Andebol - Séniores Masculinos - Época 2021/2022

Concordo. Preferia ter 4 fortes a 5. A opinião é impopular mas até digo mais. Se é para jorrar dinheiro…que se avance para ciclismo (projecto a sério e não W52…) que é muito mais interessante para a marca do clube do que outras modalidades que pagamos, e bem, sem qualquer retorno e onde o nivel em Portugal é simplesmente ridiculo. Preferia ter atletismo e ciclismo (a sério) do que estar a arrastar, ou consumir recursos, sem qualquer retorno e resultados.

2 Curtiram

Se na parte dos patrocínios podes ter uma certa razão, na “utilização melhor das verbas” não depende dos sócios. O “procurar” investimento também não. Já agora, a desculpa do Covid não serve para tudo. Antes e pós Covid o número de quotizações e assistências também ficou muito além. Isto muito por culpa da incapacidade e incompetência duma direção incapaz de unir os sócios.
A contenção orçamental também tem a ver com o facto de ter sido criada mais uma modalidade para gastar um orçamento cada vez mais pequeno.
Quanto à questão da sorte no Futsal… Estava a referir-me em relação à direção (a citação foi retirada do contexto corecto). Óbvio que a secção em termos de equipa técnica (desde as camadas jovens até ao plantel principal) têm muito mérito. O problema é que o Nuno gosta de criar espaço para os mais jovens pouco a pouco. Nesse ano, foi obrigado a apostar mais tempo no Zicky e Paçó por culpa das lesões e falta de investimento. Não era o Plano A. Foi o plano B e felizmente correu bem.

Há um mundo de diferenças do Tavares para o Areia, assim como do Fokqurs para o Leonel, temos consideravelmente menos orçamento e é normal que seja as pontas a sofrer as consequências

Apagar.

Época muito positiva, mesmo sem títulos.

Conseguimos fazer uma renovação no plantel e estivemos sempre nas decisões até ao fim.

Procura-se 2 ou 3 reforços cirúrgicos, mas a base da equipa já está cá. Que o scouting encontre mais 1 ou 2 Tidemans…

Temos um treinador competente, que acima de tudo é um líder.

Os profetas da desgraça que no início da época falavam que tínhamos sido “comidos” pelo Porto com o Valdes… devem meter a viola no saco e reconhecer que fomos muito mais astutos e perspicazes… com a vinda dos manos Costa.

3 Curtiram

Tu viste o jogo no sábado… Achas que tens uma boa base? Só se for para defender, porque para atacar dependeste quase apenas de um jogador. E um jogo destes não é só defender, porque do outro lado tb têm bons defesas. Reforcem mas é com opções de ataque, embora estejamos a partir muito atrasados em relação ao porto, que já tinha uma equipe muito consistente e para o ano com as contratações que já fizeram dão um passe enorme para a frente em relação a nós. O benfica acho que vai perder o brasileiro, mas tb está a construir uma equipa boa.

Nós, vem um redes e um pivot e isso para mim não chega. Senão é mais um ano zero.

A época tem de ser considerada má. Não ganhámos absolutamente nada. Estivemos perto e com um esforço financeiro podíamos ter ganho títulos. Com um bom pivot no ataque tínhamos sido campeões. É pena que não se tenha feito esse esforço.

Daqui a 1 mês há uma taça de Portugal para conquistar!

Não conseguimos o principal objetivo, temos que lutar pelo 2o. Depois de uma bela caminhada europeia.

Para a próxima época com alguns reforços, a juntar ao que já temos, vamos estar ainda melhores.

Escreve-se aqui como se os golos do Kiko não contassem.
Foi feito um investimento grande para o ter, tal como ao Martim e ao Natan. Esse investimento não permitiu outro tipo de reforços, e é um investimento que fará todo o sentido.

A vinda do Leo Maciel é um grande upgrade para o próximo ano. Acrescentando um PE goleador (tipo Nik) e um pivot armário que ataque bem (tipo Frade) ficamos muito fortes.

Para quem acompanha, que jovens (fora do plantel principal) temos a surgir? Algum Salvador ou de potencial semelhante nos juniores ou a rodar? Tirando o Hanser que vai levar o seu tempo

O Sporting para ano precisa de um GR eficaz e decisivo, um pivot completo tanto a atacar como a defender, um PE bom ofensivamente que marque golos e um Central de qualidade porque o André José teve uma lesão gravíssima e o Ruesga vai sair.

Depois consoante o decorrer da época, far-se-á ajustes que se justifiquem, consoante lesões ou defeitos visíveis.

Eu por precaução, tentava negociar mais um ano com o Ruesga, por valores mais baixos. Podia ser que ele aceitasse e até só fizesse metade da época até ao retorno em pleno do André. Até podia ser com um convite para a equipa técnica.

1 Curtiu

Concordo.

Pode ser uma opção, se ele aceitar um ordenado baixo e um papel secundário, quem sabe. A verdade é que este ano até me surpreendeu. Também é preciso avaliar o seu estado físico e isso quem lá está, e ele próprio, melhor saberá.

Ninguém

Tenho alguma dificuldade em classificar o Folques pq n o conhecia antes de vir.
Achas q tem capacidade para melhorar no ataque?

Apesar de tudo vejo muito mais potencial no Francisco.

Aliás nem entendo pk não joga mais tempo

Não joga mais tempo por uma simples razão, para jogar o Kiko, dificilmente o Tavares joga ao mesmo tempo. O Sporting tem na direita duas parelhas: gassama e kiko; Jens e Tavares. O Kiko quando joga maioriamente fica a defender a ponta e o gassama a 2. Como o Kiko nos últimos meses assumiu uma dimensão totalmente diferente, é normal que o Tavares perca espaço porque o gassama tem de jogar. Ou então é forçado o Kiko a sair todos os ataque, não compensa.

Se tivesses dois PEs, e o outro fosse por exemplo na linha do Branquinho, também verias o Folques a jogar com o Martim e o Branquinho com o salvador/edmilson, seria uma situação semelhante

Ele em Espanha apresentava mais recursos ofensivos, é uma verdade. Nem falo propriamente de taxa de finalização, falo mesmo em outros recursos técnicos que usava para finalizar. Ele quando veio disse logo que o pessoal não ia gostar, é um ponta útil, equilibra muito bem na defesa e permite jogar com outro tipo de LE mais leve ao seu lado. O problema não é ele ser o que é, o problema é não existir mais nenhum, o Sporting deveria ter um PE como o branquinho, Sunajko, Jelinic, gajos eficientes de ponto específico e que finalizem de ângulo fechado. O Folques é um 2 PE e nisso acrescenta coisas muito interessantes a equipa, o problema é quem deixou o trabalho da posição a meio. Eu disse logo que o Seixas não tinha pedalada para isto.

Tem de vir um PE forte no ataque na próxima época obviamente, que já deveria ter chegado nesta.

Respondendo mais diretamente a tua pergunta, ele tem muito por onde melhorar nesse aspeto mas não acho que vá acontecer. Onde o vejo a crescer é mesmo no lado oposto, mais do ponto de vista defensivo.

2 Curtiram

O Folques nesse aspecto n me parece tão forte.
Os pontas do porto é q são um espectáculo nessa vertente.

Foi isso que ele disse. O que ele NÃO é.