 a favor dos visitantes.

Novamente mais certeiro no ataque e com um guardião inspirado, o CF “Os Belenenses” aumentou a margem logo a abrir no reatamento (17-20), mas a reacção verde e branca não tardou: com Yassine Belkaied a emergir na baliza, Tavares e Duarte Seixas apontaram dois golos cada um para a reviravolta e o apoio crescia nas bancadas (21-20). Os Leões subiram de produção e estavam no seu melhor período, disparando de vez no marcador - à boleia da potência de Salvador e Schöngarth - até ao 26-22.

Contudo, os azuis não desistiam e à entrada para os últimos cinco minutos reduziram a diferença para a margem mínima (29-28). Ainda assim, a vitória e o Troféu Stromp já não fugiriam à turma de Alvalade, com Duarte Seixas a fechar o jogo em beleza com o 32-29 final. No plano individual, Francisco Tavares foi o Leão com maior acerto, tendo acabado o encontro com oito golos marcados.

No próximo sábado, dia 18 de Setembro, às 18h00, a equipa de Ricardo Costa estreia-se no Campeonato Placard Andebol 1, em casa, frente ao CD Xico Andebol.

Sporting CP : Matevž Skok, António Machado, Edmilson Araújo, Kiko Costa, Natán Suárez (1), Jonas Tidemand (3), André José (1), Carlos Ruesga (4), Salvador Salvador (6), Erekle Arsenashvili (1), Mamadou Gassama, Francisco Tavares (8), Manuel Gaspar, Duarte Seixas (3), Jens Schöngarth (3), Yassine Belkaied, Josep Folqués (2), Martim Costa.

RICARDO COSTA: “ESTAMOS PREPARADOS PARA COMEÇAR O CAMPEONATO”

Por Sporting CP
15 Set, 2021

ANDEBOL

Técnico elogiou melhorias no segundo tempo

Após o triunfo sobre o CF “Os Belenenses” (32-29), Ricardo Costa, treinador da equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal, falou à Sporting TV e começou por elogiar o apoio que se fez sentir nas bancadas do Pavilhão João Rocha.

“É para eles que jogamos e são de capital importância para a nossa equipa. Voltar a ter público um ano e meio depois é uma sensação especial”, referiu o técnico Leonino, antes de analisar o triunfo no Troféu Stromp. “Gostaríamos de ter jogado melhor, mas tenho de perceber que fizemos dois bons jogos há pouco mais de um dia. Hoje não foi fácil, mas acho que na segunda parte melhorámos substancialmente”, frisou.

Agora, no próximo sábado, os Leões estreiam-se no Campeonato Placard Andebol 1, em casa, frente ao CD Xico Andebol e Ricardo Costa sente a equipa preparada para a nova temporada.

“A pré-época não tem sido fácil, mas à imagem daquilo que aconteceu na Supertaça, tivemos momentos muito bons. Estamos bem preparados para começar o campeonato e para um outro objectivo muito importante: as competições europeias. Vamos ter muitos jogos como os de hoje, em que vamos ter de demonstrar a nossa superioridade e no sábado será assim também”, perspectivou, antes de lançar um repto aos Sportinguistas para que se desloquem à casa das modalidades: “São muito importantes para nos dar aquela força que necessitamos”.

Mal seria não vencer o Stromp contra este adversário… Admito que pudesse haver algum cansaço.

Com todo o respeito pelo Xico Andebol, é jogo oficial mas que tem que ser utilizado para complementar a pré-época. A primeira jornada é para vencer, claro, mas também para trabalhar para detectar e corrigir alguns erros em campo.

Não sei se concordam, mas acho que o Skok aparenta estar desmotivado, o que é péssimo.
Mesmo o próprio Manuel Gaspar também me parece que não está a evoluir.

O miúdo tunisino é o único que tem aquelas “ganas” típicas de um GR de andebol, meio maluco e com expressões na cara.

Bem sei que cada um tem o seu estilo… mas acho que ainda vale alguma coisa

É livre de 7 metros e não vi nenhuma expulsão no jogo. Penaltys correspondem a faltas dentro da grande área. Os 7 metros normalmente até nem são…

São atribuídos devido a claras oportunidades de golo (e outras infracções menos comuns de acontecer) e a maior parte até são devido a infrações evolvendo a área pela equipa que defende ou quando o jogador já se prepara para entrar lá no ar. Deixem de ser picuinhas, em inglês é comum chamar-se aos 7 metros simplesmente um penalty. Na realidade penalty é uma simples infracção que leva a uma sanção. Tal como a palavra golo não era palavra em português que não significasse ingerir qualquer coisa (golo=gole) e deriva do inglês, objectivo - goal. Deixem-se de tretas. Até as próprias federações chamam a isto “penaltys” em inglês, apesar de nas regras estar 7 meters.
No futebol deixem de dizer contra-ataque e passem a dizer transição defesa-ataque para não chatearem a malta do futebol tb. Offside virou fora de jogo em portugal e impedimento no brasil, etc.
No basket seria fast-break e dizem contra-ataque. Dêem também tau-tau.
Conversas da treta de nomenclatura só para chatear embora toda a gente perceba o significado que se está a atribuir mas não dá jeito argumentar na base do que se está a falar mas sim em questões pseudo-linguisticas e de nomenclatura. Paciência…

1 Curtiu

Isto se fosse num tópico de Metal parecia que estávamos a ter um debate sobre os “TRVE”

5 Curtiram

Death to the false metal … :smiling_imp::stuck_out_tongue_winking_eye::face_with_hand_over_mouth::rofl:

Parece que o Remi nos pós em tribunal, quer 170k por quebra do contrato

Da fuck is that guy?

Remi Leventeux um pivot que supostamente viria para nós este ano.

O pivô francês Rémi Leventoux, que representou o Fenix Toulouse nas duas últimas épocas, está indignado com o Sporting e revelou a Record que vai dar entrada um processo no Tribunal de Trabalho de Lisboa contra o clube de Alvalade. O gigante (2,02 m/100 kg), de 29 anos, chegou a ser dado como certo pela imprensa como contratação dos leões para as duas próximas temporadas, mas o clube de Alvalade recuou, alegadamente devido a lesão do jogador, a 4 de abril, que contraiu uma rutura no ligamento cruzado de um joelho.

“O Sporting queria contratar-me desde há dois anos. Assinei, finalmente, um contrato a 12 de março, que me deixou orgulhoso. Infelizmente, lesionei-me. Estive em Lisboa, fui observado pelo médico do clube e foi-me dito que faria a reabilitação com a equipa médica do Sporting a partir de julho, de modo a juntar-me à equipa. Estava tudo bem, encontraram um apartamento para mim, a minha mulher deixou o emprego, vendemos as mobílias, reservámos os bilhetes de avião. O Sporting não cumpriu e vou para tribunal. Não se podem deitar fora as pessoas. Não foram honestos!”

Leventoux está representado pelo advogado Luís Samagaio, que tem em mãos o processo. “Tratou-se de um despedimento ilícito e feito a 15 de julho, depois do contrato de trabalho de praticante desportivo entrar em vigor a 1 de julho. O atleta ficou privado de casa, que seria paga pelo Sporting, ficou sem clube, perdeu visibilidade e cotação de mercado, pelo que os danos deverão atingir os 171 mil euros ”, revelou Luís Samagaio.

O advogado diz que os leões não agiram com mesmo peso e mesma medida no que diz respeito à contratação de Martim Costa: “O Sporting pagou uma cláusula de rescisão de 150 mil euros pelo jogador, apesar de este ter uma lesão idêntica à de Leventoux, que, quando foi observado pelos médicos do Sporting, não foram realizados quaisquer exames médicos e físicos, tendo-se limitado a uma mera observação externa do joelho.”

Mais uma salganhada e uma bela duma filha da putagem, SE isso descrito for verdade, no andebol do Sporting. E esta secção tem sido tão bem gerida que ninguém fica surpreendido por ouvir coisas destas.
Dito isto, o advogado mete um colega ao barulho de forma igualmente idiota e muito questionável se pode falar de situações clínicas de pessoas publicamente (sem sequer ter dados para tal). Cada contrato é um contrato e cada situação é uma situação, como ele bem saberá.

3 Curtiram